CIAIQ2019: 8º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA
PROGRAM FOR WEDNESDAY, JULY 17TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

08:40-10:30 Session 6A: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Farmácia: análise qualitativa comparativa 2002-2017
PRESENTER: Marina Chagas

ABSTRACT. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Farmácia foram estabelecidas no período de 2002 a 2004 que trouxe grandes desafios quanto às necessidades do SUS e quanto a Assistência Farmacêutica. Em 2017 houve uma atualização das DCNs com a inclusão de três eixos na estruturação da formação e por isso o objetivo deste estudo foi analisar as DCNS de 2002 e de 2017 do curso de Farmácia e identificar as diferenças do ensino farmacêutico na área de farmácia clínica. Para isso, foi realizada uma análise documental das duas diretrizes curriculares por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: terminologias, eixos de formação e carga horária. Observou-se um grande avanço nas DCNs de 2017 com a inserção de competências relacionadas a prática clínica.

08:48
Museus que aprendem? A busca por respostas nas trilhas da teoria fundamentada nos dados.

ABSTRACT. Grande parte das pesquisas que se debruçam a olhar as interfaces entre museus de ciência e suas audiências buscam delinear perfis e/ou identificar de que maneiras os diferentes públicos podem ser afetados na relação com tais instituições, considerando perspectivas da comunicação e da educação. No entanto, pouco se fala sobre como essas instituições museológicas podem revisitar sua constituição e ressignificar suas práticas a partir do encontro com seus visitantes. No contexto de museus itinerantes, esta riqueza e diversidade de públicos é ainda maior e há um total silenciamento sobre como este contato com o desconhecido pode traduzir uma importante oportunidade de coproduzir conhecimentos e promover aprendizagem organizacional. O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa de doutoramento e reflete o esforço de um mergulho na busca pelos referenciais teórico metodológicos mais apropriados para estudar esta perspectiva inovadora: o museu enquanto um ente que também aprende.

08:56
Cuidando de adolescentes homossexuais: desafios bioéticos
PRESENTER: Luciana Côrtes

ABSTRACT. O presente artigo utiliza a técnica da Medicina Narrativa para estabelecer o relato de dois casos de adolescentes homossexuais atendidas no Ambulatório de Ginecologia Infanto-puberal respeitando os princípios da Bioética, promovendo uma relação médico-paciente eficaz e livre de preconceitos.

09:04
Investigación Cualitativa y Paradigmas en la Formación Profesional de Salud

ABSTRACT. Este artículo analiza las relaciones entre la investigación cualitativa la formación de profesionales de la salud y los paradigmas en atención y servicios de salud. Se revisan las percepciones de profesores y trabajos de titulación profesional en algunas universidades del Ecuador. La investigación científica en salud es prolífica y es un elemento crucial para el desempeño eficiente, de calidad y relevante como profesionales de la salud. La investigación cuantitativa predomina a lo largo de la educación universitaria y en los estudios científicos. La investigación cualitativa es escasa y su obvio segundo lugar no es una coincidencia. Se exploran los factores y las consecuencias de esta situación, y se proponen metodologías para acentuar la importancia de la investigación cualitativa en la formación de profesionales de salud. El propósito es alentar la innovación en la formación profesional como un camino para la innovación del paradigma de la atención de salud.

09:12
Investigação na Enfermagem: o Interacionismo Simbólico na Teoria Fundamentada em Dados construindo evidências qualitativas na prática clínica

ABSTRACT. O desenvolvimento da investigação em Enfermagem se expressa pelo avanço do conhecimento das tecnologias em saúde, em atenção às necessidades específicas da população em diferentes dimensões e contextos. A aplicação do referencial do Interacionismo simbólico e do método da Teoria Fundamentada em Dados considera a aproximação dos princípios que os estruturam com a natureza do fenômeno em estudo na enfermagem. Neste contexto se objetiva apresentar o Interacionismo Simbólico como referencial teórico na Teoria Fundamentada em Dados para a investigação na Enfermagem e construção de evidências qualitativas na prática clínica. A construção do conhecimento na enfermagem, a partir da sua prática clínica, encontra no Interacionismo Simbólico e na Teoria Fundamentada em Dados referenciais que embasam a importância da interação humana na construção das relações de cuidado.

09:20
O regresso à vida quotidiana após o primeiro internamento em psiquiatria: um olhar fenomenológico
PRESENTER: Margarida Tomás

ABSTRACT. O primeiro internamento psiquiátrico constitui-se como evento desafiador e perene no regresso da pessoa à vida quotidiana. Este trabalho tem como objetivos: Compreender e evidenciar os significados da experiência vivida do regresso à vida quotidiana após o primeiro internamento num serviço de psiquiatria de agudos. A metodologia compreende uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, assente na fenomenologia da prática. Este artigo inclui a análise temática e hermenêutica de 5 entrevistas fenomenológicas cujo resultados preliminares estabelecem três temas essenciais: A aprendizagem da (con)vivência com a doença mental; A reconstrução do Eu para a integridade; O suporte basilar para a abertura do Eu ao mundo. O foco deste artigo será sobre o primeiro tema que se constitui em três subtemas. Estes expressam o rasto existencial que o confronto com o internamento psiquiátrico e a doença mental provoca no sujeito cujo esforço integrativo tem de ser reconhecido e refletido na prática e disciplina de enfermagem.

09:28
Dimensões do homem para o cuidado em pacientes com doença renal crônica: reflexão à luz da antropologia

ABSTRACT. Trata-se de um estudo reflexivo, cujo objetivo foi discutir as dimensões do homem para o cuidado em paciente com doença renal crônica à luz da antropologia. Foram discutidas as dimensões corpórea (Homo somaticus), dimensão social (Homo socialis), dimensão do trabalho (Homo faber) e dimensão religiosa (Homo religiosus). de pacientes que convivem com a doença renal crônica. Pôde-se observar que as dimensões dão suporte para uma compreensão mais aprofundada das alterações provocadas pela doença renal na vida dos paciente Assim, foi importante refletir de forma detalhada as dimensões do homem para o cuidar de pacientes com doença renal crônica, sendo essencial ancorar o olhar à luz da antropologia a fim de compreender o próprio homem em uma condição marcada pelo acometimento de uma doença crônica.

09:36
Saúde Emocional: gênero e gestão escolar na escola básica

ABSTRACT. A definição de saúde passou a ser mais complexa ao longo dos anos, contemplando toda a magnitude da vida humana. Ao observarmos a humanidade, podemos identificar que papéis distintos são esperados de homens e mulheres, e em nossa perspectiva, acreditamos estar observando processos de submissão feminina na escola básica. Nesse cenário, não tem sido poucas as mulheres a apresentarem distúrbios emocionais. Diante do exposto, questionamos de que forma as questões relacionadas ao gênero podem contribuir para elevar a incidência de problemas emocionais em uma escola do Rio de Janeiro? Investigaremos como o poder simbólico exercido através das relações de gênero pode imprimir efeitos diferenciados nos índices de saúde emocional na escola. Para tal, visamos compreender possíveis regularidades entre os papeis socialmente atribuídos aos sexos e a incidência de doenças psíquicas no âmbito da escola. A proposta compreenderá um estudo de caso, almejando contribuir para reflexões profícuas acerca da temática.

09:44
Sobre el método progresivo-regresivo sartreano. Aportes teórico-metodológicos que rescatan el lugar de la infancia.

ABSTRACT. La idea central del artículo es el debate conceptual sobre la posibilidad del conocimiento de la experiencia humana en sintonía con su época histórica y con un ciclo vital muy particular como lo es la adolescencia. Y hacerlo a partir de un conocimiento ordinario, en el sentido dado por Mafessoli, es decir, un conocimiento que permita colocar la materia (estructura social, condiciones de vida) en sinergia con su opuesto: la experiencia humana eminentemente subjetiva. Este debate se enmarca en la filosofía marxista en sentido amplio, en el entendido que es necesario encontrar nuevos aportes derivados de ella para la Investigación Cualitativa. Los objetivos perseguidos son: 1.- promover un debate sobre la posibilidad del conocimiento de la experiencia humana, especialmente a edades tempranas; 2.- en tal sentido subrayar la importancia entre lo particular, lo singular y lo universal como forma de no cosificar el conocimiento en categorías universales y abstractas.

08:40-10:30 Session 6B: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
A dinâmica da imagem corporal em estudantes de dança: Uma abordagem qualitativa
PRESENTER: Rita Rato

ABSTRACT. Nos praticantes de dança, a imagem corporal associada ao movimento dançado é um fenómeno dinâmico e complexo que envolve processos internos com impacto no domínio psicológico, emocional e comportamental. A partir de uma abordagem experiencial centrada na perceção do movimento, propusemo-nos estudar a imagem corporal do estudante de dança. Para tal desenvolvemos e aplicámos um programa de Movimento Somático (MS) a um grupo de estudantes do ensino superior de dança, recorrendo a um design metodológico qualitativo com uma abordagem com múltiplos métodos de recolha de dados. Ainda em processo, o objetivo do artigo é apresentar, desenvolver e fundamentar os procedimentos metodológicos adotados, assim como articular os mesmos com as subquestões do estudo, contribuindo para um entendimento mais claro de como se pode investigar conceitos altamente subjetivos como são as vivências corporais.

08:48
Del conocimiento lego al conocimiento experto. Desafíos de la investigación cualitativa y la participación social en salud

ABSTRACT. Las diferentes formas de participación social en un sistema de salud en Uruguay tienen el atractivo de ser, por un lado, un laboratorio de experiencias participativas y por otro, un espacio para la investigación social en salud desde una perspectiva cualitativa. Se proponen 2 investigaciones (insumos) para observar la pertinencia de estrategias de investigación cualitativa y participativa en salud y su eventual impacto en procesos sociales que implican gestión del sistema de salud: Insumo 1: Circulación de saberes legos y expertos en torno a la enfermedad renal crónica. Insumo 2: Adquisición de saberes expertos por parte de una comunidad de legos ante las formas de organización y funcionamiento de un Hospital Universitario. Se discute la pertinencia de la investigación cualitativa y participativa en salud y dos abordajes técnicos diferentes: La entrevista en profundidad (como fuente secundaria) y el Juicio Ciudadano.

08:56
Do trivial ao inusitado: a materialização da imaginação no papel
PRESENTER: Patricia Costa

ABSTRACT. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa do tipo de intervenção realizada com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Brasil. Discute uma proposta metodológica pautada nos núcleos de significação, com o objetivo de apresentar um desenho de análise evidenciando os avanços que as crianças tiveram no desenvolvimento da imaginação nas produções textuais. A questão norteadora foi: Como um trabalho pautado nos clássicos da literatura, pode contribuir no desenvolvimento da imaginação de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que se materializam no papel? À luz da abordagem qualitativa, o material empírico foi tratado, apreendendo os significados e sentidos atribuídos pelos alunos. Foi possível evidenciar que as produções das crianças, suas falas e o envolvimento com as propostas corroboraram com mudanças na aprendizagem e no interesse a partir do trabalho com os clássicos da literatura e da atividade criadora.

09:04
Direito, Escola e Deficiência: confluências e desafios inclusivos e plurais

ABSTRACT. O artigo aborda o diálogo do campo jurídico com a escola básica acerca da inclusão da pessoa com deficiência. Em especial, o estudo parte da pergunta: Como os advogados da Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói, Rio de Janeiro, percebem o debate da legislação educacional inclusiva e suas possíveis aplicações no espaço escolar em prol da defesa dos direitos da pessoa com deficiência? Nesse sentido, a investigação busca analisar as impressões desses advogados sobre a legislação educacional inclusiva e a sua aplicabilidade na escola básica. O desenho metodológico adotado, baseado numa triangulação de dados empíricos, normativos e teóricos, permitiu identificar, preliminarmente, que a inclusão da pessoa com deficiência ainda não ocupa papel significativo na formação e no exercício profissional desses sujeitos. Apesar disso, o advogado pode e deve ser um agente de interlocuções com professores nas escolas que contribuam à construção de uma educação mais inclusiva e plural.

09:12
O ensino de saúde na prevenção ao uso de drogas em escolas da rede municipal de Cariacica, no Estado do Espírito Santo: Itinerários de Uma Pesquisa em Desenvolvimento
PRESENTER: Walk Loureiro

ABSTRACT. O texto tem como objetivo principal apresentar os resultados parciais de uma pesquisa qualitativa realizada com professores da Rede Municipal de Educação de Cariacica no Estado do Espírito Santo, Brasil e que pretende contribuir com os investigados auxiliando-os a lidar com o fenômeno das drogas no espaço escolar pela perspectiva da redução de danos. Apesar de se tratar de resultados preliminares é possível afirmar que os professores investigados sentem-se despreparados para desenvolver ações preventivas nas escolas e quando o fazem se valem de conceitos de ordem moral que não melhoram a situação do aluno usuário de drogas. Espera-se que os professores investigados tornem-se agentes importantes na prevenção pela perspectiva da redução de danos e que para tanto balizem suas ações no conhecimento científico disponível acerca das drogas.

09:20
A Política Pública do Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Infantil do Município de Niterói- RJ/ Brasil

ABSTRACT. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa concluída, no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI da Universidade Federal Fluminense, que versou sobre a análise da Política Pública do Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Infantil do Município de Niterói – RJ/ Brasil. A metodologia da pesquisa foi construída com base na abordagem do “ciclo de políticas” formulada por Stephen Ball e Richard Bowe e na triangulação de dados proposta por Minayo. Os resultados, obtidos por meio de observação, entrevistas semi-estruturada e análise documental, indicaram que mesmo com as contradições entre os discursos das legislações, dos projetos político- pedagógicos e a prática concreta, há significativos aspectos que qualificam e justificam a manutenção do AEE na educação infantil.

09:28
Los grupos de discusión como instrumento de valoración de la cultura científica de la ciudadanía

ABSTRACT. La valoración de la cultura científica de la ciudadanía es un asunto recurrente desde hace décadas en los países desarrollados, erigiéndose los cuestionarios de respuesta cerrada como el instrumento hegemónico. Este trabajo contribuye con una propuesta evaluadora de dicha cultura fundamentada en el paradigma cualitativo y en el desarrollo de un grupo de discusión como instrumento de recogida de información. Considerando que los objetos culturales se adquieren en distintos grados de convicción, desde el cliché hasta la movilización a la acción y que dicha internalización se aprecia en las diferencias a nivel de lenguaje verbal y no verbal de cada sujeto, en este trabajo se recurre a la observación del lenguaje no verbal en el intercambio de ideas en un grupo de discusión. Se pretende reconocer los grados de convicción con que se expresan las opiniones científicas, contrastándolas con las correspondientes a otros tópicos como los sociales, éticos, económicos, etc.

09:36
La investigación socioeducativa sobre la representación del cambio climático en alumnado de Educación Secundaria. Una revisión internacional de sus diseños metodológicos.

ABSTRACT. En este trabajo se ofrecen los resultados iniciales derivados de la realización un metaanálisis sobre 84 artículos publicados en revistas incluidas en las bases de datos Scopus, Web of Science, Dialnet, Redalyc y Scielo. Metodológicamente, a través de una revisión bibliográfica sistematizada se seleccionaron los artículos en inglés, castellano, gallego y portugués que superaron los criterios establecidos a tal fin. En los primeros resultados obtenidos se identifican los diseños metodológicos empleados en la investigación socioeducativa sobre la percepción y el conocimiento del cambio climático en el alumnado de Educación Secundaria en el tránsito del pasado siglo al actual (1993-2017).

09:44
Proceso pedagógico de la Sistematización de Experiencias
PRESENTER: Andrea Hernandez

ABSTRACT. Proceso llevado a cabo desde el año 2013 hasta la fecha, donde se ha guiado y acompañado pedagógicamente la formación de estudiantes de Trabajo Social en Sistematización de Experiencias. Se ha logrado realizar ajustes al proceso pedagógico, con énfasis en formación metodológica. El proceso de acompañamiento y aprendizaje sobre la metodología por parte de los estudiantes presentan balance positivo. Se ha diseñado material didáctico del proceso metodológico de sistematización de experiencias

08:40-10:30 Session 6C: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
“Tem gente que não se interessa muito não”: a relação posicional dos agentes no espaço social da educação para a saúde

ABSTRACT. O discurso do educativo para a saúde acaba circulando de forma intangível desde o planejamento do serviço. O estudo procurou compreender os processos sociais associados às práticas educativas em alimentação e nutrição, em dois serviços de Atenção Primária à Saúde, na periferia de duas metrópoles latino-americanas. Os achados são resultado de treze meses de trabalho empírico e da análise crítica do discurso. A análise apresenta como as características das relações e das posições nos planos do serviço, dos profissionais e dos usuários articulam-se para subtrair a eficácia educativa.

08:48
Gestão Democrática no Plano Estadual da Educação e nos PMES do Maranhão-Brasil Sob o Prisma das Políticas Educativas como Ação Pública
PRESENTER: Deuzimar Serra

ABSTRACT. Este artigo trata sobre a temática “Gestão democrática no Plano Estadual da Educação e nos PMES do Maranhão-Brasil sob o prisma das políticas educativas como ação pública”. Este trabalho integra um projeto de pesquisa sobre a meta 20 e suas estratégias no Plano Estadual de Educação-PEE e nos Planos Municipais de Educação-PMEs. O estudo está sendo realizado com prioridade nos 30(trinta) municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, incluindo mais 10 (dez) que serão referência para análise, visto que além de serem sedes de Unidades Regionais de Educação-UREs. O objetivo desta investigação é conhecer e analisar os resultados do monitoramento e avaliação da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs, realizado pela Secretaria de Estado de Educação-SEDUC junto aos municípios selecionados para este trabalho. As ações foram executadas seguindo etapas, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando os tipos de pesquisa bibliográfica, campo, documental e descritiva.

08:56
Dispositivos de mudanças na formação em saúde: como a metodologia de análise da política na prática pode contribuir?

ABSTRACT. O estudo pretendeu apontar o papel da metodologia de análise da políticas na prática para a compreensão de um Programa indutor de mudanças nas formações do campo da saúde. Nesse sentido, optou-se pela adoção da perspectiva não tradicional da análise de políticas que comumente as percebem através de ciclos convencionais do processo político, partindo-se, ao contrário, da perspectiva que busca nas práticas sociais as formas de construção das políticas públicas em cada contexto. Certamente a escolha por esta metodologia permitiu a compreensão mais refinada e aproximada dos processos e das disputas políticas locais sobre o debate em tela.

09:04
Os sistemas de informação em enfermagem e os indicadores de qualidade: contributos e desafios para a prática clínica
PRESENTER: Tiago Nascimento

ABSTRACT. Os sistemas de informação em enfermagem, onde se integram indicadores de qualidade, têm como foco a uniformização dos registos em saúde. A sua implementação traduz-se em desafios e contributos, pelo que nos propomos a refletir sobre esta temática. Foi desenvolvida uma revisão narrativa da literatura tendo sido realizada uma análise de artigos e relatórios pertinentes acerca desta questão, tendo ficado patente na literatura a importância dos sistemas de informação para a obtenção de indicadores de qualidade sensíveis aos cuidados de enfermagem, que os indicadores têm um impacto positivo na qualidade dos cuidados, medindo a qualidade nas intervenções e permitindo adicionalmente a comparação entre estes com impacto na prática. Concluiu-se adicionalmente que existem vários condicionantes na prática clínica e que estes se relacionam com a dificuldade de os profissionais percecionarem o impacto dos registos informáticos e respetivos indicadores em enfermagem bem como o tempo despendido para tal.

09:12
O uso da investigação qualitativa pelo Banco Mundial.
PRESENTER: Simone Sampaio

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo verificar o uso da investigação qualitativa na metodologia dos trabalhos providenciados pelo Banco Mundial (BM), para isso analisa o que esse organismo internacional apresenta em suas publicações, especialmente a de 2004 intitulada "Monitorização e Avaliação: algumas ferramentas, métodos e abordagens”. Esse documento continua orientando as pesquisas por ele desenvolvidas. Embora esse documento contenha elementos, também, sobre a abordagem quantitativa, esse artigo se propõe apenas em analisar a concepção e modos de utilização no que se refere à investigação qualitativa.

09:20
Vivência de mães adolescentes e enfermeiras visitadoras: papel maternal e habilidades parentais

ABSTRACT. O objetivo deste estudo é compreender as vivências de interações entre mães adolescentes e enfermeiros em um programa de visitação na construção do papel maternal e parental. A metodologia adotada na coleta e análise dos dados foi a fenomenologia social de Alfred Schutz. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães adolescentes e enfermeiras visitadoras participantes do programa de intervenção “Jovens Mães Cuidadoras” no município de São Paulo, Brasil. Apresenta-se resultado preliminar de um estudo de doutorado sobre o desempenho do papel maternal e habilidades parentais. Concluiu-se que as intervenções realizadas no domicílio são promotoras de uma interação positiva por proporcionar maior conhecimento às adolescentes sobre o seu papel maternal.

09:28
Protagonismo da mulher indígena e cuidados no momento do parto: revisão integrativa

ABSTRACT. Este trabalho se propõe a identificar o protagonismo e cuidados da mulher indígena no parto. Como método de investigação, utilizou-se a revisão integrativa. Foi realizada a busca nas bases de dados da LILACS e SciELO. A busca e validação dos artigos foi realizada nos anos de 2007 a 2016. A amostra final foi constituída de nove artigos que foram analisados na integra, tendo em vista a questão norteadora empregando os descritores: População Indígena; Saúde da Mulher; Parto. A discussão foi apresentada por meio de categorias analíticas. Constatou-se que as práticas e cuidados no parto da mulher indígena são experiências vividas de forma natural, elas se preparam e acolher o novo integrante na família e as alterações na mulher e na família de formar tranquila; promovem um parto a partir das práticas dos costumes de seu povo, como o uso das ervas, chás, alimentações, banhos, aspectos ambientais e rituais.

09:36
A religiosidade no amparo ao cuidador de idoso dependente

ABSTRACT. Resumo. No Brasil a pluralidade de crenças favorece a procura da espiritualidade, como sustentação emocional aos problemas diários e limitações no processo do cuidar. A pesquisa analisou a influência da religiosidade no amparo ao cuidador de idoso dependente no domicilio. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, mediante entrevista semiestruturadas com cuidadores de idosos da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram analisados por meio da metodologia dos “sistemas de signos, significados e ações”. Os resultados apresentados na temática: “A religiosidade no amparo ao cuidador domiciliar”. Destaca-se que o mecanismo da religião é promotor do acolhimento, criação de vínculos e apoio social, com papel nos hábitos e estilos de vida no contexto do cuidar ao idoso dependente.

