CIAIQ2019: 8º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA
PROGRAM FOR FRIDAY, JULY 19TH
Days:
previous day
all days

View: session overviewtalk overview

09:30-11:30 Session 14A: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Programa de acompañamiento al aula: la perspectiva de los profesionales docentes de escuelas públicas
PRESENTER: Rodrigo Arellano

ABSTRACT. El estudio de los aprendizajes de calidad en la actualidad alcanza un interés especial, sobre todo si existe un amplio acuerdo de que son necesarios para el desarrollo de la persona y del progreso social. Con el objetivo de establecer la percepción que tienen los profesores sobre el proceso de acompañamiento pedagógico se realizó esta investigación de carácter cualitativo. El estudio se circunscribe a cuatro colegios de la provincia de Talca, que nos otorgan la posibilidad de describir e interpretar las actuaciones docentes. Para ello, se utiliza como estrategia de diseño el estudio de caso junto a entrevistas focalizadas. Entre los resultados más relevantes destaca que los profesores comunican un conglomerado de ideas y experiencias de enseñanza que moldea, el aprendizaje de calidad de sus estudiantes para el desarrollo del proyecto de vida y el bien común.

09:50
Tecendo a integralidade do cuidado na Estratégia de Saúde da Família, interior paulista.
PRESENTER: Aline Souza

ABSTRACT. Identifica-se a complexidade da efetivação do cuidado na perspectiva da integralidade quando se insere na prática profissional dos serviços da Atenção Básica à Saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a concepção dos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família (eqSF) de um município acerca da promoção do cuidado na perspectiva da integralidade. Os trabalhadores de quatro Unidades de Saúde da Família foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados por meio de grupo focal. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Apresenta-se, nesse momento, duas temáticas, a saber, tangenciando a complexidade do cuidado na atenção básica: uma discussão sobre integralidade e a desarticulação entre os diferentes níveis de atenção à saúde compromete a promoção da integralidade do cuidado. Depreende-se que muitos avanços ainda são necessários para que o principio da integralidade seja implementado de acordo com seus pressupostos.

10:10
A região rural do território de uma USF: organização social, distribuição de recursos, equipamentos sociais e política ambiental

ABSTRACT. Esta investigação faz parte da pesquisa “Diagnóstico coletivo do distrito sob os cuidados da faculdade de Medicina de Marília”, a qual teve por objetivo analisar a organização social, a política de distribuição de recursos financeiros, o acesso a equipamentos sociais e as políticas de proteção ambiental em uma área rural pertencente ao território de uma USF na perspectiva de informantes chave. A entrevista semi estruturada foi o instrumento para a coleta de dados. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática para análise dos dados. Esse processo permitiu definir quatro temas, a saber, a organização social em processo, a politica de distribuição de recursos financeiros, o acesso a equipamentos sociais, a politica de proteção ambiental.

10:30
Necessidades do sujeito à luz das Representações Sociais: olhando para o perioperatório

ABSTRACT. Objetivo: identificar as necessidades dos sujeitos no perioperatório à luz da Teoria das Representações Sociais. Método: estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, com 26 participantes submetidos a cirurgias eletivas internados em um hospital do interior paulista, no período de fevereiro a maio de 2016. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: as representações sociais dos sujeitos no perioperatório caracterizam o médico como detentor de conhecimento e revelam um vínculo frágil com os profissionais, tendo a espiritualidade como apoio para enfrentamento do momento. As práticas vigentes no perioperatório encontraram-se voltadas aos profissionais e pouco centradas nos sujeitos atendidos. Conclusão: Refletir as representações sociais desses sujeitos fornece subsídios para a reconstrução de um processo de trabalho colaborativo que extrapole a dimensão do ato operatório propriamente dito e avance para atenção centrada no sujeito.

10:50
Adolescentes em Situação de Rua e Uso do Respondent Driven Sampling (Rds): Limites e Possibilidades
PRESENTER: Rosely Carvalho

ABSTRACT. Relato da experiência do uso da metodologia Respondent - Driven Sampling (RDS), em pesquisa em território de risco psicossocial ao uso de drogas por adolescentes em situação de rua em uma cidade da Bahia; buscando descrever as principais etapas de implementação do método, verificou-se que o reconhecimento da pluralidade de modos de vida, as características dos territórios pesquisados e vivências itinerantes dos adolescentes em situação de rua influenciam na determinação dos limites e possibilidades da técnica.

11:10
Características del profesorado de Educación Física en Educación Secundaria

ABSTRACT. El papel del profesorado es vital para la puesta en práctica los objetivos de Educación Física (EF) en los centros educativos, contribuyendo a fomentar la práctica de la actividad física y transmitir un estilo de vida saludable. Los objetivos son: a) Conocer las percepciones del alumnado del máster de Formación del Profesorado en Educación Secundaria sobre la formación recibida y b) Analizar las percepciones del alumnado de Educación Secundaria sobre las características de un buen y un mal profesor de EF. Para ello, se han realizado 11 entrevistas semiestructuradas a los estudiantes del máster y un cuestionario de preguntas abiertas a 443 alumnos de 11 centros educativos de Educación Secundaria. Los resultados indican la demanda de una mayor formación teórica, formación práctica y experiencia; así como su combinación con habilidades interpersonales. El mal profesor se caracteriza por falta de implicación en la materia y bajo control sobre la situación docente.

09:30-11:30 Session 14B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
A região rural do território de uma USF: as políticas de saúde, a organização e a mobilidade social
PRESENTER: Bruna Santos

ABSTRACT. Esta investigação faz parte da pesquisa “Diagnóstico Coletivo do Distrito sob os cuidados da Faculdade de Medicina de Marília (Famema)”, a qual teve por objetivo analisar as políticas de saúde, comunicação e mobilidade social em uma área rural pertencente ao território de uma USF na perspectiva de informantes chave. Para a coleta de dados utiliza-se a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Esse processo permitiu definir quatro temas, a saber, o programa do governo municipal ineficaz frente às necessidades de saúde, o acesso aos serviços de saúde, os limites da organização social e o acesso dos moradores da área rural à urbana.

09:50
Formar profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa: o caso da Noite Saudável
PRESENTER: Irma Brito

ABSTRACT. Os esforços para combater os determinantes comerciais de doenças não transmissíveis exigem a congregação de vários setores e com abordagens participativas. Objetivo. Sistematizar experiências de formação de estudantes e profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa, centrada na promoção de uma noite saudável para identificar os desafios, potencialidades e vulnerabilidades que permeiam estas ações. Método. Relato de experiência de formação em pesquisa ação participativa em saúde para grupos de estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que fazem intervenção em contextos de entretenimento noturno. Ambos os autores foram os coordenadores da formação e as fontes de informação resultam da observação participativa e da análise de conteúdo dos relatórios de execução e de outros produtos criados no âmbito do projeto. Resultados. A formação em pesquisa-ação participativa permitiu processos de reflexão sobre determinantes comerciais e a co-criação de novas estratégias no controle dos problemas de saúde e segurança relacionados com o entretenimento noturno

10:10
A abordagem cartográfica na pesquisa-intervenção participativa: o caso da Gestão Autônoma da Medicação (GAM)

ABSTRACT. O artigo apresenta a metodologia de pesquisa-intervenção participativa de abordagem cartográfica desenvolvida pelo grupo Enativos (Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Brasil) em sua experiência com a Gestão Autônoma da Medicação (GAM). A GAM é uma estratégia no campo da saúde mental interessada em promover o acesso e compartilhamento da experiência do uso de medicamentos psiquiátricos, para fomentar a corresponsabilidade entre usuários, trabalhadores e familiares, reforçar a autonomia do usuário em relação ao tratamento medicamentoso e ampliar seu poder de negociação com as equipe de saúde. A abordagem metodológica desenvolvida pelo grupo Enativos é relativamente original no conjunto das investigações qualitativas, pois conecta contribuições de campos bastante diversos como a Análise Institucional, o método cartográfico inspirado nas indicações da filosofia de Deleuze e Guattari e a teoria da enação elaborada por Varela no âmbito das ciências cognitivas. São igualmente incorporadas indicações operacionais da entrevista de explicitação, elaborada por Vermersch.

10:30
Análise da recepção de campanhas audiovisuais de saúde no Brasil: um estudo qualitativo sobre a percepção da população no controle do aedes
PRESENTER: Adria Albarado

ABSTRACT. Análise qualitativa de campanhas audiovisuais de prevenção e controle à dengue, chikungunya e Zika produzidas pelo Ministério da Saúde brasileiro entre 2014 e 2017, veiculadas na TV aberta com objetivo de analisar percepção e avaliação da comunidade. Realizou-se rodas de conversa com pessoas de diferentes municípios do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Apesar de a estratégia adotada pelo Ministério apoiar-se na Teoria Hipodérmica, as campanhas não alcançaram a maioria dos participantes. Estes, compreendem as mensagens e julgam que as informações mais relevantes são as sobre cuidados e não quanto às sequelas. Também consideram a regionalização e características socioambientais, culturais e econômicas importantes e que falta mais diálogo com agentes de saúde. Conclui-se que as campanhas não suprem as necessidades de orientações da população e devem ser utilizadas de forma integrada a outras ações de informação, educação e comunicação em saúde para a eficácia do controle das doenças.

10:50
O domicílio como espaço de cuidado: a pespectiva dos cuidadores familiares

ABSTRACT. Resumo. Com a evolução da medicina houve um aumento significativo na expectativa de vida e de doenças crônicas não transmissíveis. Esse novo cenário gerou a necessidade de ofertar cuidados em diferentes panoramas de saúde, dando espaço para o fortalecimento dos Programas de Atendimento Domiciliar (PAD). A pesquisa teve como objetivo descrever o perfil sociodemográfico dos pacientes acompanhados no PAD HU-USP e cuidadores familiares, reconhecer a percepção e discutir os desafios apresentados no cuidado domiciliar. Para tal, adotou-se a abordagem qualitativa avaliando os dados de acordo com a Análise de Conteúdo gerando três categorias: estrutura familiar e desafios do cuidado domiciliar; ressignificação do cuidado no domicílio e rede de apoio. A metodologia adotada foi favorável para investigar a natureza do objeto e para o alcance dos resultados e a sua análise. A literatura sobre o tema enriqueceu a discussão demonstrando a necessidade do envolvimento emocional no processo de cuidar.

11:10
O impacto das doenças na vida cotidiana em pessoas idosas institucionalizadas

ABSTRACT. Verificar o impacto das doenças na vida cotidiana em pessoas idosas institucionalizadas e seus desdobramentos no presente e no futuro foi o objetivo geral desta pesquisa antropológica. O campo de investigação desenvolveu-se em uma instituição de longa permanência para idosos, com 37 residentes. Na metodologia utilizou-se para a coleta de dados a observação e a entrevista, que foram analisados através da descrição da observação e pelo método hermenêutico-dialético. Nos resultados observou-se a perda da autonomia e do controle pessoal. Nas falas dos participantes, constatou-se o acometimento da mobilidade, a perda da liberdade, a dependência física nas atividades do cotidiano, a diminuição da ocupação, o isolamento, a dificuldade para dormir e a esperança no futuro. Nas considerações finais, foi destacada a importância da investigação antropológica em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.

09:30-11:30 Session 14C: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Análise Comparada dos Planos de Educação e proibição da Educação em Gênero e Diversidade Sexual

ABSTRACT. O lento processo de afirmação de direitos para os diferentes gêneros e diversidade sexual tem mantido posturas discriminatórias que inviabilizam o alcance a vida digna. Neste contexto, a educação torna-se instrumento para a transformação social e construção da cidadania, voltada ao respeito às diferenças, evitando posturas descriminatórias. Diante disso, este artigo, extraído de pesquisa, objetiva analisar a “Educação em Gênero e Diversidade Sexual” com base nos Planos, nacional, do Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul e municipal, de Educação. Para isto, utiliza a abordagem qualitativa, particularmente, às técnicas da comparação para análise dos Planos de Educação publicados, no período de 2014 a 2018. Os resultados sugerem compreensão que a Educação em Gênero e Diversidade sexual esta prevista nos Planos analisados, como política pública, que contempla a preocupação com um currículo que atenda às diversidades, reconhecendo as singularidades que se estabelecem na diferença.

09:50
Aprendizagem na Formação Médica: Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado
PRESENTER: Mércia Medeiros

ABSTRACT. O processo de ensino-aprendizagem precisa ir além da sala de aula, devido ao distanciamento entre Universidade e o desempenho profissional, para minimizar essas dificuldades, é necessário aproximar os discentes ao campo profissional real. Analisar o Internato em Medicina em Clínica Cirúrgica, Pediatria e Rural, nos diferentes cenários de prática, identificar as contribuições dos cenários de prática para a formação médica e verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nesta etapa. O estudo qualitativo, estudo de caso, com questionário estruturado e semiestruturado. As reflexões são voltadas para o investimento em capacitações pedagógicas dos preceptores, planejamento junto aos estudantes, atividades em ambiente simulado, manter um canal de comunicação rápido e eficaz entre a coordenação do curso e os alunos. Estimular a autonomia dos estudantes, na construção de sua aprendizagem, adaptação à realidade, estimular o desenvolvimento do senso crítico, no que diz respeito ao desempenho profissional e à aquisição da autoconfiança profissional.

10:10
Concepções de atendimento humanizado para os estudantes de medicina da Universidade Federal da Bahia
PRESENTER: Vitória Passos

ABSTRACT. Este estudo objetivou analisar as concepções de atendimento humanizado dos estudantes de medicina da UFBA. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa, utilizando-se para coleta de dados um questionário com questões abertas aplicado a 451 estudantes matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre do curso de medicina. A análise de conteúdo identificou que alguns estudantes conceituam o atendimento humanizado orientando-se apenas pelos aspectos gerais da Política Nacional de Humanização; outros superaram essa percepção ao relatarem aspectos de sensibilidade e empatia; outros ainda, apresentaram concepções pouco coerentes com a humanização, ao contrário, reforçando discursos de superioridade médica. É fundamental, portanto, investigar que outras influências atuam na construção das concepções de humanização dos estudantes para proporcionar essas diferenças.

10:30
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação

ABSTRACT. Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semi-estruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições.

10:50
A Formação nas Práticas Integrativas e Complementares de Profissionais de Saúde em uma Região Metropolitana Brasileira

ABSTRACT. Embora tenhamos a vigência de uma política pública tendo como objetivo legitimar as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na Atenção Primária à Saúde (APS), a formação profissional se tornou um desafio perante uma educação voltada para o tratamento da doença. O objetivo deste estudo foi identificar os processos de formação e capacitação dos profissionais que ofertam PIC nos serviços de APS na Região Metropolitana de Goiânia. Participaram do nosso estudo 20 profissionais que ofertavam PIC em 14 serviços de APS. Os dados foram coletados por entrevistas dirigidas, transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo com o auxílio do software NVivo© para identificar as categorias temáticas. A partir dos discursos, emergiu a categoria: processos de formação e capacitação nas PIC. A oferta da PIC era dependente da competência prévia dos profissionais ou da formação dos mesmos em serviço.

11:10
Atuação da enfermagem na promoção da saúde mental

ABSTRACT. Studies related to the health of the human being, the user of the health system, in the promotion of mental health in an integral way with the family and the society are of extreme importance. This study aims to know the nurses' perception about the performance of nursing in the promotion of mental health. Cross-sectional study with a qualitative approach. A semi-structured interview was conducted with 5 nurses who work in psychiatric units and the data were analyzed using the Content Analysis method. Among the techniques of content analysis, thematic analysis was chosen. Two categories emerged from the analysis: Comprehensive care: strengthening the promotion of mental health; Strategies for the Nursing team's performance. Nursing care needs to be more planned and organized. Understand that each human being is unique and multidimensional, which will require of nurses professionals the capacity of responsibility, common sense.

09:30-11:30 Session 14D: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Análise Comparativa do Processo de Trabalho Offshore dos Enfermeiros Brasileiros e Europeus.
PRESENTER: Claudia Messias

ABSTRACT. Estudo qualitativo com objetivo de realizar a análise comparativa do processo de trabalho offshore de enfermeiros brasileiros e europeus. A amostra foi constituída por 10 profissionais, 5 europeus e 5 brasileiros, e os dados obtidos por meio de questionário. Os resultados evidenciaram que os conhecimentos desejados estão relacionados aos serviços de urgência e emergência e ao domínio do inglês. Em relação às habilidades, além dos procedimentos técnicos e campanhas de saúde, também emergiram as habilidades digitais e gerenciais. Nos pontos facilitadores destacaram-se a remuneração, a tecnologia avançada e a oportunidade de conhecer novos países. Em relação às dificuldades, o confinamento e o distanciamento de familiares foram prevalentes, além das intempéries e da jornada extensa. Conclui-se que o processo de trabalho é semelhante mesmo em países diferentes. Acredita-se que estes resultados contribuirão para a divulgação do trabalho offshore no meio científico e no ambiente operacional.

09:50
Memoriais e museus de Brasília: algumas considerações a partir de sua percepção pelo público.

ABSTRACT. The scope of investigation are the institutions dealing with memory and culture, such as memorials and museums, analyzed under the context of type of spatiality created for that purpose in the city of Brasilia. The main objective was to identify, through processes of research and analysis, how such institutions have been assimilated in the Brazilian federal capital in view of the changes that such types of spatiality have undergone all over the world, especially along the last decades. Aiming to achieve such objective, the article started with a bibliographical review supported by considerations obtained through local participation. This puts it closer, to the assumptions of a methodology of qualitative nature, which is essential to confront generic considerations with local perceptions. In fact, if the theoretical study helped understand many issues found about these spaces, the local perception has brought other issues, not always made highlighted in the theoretical discourse.

10:10
Análise do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas: operacionalização com a aplicação do webQDA

ABSTRACT. O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA., ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.

10:30
O Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/Prevenção do Câncer de Boca na Formação de Recursos Humanos: Autopercepção de Estudantes de Graduação

ABSTRACT. O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de estudantes de graduação acerca da sua atuação no Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/Prevenção do Câncer de Boca, em uma universidade pública brasileira. Um estudo qualitativo foi realizado com dez estudantes da área de saúde da Universidade Federal de Goiás que participaram do PET-Saúde no período 2013-2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas individuais e analisados utilizando-se análise de conteúdo temática. A partir desta análise, quatro categorias foram estabelecidas: atitudes dos estudantes (em relação ao trabalho no PET-Saúde, à organização do programa, aos participantes do programa e aos pacientes), o trabalho no PET-Saúde, cenários de prática e demandas. Os estudantes apresentaram percepção positiva acerca da sua participação no PET-Saúde e da influência desta na sua formação profissional. Aspectos a serem aprimorados, referentes à organização do programa, também foram abordados.

10:50
A integralidade do cuidado em saúde na doença falciforme: uso de itinerário terapêutico no apoio à pesquisa qualitativa avaliativa
PRESENTER: Rosana Vilela

ABSTRACT. Este artigo descreve um estudo qualitativo onde tomou-se como objeto de pesquisa a reconstituição de IT de pessoas adultas com DF, considerando-a como uma potente tecnologia para pesquisa avaliativa sobre o funcionamento da rede de atenção à saúde, na perspectiva do cuidado integral. Foram entrevistadas 05 mulheres e 02 homens adultos com doença falciforme do tipo SS. O material foi submetido à análise de conteúdo dando origem às categorias: (a) Os itinerários na busca ao acesso ao cuidado nas redes de saúde; (b) Itinerários e o vínculo usuário-equipe no cuidado a pessoa com DF. Constatou-se que a reconstituição do IT foi fundamental para visualizar as dificuldades vivenciadas pelos participantes na busca por cuidados. Construir formas de cuidado integral no âmbito das políticas públicas para as pessoas com DF implica em utilizar a visão do usuário para melhor análise das necessidades dessa população.

11:10
Actitudes ante las Matemáticas: Análisis cualitativo del conocimiento grupal mediante software de representación de redes sociales

ABSTRACT. En este trabajo se muestra una investigación basada en la técnica de Análisis de Contingencias (Osgood, 1959; 2009) para estudiar las actitudes y emociones hacia las Matemáticas y su enseñanza, de un grupo de 18 profesores, a los que se pidió que narraran sus experiencias como estudiantes y como docentes. A partir de dichas narraciones, utilizando el programa de análisis cualitativo WebQDA (Neri de Souza, Costa y Moreira, 2011) y el programa de representación de redes sociales GEPHI (Bastian, Heymann y Jacomy, 2009), fueron creadas, de forma automatizada, representaciones gráficas de las categorías de análisis obtenidas, destacando las más importantes y las interrelaciones entre ellas.

09:30-11:30 Session 14E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Percepción de uso de la enseñanza blended learning en función de la rama de conocimiento

ABSTRACT. El objetivo de este trabajo es averiguar a partir de las experiencias y percepciones de profesores universitarios, las principales expectativas, actitudes, demandas, ventajas y desventajas de la aceptación -y adopción- de las metodologías de Blended Learning (BL) en la enseñanza superior. El trabajo empírico se realizó siguiendo un diseño metodológico mixto de tipo derivativo secuencial de equivalencia de status. La información cuantitativa fue recogida con un cuestionario, elaborado ad hoc, al que contestaron 980 profesores universitarios; de éstos, 86 manifestaron de forma abierta su opinión sobre estas metodologías. Los resultados ponen de manifiesto a juicio de los docentes participantes en el estudio, las debilidades, amenazas, fortalezas y oportunidades de la enseñanza B-learning, a nivel interno y externo de las instituciones universitarias.

09:50
La investigación basada en las artes (IBA). La muñeca barbie, una propuesta educativa

ABSTRACT. Después de la crisis del positivismo y del cientifismo, la noción de investigación y la forma de abordarla se ha ido abriendo a otras formas de investigación cualitativa que permiten el estudio de las experiencias humanas. Desde esta perspectiva se plantea la investigación basada en las artes (IBA) como un tipo de investigación cualitativa que utiliza procedimientos artísticos para dar cuenta de prácticas de experiencias que difícilmente se hacen visibles con otro tipo de investigaciones. IBA indaga sobre la creatividad y su interpretación, sugiriendo preguntas y desvelando lugares no explorados. En esta comunicación pretendemos dar cuenta de lo que significa la investigación basada en las artes, sus características, sus aportaciones fundamentales, y también los dilemas a los que se enfrenta. Como ejemplo ilustrativo, mostraré un proyecto educativo sobre la muñeca Barbie donde se explora problemáticas de género a través de la investigación con métodos artísticos.

10:10
Formação de professores numa perspectiva inclusiva?
PRESENTER: Flomar Chagas

ABSTRACT. This qualitative research, case study, was carried out in 2018, aiming at whether the legislation has materialized in higher education institutions for teacher quality training. A study of the lectures of the discipline of Libras of teacher training courses of two public higher education institutions, in the city of Jataí-Goiás, central-western region of Brazil, related to the areas of Science. It was verified by the results that the two institutions bring in their menus the Pounds course as a mandatory component. The insertion of Libras in the curriculum of the degrees is, above all, access to rights, which provide another story for the education of the deaf. It is known, however, that it is not only the obligation of a discipline that will change the problems of education of the deaf, it is necessary to carry out public policies and the joint commitment of the institution and society.

10:30
Vozes do Cerrado: ecos de mudanças no Assentamento Lavrinha/GO Região Centro Oeste do Brasil

ABSTRACT. Esse estudo de abordagem qualiquantitativa nas Ciências Sociais com ênfase nos processos de investigação na área do Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, objetivou conhecer e analisar as expressões da patriarquia nas atividades agrícolas de base familiar nos Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil. Num universo de 9.374 Assentamentos consolidados, a pesquisa, teve lugar no Assentamento Lavrinha formado há 23 anos no município de Goiás/GO. Foi desenvolvida revisão bibliográfica, documental acerca da questão da terra e patriarquia e, pesquisa de campo. Observados procedimentos éticos, aplicamos técnicas de Grupo Focal e entrevista semi estruturada a sete casais de assentados mais antigos. As técnicas combinadas produziram material que, tratado e submetido à análise de conteúdo, indicaram expressões de opressão, dominação e exploração na distribuição das atividades agrícolas de base familiar no Assentamento. Tarefas domésticas, preeminente femininas, são percebidas como trabalho duplicado, incitam reflexões entre mulheres sobre patriarquia e desvelam prenúncios de mudanças.

10:50
Evaluación a través del Pensamiento Reflexivo de los Estudiantes de Enfermería en la Docencia en Bioética: un enfoque mixto

ABSTRACT. Introducción: Mejorar e innovar en las metodologías de E-A que se utilizan para crear un espacio colaborativo que implique el pensamiento reflexivo y la creatividad para la formación de los futuros profesionales de enfermería. Objetivo: Evaluar el efecto de las dinámicas docentes en bioética a través de las opiniones y actitudes de los estudiantes con un instrumento de reflexión crítica. Método: Estudio descriptivo de investigación acción participativa (IAP) realizado durante tres cursos académicos (2016-2019) con los estudiantes matriculados en la asignatura (n=102). Resultados: Más del 93% valoran positivamente el contenido y la metodología. El 80% de los comentarios reflejados tienen una connotación positiva y se clasifican en las categorías de aproximaciones (32%) o de valores y estándares (52%). Conclusiones: Las metodologías activas son una buena manera de generar impacto, motivación y compromiso en los alumnos. Además, tienen un impacto directo sobre sus percepciones de aprendizaje.

09:30-11:30 Session 14F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
La experiencia vivida por el paciente renal en la transición de hemodiálisis a diálisis peritoneal

ABSTRACT. El cambio de modalidad dialítica evidencia transición de un estado de vida a otro donde la persona adquiere el dominio de nuevos conocimientos y habilidades para reformular su patrón de comportamiento y regresar al estado de equilibrio previo al cambio. Objetivo: describir la experiencia de los pacientes que transitan de hemodiálisis a diálisis peritoneal. Metodología: Investigación cualitativa fenomenológica descriptiva, se realizaron 9 entrevistas en el Hospital Central de Asturias, España. Un paradigma de codificación deductivo-inductivo reveló 5 categorías principales. Hallazgos: La experiencia denotó separarse de una vida dependiente de terceros y pasar a un periodo de entrenamiento inicial, cambios de vida y, ajustes para gestionar la terapia en el hogar, renaciendo un nuevo rol caracterizado por satisfacción personal y responsabilidad con el autocuidado. Conclusiones: la transición resultó en una experiencia proactiva que movilizó recursos y energía interna para alcanzar mayor nivel de bienestar y, así adquirir una identidad integradora fluida

09:50
Vídeo-cartAgrafiOs: a Experiência Metodológica das ‘Vídeo-Cartas (não) Filosóficas’ Tecidas na Pós-Disciplinaridade

ABSTRACT. Este artigo apresenta as ‘vídeo-cartas (não) filosóficas’ como experiência metodológica realizada no âmbito da pós-disciplinaridade, discutindo desde o regime monodisciplinar aos regimes pluri/multi, cross-, inter, trans e antidisciplinar, além da zona limítrofe pós-disciplinar. Tais vídeo-cartas constituíram tanto processo, quanto produto da pesquisa de doutorado da qual derivam. Sua criação contou com estratégias poético-conceituais desenvolvidas processualmente no seio investigativo. A artesania operada abarcou a edição de palavras, materiais, imagens, peles, sons, ausências e silêncios. O procedimento artesanal foi estendido, também, para o entendimento de um pensamento que estaria para além (ou mesmo aquém) do pensamento artístico, filosófico e/ou científico, a favor de um conhecimento pós-disciplinar. Diante desse cenário, propomos a pós-disciplinaridade como ruptura do constrangimento imposto pela noção de disciplina. Mais que explanar um projeto epistêmico, as ‘vídeo-cartas (não) filosóficas’ assumiram uma atitude pós-disciplinar que as fizeram acontecer enquanto método, ato de criação e experimento acadêmico-científico, destacando-se, nisto, sua dimensão ético-estética.