09:44
Barreras y facilitadores en el afrontamiento de la pérdida perinatal: Una meta-etnografía

ABSTRACT. La pérdida perinatal provoca una serie de reacciones emocionales dolorosas y a las que los padres deben responder. La atención a estas familias es crucial para evitar resultados negativos a corto y largo plazo. Objetivo: sintetizar el cuerpo disponible de trabajo cualitativo para conocer las barreras y facilitadores en el afrontamiento de mujeres y hombres tras la pérdida perinatal. Metodología: Los hallazgos cualitativos extraídos de catorce estudios incluidos se analizaron mediante un enfoque meta-etnográfico. Resultados: El análisis reveló la línea de argumentación "Lidiando con la pérdida", constituida por los temas: barreras y facilitadores del afrontamiento tras una pérdida perinatal. Conclusión: Los hallazgos proporcionan a los profesionales sanitarios claves para diseñar estrategias de apoyo cuando ocurre una pérdida perinatal.

08:40-10:30 Session 6D: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
Maternidade e Ciência: Um Estudo Qualitativo sobre Engajamento e Motivação nas Redes Sociais

ABSTRACT. Este estudo analisa o caso da página do Facebook Parent in Science, uma comunidade virtual criada com o intuito de debater políticas públicas que possam amparar as pesquisadoras do meio científico que se tornam mães. Relacionando conceitos de identidade, comunidades virtuais e gênero, o artigo visa entender as motivações que levaram algumas postagens a ter uma interação muito superior à média. A análise em andamento levantou dados quantitativos nas postagens que são insuficientes para responder aos objetivos propostos. Sendo assim, a partir da análise qualitativa do conteúdo dos comentários na página, acredita-se que será possível identificar se o engajamento gerado pode estar relacionado à sensação de pertencimento nas usuárias, que, muitas vezes, têm suas identidades maternas silenciadas no meio acadêmico.

08:48
Processo Circular como Ferramenta para a Qualificação da Gestão do Sistema Único de Saúde

ABSTRACT. No contexto de priorização da gestão na agenda pública, foi ofertado em todo o território brasileiro o curso “Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado”. Este artigo tem como objetivo avaliar se a ferramenta círculos de construção de paz foi considerada pelos alunos como tendo efeito positivo sobre as atividades de gerência. Pesquisa quali-quantitativa que utilizou formulário online para a coleta dos dados. A análise quantitativa utilizou a estatística descritiva e a qualitativa foi apoiada pela técnica de Análise de Conteúdo. Foi analisada uma questão fechada (n=376) e uma aberta (n=321). Após a análise do material foram elencadas duas unidades de análise de maior relevância: ferramenta como formadora de um perfil de gerente e ferramenta como facilitadora do processo de trabalho. Por fim, constatou-se que a adoção do processo circular como ferramenta tem auxiliado e apoiado as ações dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde.

08:56
Narrativa do Usuário sobre o Acesso a Unidade Básica de Saúde e Encaminhamento ao Tratamento Fisioterapêutico

ABSTRACT. RESUMO. O Sistema Único de Saúde permitiu um aumento na busca pelos serviços de saúde, garantiu equidade no acesso e no uso desses serviços. Conhecer a narrativa do usuário sobre o acesso à Unidade Básica de Saúde e o encaminhamento ao tratamento fisioterapêutico. Pesquisa de campo qualitativa, realizada de fevereiro a junho de 2016, na Unidade Básica de Saúde Cesar Cals de Oliveira. Utilizamos a entrevista semiestruturada com 20 usuários, análise de narrativa e da antropologia interpretativa. Para os usuários houve melhoras na oferta dos serviços de saúde, nos atendimentos diários e na facilidade de acesso: “agora tá melhor, porque pior já teve.” Relataram a falta de alguns medicamentos: “o problema é você sair do consultório, ir para farmácia pegar medicamento e não ter.” Para os usuários há necessidade de um número maior de profissionais no atendimento e apesar da melhora no acesso encontra-se ainda muitos desafios a serem vencidos.

09:04
Análisis de Alfabetización en Salud en Estudiantes Universitarios Socio/Sanitarios y Usuarios de Oficina de Farmacia
PRESENTER: Javier Cubero

ABSTRACT. En la actualidad la información digital relacionada con la salud, es excesiva y con deficiente calidad, pudiendo ocasionar problemas de salud. El objetivo del estudio fue analizar la Alfabetización en Salud (AeS) en un colectivo de universitarios en formación socio/sanitaria y en un colectivo de usuarios de oficina de Farmacia. Se realizó un estudio descriptivo transversal, a través del cuestionario e_AeS. El análisis fue mixto esencialmente cuantitativo. La media de dichas muestras fue 20,76±6,80, existiendo diferencias estadísticamente significativas (p<0,05) entre los universitarios de Psicología y los usuarios de Farmacia. Además en base al análisis de 4 categorías cualitativas, la de mayor porcentaje para los universitarios fue: problemática, mientras que para los usuarios de Farmacia fue: inadecuada. Por todo ello, el nivel de Alfabetización Digital en Salud no es satisfactorio, sobre todo en el colectivo más vulnerable: el usuario de Farmacia. Además de demandar una competente formación universitaria en AeS.

09:12
Empoderamiento de mujeres líderes comunitarias: una aproximación al trabajo de campo.

ABSTRACT. Este trabajo presenta las primeras aproximaciones del trabajo de campo realizado en el proyecto de tesis doctoral que tiene como objetivo visibilizar, desde un enfoque cualitativo, la experiencia de las mujeres líderes comunitarias del municipio de Yumbo-Colombia en el ámbito local; así como indagar y evidenciar, la importancia que ha tenido la educación en sus procesos de empoderamiento y liderazgo. Se describe la realización de las fases del trabajo de campo y se reflexiona sobre los logros obtenidos.

09:20
Vulnerabilidade das grávidas na Europa: um projeto internacional

ABSTRACT. O presente trabalho visa dar a conhecer o projeto em curso sobre vulnerabilidade na gravidez. Este é um projeto liderado pela Universidade de Roterdão que reúne sete países europeus, nomeadamente Holanda, Bélgica, Itália, Bulgária, Finlândia, Polónia e Portugal. O projeto tem como finalidade o intercâmbio de conhecimentos, a partilha de habilidades e boas práticas em obstetrícia, bem como dos currículos de formação de parteiras em toda a Europa, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência e a educação em obstetrícia.

09:28
Perspectivas sobre a maternidade e como isso influencia o desenvolvimento da vida dos jovens estudantes universitarios

ABSTRACT. É necessário a compreensão dos processos de significação sobre a relação entre jovens e a maternidade e como isso influencia seu desenvolvimento de vida. Com base em uma abordagem sólida sobre juventude, gravidez e gênero, é necessário refletir sobre os significados sociais, culturais, educacionais e simbólicos da experiência da maternidade entre os jovens, a partir da problematização do conceito de indivíduo, e saber quais são suas preocupações, desafios, ansiedades e medos. Neste estudo de abordagem qualitativa, será utilizado grupos focais, entrevista a expertos das universidades envolvidas e questionários para melhor entendimento do estado da arte neste cenário. Saber como realizar atividades de educação em saúde para que jovens estudantes saibam e sintam-se empoderados de como melhorar seus hábitos de vida e criação de um entorno saudável é fundamental.

09:36
Tecnologia educacional em contexto hiv/aids: uma alternativa qualitativa para a construção participativa

ABSTRACT. Objetivo: Construir com profissionais de saúde uma tecnologia educacional para educação em saúde no contexto HIV/aids. Método: Pesquisa qualitativa com interface participativa. Coleta de dados por meio de grupo de desenvolvimento focal. Participaram oito profissionais de saúde de uma unidade de referência em Belém,Pará, Brasil. Os dados foram submetidos à análise temática. Resultados: A tecnologia desenvolvida foi do tipo cartilha, com 11 páginas, intitulada Dicas para Viver Bem. Os temas geradores que emergiram foram: formas de transmissão, exames para diagnóstico, acompanhamento, higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos, alimentação saudável. Conclusão: A tecnologia educacional foi construída com profissionais de saúde, emergiu de suas práticas cotidianas e mostrou-se com potencial de impacto na unidade para mediar o processo de trabalho em educação em saúde sobre HIV/aids. A estratégia participativa oportunizou o empowerment enquanto aumento de poder pessoal e coletivo dos profissionais de saúde da unidade.

08:40-10:30 Session 6E: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
O perfil profissional das pessoas que atuam com as Atividades Físicas de Aventura na Natureza na região metropolitana de Vitória/ES - Brasil

ABSTRACT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em andamento, que tem como objetivo delinear o perfil profissional das pessoas que atuam com as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN), na região metropolitana de Vitória/ES - Brazil. Foi elaborado para a coleta de dados um questionário estruturado e aberto Até o momento foram respondidos 20 questionários. A análise de conteúdo foi adotada para interpretar os dados coletados e sua escolha ocorreu por ser uma metodologia que prevê para além da objetividade, as subjetividades presentes nas respostas. Como resultados preliminares observa-se que a formação dos profissionais é variada com relação ao nível de escolaridade e tipo de especialização. Notou-se que há a valorização do conhecimento técnico sobre as AFAN, em detrimento do acadêmico. A esses resultados prévios serão acrescidos outros advindos do questionário da coleta de dados para apontar elementos que possam traçar, com maior exatidão, o perfil dos profissionais estudados.

08:48
Cuidados al final de la vida en UCI: análisis de la práctica clínica de profesionales de la salud

ABSTRACT. La muerte es una realidad que con frecuencia ocurre en las Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Este fenómeno se complejiza porque la UCI no es mejor lugar para morir. Objetivo: Comprender el sentido otorgado por los profesionales de la salud de la UCI, respecto a los cuidados del paciente al final de la vida y de sus familiares. Métodos: Estudio cualitativo con un diseño Investigación-Acción (IA), en dos UCI de la ciudad de Bogotá. Resultados: categorías: Equipo multidisciplinario de UCI frente al proceso de fin de vida, Manejo del paciente crítico y su familia, Proceso de Comunicación entre el paciente, familia y equipo multidisciplinario, Aspectos éticos al final de la vida. Conclusiones: La comunicación y la toma de decisiones compartida con el paciente y la familia basada en el paciente aportan mayores beneficios, y hacen más eficaz el afrontamiento de los dilemas éticos que se presentan en la práctica clínica

08:56
Filosofia, saúde e escola: por um ensino holístico e transdisciplinar
PRESENTER: Gabriel Beraldi

ABSTRACT. Como o ensino da filosofia escolar pode tornar-se um campo de reflexões favoráveis à promoção da saúde? Diante da questão, admite-se como hipótese que um ensino holístico da Filosofia na escola básica teria o potencial de promover reflexões sobre a saúde como qualidade de vida. A metodologia ancora-se na técnica de triangulação de dados, conjugando enfoques empíricos obtidos por meio de entrevistas com professores de Filosofia atuantes em escolas estaduais localizadas no município do Rio de Janeiro, Brasil, observações de práticas de ensino desenvolvidas pelos sujeitos, análises documentais e um plano teórico-conceitual que contempla a noção foulcaultiana da “clinica”, a ideia de “corporeidade”, de Merleau-Ponty, e o conceito de “saúde” segundo Ferguson, numa perspectiva holística e transdisciplinar. Os resultados preliminares indicam que tal ponto de vista ainda não é significativamente adotado pelos professores em termos teóricos e práticos, constituindo uma importante lacuna no campo de pesquisa.

09:04
Sentimentos e emoções percecionadas entre pessoas com doença reumática

ABSTRACT. Qualquer doença crónica pode ser vista como um desafio e uma aprendizagem para a pessoa com doença reumática. A maneira como o doente reage à doença varia, entre outros fatores, com a sua condição emocional. A esperança tem significados diferentes, e tende a esmorecer com o agravar das condições de vida, quando se torna evidente a dificuldade no alívio da dor e na impossibilidade de cura. Este estudo visa analisar e compreender as perceções que os doentes reumáticos têm da sua própria doença. Como método de recolha de dados desenvolvemos um focus group. Apesar das alterações que a doença implicou nas suas vidas e, no quotidiano, apesar da dor persistente, das dúvidas, incertezas e medos que os inquietam, estes doentes não querem ser um fardo para ninguém, revelam esperança e confiança no futuro, tentando manter autonomia, pensando que são capazes de lidar com os seus problemas de saúde.

09:12
Prazer e Sofrimento no Trabalho do Docente da Pós-Graduação: contribuições do referencial da Psicodinâmica do Trabalho

ABSTRACT. a reconfiguração do mundo do trabalho exige novas formas de constituir-se como docente, exigindo que ressignifiquem sua atuação. Este estudo objetivou identificar o prazer e o sofrimento no cotidiano laboral dos docentes da Pós-graduação, à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade do oeste do estado de Santa Catarina-Brasil, que conta com nove cursos Stricto Sensu. Participaram da pesquisa dois docentes de cada Programa de Pós-Graduação e que atenderam aos critérios de inclusão. Foi utilizado para a coleta dos dados, a entrevista semiestruturada e para a análise, a Análise Temática de Minayo. Cumpriu-se integralmente a Resolução 466, do Conselho Nacional de Saúde. Como resultados, identificou-se a presença do prazer e do sofrimento no cotidiano laboral do docentes, em uma relação de co-existência. A escuta destes trabalhadores é apontada com uma das possibilidades para minimizar o sofrimento dos mesmos proveniente do trabalho.

09:20
A perspectiva das narrativas como um caminho metodológico na busca do significado de ouvir vozes
PRESENTER: Christine Wetzel

ABSTRACT. Este artigo tem o objetivo de apresentar a utilização de narrativas como uma proposta metodológica em pesquisas que buscam conhecer o significado de ouvir vozes na perspectiva de quem as ouve. A experiência de ouvir vozes teve diferentes interpretações, relacionadas a diferentes momentos históricos e contextos socioculturais. A perspectiva das Narrativas é uma proposta que dialoga com o entendimento do fenômeno de ouvir vozes enquanto experiência singular, e permite conhecer o seu significado dentro da história e contexto de vida da pessoa. A sistemática de narrativas tem como característica o uso de ferramentas não estruturadas, obtendo-se, assim, maior profundidade sobre o tema a ser pesquisado, a partir da história de vida das pessoas a serem “entrevistadas” e do seu contexto social. Trazer esse sujeito, enquanto protagonista, permite identificar os sentidos múltiplos que ele próprio confere à experiência de ouvir vozes, e suas relações com a história de vida e contexto.

09:28
Caracterização do Coletivo de Pensamento e dos Estilos de Pensamento das gestantes a partir da produção e circulação do discurso para o fato Zika

ABSTRACT. O trabalho analisa o estilo de pensamento (EP) e o coletivo de pensamento (CP) de gestantes urbanas e ribeirinhas de Manaus a partir do discurso para o fato Zika. Para o alcance do objetivo, foram analisadas as representações discursivas de temas relacionados ao objeto de investigação, por meio da análise das entrevistas. Realizada a leitura flutuante das entrevistas para identificação de categorias temáticas a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Os resultados indicam que as gestantes entrevistadas fazem parte do CP Popular e que compartilham distintos EPs denominados de crítico e subordinado. Para o EP subordinado a intensificação de circulação de ideias, conhecimentos e práticas, reflete uma forma de prevenção prioritariamente individualizada. Já o EP crítico é caracterizado por um perfil de mulheres que apesar de usar a televisão para se informar, incorporam as questões sociais e ambientais à problemática da Zika.

09:36
Pesquisa-ação como estratégia para implementação do autocuidado apoiado para sujeitos com sequelas pela hanseníase

ABSTRACT. Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização da pesquisa-ação como estratégia para a implementação do autocuidado apoiado para sujeitos com sequelas pela hanseníase. Constitui-se de um recorte de uma dissertação de mestrado com abordagem qualitativa, realizada em 2018 com portadores de sequelas pela hanseníase moradores de um hospital colônia. Para este estudo, adotou-se as seguintes fases: exploratória, coleta de dados, aprendizagem, plano de ação e divulgação externa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realização de seminários e observação participante. A pesquisa-ação contribuiu significativamente para a implementação do autocuidado apoiado.

09:44
Estudo de validação de instrumento para avaliar a disposição dos estudantes no ensino superior para pensar criticamente
PRESENTER: Amanda R. Franco

ABSTRACT. O pensamento crítico é uma "competência do século XXI", transversal a diferentes esferas de vida, útil para pensar sobre diversificados conteúdos. Dada a sua relevância no contexto académico, mundo do trabalho e vida diária, torna-se necessário dispor de instrumentos para operacionalizar pensamento crítico, para a sua promoção e avaliação do impacte da mesma. Apresentamos o estudo qualitativo de tradução-adaptação para língua portuguesa de um instrumento de auto-relato que avalia a disposição dos estudantes universitários para pensar criticamente. Descrevemos, ainda, o estudo piloto (com técnica think aloud) para validação da versão portuguesa preliminar. Finalmente, tecemos considerações sobre a relevância deste instrumento para a avaliação formativa do pensamento crítico. Levar os estudantes universitários a examinar a sua disposição para pensar criticamente é um primeiro passo para a auto-reflexão sobre a forma como pensam quotidianamente, seguida da utilização, por parte dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a promoção do pensamento crítico.

08:40-10:30 Session 6F: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

Chair:
08:40
Adaptação e Validação Transcultural da Escala de Incivilidade no Trabalho para o contexto brasileiro

ABSTRACT. Este estudo apresenta a tradução e adaptação transcultural da Escala de Incivilidade no Trabalho, desenvolvida por Cortina et al. (2011), para o contexto brasileiro. Para tanto, seguiu-se o protocolo recomendado por Beaton et al. (2000), composto por seis etapas: tradução, síntese, retradução do instrumento (back translation), revisão por um comitê de especialistas, pré-teste e verificação das propriedades psicométricas. A ênfase de sua contribuição é no detalhamento de como cada estágio foi consolidado nesta pesquisa e, ao final, a disponibilização do instrumento traduzido e adaptado para o português, considerando o referido contexto.

08:48
La gestión de conocimiento en el proceso de sucesión en la empresa familiar. Empresas cajeteras en Celaya, Guanajuato

ABSTRACT. El presente trabajo es el primer enfoque para comprender el fenómeno de la sucesión desde la metodología cualitativa en aquellas pequeñas organizaciones en las que se han vivido los procesos de cambio de una generación a otra, con la idea de descubrir cómo se transfieren el conocimiento y la experiencia. Los propietarios, los sucesores y qué implicaciones tienen en la continuidad de la organización. En el caso particular del presente protocolo de estudio; Celaya, Guanajuato se ha consolidado en el mercado de fabricación de cajeta, teniendo en 2018 la designación de la región como un producto tradicional y típico; así que hay pequeñas organizaciones que se remontan a 1860 y que continúan trabajando y consolidando su mercado. Las 42 empresas registradas son pequeñas empresas familiares donde se establece el legado no solo de la continuación de un modo de vida a partir de la producción de cajeta, sino de los conocimientos técnicos creados y transferidos para la continuidad de éstas.

08:56
O Meu Lugar no Mundo: Quem são os Participantes no Estudo Qualitativo?

ABSTRACT. Tanto na configuração prática de assistência, como na execução de campo de pesquisa qualitativa, o encontro entre duas pessoas é capaz de apontar novos caminhos e diretrizes para o trabalho em saúde. O objetivo do presente artigo é discutir a importância da codificação dos participantes de uma pesquisa para uma compreensão mais ampliada do fenômeno, da realidade produzida no processo da pesquisa. A partir do contexto fenomenológico de interação subjetiva, descreve o processo de construção de codificações de uma pesquisa que investiga a percepção de oncologistas brasileiros sobre a relação médico paciente. A codificação foi realizada a partir dos sentidos produzidos pelo encontro da pesquisadora com os participantes, ampliando assim a possibilidade de o leitor alcançar da realidade ali construída. Nota-se a relevância da codificação por participante enquanto elemento de aprofundamento da análise sobre a díade pesquisadora-pesquisados no estudo qualitativo, contribuindo para a melhor contextualização dos resultados obtidos.

09:04
Da investigação-ação à Grounded Analysis: Experiências de adolescentes no Nordeste do Brasil
PRESENTER: Judite Cruz

ABSTRACT. Resumo. Proporcionaram-se (inter)ações educativas com 16 (pré)adolescentes (11-17 anos), cujas aprendizagens se complementam com formação agrícola, no Brasil. Na Investigação-Ação, na Escola Família Agrícola, os dados orais, visuais e textuais, analisaram-se por codificação aberta. Nessa base “fundamentada” na Grounded Theory, descrevem-se e intentam-se compreender o/as jovens recém-admitidos e plurirrepetentes, numa turma de 5ª série. Criaram-se códigos, categorias e dimensões: eu (retrato, “o que gosto/não em mim”; “o que sei/desejo saber…”) versus meio com outros (desenhada pessoa “especial”, casa-povoado, museu familiar…); emocionando-me com outros e solidão; e trajeto passado versus desejo futuro. Da Escola do Campo se elucidam interações, para fatores socioemocionais e educativos sujeitos a constrangimentos.

09:12
Caravana de Ciência &Tecnologia: uma experiência de formação no contexto da extensão universitária

ABSTRACT. . Este trabalho apresenta a avaliação das potencialidades de uma estratégia de formação continuada, tendo como foco um projeto de extensão universitária. Desenvolvido há 15 anos, a Caravana de C&T é uma ação de divulgação científica empreendida por professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. Pesquisa com abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso. Observação participante, diário de campo e relatórios subsidiaram a coleta de dados. Análise documental apontou que o movimento ação reflexão ação, empreendido durante a execução do projeto favorece ao processo de formação. As atividades contemplaram uma temática interdisciplinar pré-estabelecida, foram planejadas visando estimular a criatividade e a problematização, executadas na perspectiva de levar os participantes a refletirem sobre ciência, aplicações tecnológicas e suas implicações sociais, ambientais e éticas. Participar da Caravana C&T mostrou ser uma oportunidade para desenvolver habilidades e competências necessárias a aplicação do conhecimento no contexto de formação profissional.

09:20
A Tematização da Prática como Metodologia para o Desenvolvimento da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil: os significados na organização do espaço escolar
PRESENTER: Denise Carvalho

ABSTRACT. No artigo busca-se caracterizar as contribuições da Tematização da Prática como técnica para o desenvolvimento metodológico aplicado à Pedagogia de Projetos para a organização do espaço escolar na Educação Infantil. O objetivo é suscitar nos educadores uma atitude reflexiva relacionada às especificidades da criança voltada para essa metodologia de trabalho. A tematização da prática consiste na proposição de análise das atividades didáticas propostas pelas professoras (participantes da pesquisa), buscando estudar as teorias e perceber as intervenções necessárias ao longo do processo, analisando se o mesmo confere significado às novas possibilidades de organização do espaço escolar no âmbito da Educação Infantil e, ainda enfatizando de que maneira os projetos podem auxiliar no desenvolvimento do aluno, ainda criança.