10:10
Tornar-se pai: uma exploração qualitativa da experiência dos homens portugueses
PRESENTER: Catarina Silva

ABSTRACT. A parentalidade é um processo em que estão envolvidos pai e mãe. Porém, e apesar de começarem a surgir alguns resultados de investigação sobre a perspetiva paterna, a vivência da mulher neste processo tem sido a privilegiada. Este estudo qualitativo, exploratório, de carácter descritivo, transversal e retrospetivo, procurou compreender as vivências dos homens na transição para a paternidade durante o período pré-natal. Participaram 10 homens a vivenciar, pela primeira vez, a gravidez da parceira. Recolha de dados realizada com recurso a entrevista semiestruturada. Análise de dados com técnica de análise de conteúdo, com categorização semântica e abordagem indutiva. Três temas - “experienciar da transição”, “desenvolvimento da identidade como pai” e “(des)construção de pontes para a transição” - emergiram dos dados. A investigação amplia a compreensão desta transição desenvolvimental e desafia a uma reorientação das práticas profissionais no sentido da inclusão da figura masculina nos cuidados pré-natais.

10:30
Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado: Um estudo qualitativo

ABSTRACT. Resumo. O objetivo deste estudo foi resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber.

10:50
Representação social sobre o trabalho em saúde pelas vozes dos gerentes

ABSTRACT. Este estudo pretendeu dar voz aos atores que produzem o SUS, buscando apreender os afetos, ideias e as intenções que movem os gerentes na lida diária do trabalho nos serviços de saúde. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas em profundidade com 13 profissionais do município de Jundiaí/SP. A amostra foi definida pelo método de saturação e para a interpretação dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo Modalidade Temática. Como fio condutor para a análise foi considerada a experiência das gerentes na lida com a saúde pública e identificadas as seguintes categorias: trabalho vivo, trabalho como promotor de subjetividades e representação de si, autonomia-gerência, representação da esfera pública. O estudo revelou o que os gerentes sentem, concebem e sonham sobre desempenho e a importância do seu papel de gerir projetos de cuidado e de processos de trabalho que concretizem os princípios do SUS.

11:10
Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português

ABSTRACT. Nesta comunicação apresentamos um exemplo de aplicação ao discurso pedagógico do II Governo Constitucional português do modelo que construímos, e em que utilizámos como suporte interpretativo a análise do discurso perspetivada no quadro do interacionismo sociodiscursivo, para examinar como se formulou o apelo ao consenso no discurso pedagógico oficial dos governos portugueses, considerando os valores da educação orientadores do processo de decisão e as crenças associadas ao impacto da política educativa.

09:30-11:30 Session 14G: Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados // Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
O corpo e a linguagem simbólica: análise dos verbos páthicos e seu uso na prática clínica
PRESENTER: Priscila Antonio

ABSTRACT. Analisar o emprego dos verbos páthicos (querer, poder e dever) na fala quotidiana de pacientes estomizados para compreeção do processo mental e a experiência vivida. Estudo clínico-qualitativo, dados coletados por entrevistas abertas submetidas à análise temática. Os sujeitos foram cinco pessoas com estomia intestinal em acompanhamento em um hospital Universitário, no Brasil. Da análise emergiram duas categorias: 1) O corpo biológico: trata da experiência vivida no corpo efetivo material e, 2) O corpo vivido: trata experiência vivida e sentida no corpo erótico-libidinal. Em todos os casos apresentados os verbos páthicos se fizeram presentes marcando o movimento vivido. O método qualitativo permite a significação da linguagem ordinária configurando possibilidades para a praxis do cuidado.

09:50
Repertórios discursivos de estudantes universitários sobre a discriminação contra idosos
PRESENTER: Luana Souza

ABSTRACT. Esta pesquisa buscou conhecer quais discursos são utilizados para justificar a discriminação contra idosos. Participaram do estudo 120 estudantes universitários de diferentes instituições de ensino e cursos. Estes responderam a um questionário contendo perguntas abertas sobre situações reais e cotidianas que idosos vivenciam em nossa sociedade. As análises de duas situações específicas, trabalho após a aposentadoria e creche para idosos, evidenciaram que os discursos dos participantes tendem a excluir a figura do idoso do restante da sociedade. No trabalho o idoso não é visto como uma pessoa eficiente e produtiva e, além disso, tem sua figura infantilizada sendo aceitável considerar deixá-lo em uma creche.

10:10
Representações sociais da hipertensão arterial e do tratamento para profissionais de saúde, pessoas que vivem com hipertensão e seus familiares.
PRESENTER: Larissa Antunes

ABSTRACT. Este estudo objetivou descrever as representações sociais da hipertensão arterial e do tratamento para pessoas que vivem com hipertensão, familiares e profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo e comparativo, com corte transversal. A pesquisa foi composta de 60 participantes, sendo 20 profissionais de saúde, 20 pessoas que vivem com hipertensão e 20 familiares. Dentre os participantes, 45 eram do sexo feminino. A idade mínima foi de 18 anos e a máxima de 87 anos. Realizou-se entrevistas individuais semi-estruturadas. Para análise dos dados utilizou-se classificação hierárquica descendente, com auxílio do programa IRaMuTeQ. Verificou-se que a representação social da hipertensão arterial é organizada em torno das características desta condição crônica enquanto que a do tratamento é centralizada nas práticas de controle da pressão arterial, com destaque para a medicação e as mudanças de hábitos. Os resultados mostraram também aspectos compartilhados e diferenças nas representações sociais nos três grupos estudados.

10:30
Atenção às Urgências e Emergências no Sistema de Saúde Brasileiro: Avaliação do processo de implantação

ABSTRACT. Objetivou-se analisar as ações desenvolvidas pela gestão estadual de saúde de um estado do nordeste brasileiro para a implantação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), destacando os limites e as facilidades. Tratou-se de um estudo avaliativo, participativo do tipo estudo de caso. A investigação deu-se em três etapas, a primeira e segunda etapa envolveu a apreensão de normativas publicadas pelo Governo Federal e Estadual. Posteriormente foram realizadas entrevistas com os gestores envolvidos no processo de implantação. A análise do processo de implantação da RUE revelou uma rede estadual ainda em fase de implantação, apresentando problemas relativos aos processos de gestão. O processo de implantação foi caracterizado pela ênfase na estruturação a partir de recursos físicos em detrimento de aspectos condicionantes ao funcionamento em rede regional e integral.

10:50
El Trauma Nuestro de Cada Día: Construcción Subjetiva de la Experiencia Suicida de Jóvenes Transgénero

ABSTRACT. Resumen. El propósito de este trabajo es mostrar la construcción subjetiva de jóvenes trans chilenos/as respecto de su experiencia de haber vivido y sobrevivido a un proceso suicida. Se realizaron siete entrevistas a jóvenes autoidentificados como trans, a las que se les aplicó el Análisis Biográfico Orientado al Descubrimiento (DOBA). En los resultados se muestran un modelo emergente en el que se vincula el processo de desarrollo de la identidade trans con la experiencias de suicidio. Se concluye en torno a três preguntas que guiaron la investigación: ¿De qué manera condiciones "generales" de riesgo de suicidio adquieren una forma "específica" en el caso de jóvenes Trans? ¿Cuál es la conexión entre la construcción de la identidad, la internalización del estigma, y la hipervigilancia con el proceso suicida? ¿De qué manera el cuestionamiento social de la identidad trans "pone en movimiento" el proceso suicida?

11:10
Análisis mediante representación gráfica de los aspectos sociales, emocionales y cognitivos en pacientes con Diabetes Mellitus.
PRESENTER: Teresa Alzás

ABSTRACT. Marco teórico: la adhesión al medicamento es fundamental para la calidad de vida de pacientes con dolencias crónicas. Objetivo: analizar los aspectos sociales, emocionales y cognitivos que intervienen en la conducta y hábitos saludables de las personas con Diabetes Mellitus tipo II. Metodología cualitativa: se realizan un total de 24 entrevistas focalizadas en pacientes mayores de 60 años y con Diabetes Mellitus tipo II. Resultados: tras el análisis de contenido de las entrevistas, se presenta los resultados obtenidos mediante un análisis de representación gráfica, a través del cual se confirman las hipótesis planteadas. Conclusiones: a mayor conocimiento de la enfermedad se desarrollarán más hábitos saludables; se considera el tipo de afrontamiento como determinante para asumir los cambios de vida que conlleva la enfermedad; y una tercera que considera que en función de cómo las personas conozcan y afronten la Diabetes Mellitus tipo II así desarrollarán ciertos hábitos alimenticios saludables.

09:30-11:30 Session 14H: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Missão da Universidade: Análise do Discurso de Doutores Honoris Causa

ABSTRACT. O título de Doutor Honoris Causa, que significa em latim “por causa de honra”, é um título honorífico concedido pelas universidades a pessoas que deram um grande contributo ou se destacaram em diversas áreas do conhecimento e da cultura. Este título é atribuído a personalidades que partilham princípios/missão semelhantes às da instituição que lhes concede o tributo. Assim, acreditamos que a análise dos discursos pode constituir um contributo para fazer pensar e refletir acerca da missão da Universidade de ontem, de hoje e do futuro. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise dos 36 discursos dos Doutores Honoris Causa da Universidade de Aveiro, Portugal, proferidos por ocasião da cerimónia da sua outorga ao longo das últimas três décadas. Este trabalho refere-se a uma das dimensões de um estudo com base em ampla análise epistemológica realizado no mesmo contexto e tem o seu enfoque na ideia de missão da universidade.

09:50
Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB – perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses
PRESENTER: Patrícia Sá

ABSTRACT. O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e caracterizar o entendimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável presente nos documentos oficiais portugueses orientadores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Metodologicamente, é um estudo que se enquadra no paradigma interpretativo e de natureza qualitativa, tendo-se optado por uma estratégia interpretativa-descritiva de natureza exploratória para a sua concretização. Para concretizar o objetivo definido, foi realizada uma compilação documental que levou à constituição do corpus e posterior tratamento, operacionalizado através de uma análise de conteúdo aos documentos reunidos. O instrumento de análise de conteúdo utilizado resultou da adaptação e revalidação de um instrumento publicado. Recorreu-se ao software webQDA para proceder à categorização e análise dos dados. Os resultados alcançados evidenciam que a dimensão ambiental é a privilegiada, em detrimento das dimensões económica e sociocultural . No entanto, as três dimensões de análise consideradas estão presentes na grande maioria dos documentos analisados.

10:10
Comunicação Governamental - O Ministério da Felicidade do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos O objetivo da criação do Ministério da Felicidade – análise de conteúdo

ABSTRACT. Este artigo apresenta um estudo realizado baseado na comunicação governamental sobre a criação do Ministério da Felicidade do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos. Das notícias analisadas optou-se, no âmbito deste trabalho, pela que dá a conhecer os principais objetivos da criação do Ministério da Felicidade do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos. Recorrendo à técnica de análise de conteúdo, através do uso do software webQDA, pretendeu-se compreender de que forma o Governo comunicou esses objetivos. Consequentemente pretendeu-se compreender se existia congruência discursiva entre o conteúdo do texto analisado e a mensagem que o Governo pretendia transmitir. Os resultados permitiram verificar a ênfase no objetivo do Governo de criar Felicidade genuína e autêntica para toda a sociedade através da criação deste Ministério.

10:30
Revisão bibliométrica sistemática assistida pelo software de análise qualitativa WebQDA: um estudo sobre a produção científica brasileira sobre Massive Open Online Courses (MOOCs) nos últimos 10 anos

ABSTRACT. Os cursos massivos, online e abertos, conhecidos pela sigla MOOCs, constituem uma ferramenta acessível de educação mediada por computadores. Entretanto, no Brasil pouco se estuda sobre essa modalidade de educação a distância. A fim de desenhar um panorama das produções científicas brasileiras sobre MOOCs, foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos publicados nos periódicos brasileiros nos últimos 10 anos. A revisão bibliométrica foi realizada segundo o Protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008). A análise dos dados foi auxiliada pelo software WebQDA. As análises revelaram que há poucos trabalhos sobre MOOCs no Brasil e que os pesquisadores não são autores assíduos na temática. Foi observado que são poucos os grupos de pesquisas sobre MOOCs brasileiros, mas que são comuns parcerias interinstitucionais nos estudos sobre essa modalidade de educação a distância. Por fim, tem-se que a investigação brasileira sobre MOOCs é recente, pouco consolidada, mas apresenta demanda por novas pesquisas.

10:50
Jogos educativos para abordagem da violência de gênero: uma revisão de escopo
PRESENTER: Lucimara Fornari

ABSTRACT. O objetivo do estudo foi conhecer os jogos educativos utilizados para abordagem da violência de gênero. Trata-se de revisão de escopo realiza a partir das bases de dados acadêmicas e de literatura cinzenta nas áreas da Saúde, Psicologia e Educação. Do total de 1.174 artigos selecionados, somente 13 foram incluídos na revisão, de acordo com os critérios de elegibilidade descritos no protocolo. A extração dos dados foi realizada por meio de instrumento elaborado de acordo com a pergunta de revisão e incorporado ao software webQDA. O tratamento e análise dos dados permitiu identificar 11 jogos educativos desenvolvidos para abordagem da violência de gênero, nos quais foram identificados os conteúdos: desnaturalização dos padrões sexistas, reconhecimento e mecanismos para o enfrentamento da violência de gênero e potencial educativo dos jogos para as questões de gênero.

11:10
Práticas Integrativas e Complementares nos Serviços de Atenção Primária à Saúde: a percepção do gestor de unidade de saúde

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo analisar a concepção de Práticas Integrativas e Complementares para o gestor que não a oferta no Serviço de Atenção Primária à Saúde (APS):Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Estudo qualitativo, realizado com 24 gestores de 16 municípios da RMG, Goiás, entre agosto e dezembro de 2018. Os dados foram coletados através de entrevista individual e semi-estruturada. A análise dos dados ocorreu-se por meio do referencial da análise temática. Utilizou-ze o Software NVIVO11 para organização e sistematização. Conclui-se que os gestores desconhecem as práticas integrativas e complementares,bem como o conteúdo da Política Nacional de Práticas Integraticas e Complementares. Isso parece influenciar a não oferta das práticas na maioria dos serviços de saúde dos municípios. Recomenda-se um processo de formação de educação permanente em PIC, que incorpore as práticas integrativas e complementares aos serviços, ampliando as possibilidades terapêuticas às várias necessidades de saúde na APS.