09:28
Vivências de pais de crianças com espectro autista: um enfoque fenomenológico

ABSTRACT. Métodos de pesquisa qualitativa que enfocam a experiência vivida de pessoas em situações de vulnerabilidade são essenciais para a Psicologia. Este estudo teve por objetivo compreender as vivências de pais de crianças com transtorno do espectro autista por meio da análise fenomenológica. Entrevistas não estruturadas foram realizadas com duas mães e um pai, tendo por base a questão norteadora: “Conte-nos como é ser mãe/pai do (nome do filho)?”. A análise fenomenológica seguiu os quatro passos propostos por Giorgi (1985). Foram identificadas duas unidades significativas: 1) imaginando as possibilidades da parentalidade; 2) vivendo os limites da realidade. Sentimentos relacionadas à competência para exercer o cuidado parental foram as principais limitações vivenciadas, enquanto que acalentar sonhos e adotar estratégias positivas de enfrentamento foram os principais aspectos referidos como potencialidades para superar as dificuldades encontradas. A análise fenomenológica permitiu desvelar os sentimentos paradoxais desencadeados frente ao diagnóstico de uma condição crônica dos filhos.

09:36
A cotidianidade de um povoado rural na Colômbia. A construção de um problema de pesquisa.

ABSTRACT. A partir da observação da cotidianidade de um povoado rural, fazem-se algumas conexões teóricas com a  sociologia interpretativa para a construção de um problema de pesquisa: a identidade camponesa. 

09:44
Embarazo y alcohol: estudio cualitativo sobre los conocimientos y actitudes de las mujeres gestantes en España, Francia y Portugal
PRESENTER: Belén Charro

ABSTRACT. Estudio exploratorio que tiene como objetivo general indagar en el conocimiento, actitudes y opiniones de las mujeres gestantes sobre el uso de alcohol durante el embarazo en España; Francia y Portugal. Se utilizó una metodología cualitativa basada en un enfoque fenoménológico mediante entrevistas semiestructuradas a 63 mujeres que estaban o habían estado embarazadas (30 españolas, 20 francesas y 18 portuguesas), procediendo posteriormente a un abordaje semi-inductivo de los datos. El análisis categórico e interpretativo de contenido se realizó con ayuda del programa QSR-NVIVO v.11. Los resultados muestran en los tres países semejanzas en cuanto a la falta de información recibida por los servicios sanitarios sobre las consecuencias del consumo de alcohol durante el embarazo y diferencias en cuanto al tipo de alcohol ingerido, el cese absoluto durante la gestación y la permisividad en las recomendaciones. Debido a los resultados obtenidos, se considera necesario continuar esta línea de investigación.

08:40-10:30 Session 6G: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
Causas de abandono escolar de jovens mulheres no Brasil e na Espanha
PRESENTER: Maria Campos

ABSTRACT. Este trabalho apresenta duas pesquisas que, coincidentemente, foram construídas diante da preocupação com a problemática dos alunos da educação de jovens e adultos, envolvendo o abandono e a exclusão escolar, sendo uma realizada na Universidade de Cuiabá, em Mato Grosso – Brasil, e outra na Universidad da Extremadura - Españal. O artigo propõe analisar os pontos semelhantes, conflitantes, resultados em torno da temática. A análise procura compreender os motivos que levaram jovens mulheres a interromper os estudos, com uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando-se de fontes: bibliográficas, documentais, orais e análise de conteúdo. Os estudos evidenciam que no Brasil, o abandono escolar pelas jovens mulheres têm sido maior que pelos homens, enquanto na Espanha, as taxas mais altas de abandono concentram-se nos homens.Questões inerentes ao contexto familiar estão presentes, tanto no discurso das mulheres, quanto no dos homens e a gravidez procupa as mulheres.

08:48
Processo ensino – aprendizagem: dar voz a docentes e discentes para potencializar o momento avaliativo

ABSTRACT. Em instituições cuja proposta é a utilização de métodos ativos, entre eles, o Problem based learning (PBL), a avaliação é parte imprescindível do processo de ensino-aprendizagem. Identifica-se a necessidade de realizar estudos na  instituição pesquisada com o intuito de analisar que fatores influenciam no desempenho dos acadêmicos durante o processo desenvolvido na tutoria. Assim, realizou-se entrevistas com trinta estudantes da 1° a 4° série de medicina e das 1° e 2° séries de enfermagem no ano de 2018 e com dezoito tutores com no mínimo dois anos de experiência. A atual etapa do estudo é a de ordenação e classificação dos dados, com a utilização do software de análise qualitativa webQDA®. Posteriormente, dar-se-á continuidade à análise de conteúdo na modalidade temática buscando responder à pergunta de pesquisa e, assim, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em educação médica nas instituições de ensino superior.

08:56
O Programa de Controle da Tuberculose (PNCT) tem uma dimensão escalar?

ABSTRACT. A descoberta de outras narrativas para compreensão da política impulsionou a construção desta pesquisa cuja relevância é a busca pela inflexão dos sentidos e dos argumentos na política pública. Este artigo é uma provocação que contribui com o dispositivo de analise de minha tese que traz potencialidades na discussão interpretativa da pesquisa em curso - POLÍTICA(s) DE SAÚDE EM TUBERCULOSE: DISCURSO, PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO E ACONTECIMENTO(S) – apoiada nos procedimentos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e ressignificada por Eni Orlandi e, no referencial teórico de Hannah Arendt. Trata-se de movimentar os sentidos do político, visibilizando outras narrativas circulantes no cotidiano institucional. A surpresa da política pública como linguagem potencializou o dialogo do objeto do meu estudo com o tema: escala – o que é? Como é feita? Quem faz? Como é defendida? Como as instituições são desafiadas por escalas? Quais os resultados escalares na prática cotidiana?

09:04
Padeciente: una propuesta conceptual para la atención de la enfermedad y el padecimiento de personas con diabetes

ABSTRACT. Se propone denominar padeciente a quien tiene diabetes, para orientar la atención institucional hacia las condiciones psicológicas, socio-culturales en que vive la persona y sus formas de afrontar la enfermedad, o sea, hacia su padecimiento. Pregunta: ¿el plan de tratamiento y control institucional de la diabetes prioriza los elementos biológicos y soslaya las condiciones psicológicas y socio-culturales en las que vive la persona con diabetes? Objetivos: ofrecer una propuesta conceptual para la atención del padecimiento de personas con diabetes y argumentos conceptuales para cambiar la conceptualización de paciente a padeciente para las personas con diabetes. Estudio: investigación documental por un equipo multidisciplinario. Método de análisis: documental teórico-inductivo. Resultado: se propone denominar PACIENTE a los individuos con enfermedades agudas y trasmisibles y PADECIENTE a quienes tienen diabetes. Conclusiones: La medicina debe atender la enfermedad, y la psicología, la enfermería, trabajo social, entre otras profesiones sociales, deben atender el padecimiento.

09:12
Investigación Matemática desde la vertiente cualitativa y la representación gráfica del conocimiento

ABSTRACT. Resumen. En el presente trabajo, se muestra una investigación a un grupo 48 estudiantes para profesores de educación Primaria a los que se les ha pedido que contesten en un cuestionario cual creen que es la definición de ángulo. A partir de las respuestas, se han analizado y comparado los resultados, utilizando el software de análisis cualitativo WebQDA (Neri de Souza, Costa y Moreira, 2011) y el programa de representación de Redes Asociativas Pathfinder, Goluca (Godinho, Luengo, Casas, 2007).

09:20
Modelo de análise para avaliação do ensino em saúde na modalidade a distância: o caso do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde do Brasil

ABSTRACT. O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD), promovido pelo Ministério de Saúde do Brasil em parceria com oito universidades Federais brasileiras, visa a qualificação de gestores e profissionais de saúde por meio da oferta de cursos autoinstrucionais, especialização e aperfeiçoamento. O artigo apresenta o modelo de análise desenvolvido para avaliar o PMQPAD. Após breve caracterização do programa, apresenta-se o modelo de análise desenvolvido para a investigação avaliativa por triangulação de abordagens analíticas (1) medidas quantitativo-descritiva, (2) matriz avaliativa e (3) abordagem qualitativas e integrativa, analisados em dupla perspetivas, uma que avalia cada curso ofertado e outra, propósito final da investigação, que avalia o programa multicêntrico como um todo. Considera-se que o modelo de análise proposto se mostra útil para avaliar programas de educação à distância em diferentes contextos, especialmente pela ênfase na abordagem qualitativo-integrativa que confere contextualização sócio-histórica.

09:28
Observação participante de serviços farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde, Brasil: primeiras impressões

ABSTRACT. Os serviços farmacêuticos (SF) na Atenção Primária à Saúde (APS) são definidos: um conjunto de ações no sistema de saúde que visam garantir a atenção integral e contínua das necessidades e problemas de saúde da população, tendo o medicamento como um dos elementos essenciais. Para verificar como ocorrem os serviços farmacêuticos na APS foi necessario um aprofundamento analítico, alcançado com a pesquisa de campo. O objetivo deste artigo é apresentar as primeiras impressões da observação participante sobre os serviços farmacêuticos realizados em três Unidades Básicas de Saúde. Corresponde a um estudo de observação, com abordagem etnográfica, cujo desenvolvimento motivou modificações nas hipóteses, por meio da análise de indução e da teoria enraizada. Destaca-se, positivamente, o uso de metodologias de observação direta em estudos na área da Farmácia, uma vez que estes possibilitam reflexões a partir do sujeito que vive a problemática relacionada a pesquisa, neste caso, os SF na APS.

09:36
A entrevista narrativa na construção de itinerários terapêuticos de pessoas em situação de rua com transtornos mentais graves

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo apresentar a entrevista narrativa como ferramenta metodológica para a construção de itinerários terapêuticos de pessoas em situação de rua com transtornos mentais graves. Trata-se de uma estratégia que possibilita refletir criticamente sobre como essas pessoas traçam seus caminhos na busca por cuidado, e quais as implicações disto na elaboração de modos de cuidar em saúde mental. Nessa perspectiva, são descritas as partes centrais que compõem a entrevista narrativa e os passos de sua análise, segundo a proposta de Fritz Schütze. A análise das biografias e trajetórias percorridas permite desvendar as lógicas, as possibilidades e as escolhas mobilizadas, e pensar as formas com que o cuidado em saúde mental vem se constituindo e como o sistema de saúde psicossocial responde em relação ao cuidado com esse grupo específico.

09:44
Interações de suporte à primeira infância: uso do genograma e ecomapa

ABSTRACT. O objetivo foi identificar elementos de interações de suporte à primeira infância por meio do uso do genograma e do ecomapa, para fornecer subsídios à promoção do desenvolvimento infantil. Investigação mista, com preponderância qualitativa, com análise de dados retrospectivos e atuais, a partir de entrevistas semiestruturadas com 62 gestantes em visitas domiciliares, permeadas pela elaboração conjunta do genograma e do ecomapa, e análise temática indutiva. Os resultados mostram um repertório mais amplo e inovador de análise de informações, particularmente em contextos de adversidades socioemocionais. Informações sobre os membros familiares, as interações internas e externas e os conhecimentos sobre o desenvolvimento na primeira infância são essenciais, a partir de diálogo e compartilhamento de saberes. Nesse caminho, o genograma e ecomapa articulados ao processo de vigilância do desenvolvimento infantil, em uma construção interativa, trazem contribuições às práticas de saúde e às investigações qualitativas no campo da promoção da saúde na primeira infância.

08:40-10:30 Session 6H: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na promoção da funcionalidade na criança com alteração da mobilidade

ABSTRACT. Durante a infância a criança adquire um conjunto de capacidades motoras, que lhe permite explorar o ambiente e desenvolver esquemas organizacionais. A nível mundial muitas crianças apresentam alterações da mobilidade sendo as mais frequentes a congénita ou a adquirida. A intervenção do enfermeiro de reabilitação é necessária para garantir a satisfação das necessidades destas crianças. O objetivo deste estudo é sistematizar as intervenções do enfermeiro de reabilitação na promoção da funcionalidade da criança com alterações da mobilidade de causa congénita ou neurológica, sendo realizada uma revisão integrativa da literatura. Conclui-se que, as intervenções do enfermeiro de reabilitação dão enfase à reabilitação motora, em particular o treino de marcha e de atividades de vida, assim como, a educação para a saúde aos pais, são fundamentais para a promoção da funcionalidade destas crianças.

08:48
Inmersas en la Red: alcances y limitaciones de una etnografía virtual

ABSTRACT. En este artículo presentamos una discusión respecto a las implicaciones éticas, políticas y metodológicas de desarrollar una investigación cualitativa, con un diseño etnográfico virtual y un enfoque feminista. Buscamos contribuir metodológicamente al estudio de grupos OnLine, mientras nos hacemos dos grandes preguntas a) ¿las participantes significan este espacio de interacción como una comunidad? y b) ¿cómo el grupo regula o no, las relaciones de poder marcadas por género en un espacio OnLine definido exclusivamente para mujeres?. Profundizamos en algunas reflexiones respecto de los alcances y limitaciones a los que nos hemos visto enfrentadas durante el desarrollo de nuestro trabajo con un grupo de mujeres en una Red Social OnLine. Reflexionamos sobre la relevancia de estudiar estos espacios desde nuestras disciplinas, la psicología social crítica y la psicología comunitaria, debido a su potencial transformador de la sociedad.

08:56
De la violencia comunitaria y escolar a la violencia digital. Un reto para el análisis cualitativo.
PRESENTER: Ramón Mena

ABSTRACT. La ponencia presenta nuevos elementos teóricos metodológicos desde el análisis cualitativo y sociotécnico para la producción, sistematización y análisis de relacionados a la violencia escolar y comunitaria que experimentan las jóvenes estudiantes de la universidad intercultural de Chiapas en tres municipios del Estado de Chiapas, México. El reto teórico/metodológico no tiene precedente en tanto hablamos de una nueva generación de universitarias (con apenas tres generaciones de egreso) la cual intensifica el uso de dispositivos electrónicos conectados a internet, y que por medio de diversas plataformas establecer comunicación e interacción cotidiana entre sus pares, y con profesores y directivos para resolver asuntos relacionados con la vinculación comunitaria. Todo lo anterior en un contexto de creciente violencia comunitaria, la cual tiene una particular expresión en la red de internet mediante fenómenos relacionados a la ciberviolencia y ciberacoso.

09:04
Utilização de software em análises de dados qualitativos: contribuições para resultados consistentes em investigações nas ciências da saúde
PRESENTER: Patrícia Braga

ABSTRACT. Estudos qualitativos podem produzir dados culturalmente específicos e contextualmente ricos, contudo pesquisadores precisam adotar critérios e processos metodológicos que permitam a compreensão e qualidade da investigação produzida. A busca por estratégias metodológicas que oferecessem consistência aos resultados de um estudo motivou a elaboração deste ensaio que objetivou descrever as etapas metodológicas adotadas durante uma pesquisa que utilizou o software MaxQDA® para análise de dados. A relevância deste ensaio está em divulgar as etapas adotadas para análise de material qualitativo, a partir de critérios que conferissem credibilidade, transferabilidade, dependabilidade e confirmabilidade aos resultados, conforme dispõem Guba e Lincon (2011). Este ensaio poderá orientar as escolhas metodológicas durante processos de análise utilizando o software MaxQDA®.

09:12
Mapeamento em rede da dança em Petrolina-PE: das redes diádicas à ciência das redes
PRESENTER: Adriana Gehres

ABSTRACT. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa teórica sobre as metodologias de investigação e descrição de redes sociais que nos levaram a interrogar como os estudos de redes de dança no Estado de Pernambuco poderiam caracterizar-se como estudos entre as pesquisas qualitativas e quantitativas, a partir de um caso que estamos investigando, a cidade de Petrolina-PE. Nosso estudo que se iniciou como um estudo descritivo exploratório das configurações da dança em Pernambuco como mapeamento em rede e que tomava como referência a teoria de redes formada por ligações diádicas em Barnes (1987), foi se transformando em seu percurso para aportar nas teorias da ciência das redes no estudo de sistemas complexos (Barabási, 2016). Com o estudo da cidade de Petrolina, discutimos a possibilidade da existência de redes sem escala com actantes que pertencem a instituições com algum grau de formalidade e transitoriedade de funções e locais.

09:20
Investigação Qualitativa em Gestão de Recursos Humanos

ABSTRACT. O interesse pela pesquisa qualitativa aumentou nos últimos anos em virtude da sua relevância para o aprofundamento de temas que tradicionalmente têm vindo a ser estudados com base num paradigma de natureza quantitativa. Na área da Gestão de Recursos Humanos verifica-se um esforço de integração de paradigmas tradicionais individualistas (micro) e de gestão (macro), pelo que o campo de recursos humanos necessita de pesquisas mais sensíveis aos contextos institucionais e culturais. Posto o atual estado de arte da área científica torna-se essencial fazer um ponto de situação dos estudos realizados, i.e., temáticas, metodologias de recolha e análise de dados. Para a partir daí consolidar o conhecimento das especificidades da investigação qualitativa em gestão de recursos humanos, bem como os desafios que se colocam em termos de investigação qualitativa nesta área científica, nomeadamente em termos éticos. Apresenta-se um trabalho de investigação em curso.

09:28
Estratégias de promoção da resiliência para adolescentes em situação de vulnerabilidade

ABSTRACT. Trata-se de análise crítica, acerca das estratégias de promoção da resiliência para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Buscou-se conhecer as estratégias de promoção a resiliência para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para uma melhor análise, realizou-se a divisão em duas categorias: Situações de riscos e vulnerabilidades na adolescência; e Promoção da Resiliência em adolescentes em contexto de vulnerabilidade. A adolescência, por ser marcada por uma fase conturbada por diferentes sensações, desejo pelo novo, comportamentos e estilos de vida inadequados, deixa as pessoas vulneráveis às situações de riscos. Nesse sentido, a promoção da resiliência deve ser realizada em todos os níveis de vida, uma vez que as situações vivenciadas repercutem no processo de desenvolvimento, sendo primordiais estratégias que promovam cada vez mais a sua resiliência, principalmente na adolescência.

09:36
Elementos de la educación informal (en la familia) presentes en la generación de perfiles de víctimas de mobbing y su relación con la fragilidad de la felicidad, en una muestra de empleados de la Ciudad de México.

ABSTRACT. Aunque el mobbing no es un fenómeno reciente, su reflexión apenas comienza (Zúñiga, 2017). Diversos estudios indican consecuencias para quienes lo padecen y para la competitividad de las organizaciones (Zapf y Einersen, 2001). Igualmente, se han identificado los perfiles del acosador y de la víctima. Sin embargo existe la necesidad de comprender cómo se origina ese perfil y la relación del mobbing con otras variables. Así, los objetivos del presente trabajo son identificar, en una muestra de empleados mexicanos: la prevalencia del mobbing; los elementos que a partir de la educación no formal en la familia contribuyen a la generación de perfiles de víctimas; y, su relación con la fragilidad de la felicidad.

08:40-10:30 Session 6I: Artigos Curtos / Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

08:40
Território ecológico do estudante INgresso em universidade pública brasileira

ABSTRACT. Análise de território ecológico do estudante ingresso na comunidade universitária pública UFPR para identificar impasses neste momento especial de chegada. A metodologia seguiu aplicação de formulário próprio no formato de questionário individual com questões objetivas de escolha única ou múltipla sendo apenas uma questão aberta. Dentre 432 questionários dentre previsão de mais de 5mil universitários, representando 8,2% do montante geral. A mesma metodologia foi empregada na sequência no sistema de seleção unificada (SISU). No comparecimento em torno de 400 estudantes, houve adesão de 80 estudantes. Concluimos que olhar sobre as condições concretas de existência dos atores institucionais na produção de sofrimento minimiza individualização e psicologização das situações, ou seja, compreensão sobre processos de produção do fracasso escolar/acadêmico não sendo individualizante e/ou patologizante por presunção. E igualmente, subsídio à avaliação das ações de Assistência Estudantil e fomentar debate na implementação de políticas públicas conectada às diferentes realidades existentes.

08:48
Estudo Qualitativo sobre os Desafios da Transição do Presencial para a Aprendizagem Híbrida

ABSTRACT. Entre as deliberações do Ministério da Educação relativas a regulamenta e crescimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil, está a permissão para que Instituições de Ensino Superior ofereçam disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presenciais. Os desafios desta implantação online no modelo presencial vêm exigindo constante esforço e revisão para que a transição entre as modalidades de ensino ocorra com sucesso. Esta pesquisa, objetiva avaliar os resultados de uma proposta piloto da disciplina de Metodologia de Pesquisa no formato semipresencial para diferentes cursos de graduação presenciais. Foi elaborado um questionário com questões abertas a 316 estudantes para analise qualitativa dos desafios da aprendizagem desta transição. Um dos resultados apontam que a dimensão da gestão do tempo tem preponderância na composição das atividades autónomas dos estudantes. Isto implica que a busca por uma experiência de aprendizado online na modalidade semipresencial exige trabalhar fortemente a autorregulação da aprendizagem.

08:56
De cómo hacer tipologías y no morir en el intento

ABSTRACT. En esta ponencia se discuten las diferencias entre tipos investiga y tipologías. Si bien son dos recursos disímiles de la investigación, se suelen confundir y generan problemas de orden teórico y metodológico. Los primeros, corresponde a los tipos ideales en el sentido weberiano, son un recurso heurístico para guiar la investigación. Las tipologías, por su parte, se contruyen con la información de campo, emergen de la información cualitativa y son una herramienta para clasificar y analizar la diversidad empírica. En esta ponencia se proponen algunos elementos de orden práctico para elaborar tipologías, de manera que tiene un carácter metodológico instrumental que permite entender cuándo y cómo se realiza este proceso de clasificación y análisis cualitativo.

09:04
Simulação na formação do enfermeiro

ABSTRACT. Na formação do enfermeiro vem ocorrendo propostas de mudanças substanciais no modelo de ensino, com vistas à um profissional crítico, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade de trabalho. Neste contexto, as diferentes formas de ensino pautadas na simulação da prática profissional são desenvolvidas. Objetivo: analisar os avanços e desafios no desenvolvimento da simulação da prática profissional de estudantes dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo por meio de entrevistas realizadas com docentes e coordenadores de cursos de enfermagem que utilizam a simulação como estratégia de ensino e aprendizagem e a Análise de Conteúdo proposto por Bardin foi a opção de análise. Resultados esperados: Espera-se com este estudo melhorar a compreensão desse cenário de ensino, para que seja possível avançar nessa perspectiva, considerando ser uma estratégia de ensino capaz de mobilizar recursos afetivos, cognitivos e psicomotores necessários para a formação profissional em saúde.

09:12
O uso da imagem em pesquisa qualitativa imagem em pesquisa qualitativa na área da saúde: relato de experiência

ABSTRACT. A imagem é um importante recurso em pesquisas qualitativas. Este trabalho objetiva descrever a experiência do uso da imagem como método de coleta de dados por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras em uma pesquisa sobre cuidados em saúde bucal de idosos hospitalizados. O cenário é um hospital universitário situado em Salvador, Bahia, Brasil, nos setores de terapia intensiva e enfermaria, tendo a equipe de enfermagem como colaboradora do estudo. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, todos os cuidados éticos foram respeitados. O relato reflete sobre a utilização de uma imagem fixa na coleta de dados, que não foi idealmente representativa à população pesquisada, necessitando de adaptação na metodologia do trabalho. Conclui-se que a utilização da imagem como recurso em pesquisas na saúde permite maior aproximação aos sujeitos da pesquisa, destacando que neste formato se alcança mais afundo os seus pensamentos e manifestações.

09:20
Conhecimento de Promoção da Saúde sob o olhar de Travestis

ABSTRACT. Objetivou-se analisar o conhecimento de promoção da saúde sob o olhar de travestis de Fortaleza. Estudo qualitativo, realizado com travestis no bairro Centro de Fortaleza, coletado por meio da observação participante e não participante e entrevista semiestruturada, sendo organizados e identificados com base na análise de conteúdo. Os discursos foram elencados em categorias, sendo elas: Significado de Promoção da saúde atribuídos por travestis; e Percepção dos métodos utilizados nas modificações corporais. O reconhecimento sobre as necessidades advindas pelos travestis no âmbito da saúde, ao mesmo tempo que fazendo valer a promoção da saúde nos serviços, possibilita a conscientização do público alvo sobre as práticas seguras e vulnerabilidades expostas, fazendo com os riscos de contaminação diminuam, promovendo, assim, hábitos saudáveis de prevenção e respeito a sua imagem.

09:28
A observação não participante no reconhecimento da competência profissional

ABSTRACT. O uso da técnica de Observação não Participante para o reconhecimento da competência de enfermeiras no cuidado pré-natal em associação às estratégias de Diário de Campo e Checklist estruturado em conformidade às melhores evidências na sistematização da consulta pré-natal de enfermagem, possibilitaram o reconhecimento da prática profissional em suas potencialidades e fragilidades. As informações qualitativas provenientes dos Diários de Campo, foram analisadas a partir dos seis passos sugeridos por Creswell (2010); já os dados quantitativos oriundos de Checklist, verificou-se mediante estatística descritiva. A utilização das distintas técnicas subsidiou o diagnóstico situacional do cuidado pré-natal em todo o município estudado, com maior profundidade à realidade e conhecimento sobre o fenômeno, e o entrecruzamento de estratégias de coleta dos dados possibilitou identificar a competência no âmbito dos conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais.

09:36
Brecha de género en el ámbito educativo STEM por la influencia de los estereotipos de género

ABSTRACT. La literatura revela la potente influencia de los estereotipos de género a la hora de la elección de los estudios superiores a cursar. Las conductas estereotipadas han generado con el paso del tiempo que la tubería con fugas sea un fenómeno reflejo de la brecha de género que existe en el ámbito educativo STEM. Para dar luz y respuestas a la influencia que el género y los factores étnicos tienen sobre la elección de los estudios superiores se ha diseñado un plan de investigación por medio de la metodología cualitativa y el corte fenomenológico que aportará datos por medio de diferentes técnicas y el correspondiente análisis de los datos.

11:00-12:30 Session 7: Painéis de Discussão 1 / Paneles de Discusión 1

Revisão de Literatura: potencialidades e limites do uso de ferramentas digitais de apoio [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala CASTELO DE S. JORGE

Lucimara Fabiana Fornari, Isabel Pinho
Universidade de São Paulo – Brasil
Universidade de Aveiro – Portugal

Análise de Dados Visuais através de CAQDAS: Métodos e Técnicas em Investigação Qualitativa [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT, ES] sala PANTEÃO NACIONAL

Ana Isabel Rodrigues e Teresa Alzás García
Instituto Politécnico de Beja – Portugal
Universidad de Extremadura – España

Educação, Saúde e Interculturalidade [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Paulo Pires de Queiroz, Juliana Soares Dionísio, Walk Loureiro, Fagner Henrique Guedes Neves
Universidade Federal Fluminense – Brasil
Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – Brasil

Descodificando la vida cotidiana: Diseño de proyectos de investigación cualitativa en investigación artística [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] sala TORRE DE BELÉM

Pino Juste, Margarita, Rut Martínez López de Castro, Sara Domínguez Lloria, Maria José González Ojea, David Rodríguez
Universidad de Vigo – España
Universidad de Santiago de Compostela – España
Conservatorio de Vigo – España

Transferir conhecimento para a clínica – passo-a-passo: resultados do Projeto Transição Segura [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala SÉ DE LISBOA

Cristina Lavareda Baixinho, Óscar Ferreira, Fátima Mendes Marques, Maria Helena Presado, Mário Cardoso, Armando David Sousa
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Portugal
Centro Hospitalar do Funchal, Madeira – Portugal

Estrategia metodológica para la selección de casos múltiples en la investigación cualitativa interpretativa [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] AUDITÓRIO LISBOA

Patricia María Escobar Cáceres, Diana Mercedes Revilla Figueroa, Carmen Diaz Bazo
Pontificia Universidad Católica del Perú – Perú

Programa bem-estar na escola [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PRAÇA RESTAURADORES

Claudete Aparecida Rodrigues Milaré, Maria Goreti da Silva Cruz, Ana Lucia de Moraes Horta
Universidade Federal de São Paulo – Brasil

Mundo do Trabalho: desafios investigativos teórico-metodológicos multidisciplinares [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PRAÇA CAMÕES

Petilda S. Vazquez, Ana Maria F. Pitta, Terezinha de Lisieux Q. Fagundes, Vanessa S. Vazquez
Universidade Federal da Bahia – Brasil
Universidade de São Paulo – Brasil
Universidade Católica da Bahia – Brasil

14:00-16:00 Session 8A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
A compreensão da integralidade do cuidado pelos fisioterapeutas da Atenção Primária à Saúde
PRESENTER: Cláudia Tédde

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: esta pesquisa assinalou a compreensão do cuidado na perspectiva da integralidade desenvolvido pelos fisioterapeutas na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa com abordagem qualiquantitativa fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. Participaram quinze fisioterapeutas, responderam uma pergunta aberta, “Qual sua compreensão sobre o cuidado na perspectiva da integralidade?”, e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: da análise emergiram quatro ideias centrais: Visão biopsicossocial com enfoque para a prevenção e promoção da saúde; A importância do cuidado em rede no município; Vital para o SUS e Trabalho em equipe para agregar o fisioterapeuta e, Olhar o ser humano além da doença e atender suas reais necessidades de saúde. Conclusões: foi possível entender a visão dos fisioterapeutas e detectar as representações sociais sobre o cuidado na perspectiva da integralidade. Esse resultado representa a necessidade de avanços do trabalho do fisioterapeuta.

14:20
Autoetnografia, Filhos e Reflexividade Científica: Algumas Questões Metodológicas de Uma Investigadora que Também é Mãe

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é enfrentar alguns pontos de vista relacionados à autoetnografia, à luz de um trabalho de campo realizado em 2018 em Portugal, a fim de estabelecer um diálogo com o método, concentrando a discussão em torno de um aspecto central para prática do etnógrafo: a reflexividade do pesquisador. Para tanto, busca-se uma descrição do método na obra de Ellis (1999), entre outros autores, ao mesmo em tempo que considera-se o contexto específico da investigação em questão, no qual não se contemplava a autoetnografia como caminho metodológico possível. A autoetnografia surge então como uma alternativa para que se incluam, na pesquisa, dados observados na vida privada da investigadora, os quais envolvem suas filhas adolescentes, o que suscita questões éticas e de resistência a serem discutidas.

14:40
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
PRESENTER: Nilma Crusoé

ABSTRACT. Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.

15:00
El problema de los métodos de investigación

ABSTRACT. Partir de la abstracción del proceso de investigación y de las técnicas de investigación independientemente de las características particulares de los diversos “objetos” de estudio y luego aplicar el proceso general a las materias particulares, garantiza que presuponemos su naturaleza sin estar ciertos de que dicha presuposición sea adecuada al objeto. Por el contrario, iniciar con la naturaleza de la materia particular de nuestro interés garantizaría la búsqueda del proceso de investigación particular a nuestro objeto y estaríamos en mejores posibilidades de tratar dicho objeto de acuerdo con su naturaleza. La abstracción del contenido del proceso de investigación provoca que no haya un especialista sobre la enseñanza de los métodos de investigación. Efectivamente, no existe una disciplina que forme profesionales especialistas en el estudio de los métodos de investigación.

15:20
Metodologia Adaptada ao Contexto e ao Investigador
PRESENTER: Isabel Camalhão

ABSTRACT. Este artigo é fruto de todo o trabalho de estudo e reflexão que desde 2013 tem sido feito pelos autores em volta da causa ao acesso da pessoa com deficiência à investigação. Foi um projecto alicerçado numa tese de doutoramento de uma investigadora portadora de Paralisia Cerebral onde as questões metodológicas e teóricas foram tendo uma base empírica e real. Quando a tese terminou em 2018 verificou-se que todo o trabalho efectuado podia beneficiar não apenas os portadores de qualquer deficiência, mas todos os investigadores e estudantes que por serem humanos são diferentes. É a investigação que se deve adaptar ao investigador e ao participante, não o contrário, permitindo o acesso ao conhecimento a todos. É um novo projecto que nasce com novos parceiros de raiz pedagógica, que pretende realizar uma investigação real tendo em conta os as necessidades dos investigadores, comunidade académica e participantes.

15:40
Translanguaging con los estudiantes de minorías lingüísticas en el colegio comunitario: Desafiando los discursos dominantes a través de la escritura
PRESENTER: Alexis McBride

ABSTRACT. Los estudiantes de minorías lingüísticas constituyen un porcentaje cada vez mayor del ingreso de estudiantes a colegios comunitarios en EEUU, pero hay pocas investigaciones sobre la matriculación y transición de ellos a los estudios postsecundarios; además, existen muy pocos datos sobre los cursos específicos que beneficiarían a ellos. Esta contribución tiene la finalidad de subsanar esta laguna por explorar el valor potencial de translanguaging como estrategia para incorporar los perfiles lingüísticos de los estudiantes en el salón de clases, con el fin de brindar un espacio que promueve la construcción de la identidad y, por extensión, el éxito académico. Utilizando métodos de análisis crítico de discursos, demostramos cómo translanguaging proporcionó a seis estudiantes de colegios comunitarios de origen latin@ con una plataforma para la construcción de la identidad, y a su vez, se interrumpía la hegemonía lingüística del idioma inglés que es característico de los cursos universitarios en EEUU.

14:00-16:00 Session 8B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
Fotografia como técnica de coleta de dados nas pesquisas qualitativas da área da saúde: scoping review
PRESENTER: Kisna Alves

ABSTRACT. Objetiva-se identificar e mapear o uso da fotografia como técnica de coleta de dados nas pesquisas qualitativas da área da saúde. Trata-se de scoping review guiada pelas recomendações do JBI Institute a partir de 12 bases de dados. Foram incluídos artigos e dissertações que fizeram uso da fotografia como recurso de coleta de dados. A análise dos dados se deu por estatística descritiva simples. A amostra final foi constituída por 138 pesquisas. A dimensão temporal de publicação compreendeu o período de 2001 a 2018, com destaque para os últimos 5 anos, sendo mais utilizadas por profissionais da saúde, com destaque para a enfermagem e o uso da fotografia foi combinada com outras estratégias, o photovoice e a foto-elicitação. Pode-se concluir que o uso do método fotográfico esteve relacionado ao incentivo das reflexões e criatividade dos sujeitos estudados.

14:20
Intervenções de enfermagem no espaço físico da casa para prevenir a queda no idoso: Revisão Integrativa da Literatura

ABSTRACT. As quedas são um síndrome geriátrico complexo com consequências nefastas para a funcionalidade dos idosos mais vulneráveis. A evidência sobre as intervenções para controlar o risco ambiental é menor, o que dificulta a análise do seu custo-efetividade. Esta revisão Integrativa da Literatura tem por objetivo identificar as intervenções de enfermagem de reabilitação no espaço físico da habitação do idoso que promovam a segurança e a acessibilidade ‘dentro de portas’. As intervenções sobre o ambiente da habitação do idoso que promovem a segurança, controlo do risco e aumentam a mobilidade e qualidade de vida estão organizadas em cinco categorias: avaliação do risco ambiental; aconselhamento sobre modificações ambientais; adaptação do espaço e equipamentos; assessoria na aquisição de produtos de apoio que aumentem a segurança do ambiente e estratégias cognitivo-comportamentais que aumentam a segurança do idoso na utilização do espaço físico da casa.

14:40
Construção de um trabalho pedagógico para o ensino de sociologia escolar no período noturno da escola básica brasileira

ABSTRACT. Esta reflexão tem como objetivo problematizar algumas questões de educação dos alunos que se matriculam nos cursos noturnos das periferias urbanas: falta de motivação, evasão escolar, desinteresse e o alto índice de fracasso escolar. Realizou-se um trabalho de sensibilização dos colegas professores que participaram da pesquisa. Quando todos estavam predispostos a assumir uma nova postura como educadores, diante do desafio que representa o aluno trabalhador da escola básica que cedo ingressa ou procura ingressar no mercado de trabalho para contribuir na renda familiar e que, ao mesmo tempo, precisa frequentar a escola noturna, resolveu-se partir para uma ação conjunta que resultou nesta proposta de estudo que aqui está sendo apresentada e socializada.

15:00
Educação em Direitos Humanos nas licenciaturas: um estudo de caso na UFBA
PRESENTER: Gisele Carneiro

ABSTRACT. A Educação em Direitos Humanos (EDH) é instrumento de educação crítica e se propõe a formar para cidadania, promovendo o respeito à dignidade humana. Portanto, é fundamental que ela esteja presente no processo formativo dos professores, sobretudo porque eles atuarão como multiplicadores desses conhecimentos. Este estudo objetivou analisar a percepção dos estudantes de licenciatura da UFBA acerca da EDH na formação docente. A investigação ocorreu por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e coleta de dados obtida mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura. Os resultados apontaram que 32 estudantes confirmaram a inexistência da EDH no currículo. Como consequência, os estudantes demonstraram perceber a importância da EDH na formação, contudo, apresentam conhecimentos superficiais do tema. Por outro lado, outros demonstraram posicionamento mais crítico em relação à EDH, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o currículo oculto na formação docente.

15:20
Formação Inicial Docente na UFBA: o papel do PIBID
PRESENTER: Odonilton Lemos

ABSTRACT. Esse artigo é o recorte de um estudo de caso acerca da formação docente na UFBA e tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca das contribuições do PIBID para sua formação. Foram realizadas 33 entrevistas semi estruturadas e 11 grupos focais com 29 estudantes de 12 cursos de licenciatura matriculados entre o segundo e o último semestre. Destes, 16 estudantes foram incluídos na pesquisa por terem sido bolsistas do PIBID. A partir da análise de conteúdo, os estudantes revelaram que o PIBID vem atuando como um dispositivo necessário de transformações na formação docente, funcionando como um elo de ligação entre as escolas públicas e os professores, valorizando o conhecimento universitário. Por outro lado, destacaram a insuficiente abrangência do programa em decorrência dos cortes de verbas, mesmo sendo uma inovação pedagógica com impactos benéficos na qualificação dos docentes da educação básica e na valorização do magistério.

15:40
De(compondo) uma metodologia de investigação no estudo de documentos curriculares prescritos

ABSTRACT. Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa, que produz análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. Procedimentos fundados em uma versão do método da comparação intitulada estudos comparados, que sustenta outra representação, ou outro delineamento qualitativo da comparação, cruzando os campos da educação, história da educação e sociologia comparadas. E, neste contexto, escolhemos como fontes de inverstigação dissertações e teses, de um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do “mundo curricular”. De outro, por disponibilizar um “conhecimento poderoso”, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevante estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos.

14:00-16:00 Session 8C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma geografia de águas incertas

ABSTRACT. A investigação na pesquisa histórico-cultural supõe um pesquisador cujas relações estabelecidas com o(s) pesquisado(s) se tornam o interesse principal do estudo. Esse pesquisador não se comporta frente ao outro como um objeto neutro, vai a campo fundamentado por uma teoria, não uma teoria rígida, e sim enquanto processo vivo, que é desenvolvida e que desenvolve o pesquisador e o pesquisado, adquirindo novos e múltiplos sentidos a cada situação vivenciada. Nesse texto, a partir de minha Tese de doutorado, busco reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a formação de professores para/com as tecnologias digitais na educação, apresentando o campo de uma pesquisa e o cenário teórico-metodológico. Retomo os fundamentos teórico-metodológicos utilizados e realizo uma breve apresentação da utilização de Eixos de Significação, debatendo sobre o trabalho investigativo junto a professores em formação continuada para e com as tecnologias digitais e as “construções” realizadas a partir da questão proposta.

14:20
Educação em Ciências em contextos escolares indígenas brasileiros: algumas reflexões

ABSTRACT. Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir os principais resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos com relação a educação em ciências em contextos escolares indígenas desenvolvidos, nos últimos 13 anos, em três realidades educacionais das seguintes regiões brasileiras: norte, nordeste e centro-oeste. A pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, com fase caracterizada pela perspectiva etnográfica e pela pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de variados instrumentos, como: pesquisa bibliográfica, análise documental, evocações livres, questionários, entrevistas e observações.

14:40
Como os idosos em cuidados paliativos enfrentam o processo de morrer?

ABSTRACT. Este estudo tem como objetivos: conhecer como os idosos estão nessa fase da vida, investigar como os idosos lidam com eventos difíceis da vida e com o próprio processo de morrer. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa realizada com 16 idosos em cuidados paliativos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos localizada no município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada e norteada por questões semiestruturadas. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados dos discursos advindos das entrevistas foram analisados segundo análise temática proposta por Minayo. Os discursos foram condensados em três pilares: Residente, Família e Instituição com categorias e subcategorias relacionadas aos aspectos biopsicossociais. Consideramos que a maioria dos idosos tem dificuldades de enfrentar o seu processo de morrer, mesmo após ter vivenciado situações complexas ao longo da vida e sentem-se sozinhos.

15:00
A sexualidade da mulher na perspectiva das usuárias da atenção básica à saúde

ABSTRACT. Estudo compreende que a sexualidade humana é um fenômeno complexo, que para além da dimensão biológica, recebe influências de fatores históricos, culturais, sociais, políticos e ideológicos. Percebe-se que a construção histórica e sociocultural dos papeis associados aos gêneros, repercute, inclusive no cuidado á saúde da mulher, no que diz respeito a abordagem da sexualidade, devido a criação de binômios mulher – reprodução e homem – sexualidade. Dessa forma, tem como objetivo, analisar a historicidade da sexualidade e da atividade sexual das mulheres atendidas nos serviços da atenção primária. Trata-se de uma análise qualitativa, as mulheres atendidas nas USF e UBS foram as participantes, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados e esses foram analisados pela análise de conteúdo, modalidade temática. Esse processo permitiu definir temas: a sexualidade como fenômeno complexo, a história de vida das mulheres esculpindo a sua sexualidade e a moralidade da sexualidade da mulher.

15:20
Gêneros, Sexualidades e Educação: Estratégias Discursivas como Ferramentas de Poder na Construção do Pânico Moral que Refletiram nas Eleições do Brasil em 2018

ABSTRACT. Este trabalho tem como objetivo analisar a discursividade produzida por líderes políticos e religiosos sobre as discussões de gêneros e sexualidades no contexto da educação e como esses discursos construíram o pânico moral, conduzindo a sociedade a reproduzir e reforçar os discursos que excluem determinados grupos sociais. Tomamos como embasamento teórico a arqueogenealogia, formulada por Foucault, para compreender as categorias : discurso, poder/saber/verdade e normatização. Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo como corpus para a análise vídeos do YouTube contendo pronunciamentos de líderes políticos e religiosos. Utilizamos a Análise do Discurso, cuja proposta foi delineada a partir das teorizações de Foucault, tendo como base as categorias: Quem fala? De onde fala? Que efeitos de sentido geram? Que discursos aparecem? A partir de que grande acontecimento os discursos emergem? Os sujeitos são atravessados por discursos de cunho moral, religioso e pseudocientífico que sustentam a heteronormatividade e excluem quem foge a este padrão.

15:40
Envelhecimento bem-sucedido na perspectiva de pessoas idosas

ABSTRACT. Esta pesquisa teve como objetivo, investigar o envelhecimento bem-sucedido na perspectiva de pessoas idosas. Trata-se de um estudo do projeto intitulado “Significados e percepções do envelhecimento na perspectiva de pessoas idosas” realizado em um Programa de Iniciação Científica Universitário. Pesquisa do tipo qualitativa realizada com 22 pessoas com idade de 60 anos ou mais. Para a coleta de dados, aplicou-se uma entrevista semi-estruturada com análise pelo método hermenêutico-dialético. Foram constatados as seguintes unidades de registro nos resultados: A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, manter o vínculo e o convívio familiar, participar de grupo de idosos, independência financeira, ser respeitado pela sociedade, participar de atividades sociais e de lazer, a espiritualidade, ter saúde, estar acompanhada do cônjuge, viver sozinha e sentir-se jovem. Concluímos neste estudo que através das entrevistas o envelhecimento bem-sucedido tem pontos de vista diferentes, devido aos valores individuais construídos durante o curso de vida.

14:00-16:00 Session 8D: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
Refinando o modelo conceptual com o apoio de software: definindo categorias para a análise de redes de colaboração
PRESENTER: Denise Leite

ABSTRACT. Foi identificada a necessidade de construir e refinar um modelo conceptual com vista a atingir dois objetivos: 1) ter uma ferramenta de comunicação clara e funcional para o trabalho colaborativo de uma a equipa de investigação dispersamente localizada; 2) ter uma ferramenta de análise de dados, claramente estruturada para uso em diversos projetos mas com uma temática abrangente (Redes de Colaboração). Foi selecionado um software (WebQda) que proporciona um ambiente colaborativo e ubiquamente distribuído (via web), de utilização simples e intuitiva, adequado a integrar os vários projetos que a equipa está a desenvolver.