09:30-11:30 Session 14I: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 5 / Comunicaciones Paralelas 5 (15m + 5m)

09:30
Denunciando as agressões: o protagonismo de mulheres idosas vítimas de violência

ABSTRACT. Objetivo: compreender o protagonismo de mulheres idosas vítimas de violência intrafamiliar na denúncia e os sentimentos que permeiam sua realização. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com idosas vítimas de violência intrafamiliar que realizaram denuncia em uma delegacia de defesa da mulher do estado de São Paulo. A análise e representação dos dados foram realizadas por meio da Análise Temática. Resultados: As idosas manifestam que o processo de denuncia representa uma forma de tornarem-se as protagonistas de suas vidas. Esse momento mostra-se repleto de empoderamento e sentimentos ambivalentes acerca do agressor. Conclusão: Foi possível compreender as complexidades envolvidas na denúncia de maus tratos por mulheres idosas vítimas de violência. Nesse sentido, observou-se a necessidade de desenvolver estratégias de empoderamento e estimulo ao protagonismo de mulheres idosas frente as situações de violência.

09:50
La entrevista en Educación Infantil como instrumento de recogida de datos inicial y su análisis a través del software WebQDA

ABSTRACT. El presente trabajo de investigación se plantea por la necesidad de partir de los conocimientos previos de los alumnos y promover su motivación antes de la implantación de un proyecto educativo concreto sobre Robotica Educativa en educación infantil. Para este fin, se utiliza la entrevista donde los alumnos expresan sus ideas en referencia a las cuestiones planteadas sobre orientación espacial. El análisis de las entrevistas y el tratamiento de datos se llevó a cabo a través del software de análisis cualitativo WebQDA. El tratamiento de datos con este WebQDA nos facilitó el trabajo de organización de datos y de creación de categorías. Al finalizar la investigación se concluye que los alumnos se muestran más expresivos y motivados en la cuestión de tipo práctica, presentación del robot.

10:10
Carrera corpo-expresiva: transformación mediante actividades artísticas

ABSTRACT. La Expresión Corporal Expresión Corporal en España es una disciplina relativamente reciente con un papel importante en el desarrollo del Sistema Educativo Español. El objetivo principal de este artículo es realizar un análisis sociológico de los recorridos de profesionalización y socialización de sus practicantes en España. Para ello, se han utilizado observaciones directas, entrevistas semiestructuradas y cuestionarios cualitativos. Los resultados y conclusiones, ponen en evidencia un trabajo de « transformación del yo », en el transcurso y desarrollo de una « carrera » (Becker, 1963 ; Darmon, 2008) propia a los practicantes de EC. Esta « Carrera Corpo-Expresiva », está formada por tres fases: Fase 1 de “cambio y/o descubrimiento »; Fase 2 de « búsqueda », donde la EC se convierte en una « Actividad Total »; y una tercera, aunque no obligatoria, fase en la que la EC deja de ser una « Actividad Total ».

10:30
Sistematização do Cuidado em Saúde: análise temática da formação dos enfermeiros

ABSTRACT. A necessidade de mudanças na sistematização da prática em enfermagem tem sido foco de discussão considerando a proposta de reorganização do cuidado por meio da Estratégia Saúde da Familia (ESF). Objetivou-se analisar a formação dos enfermeiros da Atenção Primária a Saúde para realizar a sistematização da assistencia em enfermagem (SAE) na Estratégia Saúde da Família. Adotou-se a abordagem qualitativa, com coleta dos dados por meio de entrevista semiestruturada com 19 enfermeiras. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Captou-se que a SAE é realizada por meio de diversos referenciais, apresentando falhas na aprendizagem durante a graduação, bem como nos serviços de saúde. Tem-se como perspectiva que as instituições formadoras possam abordar essa prática de forma mais contextualizada, considerando as necessidades do mundo do trabalho e das mudanças frente ao cuidado integral e em equipe.

10:50
A aplicação da técnica do mapa conceitual em uma revisão da literatura com meta-síntese sobre experiências de testemunho de bullying escolar
PRESENTER: Claudio Romualdo

ABSTRACT. Observar situações de bullying na escola se configura como uma experiência que pode afetar a saúde e o desenvolvimento dos estudantes. Reconhecendo a importância de compreender o papel desse ator na dinâmica do bullyimg, esse estudo objetivou apresentar a aplicação da técnica mapa conceitual numa revisão da literatura com meta-síntese. A pesquisa de revisão foi desenvolvida em cinco bases de dados usando os termos “bullying” e “observadores” em português, inglês e espanhol. Ao identificar e resumir temas-chave e dados de apoio foi construído um mapa conceitual e uma meta-síntese. O mapa conceitual permitiu identificar que os observadores de situações de bullying na escola 1) são essenciais para compreender o fenômeno e o próprio comportamento agressivo, 2) também sofrem as consequências deste tipo de violência e 3) apresentam potencial para interromper as agressões. Concluiu-se que a abordagem visual utilizada na extração e análise de dados revisados é uma importante ferramenta metodológica.

11:10
Usos e possibilidades metodológicas para os estudos qualitativos em Administração: explorando a Análise Temática
PRESENTER: Manuela Silva

ABSTRACT. O objetivo central deste artigo é apresentar a Análise Temática como uma técnica de análise científica de abordagem qualitativa e o seu uso, em particular, nas pesquisas no campo da Administração. Para tanto, apresentam-se os caminhos de utilização e possibilidades metodológicas, a partir da discussão teórica baseada em autores como Alhojailan (2012), Braun e Clarke (2006), Cunliffe (2011) e Vaismoradi et al. (2013), assim como da exemplificação a partir de duas pesquisas que fizeram uso dessa técnica. Espera-se contribuir para o entendimento do que seja a Análise Temática, oferecendo novas possibilidades na construção do conhecimento do campo das pesquisas qualitativas

09:30-11:30 Session 14J: Sala Virtual/Aula Virtual
09:30
Abordagem Teórico-Metodológica Quadripolar de Paul Bruyne na Pesquisa Qualitativa da Política Pública da Educação

ABSTRACT. Resumo. Neste texto procuramos apresentar a descrição dos passos da pesquisa qualitativa de uma política pública educacional e o movimento realizado no desenvolvimento desta pesquisa, a fim de explicitar os conceitos e categorias com as quais a interpretação do objeto estudado foi realizado – educação profissional técnica de nível médio na Bahia / Brasil - especificamente, buscamos explicar como tornou-se referência no delineamento da pesquisa, a abordagem quadripolar de Paul de Bryne que conferiu a densidade teórico-metodológica do objeto estudado na relação com os polos epistemológicos, teóricos, técnicos e morfológicos.

10:00
Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I em uma escola do nordeste brasileiro

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer as dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes do 3º e 4º ano do ensino fundamental I de uma escola do nordeste brasileiro. Além de, verificar como os professores trabalham essas dificuldades e se existe acompanhamento psicopedagógico, e como esse acontece. Realizou-se uma abordagem qualitativa a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas com 10 professores e uma psicopedagoga da rede municipal de ensino, em 2018. As entrevistas ocorreram mediante autorização dos envolvidos por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, contendo questões relacionadas as principais dificuldades vivenciadas pelos alunos diante dos conteúdos escolares, e que fatores causam essas dificuldades. Como resultados pode-se considerar que as dificuldades apontadas encontram-se relacionadas as áreas cognitiva, afetiva e social, decorrentes em alguns casos de déficits cognitivos. Tendo a família como principal responsável pela dificuldade no aprendizado. Dessa forma, ressalta-se à importância da realização de uma abordagem qualitativa na compreensão do fenômeno estudado.

10:08
Processo de pesquisa e desenvolvimento de ações educativas a partir de metodologias colaborativas no âmbito do projeto “Conexão Escola Mundo: espaços inovadores para a formação Cidadã”

ABSTRACT. Este artigo descreve os desafios do desenho metodológico de pesquisa colaborativa no contexto do Projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”. Uma proposta de cooperação internacional que tem como objetivo a educação em direitos humanos na cultura digital. O texto é um relato de experiência com uma análise preliminar do primeiro ano do projeto que finaliza em 2020. Nos desafiamos a pensar a educação em direitos humanos pela perspectiva hacker. Ou seja, de colaboração, autoria, autonomia, protagonismo e participação. Em Florianópolis/ Santa Catarina/ Brasil, unimos campos importantes para o estudo na educação: a educação em direitos humanos, a apropriação de TIC pela perspectiva mídia-educativa da ética hacker e a pesquisa enquanto processo formativo. Nossa metodologia colaborativa de pesquisa está pautada na intervenção ativista na pesquisa com e na escola.

10:11
Formação Docente na Medicina Veterinária: desafios e estratégias desvendados pela análise temática

ABSTRACT. A formação médica veterinária deve acompanhar as necessidades atuais da sociedade e antecipar as exigências para o futuro. Neste sentido, a formação dos professores torna-se essencial para que os processos de mudanças necessários ocorram frente às necessidades sociais. Neste estudo objetivou-se analisar a formação docente na Medicina Veterinária no contexto das mudanças propostas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A pesquisa foi realizada com docentes e coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária de duas Instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo. Utilizou-se método de pesquisa misto, com questionário tipo Likert e entrevistas semi-estruturadas.. A abordagem de investigação por método misto oportunizou o desvendar da realidade nos cursos de forma complementar, apresentando os desafios e os processos de construção de mudanças, além de mostrar que as Instituições tem enfrentado os problemas e proposto estratégias para que as DCN possam ser implementadas.

10:31
Ideas preponderantes sobre la Responsabilidad Social Empresarial RSE

ABSTRACT. Este artículo, pretende construir un análisis que le permita al lector tener una nueva perspectiva sobre lo que debe ser la Responsabilidad Social Empresarial (RSE), realizando un recorrido sobre las ideas dominantes acerca del término y su práctica, retomando algunas vertientes como la norteamericana, europea, estudiando el contexto de la RSE en Colombia y una serie de visiones contemporáneas que son objeto de análisis. Fruto de la reflexión realizada por los autores, se concluye que la Responsabilidad Social Empresarial es la respuesta de una organización, ante las consecuencias de sus acciones, frente a los públicos de interés, e implica un proceso en donde se los debe identificar, reconocer como interlocutores válidos para poder escuchar sus expectativas, formular con cada uno de los públicos estrategias que permitan mitigar los impactos negativos y potencializar los impactos positivos.

10:39
Implicaciones metodológicas en la investigación: el caso de una dependencia de gobierno local

ABSTRACT. La metodología es sin duda primordial en toda investigación, por muy simple o compleja que sea, por lo que en este trabajo es el eje principal, a través del cual hemos de dar cuenta de su importancia en la consecución de los objetivos planteados en la investigación relativa a la toma de decisiones en una instancia de gobierno local mexicano. A través del estudio de caso se vislumbra la implicación metodológica, mostrando que su diseño permite llegar a resultados confiables sobre una realidad particular en una institución local, contextualizada en un ámbito metropolitano determinada por relaciones multidimensionales. La influencia de la forma de organización adquirida por los actores y su entorno interno generan formas de trabajo más o menos complejas. Esta organización tuvo gran auge en las funciones de casi toda la administración del gobierno local, visión que se pudo interpretar con la aplicación de la metodología seleccionada.

10:42
Oficinas emancipatórias como instrumento de formação em saúde coletiva para o cuidado à família
PRESENTER: Luciana Cordeiro

ABSTRACT. Introdução: Oficinas emancipatórias é instrumento pedagógico privilegiado para apoiar a formação em saúde, na desalienação de conceitos e práticas. A concepção de família que orienta o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil restringe-se à família de risco. A Saúde Coletiva assume que as dinâmicas familiares decorrem de suas condições concretas de trabalho e vida, logo, as necessidades identificadas nas famílias são expressões de necessidades de reprodução social. Objetivo: apresentar oficinas emancipatórias como instrumento pedagógico em disciplina de graduação sobre o cuidado a famílias na APS. Resultados: Os estudantes compreenderam a conexão entre concepção teórica, conformação de objeto das práticas e eleição dos instrumentos de trabalho em saúde; tomaram a família como unidade de reprodução social, lcoalizada socialmente, e identificaram que o objeto das práticas em saúde são necessidades em saúde das famílias. Considerações finais: Oficinas emancipatórias são potentes instrumentos para o desenvolvimento de processos educativos desalienantes.

10:45
Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR, 2013-2016): uma política emergencial

ABSTRACT. Este artigo consiste de um recorte do projeto de pesquisa “Política Emergencial de Formação de Professores: o proclamado e o realizado com o regime de colaboração e acompanhamento de egressos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR, 2013-2016)”. Trata-se de um projeto de abrangência nacional, com objeto nas políticas emergenciais de formação de professores que atuam na educação básica, porém não tem curso de nível superior específico para atuar como professor. A pesquisa objetiva o acompanhamento de egressos dos cursos na modalidade presencial e a analise dos impactos da formação na prática docente. A investigação é de abordagem qualitativa com análise de conteúdo de questionários respondidos pelos professores cursistas combinada com análise de entrevistas a serem realizadas com os diretores das escolas onde os formados atuam. Para o desenvolvimento desses procedimentos metodológicos utilizar-se-á como suporte o software Web Qualitative Data Analyses (webQDA).

10:48
Composições Filosóficas de Pesquisa em Educação
PRESENTER: Silas Monteiro

ABSTRACT. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2018. Teve como foco mapear as pesquisas produzidas pelos integrantes do Grupo Estudos de Filosofia e Formação (EFF) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), referente ao interstício 2007-2018. Objetivou-se inventariar as pesquisas que resultaram em dissertações e teses produzidas no decorrer de 14 anos de fundação do EFF, buscando apreender como tais produções reverberam no movimento cotidiano da pós-graduação em Educação stricto sensu da UFMT. A abordagem metodológica segue atravessada pelas tessituras da cartografia (Deleuze e Guattari), mediante consultas ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como também ao banco de dados do PPGE e da Biblioteca do Instituto de Educação da UFMT, buscando localizar as produções científicas do grupo.

10:51
Investigação otobiográfica em criações de leitura e espectatura
PRESENTER: Silas Monteiro

ABSTRACT. Este artigo apresenta os resultados parciais de uma investigação otobiográfica em desenvolvimento no Brasil, realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso, com estudantes concluintes do ensino médio de duas escolas, uma pública e outra privada confessional. A pesquisa possui como fundamentação teórica a filosofia de Jacques Derrida, teorizações de Jacques Aumont acerca do cinema, filme e teoria, e o conceito de Oficinas de Transcriação (OsT) de Sandra Corazza. Apostamos na hipótese de que, por meio de exibições de curta-metragens com narrativas não lineares, nomeados filmes-conceito, em OfiCines, serão oferecidos aos estudantes espaços para a criação de sentidos próprios, podendo constituir-se como ato educativo.