14:20
A produção científica no sistema de pós-graduação brasileiro: os desafios da avaliação qualitativa

ABSTRACT. É objetivo deste trabalho apresentar os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a problemática da avaliação da produção científica no sistema de pós-graduação no Brasil, centralizada na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e caraterizada pelo predomínio de abordagens quantitativas. Os indicadores, parâmetros e critérios de qualidade, foram evoluindo desde a utilização de escalas de registro até a inclusão dos indicadores bibliométricos do qualis periódicos e livros, do fator de impacto (IF) e do índice h, entretanto, mantendo o predomínio de escalas e classificações quantitativas e gerando um exacerbado produtivismo acadêmico. Perante esse quadro, procuram-se formas de avaliação qualitativa, tais como balanços, estados da arte, analises epistemológicas, que utilizem métodos mistos e integrem as dimensões quantitativas e qualitativas da produção. Avaliações que atendam critérios epistemológicos e pedagógicos da formação profissional e considerem as condições da diversidade regional e as necessidades do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

14:40
Dialogando sobre incontinência urinária na pessoa idosa hospitalizada por meio da técnica de grupo focal

ABSTRACT. Estudo qualitativo, descritivo, que teve por objetivo apreender os fatores relacionados ao surgimento ou piora da incontinência urinária da pessoa idosa hospitalizada na visão da equipe de enfermagem, considerando a tríade donabediana. O grupo focal foi utilizado como técnica de coleta de dados e, para tratamento dos dados, foi adotada a análise de conteúdo de Bardin com posterior codificação das unidades de registro através do software WebQDA. Considerando a tríade donabediana: estrutura, processo e resultado, os fatores relacionados ao surgimento ou piora da incontinência urinária na pessoa idosa hospitalizada, estão primordialmente interligados ao componente estrutura, com destaque para o atributo recursos humanos, seguido dos recursos materiais e estrutura física. As oficinas de grupo focal possibilitaram a reflexão e sensibilização dos participantes com relação ao problema por meio do ato de repensar a prática clínica e propor medidas e intervenções a fim de minimizá-lo no cenário estudado.

15:00
El Proceso de aprendizaje y los tipos de mente

ABSTRACT. The structure of the work we present is divided into the following sections: in the first section, conceptual framework: background and studies on conscious learning, a synthetic review of the theoretical framework on the learning process and types of mind is made. The second section: “the learning process and its relationship with the conscious, subconscious and unconscious mind”. In the third section, the learning process and its relationship with the conscious mind and procedural teaching are identified. In the fourth section, the learning process and its relationship with the subconscious mind is described. In the fifth section it deals with the characteristics of the unconscious mind and the learning process; in the sixth section, the results observed during the classes versus the group are described; finally a proposal is made. In this proposal, called "Metacognitive Skills Model".

15:20
Sexualidad y Discapacidad en Europa y América Latina. Hacia la construcción del rol y figura del/de la Acompañante Sexual

ABSTRACT. Desde hace más de una década, en varios países europeos se viene trabajando y generando marcos normativos en torno a la figura del/de la Acompañante Sexual para Personas en situación de Discapacidad (PsD). Ello implica deconstruir imaginarios en torno a la relación Discapacidad - Sexualidad y, más aún, derribar barreras para el pienso en torno a lo que implica dicha figura para estas situaciones. ¿Cómo se está incursionando en la temática en Europa y América Latina transversalizada por una fuerte “ideología de la normalidad”? ¿Se piensa en nuestras sociedades en torno a la relación Discapacidad - Sexualidad? ¿Están dadas las condiciones sociales, culturales y simbólicas para la incorporación de esta figura en el reconocimiento de la sexualidad en las PsD? Esta investigación trabaja metodológicamente desde los Encuentros Creativos Expresivos de la Sociología de Cuerpos/Emociones.

15:40
Construcción de un Modelo metodológico para el estudio del Cuerpo, y sus emociones con perspectiva de género en zonas mineras Chilenas.

ABSTRACT. Con los análisis de los hallazgos de esta investigación busco construir un modelo de emociones y género, que permita analizar la experiencia subjetiva del cuerpo en contexto minero. El diseño del modelo contiene la aplicación sinérgica de estrategias cualitativas con perspectiva feminista; observación, mapas del cuerpo, y grupos de conversación. Con los hallazgos emergen modelos comprensivos de las relaciones entre emociones, género y corporalidad situada. La lectura de los modelos articulados, permite develar cómo hombres y mujeres en trabajos diferentes, pero ambos vinculados a minería se sitúan como “animals laborans”. Atrapados por los mandatos neoliberales de las sociedades de rendimiento, validando en el siglo XXI los principios de masculinidad hegemónica como proceso central en la mantención del vínculo entre hombres y mujeres participantes. Concluimos que el vínculo entre éstos, emerge desde las demandas de sus cuerpos explotados, los que expresan y omiten las emociones en una performance interaccional.

14:00-16:00 Session 8E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
Análisis del intercambio comunicativo: Planteamiento innovador del quantitizing

ABSTRACT. Los mixed methods requieren el desarrollo de fórmulas de integración entre elementos cualitativos y cuantitativos. A partir del connecting, este trabajo se focaliza una vía de quantitizing que toma como punto de partida la realización de una observación sistemática (observación directa, indirecta, o ambas conjuntamente) en la cual se obtienen registros descriptivos (fase QUAL). A partir del marco teórico y pericia empírica se dispone de un instrumento de observación con un sistema de códigos para cada dimensión/subdimensión, y además se establecen criterios para la segmentación de los episodios en unidades. Con ello es posible la sistematización del registro, que adopta el formato de una matriz de códigos, la cual puede analizarse cuantitativamente (fase QUAN). Los resultados se interpretarán retornando al problema inicial de estudio (fase QUAL). La estrategia que conlleva esta forma de realizar el quantitizing es innovadora, y no tiene límites de aplicabilidad.

14:20
Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais: análise de um curso de Formação de Mediadores em EaD

ABSTRACT. Este artigo visa analisar o processo de aprendizagem colaborativa em um curso de formação de mediadores em Educação a Distância (EaD), tomando como referência os conceitos e concepções teóricas que respaldam a interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo estudo de caso, com um enfoque misto orientado qualitativamente, tendo como foco principal a exploração das percepções e vivencias dos estudantes. Os dados foram coletados a partir de um questionário disponibilizado na sala virtual do curso e da técnica de observação não participante. Os resultados evidenciam a ocorrência de aprendizado colaborativo concretizado por meio das distintas interações entre estudante-estudante, estudante-tutor e estudante-conteúdo. A efetiva aprendizagem colaborativa no curso foi possível devido a construção de um ambiente virtual dialógico, e a atuação do tutor em criar condições favoráveis à interações entre os participantes.

14:40
Aspectos identificados no processo de contratualização em um hospital público de ensino

ABSTRACT. Este artigo objetivou identificar as percepções dos gestores quanto os principais aspectos envolvidos na gestão de um hospital público de ensino de Goiânia com base no Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino implantado em 2004, pelo governo federal do Brasil. Utilizou entrevista semiestruturada com perguntas abertas, para coleta de dados, realizada análise de contéudo com suporte do software WebQDA. Constatou conhecimento dos gestores antes e depois da contratualização e os aspectos positivos e negativos relacionados com a gestão. Apesar de aspectos mais positivos da contratualização sugere pactuações mais exequíveis, com envolvimento maior de todos os gestores, favorecendo tanto o desempenho institucional quanto na melhoria assistencial e perfil do hospital pesquisado.

15:00
Diário de campo em pesquisa sobre atuação de psicólogas no enfrentamento à violência contra mulheres
PRESENTER: Marilda Castelar

ABSTRACT. O artigo objetiva discutir o recurso do diário de campo como primordial na realização e compreensão de pesquisas qualitativas exploratórias. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira utilizando um questionário online para um mapeamento de equipamentos e práticas de profissionais de psicologia; e a segunda foi realizada por meio de observação participante registrada em diário de campo. Foi possível caracterizar as/os profissionais que atuam no atendimento a mulheres que sofreram violência, registrando suas experiências, identificando a possibilidade de práticas inovadoras vinculadas a sua atuação, e mapear os equipamentos de enfrentamento à violência contra as mulheres do estado da Bahia-Brasil. O diário de campo produzido a partir da observação participante, enquanto metodologia qualitativa, viabilizou a produção de uma análise mais crítica e com embasamento vivencial acerca da atuação profissional das/os psicólogas/os. Evidenciando aspectos subjetivos e compreendendo os resultados objetivos obtidos através do questionário.

15:20
Concepções de professores e alunos sobre acolhimento de adolescente após o tratamento de câncer

ABSTRACT. Objetivo. Analisar o acolhimento de adolescente após o tratamento do câncer, segundo concepções de professores e alunos de uma escola municipal. Métodos. Pesquisa qualitativa e participatória, desenvolvida com o método criativo-sensível, informações do prontuário e observações etnográficas. Professores (4), alunos na adolescência (5) e uma adolescente índice participaram da pesquisa. A aplicação da análise de conteúdo resultou em temas compreendidos à luz da teoria da conscientização. Resultados. A adolescente índice mudou-se para um novo bairro e matriculou-se em uma escola nova. Inicialmente, bullying resultou de uma consciência ingênua sobre o câncer, o tratamento e imagem corporal modificada. Gradualmente, barreiras de desacolhimento foram superadas; e o acolhimento verdadeiro aconteceu. Conclusão. O acolhimento foi um processo dialético, lento e inacabado devido a estereótipos que precisaram ser desconstruídos. Estratégias educativas conduzidas pelo enfermeiro, sobre o viver após a cura do câncer infanto-juvenil, representam ações intersetoriais necessárias nos campos da saúde e educação.

15:40
Percepções dos agentes comunitários de saúde sobre o processo de formação para a atuação profissional

ABSTRACT. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem elevada importância para a saúde pública no Brasil, sendo a formação essencial para viabilizar a excelência da sua atuação. Este estudo objetivou analisar as percepções dos ACS sobre o processo de formação para atuação profissional. Realizou-se estudo metodológico, aplicado e qualitativo. Utilizaram-se questionário, diário de campo e registros escritos para a coleta dos dados, sendo analisados com base na Análise de Conteúdo na modalidade temática e interpretados à luz dos normativos sobre atuação do ACS no Brasil. Os participantes evidenciaram a importância dos cursos introdutórios e técnico para a formação profissional; o trabalho do ACS diante da Política Nacional da Atenção Básica reformulada; e o interesse na educação continuada. Sugeriram a oferta de capacitações para atualização dos conhecimentos. Diante do contexto de atuação dos ACS, precisam ser adotadas formas mais abrangentes, continuadas e organizadas de formação para melhorar a atuação desse profissional.

14:00-16:00 Session 8F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
La búsqueda de inmediatez en conductores y peatones argentinos. Una aplicación de la Teoría Fundamentada
PRESENTER: Gabriel Escanés

ABSTRACT. Este artículo aborda la problemática de los atropellos a peatones y choques entre vehículos en Argentina que ocurren como consecuencia de la adopción de conductas violatorias de las normas. El principal objetivo de este trabajo se enfocó en identificar y comprender la creencia central subyacente a dichos comportamientos riesgosos. Se propuso el empleo de una metodología cualitativa cuyo interés se centra en la interpretación de los hechos humanos. En este contexto, se desarrolló el procedimiento analítico propuesto por la teoría fundamentada. El artículo concluye con una reflexión acerca del sentido de improductividad que adquiere la circulación por la vía pública para los transeúntes. Esta creencia estructura los modos de desplazarse al representar una de las causas de la violación de normas.

14:20
Violências no namoro: as representações de estudantes do ensino secundário profissionalizante

ABSTRACT. O tema das violências no namoro vem adquirindo crescente importância nas agendas da educação e da saúde. Esta estudo buscou descrever a experiência de violência vivida durante o período de namoro por estudantes adultos do ensino secundário profissionalizante. Neste estudo exploratório, transversal, qualitativo e descritivo, participaram 83 estudantes. Para tanto, foi utilizado um inquérito por questionário construído para o efeito. O estudo revela que 25% dos inquiridos foram vítimas de violência no namoro, com prevalência no género feminino. Destes 11% infligiram violência no namoro, sendo o predomínio do género masculino. Relativamente ao tipo de violências, os agressores apontam, maioritariamente, a agressão verbal. As vítimas assinalam, seguidamente, a agressão verbal e psicológica. O estudo coloca em destaque diversas dimensões que emergiram do testemunho dos participantes envolvidos no fenómeno da violência e permite inferir da necessidade de ser repensada a política educativa e de saúde na abordagem às violências no namoro.

14:40
Desenvolvimento da metodologia lean num serviço de urgência: scoping review
PRESENTER: Armando Sousa

ABSTRACT. Os serviços de urgência (SU) enfrentam desafios significativos no atendimento eficiente, de qualidade e seguro, a sobrelotação, o envelhecimento populacional, as reentradas, a falta de profissionais de saúde e falta de camas, são a realidade diária destes serviços. A metodologia Lean é uma proposta de reorganização da prática e do processo, ajudando na eliminação do desperdício e na criação de valor em saúde. Este trabalho pretende mapear a evidência existente sobre os benefícios da implementação da metodologia lean no serviço de urgência e identificar dificuldades na sua implementação. Foi conduzido uma revisão scoping segundo a metodologia preconizada pela Joanna Briggs Institute, tendo obtido 64 artigos dos quais apenas 17 cumpriam os critérios de inclusão.

15:00
Sendo Estressante A Experiência De Cuidar Do Filho Com Extrofia Vesical
PRESENTER: Fabiane Almeida

ABSTRACT. Objetivo: Compreender o significado de cuidar de um filho com extrofia vesical. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital público infantil, da cidade de São Paulo, Brasil. Participaram da amostra, seis pais de crianças com extrofia vesical atendidas na instituição durante 2018. A coleta foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Foram constituídas três categorias a partir dos DSCs: “Sendo estressante para os pais a rotina de cuidados do filho”, “Recebendo apoio da família e amigos”, “Sendo difícil delegar o cuidado da criança para outras pessoas”. Considerações finais: Os resultados sinalizam para a importância de se compreender a experiência do cuidador da criança com extrofia. Muitos são os momentos difíceis vivenciados por eles e os desafios a serem enfrentados, sendo fundamental oferecer suporte adequado a eles no sentido de atender suas necessidades singulares.

15:20
Morte e Vida: Qual o papel da espiritualidade no enfrentamento do câncer?

ABSTRACT. O câncer configura-se como segunda causa principal de morte no mundo. Buscou-se compreender os aspectos de significação e ressignificação do câncer por meio da espiritualidade no enfrentamento de pessoas com diagnóstico de câncer. O presente estudo possui caráter descritivo, qualitativo e observacional. A amostra foi composta aleatoriamente por mulheres que foram diagnosticadas com câncer na cidade de Campina Grande, Paraíba, com idade superior a 18 anos e que aceitassem, voluntariamente, participar do estudo. O número da amostra foi definido pelo critério de saturação do discurso. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2018, e a análise delas foi consoante o método de análise de conteúdo. Respeitou-se os aspectos éticos. Foi possível concluir que o câncer traz prejuízos ao bem-estar dos pacientes em aspectos físicos e mentais. Nesse contexto, a espiritualidade surge como um aspecto de enfrentamento.

15:40
Do consciencializar a decidir ser mãe depois dos 35 anos: um estudo de Grounded Theory

ABSTRACT. O presente estudo é parte de uma investigação mais ampla que visa alargar a compreensão da transição para a maternidade após os 35 anos. Objetivo: compreender o processo de transição das mulheres em situação de maternidade depois dos 35 anos. Metodologia: Grounded Theory de Kathy Charmaz (2014). Os resultados permitiram a construção de um modelo compreensivo da experiência de transição para a maternidade depois dos 35 anos, designado “Metamorfose em Mãe”. Este processo integra várias categorias, sendo apenas abordadas no presente artigo: “Consciencializando o desejo de ser mãe” e “Escolhendo o momento certo”. Conclusão: a primeira etapa do processo começa com a consciencialização do desejo de ser mãe e tem vários fatores desencadeantes, uns centrados centrados na mulher, outros no desejo de satisfazer o companheiro; o padrão de condições e motivações encontradas para engravidar contribuíram para a segunda etapa do processo, que designámos por “Escolhendo o momento certo”.

14:00-16:00 Session 8G: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
O grupo reflexivo de mediação biográfica como método de investigação e dispositivo de formação

ABSTRACT. Apresentamos reflexões sobre os pressupostos teórico-metodológicos do grupo reflexivo de mediação biográfica (Passeggi, 2011, 2016), entendido como um método de pesquisa qualitativa para recolha de fontes e dispositivo de formação coletiva. Descreveremos procedimentos utilizados com base na tríplice mimese (Ricoeur, 1994) e nas figuras antropológicas do narrador e do mediador (Passeggi, 2008). As pesquisas ancoram-se em estudos do movimento socioeducativo das histórias de vida em formação (Pineau, 2005, Josso, 2010), da psicologia de orientação narrativista (Bruner, 1997, Brockmeier & Harré, 2003) e da formação docente (Nóvoa, 2002, 2009). Os dados empíricos estão constituídos por narrativas de professoras da educação básica, elaboradas em contextos de formação continuada. As análises visam demonstrar a indissociabilidade da ação de narrar e de formar (se); a dimensão fundante dos grupos reflexivos e da mediação biográfica na refiguração das relações intergeracionais e do capital biográfico no processo de configuração da memória coletiva e do ethos docente.

14:20
Ser mujer: ¿lucha entre generaciones?

ABSTRACT. La metáfora "aceleración del tiempo histórico" alude a la actual velocidad de los cambios societales. Las transformaciones científico-tecnológicas, socio-culturales y políticas de los últimos cincuenta años, cambian radicalmente el mundo de vida y lo cotidiano. El mundo hoy hubiera sido impensable medio siglo atrás. Para las personas viejas adaptarse es necesario, pero ¿cancelan o concilian los modelos que internalizaron de jóvenes? ¿Qué tensiones les producen? Este artículo tiene varios propósitos: 1) presentar el análisis narrativo como estrategia basada en un caso, enlazando biografía, historia y contexto social. 2) discutir las tensiones entre tiempo biográfico y tempo social a partir de los marcos de referencia definidos por la situación de producción del discurso; 3) identificar las posiciones en el campo de los discursos de género, en que se sitúa uno de los conflictos intergeneracionales emergentes del estudio. 4) Analizar las “jugadas” que realizan los sujetos/as para posicionarse en dichos conflictos.

14:40
A inserção dos conteúdos afro-brasileiros nas aulas de Educação Física escolar: uma análise de conteúdo

ABSTRACT. O artigo tem como objetivo geral: analisar a prática pedagógica de professores/as de Educação Física das escolas estaduais do Estado de Pernambuco à luz da Lei n. 10.639/2003 (Brasil, 2003). Para seu desenvolvimento privilegiamos um diálogo com os pressupostos metodológicos das Ciências Humanas através de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tal, reconhecemos as nuances do movimento negro no cenário brasileiro, com enfoque no âmbito educacional; analisamos a produção do conhecimento sobre os conteúdos afro-brasileiros em periódicos da Educação Física; investigamos os reflexos da Lei n.10.639/03 sobre os documentos curriculares do estado de Pernambuco, e particularmente na Educação Física e; por fim, analisamos a pratica pedagógica dos professores/as de Educação Física nas escolas estaduais a partir da inserção destes conteúdos. Submetemos os dados a análise de conteúdo categorial por temática (Bardin, 2011), buscando elucidar os seus núcleos de sentido.

15:00
O Cuidado na Formação de Crianças de Zero a Dois Anos: análise temática na perspectiva dos profissionais

ABSTRACT. A implantação de creches no Brasil é um processo histórico que perpassa leis e processos de formação profissional. Objetivou-se analisar a relação entre cuidado em saúde da criança na educação infantil com a prática pedagógica dos profissionais de creche e gestores e elaborar propostas para a atuação neste cenário. Utilizou-se pesquisa qualitativa, entrevista e oficina de trabalho com professores e auxiliares de desenvolvimento escolar (ADEs) e entrevista com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na análise de conteúdo, na modalidade temática, captou-se que o cuidado e a educação são articulados, exige olhar atento para os problemas de saúde ou acidentes. Os profissionais e gestores devem conhecer as necessidades de seus alunos e no adoecimento da criança realiza-se encaminhamentos junto aos pais, com o apoio da gestão. Sugeriu-se trabalhar mais integrado aos pais, considerando que podem ocorrer visões divergentes sobre o cuidado e a educação das crianças.

15:20
O olhar dos profissionais da educação sobre a eficácia de uma formação continuada
PRESENTER: Carolina Ribeiro

ABSTRACT. Este estudo exploratório de natureza qualitativa objetivou avaliar quais os fatores necessários à eficácia de um curso de formação continuada na perspectiva de profissionais da educação. Diretores, coordenadores e professores da educação infantil constituiram uma turma de 23 profissionais que participaram de uma formação com 25 horas de estudo, em uma cidade brasileira. Os dados foram coletados por meio de um instrumento avaliativo ao final da formação em que se procurou saber a opinião dos participantes sobre o curso realizado. Os resultados mostraram que esses profissionais desejam aprimorar-se, por isso preocupam-se em adquirir conhecimentos que contribuam para a melhoria da sua prática pedagógica.

15:40
Fatores associados à automutilação: contribuição para as tecnologias do cuidado de Enfermagem ao adolescente

ABSTRACT. Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de descrever os fatores associados a automutilação a partir da percepção dos enfermeiros diante dos adolescentes que procuram terapêutica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (CAPSi) de Curitiba/PR. Coleta dos dados deu-se nos CAPSi de Curitiba-PR, entre setembro e outubro de 2018, por meio de entrevista gravada. Participaram dez enfermeiros. Aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Positivo e pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. A organização ocorreu por unidades de registro e categorizadas em duas categorias, intitulada: Fatores associados à automutilação e; Tecnologias e Estratégias do cuidado de Enfermagem na Automutilação. Conclui-se, que a automutilação dispõe de vários fatores associados sintomas de transtorno de comportamento, conflitos familiares e gênero e necessita de estratégias e tecnologias específicas como acolhimento, consulta de enfermagem, estabelecimento de vínculo, entre outros para sua faixa etária.

14:00-16:00 Session 8H: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
A Funcionalidade “Ajuda” no processo de Autoaprendizagem de CAQDAS: O Caso do webQDA
PRESENTER: Fábio Freitas

ABSTRACT. A exigência inerente à produção científica leva-nos, em muitos casos, a depender de ferramentas tecnológicas para o apoio de análise dos dados, tais como os Computer Assisted Qualitative Data Analysis (CAQDAS). Todavia, a aprendizagem destas ferramentas pode-se afigurar como um desafio para os investigadores, sendo esse processo muitas vezes realizado autonomamente pelos investigadores. Nesse sentido, o software webQDA disponibiliza aos seus utilizadores a funcionalidade “Ajuda”, como suporte à autoaprendizagem do seu aplicativo. Este estudo procurou compreender de que forma esta funcionalidade apoia os utilizadores no processo de autoaprendigem. Para tal, foi realizado um workshop de avaliação com 22 participantes, tendo sido possível verificar, uma significativa satisfação por parte dos utilizadores, sendo a clareza das instruções e o grau de usabilidade da “Ajuda”, como os elementos mais valorizados positivamente. Assim, é possível inferir que a “Ajuda” no webQDA aparenta ser uma funcionalidade viável para o apoio à autoaprendizagem do seu software.

14:20
O sistema judiciário, o orçamento público e a investigação qualitativa: a essencialidade do uso do software Web Qualitative Data Analysis na avaliação de políticas públicas infantojuvenis no Estado do Rio de Janeiro

ABSTRACT. Dentro da perspectiva de atuação do Ministério do Público do Estado do Rio de Janeiro, a investigação faz uma análise sobre como o governo planejou e executou as políticas públicas infantojuvenis, com o objetivo central de evidenciar quais os programas de governo e ações estiveram presentes ao longo dos anos de 2015 a 2018. Mais especificamente, busca-se verificar se as políticas públicas foram suficientes para defender, acompanhar e proteger a fundamentalidade dos direitos sociais ausentes, bem como identificar pelas incorreções legais aqueles que deram causa às omissões. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e quantitativa que tem como fontes principais os relatórios oficiais emanados pela própria Secretaria de Estado de Fazenda por meio do Sistema Siafe-Rio e como ferramenta de organização, identificação e categorização das políticas públicas o software WebQDA. Conclui-se com um diagnóstico do quantum fora investido, por quem e em quais áreas.

14:40
La calidad en el análisis de registros fotográficos con el software Nvivo 12

ABSTRACT. El presente trabajo se centra en identificar las las posibilidades que brinda el software Nvivo 12 para el análisis de datos fotográficos en investigación cualitativa. Se toman como referentes metodológicos las aportaciones de autores como Banks (2007), Pink (2007 y 2009) y Ardèvol (2004) entre otros, que hacen uso de estos registros desde procedimientos participativos. Dado el interés que están cobrando estos procedimientos en la investigación social, se analizan las contribuciones de uno de los software de análisis de datos cualitativos para facilitar las tareas técnicas del investigador en el análisis de registros visuales. Se presentan las principales funciones de uno de estos software y se discuten las posibilidades que ofrece para garantizar el tratamiento y la elaboración de un riguroso proceso de análisis de datos de esta naturaleza.

15:00
Projeto de vida em adolescentes: análise pelo software IRAMUTEQ

ABSTRACT. Ter projeto de vida (PV) é fator de proteção do desenvolvimento de adolescentes. Este estudo apresenta as possibilidades de análise do software IRAMUTEQ nos relatos de adolescentes sobre PV. Participaram 18 adolescentes (sexo feminino = 77,7%), entre 15-19 anos, bolsistas de um programa social de educação e popularização de C&T, foram divididos em grupos de cinco participantes, respondendo uma Ficha de Caracterização e Escala de Projetos de Vida para Adolescentes, com seis dimensões (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais), e participaram de grupos focais, com relatos gravados. O software gerou um corpus textual sobre PV, compondo uma Nuvem de Palavras e a Análise Hierárquica Descendente e Análise de Similitude, com dois subcorpora e seis classes, relacionadas ao programa social e ao PV no presente, aos planos e expectativas de futuro. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise de conteúdo dos relatos verbais.

15:20
Gestión de grupos de interés en cadenas productivas: El caso de la Dirección Regional de Producción de Piura en la cadena extractiva de la pota en Paita en 2018.

ABSTRACT. El presente artículo estudia el rol de los gobiernos subnacionales en la gestión de los interesados de cadenas productivas en ambientes de extracción de recursos hidrobiológicos, con el análisis del caso de la Dirección Regional de Producción de Piura en la actividad económica de la pota en Paita. Para ello, se realizaron entrevistas y se revisó documentos que evidencien relaciones dadas entre los actores, que fueron sistematizados en WebQDA. Finalmente, se construyó y analizó la red a través del software Gephi, obteniendo así una densidad de 41% y un grado alto de intermediación y cercanía de la DIREPRO Piura.

15:40
Representações sociais acerca do indígena no contexto brasileiro
PRESENTER: Luciana Maia

ABSTRACT. Este estudo objetiva conhecer as representações sociais acerca do indígena no Brasil. Os achados decorrem da aplicação do teste de associação livre e de entrevistas com 38 participantes. O material foi submetido a uma análise de conteúdo subsidiada pela teoria das representações sociais, com auxílio do software Atlas-TI. A análise apresentou 492 trechos de narrativas, agrupados em categorias: concepções do indígena; origem do conhecimento; relação entre indígena e sociedade. A associação livre resultou em 190 evocações, classificadas em: sujeito diferenciado, sujeito de direitos, sujeito excluído, sujeito valorizado. As representações acerca do indígena estão ancoradas em conhecimento prévio que o coloca numa condição de sujeito primitivo. O distanciamento da população reforça estereótipos que subjugam o indígena. O conhecimento desmistifica os estereótipos, fazendo com que o indígena seja respeitado em sua cultura e, ao mesmo tempo, reconhecido como sujeito de direitos, como qualquer outro cidadão.

14:00-16:00 Session 8I: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 1 / Comunicaciones Paralelas 1 (15m + 5m)

14:00
Monitorização do stress, promoção do awareness e bem-estar no local de trabalho: um novo desafio para os profissionais de saúde
PRESENTER: Tiago Nascimento

ABSTRACT. O stress no local de trabalho tem sido associado a um aumento do absenteísmo e do presenteísmo nas organizações, com alto impacto na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. O objetivo é fornecer à organização uma ferramenta de awareness fornecendo insights baseados no bem-estar dos colaboradores e respetivas necessidades, levando a um ambiente saudável no local de trabalho. O artigo apresenta assim um trabalho de pesquisa em curso para um reconhecimento precoce dos fatores de risco identificados e para envolver os trabalhadores tornando-os proativos no seu local de trabalho. O principal objetivo deste modelo é monitorizar os fatores de risco e indicadores que influenciam a gestão do stress. Este modelo é sustentado na teoria geral dos sistemas, e apoiado no Ciclo de Boyd permitindo ao gestor a tomada de decisões em tempo real. O modelo terá como objeto de estudo, as ciências da saúde com enfoque na disciplina de enfermagem.

14:20
O Envolvimento de Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na Construção de Recursos para Crianças do 1.º CEB: O Projeto PROLEARN4ALL

ABSTRACT. No presente artigo apresenta-se o trabalho de pessoas com deficiência intelectual na construção de recursos pedagógicos,no âmbito do projeto ProLearn4ALL (Maletas Pedagógicas para TODOS). Este projeto tem como propósito a construção e validação de um conjunto de produtos que possam ser aplicados nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, que visam aumentar a consciência de todas as crianças para a inclusão. O design de investigação assentou num modelo qualitativo de análise de conteúdo aos discursos dos elementos da direção e dos formadores das pessoas com deficiência intelectual, apontando os resultados para implicações práticas das atividades desenvolvidas pelas pessoas com deficiência, quer na sua valorização profissional e futura possibilidade de inclusão no mercado de trabalho quer da sua participação ativa em sociedade. O seu trabalho no projeto, permitiu que se sentissem úteis à comunidade garantindo, por outro lado, que o ProLearn4ALL é um projeto feito com TODOS e para TODOS.

14:40
O cuidado-centrado na Família da Pessoa em Situação Crítica na Unidade de Cuidados intensivos: Revisão integrativa da literatura
PRESENTER: Anabela Mendes

ABSTRACT. A família da pessoa em situação-crítica, no processo de saúde-doença, deseja participar e ser escutado. Contudo, face à dinâmica impressa na UCI, a família experiência momentos de solicitam uma atenção focada e mais conforto. Este trabalho teve como finalidade conhecer as intervenções de enfermagem que garantem o cuidado-centrado à família da pessoa em situação crítica na UCI. Considerando a problemática, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com a pesquisa de artigos nas bases de dados MEDLINE e CINAHL e literatura cinzenta. Identificaram-se 136 fontes e selecionaram 13 para extração e análise. Constatou-se que o cuidado-centrado é essencial para a família face à situação de doença crítica em UCI. Importa que as intervenções de enfermagem tenham a família como núcleo dos cuidados e como recurso essencial, no cuidado à pessoa doente. Reconhece-se que esta intencionalidade implica tempo de cuidado, uma comunicação efetiva e apropriação de uma filosofia do cuidar.

15:00
Práticas preventivas nos cuidados ao coto umbilical do recém-nascido – uma revisão integrativa da literatura
PRESENTER: Cláudia Cardão

ABSTRACT. Os cuidados de Enfermagem prestados ao coto umbilical do recém-nascido variam entre instituições de saúde e até mesmo entre profissionais. De forma a clarificar as razões desta disparidade e verificar quais as práticas usadas nos cuidados ao coto umbilical, nomeadamente preventivas de onfalite e promotoras da sua separação, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Foram analisados 14 artigos (ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises), realizados entre 2011-2017, em meio hospitalar e na comunidade. Os resultados sugerem que a técnica do dry care é tida como o método mais adequado para prevenir a onfalite e reduzir o tempo de separação do coto em países desenvolvidos como Portugal, onde o risco de onfalite e de mortalidade neonatal é reduzido. Nos países em desenvolvimento, com elevadas taxas de mortalidade infantil, recomenda-se a aplicação de clorohexidina. No entanto, existe a necessidade de serem realizados mais estudos para reforçar a evidência encontrada.

15:20
A formação de profesores de música para a Educação Básica a partir dos relatórios de estágio supervisionado

ABSTRACT. O texto resulta de análises iniciais do que é proposto no estágio obrigatório para a Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de observar e compreender a formação docente a partir das práticas propostas, como tradução da relação entre a objetivação do “professor de música” no espaço escolar e as “práticas de música”, que oferta/constrói para esse espaço. O recorte temporal compreende os anos de 2014 a 2017, justificado por ser posterior à Lei 11.769/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e torna obrigatório o conteúdo de música na estrutura curricular da Educação Básica, dentro da disciplina Arte, além da mudança de projeto pedagógico do curso em referência. Após a análise de 230 relatórios conclui-se que as escolhas de conteúdos e práticas são mais apropriadas para a escola específica de música (Conservatórios). A música torna-se objeto autônomo, a-histórico, fora do contexto social dos alunos.

15:40
Subconjunto terminológico para o enfrentamento da violência doméstica contra a criança: um estudo de validação

ABSTRACT. Objetivo: Validar o Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) para o enfrentamento da violência doméstica contra a criança. Método: Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva e método brasileiro para elaboração dos subconjuntos terminológicos. Partiu-se da base terminológica de Albuquerque (2014) e 45 juízas/especialistas avaliaram os enunciados, utilizando questionário eletrônico. Análise foi baseada no Índice de Validade de Conteúdo (IVC>0,79). Resultados: Foram validados 14 DE/RE do grupo de fortalecimentos (9 para criança, 5 para família) e 46 do grupo de desgastes (30 para criança, 16 para família). Foram validadas 19 IE do grupo de fortalecimentos, 63 do grupo de desgastes e 18 para ambos os grupos. Conclusão: O subconjunto foi organizado evidenciando dimensões sociais do fenômeno e ações de enfrentamento, abrangendo tanto o âmbito individual quanto o grupal ou familiar. A prevenção e a promoção de ações emancipatórias foram os focos mais privilegiados.

16:10-18:30 Session 9A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
Percepção do processo de perda dentária e uso de prótese total

ABSTRACT. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do uso de próteses totais de indivíduos que frequentam o XXXX. Foi um estudo descritivo com metodologia qualitativa. A população constituída por usuários de prótese total, que frequentam o XXXX. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas semiestruturado e a técnica de análise de conteúdo para análise. Cinco categorias analíticas foram identificadas. Destaca-se a falta de acesso, prática mutiladora e medo para a razão da perda dos dentes. Em relação à perda dental, sentimentos de tristeza, humilhação, normalidade. Na reabilitação foram identificados sentimentos de chateação e alívio. Relacionado ao processo de vivência e adaptação emergiram sentimentos relacionados à satisfação, frustração. Considera-se que a abordagem qualitativa contribuiu significativamente para a compreensão do objeto de estudo possibilitando a identificação de sentimentos que devem ser considerados pela equipe envolvida no processo de reabilitação dentária.

16:30
Pequenas Ousadias Historiográficas Contra a Timidez dos Estudos Históricos-Organizacionais Brasileiros: uma discussão sobre escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicas
PRESENTER: Manuela Silva

ABSTRACT. Este artigo tem o objetivo discutir escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicas em estudos históricos-organizacionais. No cumprimento desse objetivo foi desenvolvida análise comparativa de dois estudos históricos-organizacionais. A análise desses estudos é desenvolvida em função de três eixos temáticos de discussão: epistemológico, teórico e metodológico. Ao analisar os estudos sob o eixo epistemológico, verifica-se que são construídos com concepções semelhantes de ciência. Ao analisar os estudos sob o eixo teórico, verifica-se que se aproximam no alinhamento à História Nova e se afastam nas diferentes abordagens teórico-metodológicas que adotam, em função de seus objetos de estudo. Ao analisar os estudos sob o eixo metodológico, verifica-se que utilizam técnicas de levantamento e análise de informações que, embora diferentes, se assemelham em diversos aspectos. Contudo, essa é uma discussão que não se encerra nesse artigo, e sua continuidade contribui para a articulação das pequenas ousadias historiográficas e a superação da timidez dos estudos histórico-organizacionais.

16:50
Entrevista como técnica de produção de dados: contribuições bakhtinianas para a Metodologia de Pesquisa em Ciências Humanas

ABSTRACT. Este artigo, a partir de pesquisa teórica e documental, tem como objetivo apresentar contribuições dos estudos bakhtinianos para a compreensão do gênero discursivo Entrevista como procedimento de produção de dados para pesquisas em Ciências Humanas. Considera a Entrevista como meio fundamental para ampliar, a partir do diálogo, polifonia, alteridade e exotopia, o conhecimento sobre um determinado tema. Como modo de exemplificar tal possibilidade o texto apresenta ações de um grupo de pesquisa brasileiro que se dedica aos estudos sobre Educação na Cidade.

17:10
“Não sei se onde você trabalha é assim...”: Problematizações Foucaultianas Acerca da Psicologia no Hospital.
PRESENTER: Thálita Menezes

ABSTRACT. O presente estudo visa problematizar, à luz da análise do discurso foucaultiana, a atuação da psicologia no hospital. Para isto, partir-se-á da produção textual do diário de bordo e de entrevista narrativa conduzida individuamente com uma profissional atuante em enfermaria e ambulatório de um hospital de referência no nordeste brasileiro. Em consonância com a noção de acontecimentalização de Foucault, o percurso metodológico abraçado fundamenta-se em diretrizes cartográficas e busca construir uma estética narrativa. Através da análise do discurso, as narrativas produzidas no encontro sinalizam pontos de descontinuidade, contradições, diferenças enunciativas e efeitos coengendrados. A valorização da psicologia é posta em questão, assim como o lugar e papel atribuido ao psicólogo em relação ao paciente e à equipe multiprofissional. Por fim, o presente estudo lança luz sobre os discursos, e seus efeitos, evidenciando a produção de modos de subjetivação e experiência de si no hospital.

17:30
The use of cartography as a qualitative research tool to map the events of the entry of new health professionals into primary care teams

ABSTRACT. The incorporation of health professionals in a new work is surrounded by events, affectations and happenings. To record this process in a qualitative health research, cartography emerges as a powerful tool that allows the researcher to explore the field and follow paths tinged by desires and affections. This study aimed to map how the entry of new health workers into points of the basic care network in a municipality in the south of Brazil and how they interacted with work processes already instituted. It was a qualitative study, in the micropolitical analysis of relations. It was realized how much cartography enabled the researcher to witness different moments of this entry, walking alongside the professionals, participating in the meetings, perceiving the looks, the realities and mixture of old stories and new practices, the visible and the invisible.

17:50
Construção e validação do Protocolo de Entrevista: Contribuições para Investigação Qualitativa com Empreendedores Sociais de dois Países
PRESENTER: Leticia Lengler

ABSTRACT. The construction and validation of this instrument is part of a doctoral research in development, whose objective is to analyze the contributions of the characteristics of social entrepreneurs, the creation of social value and personal values for the development of social entrepreneurship, according to the perspective of the entrepreneurs from two countries. The interview script started from the elaboration of open questions based on the specific theoretical reference, including a set of aspects that originated the categories and elements of analysis. The script initial version script was submitted to content validation by a Committee of Specialists with research experience in the thematic of this study. The main changes proposed were the reformulation of the description of elements that did not correspond to the nomenclature used and the regrouping of elements, with inclusion, exclusion and adequacy of questions. After the committee's contributions, pilot interviews were conducted to consolidate the proposed adjustments.

18:10
Contornos das Imagens da Doença Renal e do Cuidado: Um Estudo de Representações Sociais

ABSTRACT. Estudo qualitativo baseado na teoria das Representações sociais destonado para analisar as imagens da doença e do cuidado com a saúde e a doença renal construída entre pessoas que fazem tratamento dialítico, na cidade de Curitiba- Paraná, Brasil. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 52 participantes. A análise lexical foi realizada por meio do software Alceste 2015. Os resultados revelam a imagem da doença com três grupos de significados, o perigo, o domínio incurável, o desafio do ritual no tratamento dialítico e a imagem do cuidado em três grupos de significados, o apoio e a segurança; acolhimento tranquilo e compartilhamento e afeto para o cuidado. Conclui-se que existe confronto de atitudes positivas e negativas nas imagens da doença e do cuidado, revelando pistas simbólicas para as práticas de cuidado em situação de doença dialítica.

16:10-18:30 Session 9B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

 

16:10
Serious games para profissionais de saúde como estratégia promotora de reconstrução da autonomia em doentes após enfarte agudo do miocárdio
PRESENTER: Ana Paula Macedo

ABSTRACT. O presente estudo está focalizado numa unidade de cuidados coronários, pretendendo-se conhecer formas pelas quais estes cuidadores formais procuram resolver os seus problemas e necessidades educativas e, por outro, promover o desenvolvimento de competências aos profissionais que lhes permitam ultrapassar os obstáculos à sua intervenção com doentes do foro cardíaco. O serious games surge como elemento capaz de produzir a atenção, a memória e a motivação aos participantes, proporcionando-lhes várias experiências. Estudo de cariz participativo, de abordagem qualitativa, cujos métodos são as oficinas de educação e formação interativas, utilizando-se um serious games construído com conteúdos de saúde pertinentes e adaptados às necessidades e ao contexto onde estes profissionais de saúde atuam. Os ganhos estão relacionados com a preparação da equipa multidisciplinar capacitando-a para o desenvolvimento de competências amplas, contribuindo para o empowerment e a promoção do autocuidado no doente pós- Enfarte Agudo do Miocárdio durante o período de internamento.

16:30
Pesquisa Qualitativa como Ferramenta para Análise de Satisfação e Engajamento de Moradores com a Coleta Seletiva no Bairro de São Francisco – Niterói: 34 Anos de Coleta Seletiva no Brasil
PRESENTER: Cláudio Mahler

ABSTRACT. A coleta seletiva no Brasil apresenta números bem tímidos e, de acordo com a PNRS, é de responsabilidade das prefeituras que podem realizar ações em parceria com a iniciativa privada e Catadores. Porém, poucas iniciativas municipais tem se mostrado eficientes. A primeira ação de coleta seletiva no país aconteceu em 1985, no bairro de São Francisco em Niterói, Rio de Janeiro, com gestão feita por moradores. O projeto durou 30 anos e depois a prefeitura da cidade assumiu o serviço. Este trabalho tem como objetivo a utilização da pesquisa qualitativa para se avaliar a qualidade, engajamento e mudanças ocorridas na coleta seletiva no primeiro bairro do Brasil a ter este tipo de projeto. E, identificou, características comuns nas falas que traduziam o histórico de coleta seletiva naquele espaço urbano e que relações sociais justificam o sucesso ou insucesso das ações, além da insatisfação com as mudanças para a gestão atual.

16:50
Comunicação Eficaz na Transição de Cuidados de Saúde: Uma Revisão Scoping

ABSTRACT. Background: A transferência de doentes ganhou reconhecimento universal, com a melhoria dos cuidados de saúde; utilizar ferramentas estruturadas para orientar a transferência de informação permite atingir uma comunicação eficaz.

Objetivo: Mapear e examinar a evidência científica relacionada com as vantagens de utilizar a técnica ISBAR (Identificação, Situação, Antecedentes, Avaliação, Recomendações) na transmissão de informação em contexto hospitalar.

Métodos: 1) Pesquisa na MEDLINE e CINAHL, seguindo-se uma análise do título, resumo e termos indexados; 2) As palavras-chave e termos indexados foram pesquisados nas restantes bases de dados incluídas. 3) Pesquisa da lista de referências bibliográficas de todos os artigos incluídos.

Resultados: O ISBAR melhora a transferência de informação, evita lacunas, salvaguarda a segurança do doente. A transferência torna-se atempada e eficiente. A hierarquia profissional é nivelada, minimizando pressupostos.

Conclusão: O ISBAR melhorou a transmissão de informação sobre os motivos da transferência e condição do doente, promovendo simplicidade, clareza e segurança.

17:10
O uso do smartphone e redes sociais como ferramenta para a educação permanente em saúde no Brasil: revisão integrativa
PRESENTER: Tania França

ABSTRACT. Este artigo objetivou mapear os estudos brasileiros existentes que abordam o uso dos smartphones e redes sociais virtuais no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Foram consultadas três bases de dados, em fevereiro de 2019, que resultou em apenas três estudos. As mídias sociais abordadas foram o Facebook, um fórum online e um aplicativo multimídia para smartphones.

17:30
Sociologia Escolar, Interculturalidade e Reflexividade Crítica: o museu como espaço de formação profissional docente
PRESENTER: Fagner H G Neves

ABSTRACT. Esta pesquisa se situa na confluência entre a formação do professor de Sociologia da escola básica, a educação intercultural e o museu como uma instância e linguagem pedagógica. Nesse âmbito, a investigação buscou analisar os possíveis impactos da realização de dinâmicas pedagógicas interculturais que incluem visitações a museus na configuração da identidade profissional de professores da Sociologia escolar e de licenciandos em Ciências Sociais. Respaldada por uma metodologia participativa, organizada em etapas de diagnóstico, intervenção e avaliação, a iniciativa permitiu apontar que o trabalho cotidiano do professor da Sociologia escolar sob os princípios da educação intercultural não é somente um lugar de aplicação de saberes produzidos por outros, mas também um espaço de produção, transformação e mobilização de saberes que lhes são próprios. E o museu consiste num recurso favorável à qualificação crítico-reflexiva e emancipatória do professor nestes termos.