10:54
O que mudou na Educação Ambiental nas duas últimas décadas, mudanças ou Retrocessos?
PRESENTER: Maria Bilio

ABSTRACT. Este trabalho é resultante de um estudo bibliográfica e documental realizado na fase inicial da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá-UNIC/IFMT. O estudo apresenta uma análise dos avanços e retrocessos das ações relacionadas à educação ambiental, considerando alguns aspectos da legislação vigente, bem como, das Conferências ECO-92 e Rio+20. Pretende ainda, verificar se o Projeto Politico Pedagógico e o currículo de duas escolas da Rede Estadual de Ensino estão inserindo as temáticas e os problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Neste sentido, esta analogia evidenciou que, as propostas e projetos curriculares estão de acordo com as mudanças na legislação. Embora as políticas públicas direcionadas aos problemas ambientais têm sido criadas, porém, há uma discrepância entre a legislação e as propostas das conferências com a prática educativa.

10:57
Imunização infantil: letramento em saúde de mães de crianças de zero a dois anos

ABSTRACT. Avaliar o letramento em saúde das mães acerca da imunização infantil, de crianças de zero a dois anos. Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 11 mães no período de julho a agosto de 2017. Como critérios de inclusão teve-se: ser mães/responsáveis de crianças até dois anos residentes em Fortaleza, que compareceram para vacinar, sendo excluídas aquelas que tivesse alguma alteração cognitiva ou de comunicação. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que as mães conheciam as vacinas: rotavírus, hepatite, BCG, sarampo, penta, gripe e paralisia infantil, porém apenas uma alegou não conhecer nenhuma vacina. Quanto as orientações 10 delas receberam orientações dos profissionais de saúde acerca da importância das vacinas no primeiro ano de vida. Conclui-se que as mães conhecem a necessidade e importância das vacinas, apesar de que é necessário a contínua educação e formação de vínculo profissional-família para o incentivo da promoção da saúde.

11:00
El espíritu emprendedor en las culturas amazónicas del ecuador en base a los saberes ancestrales

ABSTRACT. La presente investigación tiene el objetivo de Identificar el perfil del espíritu emprendedor en las culturas amazónicas del ecuador en base a los saberes ancestrales dentro de la sistematización de estudios con abordaje cualitativo, en el mismo que se ha utilizado metodología cualitativa con un método etnográfico, grupos focales y documental, se encontró factores como la autoestima, la creatividad, el liderazgo, el trabajo en equipo y la perseverancia como factores en la formación del espíritu emprendedor, y los saberes ancestrales como la sabiduría que permite generar turismo místico, turismo chamánico y el comercio de plantas medicinales, alimenticias y de poder como parte del desarrollo económico y social de la nacionalidades amazónicas de Ecuador, el proceso de aprendizaje no solo se desarrolla a través de la convivencia en la familia ampliada y los aportes meta generacionales sino también con el uso de plantas medicinales sagradas de poder y la vida diaria.

11:03
A Webquest sobre Variação Linguística em Língua Inglesa: a BNCC e as habilidades e competências em leitura.
PRESENTER: Josenil Santos

ABSTRACT. In Brazil, the fundamental school was reformulated. The National Curricular Common Base was enacted in 2017. In the dimension of Languages and their Codes, the law deals with the teaching of additional languages and brings the approach of the skills and abilities to be acquired by the students in reading. A research group, for this work, analyzed a Webquest proposal, elaborated by a Brazilian public school teacher. Did you problematize how teachers develop ICT for their work? Later, in the article, he described the stages of the work that objectified, in qualitative and descriptive research, to critically analyze and describe the development of the Webquest, student and teacher relationship. The theme developed was Linguistic Variation in English, observing language / gem as interaction and relying on Cultural Studies theorists. Among some concluding remarks, the listening activity seems to be the great fragility of the work of English teachers

11:11
Estudo qualitativo exploratório da produção científica brasileira sobre as metodologias da ergonomia do ambiente construído (2014–2018): uma revisão sistemática da literatura com o uso do software webQDA

ABSTRACT. A Ergonomia do Ambiente Construído é uma disciplina científica cujo estudo e aplicação abrange diversas áreas do conhecimento, e trata diretamente de fatores do espaço edificado e suas interações com o usuário. Esse tema tem se expandido gradativamente, no meio científico, e com esta pesquisa objetiva-se realizar um estudo qualitativo exploratório da produção científica brasileira em ergonomia no contexto do ambiente construído, nos últimos quatro anos (2015-2018), por meio de uma revisão sistemática da literatura com o uso do software webQDA.

11:31
A Percepção do Usuário quanto a Humanização no Atendimento em Unidades Básicas de Saúde do Município de Floriano-Pi.

ABSTRACT. Introdução: A Política Nacional de Humanização prioriza a valorização dos sujeitos no processo de produção de saúde, quais sejam os usuários, trabalhadores e gestores, de forma a investir na autonomia e no protagonismo dos mesmos. Objetivo: analisar a Percepção do usuário quanto a Humanização no Atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Floriano-PI. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram avaliados usuários do SUS assistidos em UBS na cidade de Floriano- PI. A população teve como universo os usuários de UBS, com uma amostra de 20 pacientes, que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Resultado: 55% não tem conhecimento sobre Humanização no atendimento e 45% deles responderam que tem conhecimento. Conclusão: podemos perceber que os modelos de atenção e gestão com foco nas necessidades dos cidadãos e na melhoria das condições de trabalho estimulam atitudes que agregam valor ao ser humano, repercutindo na qualidade da assistência.

11:34
Errores comunes de escritura académica del alumnado de Doctorado

ABSTRACT. La escritura de textos es una destreza fundamental para la difusión de trabajos científicos elaborados por estudiantes de Doctorado; sin embargo, la escritura científica requiere de estrategias que algunos investigadores noveles aún no han adquirido. El objetivo de esta investigación es conocer el carácter de los errores habituales que comete el alumnado que cursa estudios de Doctorado al escribir textos científicos. Se ha creado un sistema de categorías para realizar el análisis cualitativo de los 253 errores que se han detectado en los textos compuestos por 6 estudiantes de Doctorado seleccionados por conveniencia. Los resultados muestran que un alto porcentaje de los errores se encuentran en la introducción (53,4%), en el método (17,8%) y en las referencias (11,5%) del texto científico. Los errores suelen ser de carácter gramatical (43,1%), aplicación de normativa APA (28,5%) y semántico-léxico (16,2%). El desarrollo de talleres de escritura científica contribuiría a mejorar su destreza escritora.

11:37
Percepção de idosos sobre violência na terceira idade

ABSTRACT. Violência contra pessoa idosa é qualquer ação ou omissão, em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. O presente estudo trata da temática e objetivou discutir direitos dos idosos relacionados à sua proteção, identificar o que o idoso espera da família e sociedade, e compreender a percepção de idosos sobre violência na terceira idade. Foi avaliado em comitê de ética e pesquisa. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, com 100 idosos inseridos nos grupos de Hiperdia das Estratégia de Saúde da Família, em Picos-Piauí-Brasil, e utilizou entrevista semiestruturada. Os dados foram processados no software IRAMUTEC e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. A percepção do idoso sobre a violência e maus tratos tem relação com direitos adquiridos pela Constituição Federal de 1988 e Estatuto do Idoso. A prevenção da violência relaciona-se com o tratamento que os idosos recebem na família e sociedade.

11:40
Percepción el riesgo cardiovascular en mujeres con antecedente de Diabetes Gestacional

ABSTRACT. El Fundamento de este estudio es conocer la percepción del riesgo cardiovascular en las mujeres que tuvieron Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) al menos una vez en su vida. Se trata de una investigación cualitativa descriptiva que hace uso de las entrevistas semi estructuradas aplicadas a 10 mujeres de procedencia colombiana o venezolana con antecedente menor a 15 años de DMG,  recolectadas mediante el método de muestreo en bola de nieve o redes. Partiendo de la observación y revisión literaria del desconocimiento de la mujer sobre las consecuencias que puede ocasionar el antecedente de DMG. Se ha considerado que las mujeres desconocen las consecuencias latentes de la enfermedad para ellas a largo plazo,  adhiriéndose a los tratamientos únicamente en el periodo gestacional, así mismo se observa que las políticas públicas Colombianas incluyen estrategias de control durante y después de la gestación, sin embargo las mujeres reportan que una vez finalizada la gestación no vuelven a los controles al percibir que su situación se ha resuelto, no obstante identifican que la Diabetes gestacional les permitió adquirir hábitos de vida saludables.

11:43
Analfabetismo e saúde mental: o discurso dos usuários de um centro de atenção psicossocial brasileiro
PRESENTER: Ioneide Campos

ABSTRACT. A educação de usuários dos serviços de saúde mental é um assunto pouco discutido na literatura. O presente estudo buscou descrever a experiência do não acesso aos espaços formais de educação por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Distrito Federal, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A partir da identificação dos indivíduos analfabetos, foram encontrados dez sujeitos, os quais foram convidados a participar de uma entrevista aberta. A análise temática do conteúdo, permitiu que fossem analisadas três categorias: 1- As motivações para o estudo; 2- A educação usurpada, e 3- Trabalho, preconceito e adaptação- a educação na marginalidade. As entrevistas apontaram que os fatores contextuais como suporte social para continuidade dos estudos, fatores socioeconômicos e ingresso no trabalho foram razões para o não acesso ou continuidade nos espaços de formação escolar. O estudo identificou aspectos que interferiram na educação formal desses usuários.

11:46
Situación de calle en Medellín. Revisión de caso: niños y niñas ante la penumbra del desarraigo, entre el riesgo y la protección

ABSTRACT. Metodología: Se realizó un estudio cualitativo, etnográfico con niños en situación de calle en la ciudad de Medellín en el año 2016 y 2017. Objetivo: Comprender las experiencias y significados de las situaciones de riesgo y condiciones protectoras de los niños en situación de calle de la ciudad de Medellín. Resultados: Tanto las situaciones de riesgo como las condiciones protectoras para los niños en situación de calle, están condicionadas por los lugares en los que se encuentren, las instituciones a las que tienen acceso, las personas con que interactúen, las ocupaciones que realizan y el consumo de drogas. El estar en medio de situaciones de riesgo, lleva a los niños a sufrir consecuencias físicas y psicológicas. Aprenden a utilizar medios y estrategias para salir de los problemas y aminorar los riesgos.

11:49
Qualidade do Ambiente Urbano em Salvador: uma Análise Sobre a Percepção dos Moradores do Engenho Velho de Brotas em Relação à Segurança no Seu Bairro

ABSTRACT. Este artigo busca identificar a percepção dos moradores do Engenho Velho de Brotas em relação a sensação de segurança no bairro. No que diz respeito a metodologia esse artigo traz uma fração do resultado parcial do grupo de pesquisa QualiSalvador-UFBA. Esse grupo busca construir um Índice de Qualidade Urbano-Ambiental, a partir do recorte de bairro. Na totalidade foram considerados 163 bairros, com aplicação de pelo menos cem questionários em cada um deles. Entretanto, esse artigo utilizou-se somente dos dados coletados no referido bairro. Como principal resultado identificou-se que do total de questionários aplicados mais da metade dos respondentes sentem-se seguros a maior parte do tempo. Ao avaliar os principais problemas de segurança pública no bairro, os mais problemas mais citados foram: roubo a transeuntes, roubo a casa comercial, roubo a residência e roubo a ônibus e veículos. Sobre aspectos que podem trazer segurança ao bairro aparecem prioritariamente a ronda policial.

11:52
A Falácia Organizacional: Uma Análise Sobre a Percepção dos Trabalhadores LGBTQ em Relação às Políticas da Diversidade
PRESENTER: Tânia Benevides

ABSTRACT. Este estudo teve por objetivo compreender a percepção dos trabalhadores LGBTQ acerca da efetividade das práticas organizacionais desenvolvidas em prol da comunidade LGBTQ inserida nas organizações. Foram realizadas sete entrevistas com trabalhadores LGBTQ representando diferentes organizações, de modo a permitir comparações entre as diferentes adequações de discursos, formas de enfrentamento e manobras adotadas pelas organizações. Para isso optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que em casos onde há a institucionalização das políticas da diversidade, as práticas organizacionais conseguem ser melhor direcionadas para o público em questão. Quando não há a institucionalização, verificou-se a incongruência entre o que é dito e praticado, grande parte devido ao ambiente organizacional despreparado estratégica e socialmente para se responsabilizar com o cumprimento do que está previsto em seus discursos, incorrendo-se em atitudes discriminatórias contra o trabalhador LGBTQ durante a sua experiência de trabalho.

11:55
Un análisis preliminar para el rediseño curricular de la Cultura Financiera. Aportes de la Ingeniería Didáctica.

ABSTRACT. En el marco de la teoría propuesta por Schmidt et al (1997), el currículo potencialmente aplicado comprende materiales (paquetes didácticos), planes (de seguimiento, capacitación y evaluación) y dispositivos organizacionales (redes y comunidades, con un marco de operación explícito), que permiten concretar el currículo planeado (propósitos, objetivos y metas explícitos de una institución educativa) al currículo aplicado (a través de estrategias, prácticas y actividades). De esta forma, es factible mejorar los resultados del currículo logrado (conocimientos de los estudiantes: ideas, constructos y esquemas), desde una perspectiva profesional y de sistema. Se eligió el modelo de la ingeniería didáctica como metodología de investigación (Artigue, 1995; Ruiz, L., 2000; De Faria, 2006). De acuerdo con sus fases, primero se realizaron los análisis preliminares, esta fase es la que relataremos en este trabajo.

11:58
Elementos constituintes do cuidado para indígenas com tuberculose: (des)conexões que desafiam a integralidade do cuidado

ABSTRACT. Estudo qualitativo sobre produção do cuidado aos indígenas com tuberculose da etnia Kiriri, tomando como elementos de definição: acolhimento, vínculo, resolubilidade e responsabilização. O objetivo é analisar a produção do cuidado às pessoas indígenas com tuberculose, contribuir para práticas cuidadoras integral e integrada. Procedeu-se a observação sistemática, análise documental e entrevista semiestruturada com 09 trabalhadores de saúde das equipes de assistência e gestão da saúde indígena e Secretaria Municipal de Saúde. Realizou-se a triangulação dos dados empíricos coletados com a finalidade de corroborar as informações coletadas nas entrevistas, dos registros documentais e de observação do campo. Os resultados mostram que existe valorização do acolhimento na produção do cuidado ao indígena, porém, o vínculo está relacionado à cultura do trabalhador de saúde, que existe insegurança na resolubilidade às demandas dos indígenas com tuberculose e à presença de divergências entre responsáveis pela saúde indígena na responsabilização pelo cuidado.

12:01
Sexualidade na Terceira Idade: a Percepção dos Idosos Usuários de um Serviço de Apoio a Melhor Idade

ABSTRACT. Introdução: O Envelhecimento é caracterizado por um conjunto de fatores fisiológicos, psicológicos e sociais, é uma sequência pertinente ao processo da vida, que varia de pessoa para pessoa. Objetivo: analisar a percepção que os idosos possuem acerca da sexualidade na terceira idade. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa; desenvolvida com 22 idosos participantes do Serviço de Apoio a Melhor Idade (AMI) no município de Floriano-PI. Resultados: Os discursos foram categorizados e distribuídos de acordo com a percepção do idoso sobre o assunto. Conclusão: Compreendeu-se que a sexualidade pode ser sinônimo de saúde num âmbito multidimensional, onde cada indivíduo em sua subjetividade constrói sua própria forma de vivenciar sua sexualidade. A capacidade de amar e o desejo por intimidade permanecem em todas as idades.

12:04
Enseñar matemáticas en contexto vulnerable: retos y dificultades del profesor de Telebachillerato
PRESENTER: David Páez

ABSTRACT. El objetivo de este estudio es mostrar las dificultades y los retos que el profesor identifica de su práctica en matemáticas. Para ello, el estudio se sustenta en el concepto de reflexión-acción. Para lograr el objetivo, se diseñó un curso-taller centrado en el trabajo colaborativo y en la reflexión sobre la práctica docente, el cual participaron diez profesores que imparten matemáticas en primer semestre en Telebachillerato. Los resultados muestran que los profesores tienen una variedad de retos, pero también dificultades, entre los cuales resaltan lograr que los alumnos construyan su conocimiento de manera autónoma, así como el seleccionar y utilizar recursos adecuados al contenido a enseñar. Tales resultados llevan mostrar que existe una falta de conocimiento matemático y didáctico. Se requiere un trabajo de intervención que lleve a los profesores a construir los conocimientos necesarios para Educación Media Superior de modo que se eviten obstáculos en el alumno

12:07
A Formação Profissional dos Gestores da Atenção Básica e o Desenvolvimento de Competências: Revisão Integrativa

ABSTRACT. A gestão da Atenção Básica é complexa, cabendo à ela o domínio de conteúdos específicos de gestão e do setor saúde, sugerindo que seus profissionais desenvolvam competências singulares. Objetivo: identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a formação profissional dos gestores e o desenvolvimento de competências para o trabalho atenção básica. Métodos: revisão integrativa da literatura, realizada entre setembro e dezembro de 2018, nos Portais BVS e Pubmed, a fim de responder ao questionamento: Quais as evidências disponíveis na literatura sobre a formação profissional dos gestores e o desenvolvimento de competências para o trabalho atenção básica?. Resultados: cinco estudos compuseram a amostra com níveis de evidência IV. Revelaram a necessidade de fortalecimento do processo de aquisição de competências necessárias ao trabalho do gestor na Atenção Básica e as dificuldades do processo de gerenciamento. Conclusão: mostra-se um desafio formar profissionais gestores com competência para atuar na Atenção Básica.

12:10
Sistematización de experiencias de prácticas de escritura en tres programas de pregrado

ABSTRACT. El fomento de la escritura en los programas de pregrado puede asumir diferentes enfoques, siendo el ideal considerar a esta competencia como una estrategia de aprendizaje autónomo. El presente estudio aborda el análisis de las prácticas de escritura en tres programas de pregrado de la Universidad Autónoma de Aguascalientes, México. Se realizó un análisis documental de los planes y programas de estudio, además de un cuestionario para estudiantes y grupos de discusión con estudiantes y con profesores. Se utilizó la metodología de la Sistematización de Experiencias para una integración de los resultados. Se encontraron múltiples tareas de escritura en los tres programas académicos, con enfoques diversos y con la participación de profesores y estudiantes. Aunque la escritura es una actividad recurrente, sus alcances formativos son limitados.

12:13
Formação de Professores: desafios e possibilidades da integração das TIC nas Práticas de Pesquisa
PRESENTER: Melise Peruchini

ABSTRACT. A presente pesquisa traz, como temática principal, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Práticas de Pesquisa. Trata-se de uma investigação-ação, em que buscamos analisar possíveis contribuições da proposta, para a formação de profissionais que buscam à docência, através de oficinas que abordam diferentes ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos. Estas oficinas foram ofertadas à alunos do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na disciplina de Práticas de Investigação no Ensino. A coleta de dados ocorreu através de registros de observações em sala de aula e das atividades desenvolvidas no AVEA Moodle. A análise dos dados e discussão dos resultados apontam desafios e possibilidades da integração das TIC às Práticas de Pesquisa, e demonstram a relevância de processos de formação que abordem tanto novas tecnologias, quanto a investigação como princípio formativo para o profissional educador.

12:16
Percepção dos estudantes de enfermagem da FAMEMA sobre a Unidade Educacional Sistematizada

ABSTRACT. Frente a necessidade de mudanças na formação em enfermagem, objetivou-se analisar a percepção dos estudantes de enfermagem da XXX sobre a Unidade Educacional Sistematizada (UES). Pesquisa qualitativa, com entrevista de 20 estudantes dos dois primeiros anos do curso e análise temática dos dados coletados. A análise temática revelou que os estudantes compreendem que as metodologias ativas proporcionam o aprender a aprender, desenvolvendo raciocínio crítico, autonomia para buscar conhecimento durante e após a graduação, possibilitando uma formação mais humanizada, com olhar mais ampliado para o paciente e com construção do conhecimento em grupo por meio do compartilhamento de informações. Como fortalezas destacam o estudo de casos baseados na realidade que se articulam com a prática. As metodologias ativas são comparadas ao ensino tradicional pelos estudantes, que consideram que elas permitem um estudo mais aprofundado em relação ao método tradicional, no entanto, necessita-se construir como trabalhar com os conteúdos e sua delimitação.

12:19
Metodologias Ativas no Ensino Superior: Por Uma Formação Ativa dos Docentes em Medicina

ABSTRACT. Este trabalho apresenta e discute os resultados obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa de uma atividade de formação dos professores concursados do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão que teve como escopo principal apresentar e discutir sobre as crenças epistemológicas destes futuros professores e, apresentar a dualidade entre ser médico docente ou docente em medicina. Outro objetivo foi mapear, dentro desta dualidade as questões da Identidade Profissional do professor de Medicina. O percurso metodológico fez o uso da pesquisa colaborativa e teve como propósito a partir das crenças destes professores apontar as dificuldades de formação dentro da perspectiva das metodologias ativas. Como resultados apontou que à formação docente e profissional do professor de medicina ainda é escassa. Além disto, a maioria dos docentes das escolas Médicas não reconhecem a docência como profissão e sim uma complementação de suas atribuições na formação destes profissionais médicos.

12:22
Admissão do enfermeiro na terapia intensiva do hospital universitário: uma análise de conteúdo

ABSTRACT. Considerando a presença de enfermeiros novatos na terapia intensiva, a cobrança de produtividade e boa performance; este estudo objetiva descrever como ocorreu a admissão do enfermeiro na Terapia Intensiva; identificar os aspectos que influenciaram na formação permanente do enfermeiro no contexto de sua admissão e pós-admissão na terapia intensiva; e analisar a formação permanente do enfermeiro no contexto de sua admissão e pós-admissão na Terapia Intensiva. Foram 20 entrevistas semiestruturadas a enfermeiros, trabalhado análise de conteúdo e os pensamentos de Schön (2000). As categorias levantadas: o enfermeiro rumo ao aprendizado crítico reflexivo; entendendo a performance do outro; e desenvolvendo o talento artístico profissional como líder da enfermagem. Os enfermeiros buscaram resgatar conhecimentos, utilizaram estratégias para aprendizado; observaram a performance do veterano; o acolhimento foi um fator facilitador ao aprendizado; falhas relacionadas a infraestrutura do hospital universitário desfavoreceram o aprendizado; ser líder e novato foi um desafio enfrentado pelos enfermeiros.

12:25
Ventilação Não Invasiva por Pressão Positiva na Insuficiência Respiratória Aguda em serviços de emergência: uma revisão.

ABSTRACT. Introdução: A ventilação não invasiva por pressão positiva (VNIPP) em pacientes com insuficiência respiratória aguda melhora a oxigenação e diminui o trabalho respiratório em Unidades de Terapia Intensiva. Objetivo: Este estudo vem analisar a aplicabilidade desse método nesses pacientes em serviços de emergência, como local adequado para sua implantação. Metodologia: O desenvolvimento da pesquisa foi de análise qualitativa e método de procedimento comparativo. A técnica de análise do material foi documentação indireta por meio de pesquisa bibliográfica e acervo web. Resultados: Apesar dos benefícios da VNIPP, ela é pouco utilizada em serviços de emergência devido à sobrecarga da equipe, carência de estudos protocolados e alto custo inicial para aquisição de equipamentos. Conclusão: Entretanto, este método de escolha pode ser indicado desde que a equipe esteja capacitada e o paciente devidamente monitorizado, para que em caso de insucesso, possa ser realizada a intubação orotraqueal e instituída a ventilação mecânica invasiva.

12:28
Estado do Conhecimento sobre a Formação de Professores e a Relação com o saber

ABSTRACT. Esta pesquisa tem como objetivos mapear as produções científicas no banco de Teses e Dissertações da Capes, na base de dados Scopus, SciELO e na Rede REPERES acerca da relação com o saber na formação de professores, bem como categorizar os múltiplos enfoques e perspectivas das publicações sobre a temática. Trata-se de um estudo do tipo estado do conhecimento que partiu da leitura flutuante dos títulos e resumos. Os dados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva e os resultados evidenciaram a relevância dos docentes buscarem uma formação relacionada a atitudes investigativas. Há uma emergência de professor-pesquisador que (re)constrói conhecimento, dando-lhe sentido aos saberes, sejam eles curriculares, disciplinares, profissionais ou experienciais. Concluiu-se que a relação com o saber na formação de professores remete considerar as dificuldades existentes no processo de aprender a apreender, além da tarefa do docente mediar os saberes com o mundo, consigo e com o outro.

12:31
Formação Docente em Saúde: entrelaçando estudos qualitativos

ABSTRACT. Este texto tem como objetivo analisar quatro pesquisas desenvolvidas no período de 2004 a 2017 a partir da abordagem qualitativa. Assumir a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica para investigar a formação docente em saúde demandou imersões no campo das representações sociais, da pesquisa sobre a própria prática, da escuta sensível e da pesquisa colaborativa. A partir de documentos estruturou-se uma descrição narrativa fundamentada no referencial indiciário. As análises possibilitaram compreender a formação docente em saúde a partir das histórias e trajetórias, dos indícios para o desenvolvimento docente e das relações com as políticas indutoras do Ministério da Saúde e da Educação do Brasil. Nos percursos das estratégias de desenvolvimento docente, as pesquisas sinalizam pistas para o redimensionamento e/ou criação de propostas de formação de professores da área da saúde: formação in loco, valorização do trabalho docente, atuação na perspectiva interprofissional, parceria universidade-serviço-comunidade, reconhecimento dos saberes da prática , sustentabilidade institucional.

12:34
Síndrome da Abstinência Neonatal: Intervenções/Atividades de Enfermagem Junto ao Recém-Nascido e a Puérpera.

ABSTRACT. Identificar as intervenções que o(a) enfermeiro(a) desenvolve junto ao recém-nascido (RN) com síndrome de abstinência neonatal (SAN) e a puérpera. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado no período de Agosto e Setembro de 2017, em uma maternidade-escola da cidade de Fortaleza-CE-Brasil. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 15 enfermeiras atuantes na unidade de alojamento conjunto. Resultados: As principais intervenções realizadas pelos enfermeiros foram: Observar interação mãe-filho, apoiar mãe- filho, estar atenta ao comportamento do RN, realizar estratégias de conforto, administrar fármacos prescritos e observar sinais e sintomas de abstinência. Conclusão: O enfermeiro conhece alguns aspectos da SAN, identificando sinais e sintomas, no entanto percebeu-se que pouco é feito para a diminuição desses sintomas, necessitando aprimorar as estratégias no cuidado ao RN com essa patologia. Faz-se necessário que a enfermeira tenha o compromisso de buscar novos conhecimentos.

12:37
DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E DE GÊNERO: uma revisão sistemática da literatura

ABSTRACT. This article reviews and discusses discrimination as an element that sustains and impedes the process of women's advancement in the labour market and in leadership positions, the glass ceiling. Therefore, the purpose of this paper is to conduct a systematic review of the literature on ethnic and gender discrimination in accounting. Thirty-one publications were selected according to the protocol established. The presence of the glass ceiling in companies and educational spaces was identified; beyond the stereotyped ideology of women as incapable of making decisions regarding managerial positions. Only one publication was found on the discrimination of gender and race of the black woman in accounting. It is perceived as the need to reflect on this theme, aiming at changes in thinking and acting in the face of the double discrimination that black women suffer: gender and ethnicity.

12:40
Instrumentos de avaliação do risco de queda em idosos institucionalizados – Revisão Integrativa da Literatura
PRESENTER: Rafael Bernardes

ABSTRACT. A queda na população idosa atingiu a magnitude de uma pandemia, o primeiro passo para o seu controlo é a utilização de instrumentos de avaliação do risco que o possam determinar de um modo fiável. Esta revisão integrativa da literatura teve por objetivo: identificar os instrumentos utilizados para avaliar o risco de queda nas pessoas idosas institucionalizadas. Foram definidos critérios de elegibilidade para os 18 estudos da amostra bibliográfica, que foram sujeitos a análise de conteúdo. Os instrumentos de avaliação do risco de queda incluem escalas, testes de avaliação funcional, instrumentos de avaliação do estado mental, entre outros. As escalas usadas não foram desenhadas para a população em estudo, embora tenham sido validadas posteriormente, tendo baixa validade e especificidade. O Timed Up and Go Test e a questão “caiu nos últimos 12 meses?” são preditores da queda e da sua recorrência.