17:50
Análisis cualitativo de las opiniones de los estudiantes del Grado de Educación Primaria sobre el uso de los videojuegos como recurso educativo

ABSTRACT. En este estudio se pretenden analizar las opiniones de los estudiantes del Grado de Educación Primaria presentan sobre el uso de los videojuegos en la educación. Con una muestra de 27 alumnos, se realiza un análisis cualitativo, de textos obtenidos a través de un foro, utilizando el Software WebQDA y extraemos los resultados. Se pretende analizar si los alumnos se encuentran a favor o en contra del uso de los videojuegos como recurso educativo, así como los motivos que les llevan a tomar una posición u otra. Se realiza una revisión bibliográfica sobre los estudios que abordan el tema para discutir y concluir en nuestro estudio.

18:10
Ideas sobre el Plagio y el Autoplagio con profesores e investigadores Universitarios: Un estudio de caso con webQDA
PRESENTER: Lina Melo

ABSTRACT. El plagio es un problema que cada vez tiene más presencia en nuestra sociedad. Se puede considerar como un ataque a los derechos de los autores que no muestra ningún respeto a la ética investigadora. Por tal motivo el objetivo de nuestro estudio, de enfoque cualitativo, fue conocer lo que piensan los profesores e investigadores de la Universidad de Extremadura participantes en el Taller Introducción al Software de análisis cualitativo webQDA, sobre el plagio y auto-plagio de documentos científicos. Cuatro categorías emergieron del análisis realizado: a) concepto de plagio y autoplagio, b) motivos del plagio, c) uso del software antiplagio y e) frecuencia del plagio. Los resultados más significativos nos sugieren que en ocasiones el autoplagio no es considerado plagio y desde la óptica de la investigación las intenciones de quien comete el plagio determinan su definición y repercusión.

16:10-18:30 Session 9C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
La entrevista como método cualitativo. Un estudio de caso etnográfico

ABSTRACT. En el ámbito de la investigación en música no existe una gran formación en técnicas y estrategias de investigación, situación que conlleva un déficit en la confirmación de evidencia científica. Es por ello que nos parece fundamental acercarnos a un método de investigación cualitativa potencialmente aplicable en esta área como es la entrevista. Esta puede ser llevada a cabo en diferentes formatos de estructuración y nos permite a través de la formulación de preguntas dirigidas la obtención de datos sobre el objeto de estudio que un sujeto nos aporta con sus propias palabras dentro de su singularidad y contexto. En este artículo pretendemos analizar las características de la entrevista etnográfica como potencial método en el ámbito de la investigación musical así como ejemplificar su uso concreto en un estudio llevado a cabo y relacionado con la formación musical en percusión tanto en el ámbito formal como informal.

16:30
O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: analisar a percepção dos estudantes sobre a Unidade Prática Profissional (UPP5). Método: pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Foram analisados 17 formatos preenchidos pelos estudantes da 5ª série do curso de medicina 2017, por meio da análise de conteúdo modalidade temática. Resultados: A UPP foi avaliada positivamente em relação à intencionalidade, destacando que a mesma propicia ao estudante um espaço de aprendizagem importante. Foram identificadas as categorias: 1. A UPP como indutora do ensino aprendizagem e da aquisição de competência; 2. Fragilidades apontadas no cenário da UPP. Considerações finais: A pesquisa qualitativa proporcionou a análise da percepção dos estudantes sobre a UPP5, valorizaram o processo ativo de aprendizagem a partir da pratica profissional, o professor como mediador, o trabalho em equipe multiprofissional, o cuidado integral e humanizado. No entanto, investimentos por parte da gestão e dos profissionais em educação permanente se faz necessário.

16:50
Journal Club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento do gerenciamento em enfermagem baseada na prática: uma revisão integrativa

ABSTRACT. Estudo de revisão integrativa da literatura. As bases de dados foram: Scopus; Pub Med; ProQuest; Web of Science e BVS, as palavras chaves: journal club e enfermagem ou gestão participativa, no período de 2014 a 2018. O critério inclusão foi: incluir as categorias de artigo (original, revisão de literatura, estudo de caso, multimétodo, análise de conteúdo, entre outros); artigos com resumos e textos completos disponíveis para análise no âmbito nacional e internacional. Foram encontrados 97 artigos, 23 atenderam os critérios de inclusão e constituíram a amostra. Apos analise Bibliométrica extraíram-se quatro categorias tais como: Implementação da estratégia de ensino e aprendizagem Journal Club; Construção do método do Journal Club; As vantagens e desafios da implementação do Journal Club e Avaliação da estratégia Journal Club. Trata-se de uma estratégia promissora, porém pouca utilizada no âmbito nacional, conhecida internacionalmente, mas há necessidades de mais evidências sob sua eficácia ao longo do tempo

17:10
Os usos da Análise de Conteúdo na produção científica da Educação Física brasileira

ABSTRACT. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da técnica de Análise de Conteúdo (AC) nas produções científicas veiculadas em periódicos da Educação Física (EF) brasileira. Recorreu-se a uma pesquisa exploratório-descritiva, que teve como corpus de análise 222 artigos publicados em periódicos da Educação Física brasileira no período de 2007 a 2017. Os principais resultados indicam crescimento no uso da técnica, Laurence Bardin como principal referência e poucos índices de explanação metodológica da Análise de Conteúdo nos trabalhos. Conclui-se que a Análise de Conteúdo ganhou espaço no campo da Educação Física, é apresentada de forma breve e incorporando o apoio de softwares na análise, mas ainda com pouca representatividade.

17:30
Metodologia ativa e currículo: uma avaliação dos egressos de um curso de Enfermagem

ABSTRACT. Pesquisa de egressos de graduação em Enfermagem, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi possibilitar o seu acompanhamento quanto à inserção no mercado de trabalho, continuidade de sua formação, subsidiando a avaliação da formação acadêmica. Os dados foram obtidos a partir de uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. A análise se deu a partir do método de interpretação de sentidos. Como resultado, obtiveram-se respostas de 45,2% dos egressos que possibilitaram a elaboração de duas categorias temáticas: Metodologias ativas: um diferencial no processo de formação e A organização curricular ancorando o desempenho no mundo do trabalho. Conclui-se que na visão dos egressos, a formação foi adequada para o exercício da prática profissional, que os métodos ativos de ensino-aprendizagem bem como as premissas do currículo integrado e orientado por competência profissional favorecem atitudes proativa, crítica e reflexiva no cotidiano e o constante desenvolvimento na profissão

17:50
Avaliação em metodologias de aprendizagem ativa: percepção docente

ABSTRACT. Objetivo: Compreender a percepção de docentes que utilizam metodologias de aprendizagem ativa acerca do processo de avaliação. Método: pesquisa exploratória qualitativa fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica Dialética, realizada na Faculdade de Medicina de Marília com dez docentes da segunda série dos cursos de Enfermagem e Medicina. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista gravada com uma questão norteadora que enfatizou a avaliação em metodologia de aprendizagem ativa. Resultados: segundo a percepção dos entrevistados, o processo de avaliação em metodologia de aprendizagem ativa deve ser formativo, contemplar todas as dimensões da aprendizagem, conter diferentes avaliadores e instrumentos e, além disso, permitir o hibridismo entre avaliação formativa e somativa. Conclusões: nota-se que a percepção docente sobre a avaliação dos estudantes se aproxima das orientações presentes nos pressupostos dos métodos ativos descritos na literatura.

18:10
Aprendizagem Baseada em Problemas na perspectiva dos docentes de um Curso de Medicina

ABSTRACT. A Faculdade de Medicina de Marília possui um currículo integrado e orientado por competência dialógica de acordo com o exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A Unidade de Educação Sistematizada (UES) compõe esse currículo do curso de medicina e utiliza-se da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino vigente. Este trabalho teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da ABP na UES na perspectiva do docente do Curso de Medicina da Famema. Pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevista semi estruturada com os professores do Curso e analisado os dados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Nesse momento apresenta-se dois temas, a saber, diretrizes curriculares: um caminho a ser percorrido e incompreensão da UES como unidade inserida no curso.

16:10-18:30 Session 9D: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
Processo de ensino-aprendizagem em Odontologia: reflexões de docentes a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva

ABSTRACT. O artigo discute a formação odontológica a partir dos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva 1 e 2, da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, envolvendo 07 professores que orientam estagiários em unidades do sistema público de saúde. Os dados foram obtidos a partir da síntese de encontros realizados no ano de 2018 e submetidos à análise de conteúdo temática. São categorias de análise: a organização do estágio, as possibilidades de aprendizado e as limitações do desenvolvimento. Os professores destacam que a realização do estágio na rede pública é um diferencial; que representa uma reflexão sobre o papel do dentista frente às condições de vida da população; e que fatores como violência e desfinanciamento do Sistema são limitantes. Concluiu-se que a instituição decenários de prática no sistema público de saúde contribui para a compreensão da dimensão ética do trabalho em saúde.

16:30
A redefinição do Sistema Internacional de Unidades (SI): uma análise de sua divulgação no Brasil
PRESENTER: Aline Coelho

ABSTRACT. O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado com o intuito de estabelecer parâmetros para a metrologia, a ciência das medições e suas aplicações. O Brasil, por sua vez, foi um dos signatários da Convenção do Metro, que consolidou o SI como padrão em 1875. Este trabalho tem como objetivo analisar o caso do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e seu desafio de comunicar a recente redefinição do SI, que aprovou, em novembro de 2018, e revisão de quatro de suas sete unidades: quilograma (massa), ampere (corrente elétrica), kelvin (temperatura termodinâmica) e mol (quantidade de substância). Como metodologia, analisamos o conteúdo e a repercussão de posts no Facebook oficial do Inmetro para discutir o uso de ferramentas interativas para promover o acesso do público à informação originalmente mais técnica. No Brasil, as redes sociais atingem 62% da população, com o Facebook destacando-se com 130 milhões de usuários.

16:50
Los Métodos Mixtos como Base Metodológica de la Evaluación de Políticas Públicas y Programas Sociales. El Ejemplo del Programa Construyendo Soluciones Sostenible en Colombia

ABSTRACT. Este artículo se propone presentar la manera en la que los métodos mixtos se han convertido en la base metodológica de la evaluación de políticas públicas y programas sociales. Todo esto, a partir de un ejemplo concreto como es el Programa Construyendo Soluciones Sostenibles que se desarrolló en Colombia entre los años 2012 y 2015. Para cumplir con dicho objetivo, el documento ahondará en el abordaje metodológico de la evaluación realizada a este programa por parte de una firma consultora colombiana, así como los resultados de ésta y las reflexiones que resultan del aporte de los métodos mixtos a la toma de decisiones de política.

17:10
O ensino sobre a saúde da mulher em um curso médico do nordeste do Brasil
PRESENTER: Francisco Soares

ABSTRACT. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que balizam os cursos de medicina estabelecem que a organização curricular deve abordar as necessidades de saúde das pessoas e populações referidas, inclusive as relacionadas ao gênero. Verificou-se a adequação da matriz curricular do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) às competências e habilidades relacionadas à saúde da mulher sugeridas nas DCN e em documentos internacionais de referência na educação médica. Além disso, foi verificado se os vazios curriculares obrigatórios são complementados por atividades próprias ao currículo paralelo. Pesquisa documental de caráter exploratório, do tipo descritiva-analítica, com abordagem quantiqualitativa. Os resultados confirmam lacunas na matriz curricular com necessidade de revisão para que ocorra a integração entre os eixos nos distintos ciclos de aprendizagem, a atenção ampliada aos aspectos psicosociais e éticos, e a atualização de aspectos considerados fundamentais ao perfil do egresso, cidadão, socialmente responsável.

17:30
Tríplice mimese de Ricoeur: modelo metodológico aplicado em narrativas sobre as peregrinações
PRESENTER: Carolina Souza

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é apresentar o modelo metodológico, de abordagem qualitativa, construído com base na tríplice mimese de Ricoeur (1994). O desenho metodológico foi aplicado em estudo sobre narrativas acerca do fenômeno social da peregrinação a Santiago de Compostela. Foram analisados narrativas jornalísticas coletadas em reportagens publicadas em jornais brasileiros e portugueses, e narrativas de peregrinos coletadas em entrevistas. Na investigação, apreendeu-se o papel da mídia por meio da representação em textos jornalísticos na transmissão da memória coletiva e como ator no processo de atualização das memórias dos grupos, bem como as representações para a memória associada ao fenômeno peregrinatório. As conclusões indicam que o modelo metodológico permite investigar fenômeno social em acontecimentos narrativos.

17:50
Análise da Transparência Pública em Universidades Federais: Uma Abordagem Qualitativa à Luz da Lei de Acesso à Informação

ABSTRACT. Nas últimas décadas, influenciada pelo desejo de fortalecimento das democracias em todo o mundo, a sociedade civil busca participar da vida pública, exigindo acesso à informação. Nesse contexto, insere-se o Brasil, que desde 2011 estabeleceu a Lei nº 12.527, mais conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). A proposta deste trabalho consiste em analisar a transparência pública em universidades federais à luz da LAI. Utilizando procedimentos qualitativos por meio de uma triangulação de técnicas de coleta e análise, foram identificadas categorias relacionadas ao fenômeno do acesso à informação pública: a) Sites; b) Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); c) Acessibilidade; d) Gestão de documentos; e por fim, e) Solicitação de informação. Dessa forma, buscar-se contribuir, por meio de abordagem qualitativa, com a ampliação de conhecimento relativo à transparência pública em universidades federais brasileiras.

18:10
Validação de Instrumento de Coleta de Dados: Experiência com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC) e Proposição de uma Nova Abordagem para Pesquisas Qualitativas
PRESENTER: Eloisa Torlig

ABSTRACT. O objetivo do artigo é propor uma nova abordagem de validação para pesquisas qualitativas a partir da experiência de validação de instrumento de coleta de dados pelo método “Coeficiente de Validação de Conteúdo – CVC” (Hernández-Nieto, 2002). A proposta de Método de Validação de Instrumento de Coleta de Dados para Pesquisas Qualitativas – VCPQ - abrange duas dimensões (Conteúdo e Semântica) e quatro subdimensões: (Alinhamento com o Objetivo, Aderência ao Construto, Clareza e Expectância Qualitativa). Apresentada em dois modelos, a proposta reforça os critérios de confiabilidade e validade da pesquisa qualitativa, o estímulo à autorreflexão e protagonismo do pesquisador.

16:10-18:30 Session 9E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
Percursos de vida e perspetiva de morte em pessoas idosas com risco de suicidio
PRESENTER: Ana Sofia Nunes

ABSTRACT. O suicídio e os comportamentos suicidários são um problema de saúde pública. A ideação suicida nem sempre se torna no ato efetivo, por vezes passa apenas por pensamentos, desejos, sentimentos ou planos de autodestruição. Numa fase da vida avançada em que a situação de dependência a vários níveis vai aumentando, o suicídio surge como libertação da condição de decadência, dependência e fragilidade. O objetivo do estudo foi compreender os percursos de vida e a perspetiva de morte em idosos com risco de suicídio, recorrendo-se a histórias de vida de três pessoas idosas institucionalizadas, através de entrevistas semi-estruturadas. Os percursos de vida são distintos, têm pontos em comum, fazendo-nos refletir sobre a relação entre percurso de vida e as questões relacionadas com o suicídio, em que os fatores emocionais, físicos, sociofamiliares, as perdas e a própria situação de dependência contribuem para uma maior fragilidade do individuo colocando-o em risco.

16:30
Liderança e desafios. O medo e o comportamento exploratório no processo de transição para uma posição de liderança
PRESENTER: Bernardo Almeida

ABSTRACT. Partindo das conceções teóricas e metodológicas dominantes acerca da liderança, este artigo apresenta uma forma alternativa de estudar a liderança, que se alia a um entendimento particular acerca deste tema. Para os autores, a liderança é melhor entendida enquanto processo que se concretiza na dinâmica entre pessoas, considerando o seu processo desenvolvimental, as suas formas de ver, expectativas e receios. Os autores investigam, à luz da teoria da vinculação e da TABEIS, o modo como é ativado, por um lado, o comportamento exploratório e, por outro, o sistema de defesa do self no processo de transição para um novo posto de liderança. Os dados revelam várias situações ativadoras do sistema de autodefesa dos líderes e distintas estratégias dos líderes para manter ativo o seu comportamento exploratório.

16:50
Administração de quimioterapia antineoplásica: Intervenção de enfermagem no alivio do sofrimento
PRESENTER: Eunice Sá

ABSTRACT. O sofrimento é uma constante na vida das pessoas com doença hemato-oncológica, também pelos efeitos secundários inerentes ao tratamento de quimioterapia antineoplásica. Consideramos que estes momentos de administração da quimioterapia pelos enfermeiros podem ter potencial terapêutico se forem desenvolvidos de acordo com determinados pressupostos teóricos. Pretendemos identificar a intervenção de enfermagem com potencial para aliviar o sofrimento e avaliar os resultados dessa intervenção desenhada. Recorrendo à evidencia cientifica e à investigação qualitativa modelamos a intervenção de enfermagem administração de quimioterapia individualizada (AQT-I), consubstanciada num guião da interação de enfermagem. Os seus resultados foram avaliados num estudo quasi –experimental, em que obtivemos diminuição do sofrimento, do distress e da dor, nomeadamente no momento prévio à interação com o enfermeiro para a administração de quimioterapia, nos doentes submetidos à intervenção. A utilização de métodos mistos de investigação permitiu compreender a complexidade dos componentes da intervenção de enfermagem.

17:10
Impacto do trabalho de panificação na saúde e qualidade de vida dos padeiros

ABSTRACT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou conhecer as percepções dos padeiros sobre os impactos do trabalho na sua saúde e na qualidade de vida. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado e entrevista presencial, com dez alunos do curso de Gastronomia no estado do Ceará, Brasil, exercendo a profissão há mais de seis meses. Os resultados apontaram que 100% dos entrevistados relataram dor em decorrência dos movimentos repetitivos, localizadas nas costas, ombros, como também, tensão muscular. O estresse, o tempo de permanência em pé e a alta temperatura são citados como fatores prejudiciais à saúde, sendo que 80% ressaltam a importância do trabalho para suas vidas. Mesmo com políticas voltadas à saúde do trabalhador, ainda se apresenta escasso o campo de pesquisa relacionado à saúde e qualidade de vida dos profissionais da panificação, como também, é premente a adoção de medidas de controle da categoria.

17:30
São, Seguro e Consensual: Experiências Sexuais (Des)Vendadas de Praticantes BDSM Portugueses
PRESENTER: Filipa Macedo

ABSTRACT. BDSM é um termo que abrange uma ampla gama de actividades relacionadas com bondage, disciplina, dominação e submissão, sadismo e masoquismo. O presente estudo explora as experiências sexuais de 13 praticantes BDSM, entrevistados online, e discute a procura intencional do prazer e a importância do erotismo numa perspectiva construcionista social e não patologizante. Identifica ainda as conciliações (im)possíveis entre as esferas pública, privada e secreta dos participantes. A leitura dos resultados, apoiada na análise temática, salienta uma avaliação positiva das experiências relatadas, assentes na tríade são, seguro e consensual.

17:50
Competências de tomada de decisão clínica em Enfermagem: Perceções dos estudantes finalistas

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo compreender as perceções dos estudantes finalistas de enfermagem da ESEL sobre as competências adquiridas na formação inicial, promovidas pela unidade curricular Processo de Tomada de Decisão em Enfermagem, com maior impacto na prática clínica e que mais influenciaram a sua tomada de decisão clínica. Estudo qualitativo cuja estratégia de colheita de dados foi um focus group com 8 estudantes no penúltimo ensino clínico. A análise dos dados efetuada por análise de conteúdo através do software webQDA®. Emergiram como temas as 4 etapas do modelo de Tanner (2006), valorizadas a Perceção e a Interpretação como as que exerciam mais influência na tomada de decisão clínica. Das várias competências destacou-se o pensamento crítico, o conhecimento teórico e clínico desenvolvido, a capacidade de discussão e argumentação sobre as situações. Conclui-se que os conhecimentos e competências adquiridas contribuíram para melhorar a tomada de decisão dos estudantes em contexto clínico.

16:10-18:30 Session 9F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
Tan Cerca pero Tan Lejos: Experiencias de Ayuda Psicológica y Psicoterapéutica durante los Procesos de Suicidio de Jóvenes LGBT
PRESENTER: Alemka Tomicic

ABSTRACT. Los procesos de suicidio en jóvenes LGBT ocurren en un contexto de profunda desesperanza. La ayuda en salud mental resulta central para prevenir el suicidio y promover una identidad positiva. Con el objetivo de describir las experiencias de jóvenes LGBT respecto de la ayuda psicológica recibida durante sus procesos de suicidio se re-analizaron 30 entrevistas narrativas de un estudio previo con adultos que habían experimentado un proceso de suicidio durante su adolescencia. Para ello se aplicó un Muestro Teórico a material textual y la Codificación Focalizada de la Teoría Fundamentada. Desarrollamos tres categorías centrales que permiten comprender sus experiencias de ayuda psicológica y psicoterapia: Ayuda en la Hipervigilancia, Ayuda en el estigma internalizado, y Orientación sexual/identidad de género en la psicoterapia. Del análisis surgió un fenómeno central sobre la disponibilidad y el acceso a la ayuda que denominamos "Tan cerca pero tan lejos".

16:30
Reflexiones sobre archivo y análisis secundario de datos cualitativos: perspectiva ética, metodológica y epistemológica

ABSTRACT. Recientemente se ha producido un intenso debate sobre los límites y posibilidades del archivo y análisis secundario de datos cualitativos. Dicho debate se ha polarizado entre los que ven en esta práctica la posibilidad de generar nuevos conocimientos, y quienes se muestran reticentes metodológica y técnicamente, pero también epistemológica y éticamente. Las dudas, en este sentido, se vinculan al alcance del consentimiento informado; los desafíos de mantener el anonimato y la confidencialidad y, finalmente, el reduccionismo epistemológico con el que estos problemas se han resuelto en la práctica. En este artículo se revisan brevemente estos argumentos. Comenzaremos prestando atención al contexto en el que se sitúa el debate; continuaremos con la discusión de las principales dimensiones del mismo, y concluiremos con una reflexión de futuro como propuesta hacia el avance y la profundización en la investigación cualitativa, tanto primaria como secundaria.

16:50
Conhecendo as crianças com condição crônica e suas famílias

ABSTRACT. Objetiva-se conhecer as crianças com condição crônica e suas famílias. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em um município ao Sul do Brasil. Participaram oito famílias representadas por sete mães, um pai e dois avós. A coleta ocorreu nos meses de Junho a Agosto de 2018, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por meio da entrevista semi-estruturada e de notas de diário de campo. As informações foram interpretadas por meio da análise temática. Os resultados mostram que a maioria das famílias possui baixa renda familiar, necessitando da ajuda de outras pessoas, além da pequena presença do pai o que gera sobrecarga materna. Conclui-se que o estudo alcançou seu objetivo, permitindo por meio das entrevistas e do diário de campo observar como as famílias vivem e ainda refletir sobre as vulnerabilidades relacionadas à moradia, condição econômica e características do núcleo familiar.

17:10
Fadiga secundária à quimioterapia na perspectiva de mulheres adoecidas por câncer de mama

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo compreender experiências de fadiga em mulheres sob tratamento de quimioterapia com diagnóstico de câncer de mama. Trata-se de estudo explicativo, com abordagem qualitativa e referencial teórico da antropologia médica, desenvolvido com quatro mulheres. A coleta de dados foi conduzida com entrevistas semiestruturadas audiogravadas e etnografia. Para organização e análise dos dados foi utilizada a análise temática indutiva. A fadiga secundária à quimioterapia gerou desconforto físico e emocional às mulheres, além de limitações para o desempenho de atividades habituais. O sentido atribuído às experiências da fadiga foi a limitação para a rotina diária, que prejudicou as mulheres no cumprimento de seus papéis. O estudo demonstrou a importância de compreender as experiências de fadiga em mulheres com câncer de mama, dando voz aos discursos, saberes, crenças e valores culturais desta população.

17:30
Vivendo o impacto de retornar com o filho para a casa acompanhado do Home Care, segundo a perspectiva do cuidador familiar: um estudo qualitativo
PRESENTER: Fabiane Almeida

ABSTRACT. Introdução: Avanços na área de saúde têm contribuído para o aumento da sobrevida de crianças com doenças crônicas e a necessidade de cuidados continuados em domicílio realizados por um serviço de Home Care. Objetivo: Compreender o impacto da notícia de alta hospitalar do filho e da necessidade da assistência de Home Care para os cuidadores familiares. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido com sete famílias de crianças em internação domiciliar. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados segundo a Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Resultados: emergiu a categoria temática: “Impactando-se com a notícia da necessidade do Home Care”. Conclusões: Evidenciou-se uma grande resistência dos cuidadores familiares, em aceitar que o cuidado do filho deverá ser compartilhado, porém ao longo desse processo, os pais vão ressignificando a situação e compreendendo a importância do Home Care a seu filho e à família.

17:50
Mujeres con Neoplasia Intraepitelial Cervical: experiencias sobre su proyecto de maternidad

ABSTRACT. Objetivo: Describir las experiencias de las mujeres con Neoplasia Intraepitelial Cervical sobre su proyecto de maternidad. Metodología: Se realizó un estudio cualitativo exploratorio en el Servicio de Ginecología de un hospital público del Servicio Gallego de Salud (España). Las participantes se seleccionaron a través de muestreo intencional. La muestra se compuso de 17 mujeres de entre 21 a 44 años con diagnóstico confirmado de NIC. 17 entrevistas semiestructuradas fueron grabadas y transcritas. Se realizó un análisis temático. Se llevaron a cabo técnicas de triangulación entre investigadoras. Se utilizó el programa informático ATLAS.Ti 7.5.10. Resultados: Se identificaron dos temas significativos: Incertidumbre ante el proyecto de maternidad y la espera. Conclusión: Existe una situación de incertidumbre durante todo el proceso por falta de información y/o conocimiento. El diagnóstico de Neoplasia Intraepitelial Cervical se convierte en una situación conflictiva, mostrando sentimientos de deseo y miedo a ser madres.

18:10
O medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados: uma teoria fundamentada

ABSTRACT. As práticas e comportamentos dos idosos e dos seus cuidadores têm sido associadas ao risco e à ocorrência de queda. A investigação tem estudado o impacto do medo de queda no idoso e revela que este está presente nos profissionais implicando alterações nas relações e aumentando a pressão sobre este para que se mantenha em segurança. O objetivo deste estudo é compreender as causas e as influências do medo de queda nos cuidadores. Optou-se pela Teoria Fundamentada por possibilitar explicar a partir da compreensão das ações no contexto. Efetuou-se observação participante, entrevistas a cuidadores informais, enfermeiros, médicos e diretoras de duas instituições. Os cuidadores sabem que a queda é acompanhada do estigma da culpa e do risco de ação penal. A principal medida que introduzem nas suas práticas para a prevenir é sobre proteção do idoso, limitando-lhe a atividade física e a restrição da participação.

16:10-18:30 Session 9G: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
A construção das trajetórias como recurso metodológico para Análise de Políticas e Práticas em saúde
PRESENTER: Catharina Soares

ABSTRACT. With the objective of analyzing the agents of the Medical Program (PMM), a priority strategy of the Brazilian Ministry of Health, to address the provision of the workforce for Basic Care (AB), by 2019. A a qualitative study with the physicians of the first year of the program in the city of Salvador. The trajectories of the physicians of the program were reconstructed and their points of view on medicine, the PMM and the Unified Health System (SUS) were analyzed. The results showed correlations between the formative trajectories and the points of view of the Investigados. Those physicians trained in primary care have a greater commitment to the public system, with the most vulnerable population, SUS users

16:30
Análisis de contenido de los textos legislativos de las Escuelas Municipales de Música en el Estado Español

ABSTRACT. En la década de 1990 se produce en España un aumento masivo de la demanda de enseñanzas en las Escuelas Municipales de Música derivado de la promulgación de una legislación que regulaba su organización y funcionamiento. El objetivo de este estudio se centra en analizar la normativa legal de las Escuelas Municipales de Música para estudiar la gestión la organización y la formación del profesorado de este tipo de centros en el Estado Español El estudio se realizó analizando la legislación de las Escuelas Municipales de Música estableciendo una serie de variables objeto de análisis como fueron: la gestión, la organización y la formación del profesorado a través 13 textos legislativos determinando que siendo las enseñanzas con mayor volumen de alumnado del Estado español son las mas abandonadas en cuanto a su adaptación y renovación teniendo en cuenta el cambio del panorama actual respecto de este tipo de servicios.

16:50
El Currículo Vitae: Un acercamiento a las trayectorias de formación continua de profesores universitarios

ABSTRACT. El artículo constituye parte de un trabajo de investigación doctoral por lo que este se centra únicamente en la revisión de currículos vitae (CV) como punto de partida para el acercamiento al estudio en profundidad de trayectorias de formación continua de profesores universitarios de una universidad particular de Lima, Perú. El objetivo es describir las trayectorias de formación continua de 22 profesores universitarios a través de un documento público como son los CV teniendo en cuenta las posibilidades y limitaciones que tiene este tipo de documento. El trabajo demuestra finalmente que el CV constituye un documento complementario y valioso para el análisis de trayectorias profesionales docentes, pero que tiene que ser necesariamente complementado con otras técnicas metodológicas de investigación cualitativa

17:10
Inclusão Qualificada: o Lugar da Escuta no Processo Seletivo Discente das Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia-Brasil

ABSTRACT. Este artigo apresenta a metodologia intitulada “Inclusão Qualificada”, desenvolvida entre 2016-2018, para a seleção de ingresso dos Jovens Agricultores nas Casas Familiares Rurais (CFRs) do Baixo Sul da Bahia-Brasil. Com base nos fundamentos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, as CFRs estão desenhadas no formato da Educação Profissional em Agropecuária, Agronegócio e Florestas Integrada ao Ensino Médio. A Inclusão Qualificada envolveu os Educadores Sociais das CFRs, os candidatos a vagas discentes nessas instituições e, através destes, suas famílias e comunidades. A aplicação da ferramenta metodológica “Fotografia escrita” ocorreu durante a Pré-alternância, período de imersão do processo seletivo. Como principais resultados, destacam-se a abertura dos adolescentes no campo da escrita, a mentoria reversa e a dimensão gregária da seleção realizada de forma inclusiva. Assim, a Inclusão Qualificada mostrou-se eficaz como modo de envolver os atores implicados através do exercício da escuta, fazendo do processo seletivo um processo transformador.

17:30
Tradução e adaptação transcultural para o contexto brasileiro da Escala de Comportamento de Cidadania Organizacional para o Meio Ambiente: um percurso metodológico qualitativo

ABSTRACT. Este estudo apresenta a tradução e adaptação transcultural da Escala de Comportamento de Cidadania Organizacional para o Meio Ambiente, desenvolvida por Boiral e Paillé (2012), para o contexto brasileiro. Para tanto, seguiu-se o protocolo recomendado por Guillemin, Bombardier e Beaton (1993) e Beaton et al. (2000), composto por quatro estágios principais: Tradução inicial e síntese; Tradução reversa; Revisão por comitê de especialistas; e Pré-teste. A ênfase de sua contribuição é no detalhamento de como cada estágio foi consolidado nesta pesquisa que se baseou num percurso metodológico qualitativo e, ao final, a disponibilização do instrumento em português, considerando o referido contexto.

17:50
Labirintos de Espaços e Tempos no Cotidiano Universitário

ABSTRACT. RESUMO. O artigo apresenta as significações, estratégias e táticas utilizadas pelo acadêmico de Administração, IES particular, curso noturno, nos labirintos de tempos e de espaços contemporâneos. O problema norteador foi qual o sentido (representação) e o uso (táticas e práticas) do tempo e do espaço do acadêmico no seu cotidiano como universitário. Pesquisa exploratória e descritiva: estudo de caso e a análise dos dados está orientada na análise de conteúdo. Utilização de multimétodos: descrição (roteiro pré-definido), fotografias e imagens construídas pelos sujeitos. Entre as questões investigadas, destacam-se tempo-espaço coletivo, tempo-espaço individual e tempo-espaço de estudo no cotidiano. Na relação com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adaptação e da experiência subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a ação sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acadêmico.

18:10
Alunos com necessidades educativas especiais: Análise da regulamentação no ensino superior português

ABSTRACT. O estudo enquadra-se na investigação qualitativa crítica e consiste numa análise documental da legislação sobre os alunos com necessidades educativas especiais no ensino superior português. Após busca online encontraram-se documentos (despachos/regulamentos) para 13 das 15 universidades que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Os dados recolhidos permitem concluir que o aluno com necessidades educativas especiais no ensino superior português é percebido em função de um sentido lato de deficiência e de necessidades educativas especiais; não é uniforme a forma de prestar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais; e as medidas de apoio, centram-se sobretudo em assegurar a frequência através da melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade, bem como nas condições de frequência e formas de avaliação.

16:10-18:30 Session 9H: Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados // Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
O Teste de Cloze na Avaliação de Ferramentas Educativas em Saúde
PRESENTER: Claudia Messias

ABSTRACT. O estudo avalia ferramentas educacionais do programa de saúde para o conhecimento do impacto, no incentivo boas práticas de saúde. Objetivo: Analisar o teste CLOZE para a avaliação da ferramenta impressa instrucional de Educação em Saúde desenvolvida na perspectiva da promoção da saúde dos participantes da pesquisa. Método: pesquisa qualitativa, observacional transversal com o emprego da técnica Cloze com a análise de conteúdo. Resultado: Participaram 20 usuários dos Centros Municipais de Saúde, onde 55% são mulheres, com o grupo de faixa etária predominante entre 18 a 30 anos, 35%. Todos são moradores da zona oeste do Rio de Janeiro. Os participantes com o ensino médio foram mais frequentes com 45%. Conclusão: Este estudo trouxe novas informações sobre a viabilidade de utilização da técnica de Cloze, reafirmando sua boa qualidade como instrumento para a avaliação de compreensão em leitura tecnologias educacionais em saúde.

16:30
O Método de Ovulação Billings: uma escolha do casal

ABSTRACT. O papel do homem e da mulher na dinâmica familiar sofreu importantes transformações e isso se deve, em parte, pelo desenvolvimento dos métodos contraceptivos. O MOB é um método natural, que permite aos casais conhecer sua fertilidade naturalmente. Frente aos inúmeros efeitos adversos dos contraceptivos hormonais e a procura de um estilo de vida mais naturalista, muitas mulheres têm buscado métodos naturais. Os objetivos foram analisar as percepções de usuárias e instrutoras quanto às facilidades e dificuldades do método, a partir de entrevistas. A análise se deu pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado apontou três temáticas: Feminilidade: a busca da identidade do que é ser mulher, Formação de um casal para além do casamento e O MOB: suas dificuldades e responsabilidades. Conclui-se que na visão dos entrevistados o MOB traz benefícios como aumento da comunicação, do afeto, da responsabilidade entre o casal e o empoderamento da mulher.

16:50
Um olhar plural e heterogêneo na prática da curadoria de conteúdo digital na educação

ABSTRACT. Este artigo discute a utilização da curadoria de conteúdos digitais na formação de publicitários. O objetivo é identificar o perfil e as necessidades das competências informacionais dos discentes, do curso de Comunicação Social, habilitação em publicidade e propaganda, disciplina de Marketing I em 2017/1, para autorizá-los a se tornarem ativos no processo de aprendizagem, através do uso da curadoria de conteúdo digital. Como concepção metodológica, usamos a pesquisa qualitativa de abordagem multirreferencial (Ardoino 1990, 1993, 1998), numa leitura plural, com diferentes pontos de vista acerca dos objetos pesquisados de forma heterogênea. Como dispositivos utilizados temos: uma atividade descritiva para resolução de problema; questionário para identificar o perfil das competências informacionais dos discentes; oficina de curadoria de conteúdo e a prática inicial de curadoria de conteúdo. Como resultado, percebe-se que a curadoria como metodologia ativa, contribui no processo de entendimento e prática da outoria dos alunos noa construção do conhecimento.

17:10
A posição estratégia da Mediação de Conflitos no Plano de Melhoria de Escola

ABSTRACT. Estratégias de empenho na melhoria da educação podem ser vertidas nos Planos de Melhoria. Na escola em estudo identificaram-se quatro Planos de Melhoria. Trata-se de um estudo qualitativo com metodologia de análise de conteúdo, recorrendo ao software webQDA®, obtendo-se as categorias emergentes: mediação, domínios/eixos, ações, gabinete de mediação, áreas/problemas, objetivos e indicadores de ponto de partida e ponto de chegada. Tornou-se pertinente indagar qual a posição atribuída à mediação no âmbito estratégia de melhoria definida. Através da análise de conteúdo, propôs-se realizar uma análise comparativa. Da análise dos Planos de Melhoria constatou-se que, sendo uma ação entre outras, a mediação foi reconhecida como um meio para encetar a melhoria de escola (estando ela mesma sujeita a um micro processo de constante aperfeiçoamento). Para encetar essa melhoria apostou-se numa estratégia que não se focou apenas na vocação resolutiva, mesmo que esta modalidade conste preferencialmente nos indicadores estabelecidos.

17:30
Posturas do Enfermeiro Obstetra na assistência ao parto em posições verticais

ABSTRACT. Os Enfermeiros Obstetras, no Bloco de Partos, estão sujeitos a lesões músculo esqueléticas ligadas ao trabalho, sobretudo nos partos realizados com as parturientes em posições verticais. Neste estudo qualitativo e descritivo recorreu-se à análise fílmica, utilizando como instrumento de colheita de dados uma grelha de observação, com os objetivos de descrever as posturas do Enfermeiro Especialista durante o parto no banco de parto; analisar os princípios da biomecânica adotados; identificar os fatores que dificultam a adoção dos princípios da biomecânica. Participaram no estudo cinco Enfermeiras Obstetras, do Serviço de Bloco de Partos. Os resultados evidenciaram a necessidade de intervenção ergonómica pela adoção frequente de posições estáticas e posturas inadequadas, condicionadas pela exigência da tarefa; organização do espaço físico; equipamentos utilizados; caraterísticas antropométricas dos profissionais e comportamento da parturiente.

17:50
Desvendando o Significado do Óbito Fetal para o Enfermeiro Obstetra

ABSTRACT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se fundamentou na Fenomenologia, na modalidade da análise da estrutura do fenômeno situado. O objetivo foi compreender o significado de experiências frente ao óbito fetal para os enfermeiros obstetras de um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio da questão norteadora: “Como é para você vivenciar o óbito fetal?”. Para a análise dos discursos, foram realizadas a análise ideográfica e nomotética. Os resultados evidenciaram o despreparo profissional, gerando angústias e inseguranças, nos levando a acreditar que é preciso uma formação específica sobre luto e morrer para os profissionais de saúde. O suporte à mãe e família, também emergiu e verificou-se a necessidade de uma readequação das instituições de saúde quanto ao espaço físico para receber os pais que vivenciam o luto fetal, proporcionando privacidade e assistência humanizada. A presença do enfermeiro obstetra emerge como de suma importância neste cenário.

18:10
Os pais e a importância do Brincar: perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos

ABSTRACT. As mudanças socioeconómicas e culturais tendem a colocar maiores exigências ao desempenho da criança, do ponto vista educacional. Mediante o olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, essas mudanças podem traduzir-se em barreiras à sua participação no brincar. O presente estudo visa compreender que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil, os pais de crianças até aos seis anos. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução cada vez mais precoce de dispositivos tecnológicos, em detrimento de outras formas de brincar.

16:10-18:30 Session 9I: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 2 / Comunicaciones Paralelas 2 (15m + 5m)

16:10
Obtención de los conceptos nucleares de un tema de ingeniería con el apoyo del software cualitativo WebQDA y las Redes Asociativas Pathfinder.

ABSTRACT. Abstract. The present article reports a research in higher education, about content analysis to determine which concepts are considered by the most important students of a given topic. This article presents a research in High School, on content analysis to determine which concepts are considered by the students as more important concepts about a subject explained. The research was carried out in the area of Degree in Telematics Engineering of the University of Extremadura in the subject of Systems Architecture, for the 2018/19 academic year. It describes how the Teacher can obtain the concepts that the student considers to be nuclear concepts, thanks to the qualitative analysis software WebQDA, as well as to help with different computer tools for the taking of data, such as the virtual campus of the University of Extremadura, email, google forms.

16:30
Características do Supervisor Pedagógico no contexto de uma supervisão reflexiva e construtiva
PRESENTER: Susana Sá

ABSTRACT. É pertinente que o processo de regulação da supervisão pedagógica seja do conhecimento dos supervisionados de modo a concretizar a equidade que todos os envolvidos merecem. Neste contexto, torna-se indispensável esclarecer quais as características essenciais do supervisor pedagógico. Trata-se de um estudo qualitativo com recurso à metodologia de análise de conteúdo através do software webQDA. A amostra contém 57 supervisionados, em formação inicial, em escolas do ensino não superior do Norte e Centro de Portugal Continental, que responderam a um inquérito por questionário com 4 respostas abertas, acerca das características dos seus 14 Supervisores Pedagógicos. As conclusões apontam para a liderança, colaboração, reflexividade, e experiência, numa perspectiva dialógica e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos pares. A característica de regulação não é consensual entre os supervisionados e, assim, não há garantia de que a supervisão pedagógica esteja a decorrer de forma colaborativa e formativa, como preconizam os regulamentos.

16:50
Justificativas sobre contratação de emprego: relação entre a decisão e a forma de acesso do candidato à universidade.

ABSTRACT. Esse estudo objetivou explorar as justificativas de universitários sobre a contratação de um candidato a emprego, beneficiado ou não por cotas. Contou-se com a colaboração de 291 participantes, com média de 24,3 anos (DP = 6,9), sendo a maioria do gênero feminino (54,5%). A tarefa consistia em ler um texto relatando uma seleção de emprego e, em seguida, tomar uma decisão sobre a contratação, justificando sua resposta. Os participantes foram alocados a uma de três condições: cotista social, cotista racial ou não-cotista. Os resultados apontaram que as justificativas se agruparam em duas categorias. A primeira reuniu justificativas que utilizam o mérito, a experiência prática e o desempenho do candidato no estágio como argumentos majoritariamente para não o contratar. A segunda reuniu discursos de pessoas que apresentaram uma probabilidade alta de contratar o candidato, ao recorreram às suas características pessoais, experiência prática e capacidade de desempenhar bem a função.

17:10
Consensos e dissensos nas dimensões representacionais de “Casa” e “Casa de Sonho”

ABSTRACT. A importância crescente das instituições financeiras na provisão da habitação em Portugal tem contribuído para a (re)produção de desigualdades na habitação. Este estudo analisa as dimensões representacionais de “casa” e “casa de sonho” e sua associação a diferentes regimes de ocupação habitacional. Apresenta os resultados da aplicação do método de análise textual ALCESTE com o programa IRAMUTEQ às palavras evocadas a cada indutor pelos participantes (N=1205) de um inquérito sobre habitação em Portugal. Os resultados revelam consenso nos significados de “casa” e dimensões representacionais de “casa de sonho” associadas a diferentes regimes de ocupação, revelando desigualdades nas aspirações habitacionais. Conclui-se da importância de combinar metodologias quantitativas e qualitativas na compreensão dos impactos psicossociais da financeirização da habitação.

17:30
Software webQDA e analise da Proteção Socioassistencial dos Residentes Fronteiriços: Dificuldades e Possibilidades

ABSTRACT. O trabalho aborda a temática da proteção socioassistencial no âmbito Mercosul. Tem como objetivo identificar as dificuldades e possibilidades na institucionalização e gestão do direito e acesso aos serviços de proteção socioassistencial aos residentes em cidades-gêmeas das fronteiras entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Estados Parte do Mercosul. A referência para este estudo – corpus de dados – foi o Relatório Final das Atividades de Assessoria “Cidadania em Zonas de Fronteira – O Caso do Mercosul” - Contrato ISM/FOCEM IV, nº 002/2017– Instituto Social do Mercosul. O estudo foi de natureza qualitativa e utilizou-se a ferramenta tecnológica do software webQDA na organização e verificação de informações pretendidas e necessárias para o alcance do objetivo. O uso do software como ferramenta de apoio no processo de categorização e análise do material permitiu às pesquisadores ter uma visão de totalidade e auxiliou a sistematizar de forma articulada os dados não numérico

17:50
Estudios etnográficos con enfoque fenomenológico en los procesos de ordenamiento territorial: alcances y limitaciones.

ABSTRACT. Los procesos de ordenamiento territorial, demandan armonizar las relaciones entre los seres humanos y el espacio construido, especialmente en las urbes. Para ello, los estudios etnográficos con enfoque fenomenológico permiten dar cuenta de la cotidianidad de los sujetos que permea los significados del mundo social y las particularidades en las interacciones. Este enfoque brinda una imagen objetivo, necesaria para la planeación territorial. Asimismo, tiene una gran fuerza transformadora al trascender de los inventarios y zonificaciones; y apuntarle a la apropiación territorial de los ciudadanos. No obstante, aunque el enfoque fenomenológico permite profundizar en los significados de actores particulares, limita el análisis de las relacione sociales que se tejen en el espacio. Se expone entonces el proceso de investigación desarrollado con jóvenes vinculados a una Universidad Pública en Colombia con discapacidad motriz y visual, quienes en su cotidianidad despliegan estrategias de apropiación territorial para garantizar su derecho a la cuidad.