12:43
Correção Automática de Questões Discursivas – Uma Abordagem Direcionada a Contextos com Linguagem Limitada
PRESENTER: Sandrerley Pires

ABSTRACT. The correction of essay questions is a problem not completely solved by the Natural Language Processing area (NLP). There are some solutions available and with good results. This ability in an Intelligent Tutoring System (STI) will improve its ability to assess student learning and, consequently, produces better didactic transpositions of content. This work presents an approach for the correction of essay question in the classical NLP approach. The objective is to map the knowledge contained in the student's response and compare it with the knowledge obtained with the answer key. In order to achieve results, the work proposes actions to reduce the possibilities of textual expressions, allowing a base with few syntactic rules to be enough to carry out the process. The initial results obtained demonstrate that the proposed algorithm was able to understand and correct the discursive issues of a second-year high school class.

12:46
Agência Amazônia Real: discursos jornalísticos sobre Meio Ambiente à luz da alteridade

ABSTRACT. O presente artigo pretende analisar o site da Agência de Notícias Amazônia Real sobre o conceito discursivo de Meio Ambiente em fevereiro de 2019. Foram utilizados os métodos de pesquisa Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2011) aliado à Análise de Discurso (Orlandi, 2010; Machado & Jacks, 2001). Como resultados e discussão identificaram-se o uso de fontes primárias e testemunhais na produção jornalística, complementando e prospectando o contexto sócio histórico dos fatos analisados. Nas considerações finais verificaram-se embasamento cultural da identidade de território, assim como procuraram desenvolver o discurso jornalístico à luz da alteridade, além de problematizarem em interpretações discursivas críticas as complexidades sobre o meio ambiente na região amazônica.

12:49
Inteligência Artificial como solução para Classificação Fiscal: Um Estudo de Caso sobre os Impactos das Tecnologias Digitais sobre os cinco domínios fundamentais da estratégia
PRESENTER: Fabio Oliveira

ABSTRACT. Este trabalho objetiva analisar o processo de concepção, desenvolvimento, ajustes, implantação e a utilização da ferramenta digital de classificação fiscal Busca.Legal Tax Classifier (TC). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, analisando a teoria dos impactos das forças digitais nos cinco domínios fundamentais da estratégia. Com base nos estudos empíricos apresentados, foi possível a criação de cinco proposições de pesquisa: relacionamento com clientes (P1); parceiras estratégicas (P2); informação valiosa (P3), inovação continuada (P4) e Valor Constante (P5). Evidenciou-se que a concepção para a criação da ferramenta se deu por intermédio de uma dificuldade encontrada pelas empresas frente à necessidade de classificação de seus produtos e da crescente evolução de novas tecnologias digitais. Neste caso, em específico, a “Inteligência Artificial. O estudo contribui para o entendimento do impacto das mudanças digitais nas organizações sob a ótica dos cinco domínios fundamentais da estratégia

12:52
Cuidado no Acidente Vascular Encefálico: revisão integrativa da literatura

ABSTRACT. Objetivo: Identificar evidências literárias sobre o cuidado no acidente vascular encefálico na perspectiva de pacientes, cuidadores, equipe multidisciplinar e estudantes de medicina. Método: Revisão integrativa da literatura desenvolvida em seis etapas: pergunta de pesquisa; critérios para inclusão e exclusão; categorização; avaliação; interpretação e redação final. Realizada busca nas bases de dados: Scopus, Lilacs, PubMed, Ibecs, Web of Science. Critérios de inclusão: estudos primários, publicados entre 2009 e 2018, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Resultados: Selecionados 13 artigos dos quais emergiram quatro categorias analíticas: Perspectivas do processo de alta hospitalar, perspectivas do atendimento na fase aguda, perspectivas do processo de reabilitação e perspectivas do cuidado paliativo. Conclusões: O cuidado no AVE é complexo e deve ser compreendido sob o ponto de vista de todos os atores envolvidos. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.

12:55
Abordagens qualitativas para o processo de desenvolvimento do equipamento de tratamento e cura do pé diabético: evidências para o aperfeiçoamento de políticas públicas em saúde

ABSTRACT. Mundialmente, as influências das pesquisas científicas voltadas aos sistemas e serviços de saúde ocupam, cada vez mais, espaços nos debates sobre políticas públicas da área. No Brasil, a agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde (MS, 2018) inclui o eixo que estabelece o desenvolvimento de tecnologias e inovação em saúde; e, historicamente, as universidades brasileiras representam setor nacional importante para o desenvolvimento tecnológico de equipamentos médicos. Nesse contexto, apoiado em metodologias qualitativas como as de observação participante, esta pesquisa pretendeu avaliar a parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o MS para a construção do Equipamento Médico visando ao tratamento do Pé Diabético (Equipamento Rapha). Após a análise dos dados verificaram-se lacunas entre: 1) governo/universidade/iniciativa privada; e 2) áreas do conhecimento envolvidas no desenvolvimento do equipamento. Sugere-se, portanto, inserção de outras atividades nesses procedimentos a fim de maximizar os objetivos de parcerias dessa natureza.

12:58
Função do enfermeiro em oncohematologia e nos cuidados paliativos

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: analisar a representação social do enfermeiro sobre sua função nas áreas de oncohematologia e cuidados paliativos. Método: pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria de Representação Social, realizada com 10 enfermeiros por meio de entrevista contendo três perguntas sobre a função do enfermeiro em oncohematologia e cuidados paliativos. Os dados foram interpretados pela Técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Resultados e discussões: Emergiram cinco Ideias Centrais: Realizar cuidado fundamentado na integralidade; Gerenciar cuidados de enfermagem com fundamentação científica; Promover cuidados específicos em equipe para manutenção da qualidade de vida; Falta de protocolos e capacitações para cuidado paliativo; e Dificuldades relacionadas a sobrecarga de atividades, falta de conhecimentos e capacitação em cuidados específicos da oncohematologia, de trabalho em equipe e de valorização do trabalho do enfermeiro. Considerações finais: a função do enfermeiro em oncohematologia e nos cuidados paliativos foi relacionada a promover qualidade de vida.

13:01
A influência dos grupos lúdicos para adultos em tratamento oncológico

ABSTRACT. Diversas práticas de humanização têm sido implementadas para melhorar o cuidado em saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos grupos lúdicos aos pacientes internados para tratamento oncológico. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um hospital filantrópico de um município do interior paulista. Os dados foram analisados com a Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Foram entrevistados 18 pacientes, com idades entre 26 a 93 anos. Constatou-se que, após a visita dos grupos lúdicos, houve melhora no estado físico e psíquico dos participantes, que se sentiram mais confiantes, tranquilos, motivados para a continuidade do tratamento e, com melhora dos sentimentos de abandono, impotência e pensamentos negativos. Além disso, proporcionou maior convívio entre participantes, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Conclui-se que a atuação dos grupos lúdicos durante a hospitalização contribui para diminuição do estresse e sugere-se que tais ações sejam realizadas nas demais áreas de internação hospitalar.

13:04
Trinta Anos do Sistema Público de Saúde Brasileiro: o que fazer para torná-lo sustentável?
PRESENTER: Tania Rehem

ABSTRACT. O Sistema Único de Saúde constitui enorme avanço, entretanto, perguntas sobre a viabilidade e sustentabilidade desse sistema são frequentes. Este estudo objetiva compreender os limites e possibilidades para sua consolidação, a partir do posicionamento de atores estratégicos. Estudo qualitativo, envolvendo 86 participantes, com dados obtidos por meio de entrevistas, submetidas a análise de conteúdo. Resultados apontam aspectos relacionados a sustentabilidade do SUS, dentre as quais: direito à saúde; integralidade da atenção; e modelos de atenção. Fica clara a necessidade de realizar mudanças no SUS. Porém, prevalece o receio sobre os riscos de implementar transformações na estrutura e organização nesse sistema, no atual conjuntura vivida pelo país. A defesa da saúde como direito, combinada à criatividade e à capacidade de superar adversidades, transformou o SUS em um exemplo para América Latina e referência para o mundo. Mas é preciso seguir em frente no rumo certo preservando direitos e defendendo a vida.

13:07
Estudo qualitativo de reportagens acerca das venezuelanas refugiadas no Brasil

ABSTRACT. Trata-se de um estudo qualitativo das notícias acerca das refugiadas venezuelanas em território brasileiro veiculadas pela mídia social brasileira e pelo organismo oficial para a proteção de refugiados. Estudo documental, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em fevereiro de 2019, tendo como fonte de dados as reportagens publicadas no período de 01 de janeiro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019. Foram selecionadas 45 reportagens e 66 imagens publicadas. O material foi submetido à análise de conteúdo temática e as imagens à categorização por temas, com o apoio do software webQDA. Das categorias empíricas surgidas na análise destaca-se o (des)acolhimento das mulheres e crianças pelo Estado brasileiro. O estado brasileiro, apesar de permitir a entrada dos venezuelanos refugiados no país, não conseguiu ainda mitigar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e crianças A metodologia qualitativa se mostrou potente para estudar o fenômeno em profundidade.

13:10
A prática de enfermagem junto à população carcerária
PRESENTER: Lilian Torres

ABSTRACT. O ambiente dos presídios brasileiros é hostil e insalubre, com precárias condições de promoção da saúde e prevenção de agravos. Evidenciam-se dificultadores para a efetividade do cuidado à saúde. Objetivou-se compreender os desafios encontrados pela equipe de Enfermagem na assistência à população carcerária, na perspectiva dos profissionais. Pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Participaram enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os resultados apontaram estrutura física inadequada, escassez de medicamentos e materiais que prejudicam a qualidade do atendimento e déficit de recursos humanos. Ressalta-se o esforço dos profissionais para prestar aos detentos a melhor assistência possível, ao se considerar o princípio da universalidade e o direito à cidadania. Existe a consciência de que não deve negligenciar o atendimento, por mais que o cenário penitenciário se apresente caótico e interfira na qualidade do cuidado. Há que se buscar refletir sobre os caminhos para otimizar as ações em saúde no cenário prisional.

13:13
A Psicologia na Escola e a trama subjetiva do Fracasso Escolar

ABSTRACT. Orientado pelos princípios da Teoria da subjetividade, o presente artigo evidencia processos vivenciados por dois pré-adolescentes em sua relação com uma lógica normativa pautada pelo diagnóstico e pela valorização apenas de aspectos que faltam aos estudantes. E também presente nessa reflexão o papel da psicologia escolar, que no contexto analisado não valoriza processos que se configuram ali, mas se pauta majoritariamente na demanda de avaliação psicológica. Foi fundamental problematizar o trabalho da psicologia escolar e passar a conceber essa prática como criativa de acordo com cada trama subjetiva que compõe o contexto escolar. Da mesma forma analisamos a forma como os alunos vivenciam as dificuldades frente ao contexto escolar.

13:16
O puerpério tardio sob a ótica materna

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: Identificar o que levou e significou a gestação na fase tardia e como essas mulheres percebem o atendimento da equipe de saúde. Método: Foram entrevistadas doze puérperas acima de 35 anos em uma maternidade de risco e feita a análise pelo método fenomenológico empírico. Resultados: Emergiram os temas: Vivência do puerpério tardio; Responsabilização da maternidade tardia e Percepção do cuidado em saúde. As mulheres adiam a maternidade devido à preocupação com a qualificação profissional. Essas, desejam a maternidade nesta fase, porém apresentam sentimentos de medo. Considerações Finais: A equipe de saúde nem sempre cuida das mulheres considerando as especificidades. Constata-se a necessidade de um atendimento diferenciado desde o pré-natal ao nascimento. Descritores: Idade materna; Saúde da mulher; Enfermagem obstétrica.

13:19
Segregação socioespacial e o direito à saúde: uma análise da distribuição dos equipamentos coletivos de saúde, no município de Picos-PI

ABSTRACT. This research has as object of study the phenomenon of socio-spatial segregation and urban planning in the city of Picos / Piauí. As a general objective it aims to discuss socio-spatial segregation in urban space, pointing out its fundamental determinants and reflecting the possibilities and limits of state intervention through urban health planning and policies. The methodology developed is typical of qualitative research, as it seeks answers to very specific questions about the reality under study and can not be quantified. Through the use of documentary analysis and field research, through semi-structured interviews with managers and representatives of civil society, it is concluded that the results show that segregation can be visualized by: segregation of activities and places of housing; the unequal distribution of collective health services and equipment, and the prevalence of private service provision.

13:22
Diagnóstico de la gestión socio-organizativa en la agricultura: el caso de la Asociación Agrícola Santa Elena en Barranca, Perú

ABSTRACT. El estudio busca evaluar el estado de la gestión socio-organizativa de la Asociación Agrícola Santa Elena (AASE), a fin de comprender la situación actual de la asociatividad, las dificultades del proceso asociativo e identificar puntos de mejora. La metodología aplicada en la investigación recoge información de tipo cualitativa a través de entrevistas a profundidad y utiliza el programa informático, WebQDA, para la construcción y análisis de las cinco variables de la gestión socio-organizativa propuesta por el Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA). Los resultados permitieron evaluar el estado de la gestión socio-organizativa de la AASE, el cual se encontraba en un nivel bajo a regular.

13:25
Atividades pedagógicas neuroeducacionais: eletroencefalografia na educação de jovens e adultos no Instituto Federal do Espírito Santo - Brasil
PRESENTER: Helaine Reis

ABSTRACT. O estudo analisa atividades pedagógicas distintas do mesmo conteúdo educacional em procedimentos pré-experimentais, utilizando sinais de eletroencefalograma (EEG) em atividades com e sem estímulos sensoriais, e em procedimentos da pesquisa de campo de natureza qualitativa. Como recurso pedagógico multissensorial, utilizou-se o Laboratório Virtual de Química em 3D (LVQ3D) da plataforma virtual Yenka, apoiado em instrumentos de coleta como o EEG, um checklist de bem-estar, testes de conhecimentos prévios e um questionário aberto aplicado pós-experimentos. Através da técnica de EEG, os artefatos indesejáveis e os ruídos de filtragem foram analisados visualmente e pelo algoritmo de Análise de Componentes Independentes (ICA), disponível no EEGLab, no recorte das ondas beta e gama dos sujeitos estudados na educação profissional para jovens e adultos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Os resultados mostraram a influência do tipo das atividades pedagógicas analisadas na atividade cerebral, discutido com a contribuição da Neuroeducação.

13:28
Compreensão do Papel do Homem no Processo de Amamentação Sob Ótica dos Profissionais de Saúde

ABSTRACT. Objetivo: Compreender o papel do homem no processo de amamentação sob ótica dos profissionais de saúde. Método: estudo qualitativo realizado com 32 profissionais da saúde que atuam em um hospital materno infantil Amigo da Criança. Os dados foram coletados por meio de um formulário e utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Identificaram-se três temas "Apoio à mulher/nutriz", "Dificuldades apontadas para o apoio paterno à mulher/nutriz" e "Estratégias que possibilitam o apoio paterno à mulher/nutriz". Conclusão: Evidenciou-se o apoio do homem como elemento fundamental no processo de amamentação, sendo necessário seu preparo para compartilhar de forma segura o cuidado do filho e possibilitar o empoderamento da mulher/nutriz. O pai, então, deve ser preparado e incluído em todas as fases do ciclo gravídico puerperal nos diversos cenários da rede de cuidado à saúde materna infantil.

13:31
Terceira idade e maus tratos pelo olhar de idosos

ABSTRACT. Maus tratos ao idoso são atos, únicos ou repetidos, ou ausência de ação apropriada que cause dano, sofrimento ou angústia e que ocorre em relação na qual exista expectativa de confiança. Este trabalho visa discutir a percepção de idosos sobre maus tratos na terceira idade, identificar os tipos de violência sofrida pelos idosos e investigar as condutas do idoso frente às situações de maus tratos. Foi avaliado em comitê de ética e pesquisa. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, com idosos em Picos-Piauí-Brasil. Os dados foram processados no software IRAMUTEC e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. idoso tem conhecimento sobre os tipos violência e maus tratos adquiridos principalmente pela mídia. As notificações devem sempre ser realizadas, inclusive de maneira compulsória e por profissionais de saúde. Pensar políticas públicas, com avanços na assistência à saúde da pessoa idosa, aumento responsabilidade social, do respeito e da dignidade no envelhecimento é essencial.

13:34
Processo de Regionalização em Saúde no Brasil: Análise da Perspectiva dos Conselhos Municipais de Saúde
PRESENTER: Indyara Morais

ABSTRACT. Este estudo tem por objetivo analisar percepção dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) sobre o processo de regionalização da saúde no Brasil, além de realizar sua caracterização. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como base um questionário online enviado aos CMS de todo o país via correio eletrônico, e, as informações disponíveis no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde. O retorno recebido foi de 374 respostas consideradas válidas, dos quais, 63,2% dos respondentes afirmaram que não discutiram o processo de criação das Regiões de Saúde, e 80,1% indicaram que os Conselhos não foram ouvidos durante o processo de Regionalização. Por fim, este estudo aponta a necessidade de que se tenham mais pesquisas a cerca do tema, vislumbrando assim subsídios para refletir sobre o aprimoramento deste processo de regionalização e que os CMS sejam considerados atores importantes.

13:37
Estudo de Caso para Investigação, Avaliação e Redimensionamento da Própria Prática Pedagógica com Tecnologias Digitais

ABSTRACT. Considerando a importância das experiências cotidianas dos docentes para as pesquisas em Educação, a investigação da própria prática por professores pesquisadores pode oferecer contribuições significativas na medida em que integra os conhecimentos práticos com os teórico-metodológicos. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo relatar como a pesquisa qualitativa, por meio de um Estudo de Caso descritivo e interpretativo, foi desenvolvida para investigar a prática pedagógica baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora pesquisadora, contribuindo para aprimorar o trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental I, em uma escola pública pertencente ao município de XXXXXXXXX/YY no Brasil. Os resultados, além de oportunizar a visibilidade às práticas pedagógicas desenvolvidas com TDIC, que podem ser consideradas de referência para a replicabilidade em realidades compatíveis, revelaram a importância da investigação da própria prática para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

13:40
Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso
PRESENTER: Inês Brito

ABSTRACT. A musicoterapia promove o desenvolvimento da comunicação, relacionamento e expressão, áreas deficitárias na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Neste trabalho desenvolveu-se um estudo de caso que explora a importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente de 16 anos, com PEA, a frequentar sessões semanais de musicoterapia. Foram auscultados elementos da família e os técnicos que a acompanhavam, com recurso a entrevista e ao Questionário de Capacidades e Dificuldades. Consultou-se o seu processo escolar e efetuou-se a observação de 12 sessões de musicoterapia. Os resultados permitem-nos concluir que, na perspetiva dos participantes, a musicoterapia desempenhou um papel importante como meio facilitador da comunicação/interação social desta adolescente. Contudo, é fundamental continuar a avaliar a sua evolução, atendendo à necessidade de tempo de intervenção para consolidar eventuais mudanças mais evidentes a longo prazo. As metodologias qualitativas assumem-se cada vez mais importantes neste contexto de estudo.

13:43
Caracterização dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde nos triênios de 2009-2011 e 2012-2014.
PRESENTER: Indyara Morais

ABSTRACT. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma ação em que seus recursos são provenientes de isenção fiscal para as entidades de saúde sem fins lucrativos e que possuam o certificado de excelência emitido pelo Ministério da Saúde. Este estudo tem por objetivo realizar a caracterização sobre os projetos do PROADI-SUS, nos triênios 2009-2011 e 2012-2014. Realizou-se uma análise descritiva a partir da coleta de dados nos relatórios de prestação de contas dos projetos executados. Foram identificados 123 projetos executados no triênio 2009-2011 e 148 no triênio 2012-2014, com investimento nos dois triênios de R$ 2.207.076.847,14. Observou-se que alguns projetos não apresentaram resultados ou a razão de seleção dos projetos executados de acordo com a política pública. Observou-se que o Programa necessita de refinamento quanto à aprovação, monitoramento e prestação de contas, para que seja transparente para toda a sociedade.

13:46
Caminhos e descaminhos: um estudo sobre a migração de crianças brasileiras para a Suiça

ABSTRACT. Este artigo integra uma pesquisa em andamento cujo objetivo geral é compreender as experiências e as repercussões da migração na vida de jovens que migraram para Suíça ainda crianças. Especificamente procuramos entender a experiência da migração, as dificuldades enfrentadas na escola e nos relacionamentos, além de questões de identidade e pertencimento. A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa. Os participantes até o momento foram oito jovens brasileiros, de ambos os sexos, com idades entre 20-25 anos que migraram pra Suíça ainda crianças. Eles responderam a entrevista História de Vida. Quando da migração, eles desejavam esse momento pra se reunirem a mãe, embora apareça também uma ambivalência afetiva quanto a deixarem seus avos. As dificuldades aparecem na escola, principalmente com a língua e no relacionamento com outras crianças. A escolha profissional parece limitada aos cursos de nível profissional. Finalmente, encontramos uma busca pelo pertencimento a sociedade em que vivem.

13:49
Criação Curricular e Cotidiana de Vídeos de Educação Ambiental

ABSTRACT. Este artigo apresenta a investigação da tessitura de conhecimentos de Educação Ambiental no Colégio Estadual Rio de Janeiro, em de Volta Redonda/RJ. Especificamente, pretendemos narrar a criação de vídeos sobre impactos ambientais produzidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa supramencionada tem abordagem qualitativa, uma vez que métodos tradicionais e quantitativos, possivelmente não favoreceriam a compreensão da singularidade das produções. Assim, essa pesquisa fundamenta-se nos Estudos do Cotidiano e na noção de conhecimentos em redes. Neste trabalho, o currículo é compreendido como construção cotidiana, visto que surge das ações e reflexões dos sujeitos envolvidos. No processo de produção de dados, o caderno de campo foi o instrumento usado para registrar as redes de conversações. Os dados produzidos revelaram a recuperação de dimensões da racionalidade estético-expressiva da arte e da literatura e o estabelecimento da comunidade de afetos, a partir da solidariedade e participação.

13:52
Riscos psicossociais e ambiente de trabalho saudável na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem

ABSTRACT. Objetivou-se analisar os riscos psicossociais na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem e sua influência no ambiente de trabalho saudável. Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único integrado, fundamentada na psicodinâmica Dejouriana. O cenário foi dois programas da Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre maio/2017 e abril/2018. Participaram 21 docentes e 23 discentes. Foram realizadas entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado e análise documental. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática, emergindo duas unidades analíticas: Riscos psicossociais na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem e Ambiente de trabalho na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem: vivências de adoecimento e estratégias defensivas. Conclui-se que o ambiente de trabalho na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem potencializa riscos psicossociais que impactam na saúde de docentes e discentes. Quando não amenizados pelo uso de estratégias defensivas, esses riscos podem resultar em adoecimento físico e psíquico.

13:55
O Estudo de Caso como método de investigação na pesquisa qualitativa em Enfermagem

ABSTRACT. Resumo. A pesquisa qualitativa busca captar a subjetividade de sujeitos em contextos diversificados, com o intuito de dar visibilidade a fatos da realidade. Dentre as possíveis variações em pesquisa qualitativa, o estudo de caso se destaca como um delineamento metodológico que busca compreender a natureza de um fenômeno contemporâneo e social em seu mundo real, sobre o qual não se tem controle. O objetivo do presente ensaio foi descrever a utilização do estudo de caso como delineamento metodológico em pesquisas qualitativas na enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo user experience sobre a utilização do estudo de caso em pesquisas qualitativas de mestrado e doutorado na área da enfermagem. O estudo de caso possibilita ao pesquisador organizar, coletar, apresentar e analisar os dados, preservando o carácter único do objeto em estudo. Ademais, permite a aproximação entre o contexto e o fenômeno estudado.

13:58
La Violación Sexual marca la vida de las adolescentes en situación de calle. Medellín

ABSTRACT. Resumen: la violación sexual es violencia y en el caso de las adolescentes en situación de calle es frecuente y requiere que se parta de su mirada para la comprensión. Objetivo: comprender los significados que las adolescentes en situación de calle de la ciudad de Medellín, Colombia, le dan a la violación sexual. Método: investigación cualitativa con enfoque etnográfico. Se realizaron 25 entrevistas a adolescentes que fueron violadas. Se cumplieron los principios de confidencialidad y respeto mutuo por las personas. Resultados: Las adolescentes en situación de calle consideran que la violación es lo peor que les puede pasar y les ocasiona un trauma, este genera unas necesidades que si son satisfechas logran superarlo, en caso contrario el trauma permanece y modifica sus vidas y comportamiento. Conclusión: La violación es traumática y en caso de no superarse puede generar venganza. Recomendación: diseñar propuestas para prevenir y superar el trauma.

14:01
Vivência de idosos alcoolistas: contribuições para a enfermagem gerontológica

ABSTRACT. Objetivo: identificar as causas do uso abusivo de bebidas alcoólicas por idosos. Método: pesquisa qualitativa, utilizou-se o método história de vida para relatar vivência de idosos alcoolista. A amostra foi composta de 22 idosos, a coleta de dados foi realizada em 2007 e 2008, em um albergue público de Campo Grande e três grupos de AA de Jacarepaguá, todos em bairros do Rio de Janeiro. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. As entrevistas foram gravadas em mp3 e na análise de dados, procedeu-se a transcrição das gravações dos depoimentos. Resultados: dos depoimentos emergiram a categoria – os bastidores do alcoolismo na velhice e as subcategorias – a família como causa primária e a influência social. Conclusão: é necessário implementar política de educação e de saúde para prevenção, tratamento e reabilitação do alcoolismo, também entre idosos, visando à redução de danos e melhor qualidade de vida.

14:04
Análisis de la gestión del talento humano en una institución pública, en el Perú

ABSTRACT. Esta investigación plantea analizar la gestión del talento humano en una institución pública. Con metodología en el enfoque cualitativo, con un método de estudio de casos, analítico e inductivo. Se analizó las subcategorías de los procesos para integrar, organizar, recompensar y desarrollar al personal profesional que labora en la institución pública. Las unidades informantes estuvieron conformadas por seis profesionales. La técnica de recolección de datos consistió en una entrevista de ocho preguntas, aplicada a través de una guía de entrevista semiestructurada. En cuanto al método de análisis de datos se realizó la codificación y triangulación, usando el programa informático ATLAS.ti 8. La gestión del talento humano en una institución pública, en el Perú está en proceso de implementación, reajuste y dirección, con incidencia principalmente en el presupuesto, lineamientos y planificación destinada a este proceso.

14:07
Entre telas: a Storytelling como recurso didático pedagógico em aulas presenciais conectadas

ABSTRACT. Apresenta relato de experiência resultante da aplicação da Storytelling, sob o formato de vídeos roteiro aula enquanto estratégia didático pedagógica executada na disciplina Informática e Comunicação Pedagógica no primeiro semestre de 2018 e ofertada no Programa de Pós Graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Por meio da observação participante, examinamos a possibilidade de uso da informática como meio de tática educativa/formativa entremeada à participação em grupo de rede social virtual na produção de narrativas digitais materializadas nos comentários, imagens e trocas de conhecimentos, ocorridos durante as denominadas “aulas presenciais conectadas”.Constatou-se mobilização para uso das mídias digitais, alfabetização computacional no campo do Ensino Superior, imersão ao mundo das tecnologias da informação, comunicação e expressão digital por parte da comunidade universitária, pois, sem tais perspectivas e ações, o descompasso entre sociedade da informação e mundo acadêmico continuará por existir nos quefazeres pedagógicos, na formação crítica e contextual de educadores.

14:10
O corte da própria carne: comportamento autolesivo em mulheres adolescentes

ABSTRACT. Self-injurious behavior consists of repetitive and intentional acts by an individual in modifying or destroying one's own body without suicidal intent. It intends to present the scientific production of Brazil and Portugal in the last ten years on self-harm in young women. The databases SCIELO, LILACS, ADOLEC, EBSCO and the portals CAPES and VHL were used. Little studied by the Portuguese-speaking scientific community, providing insufficient information for effective coping by young people, parents, educators and health professionals.

14:13
Entre ficção e realidade - A relação intergeracional entre bisavós e bisnetos
PRESENTER: Emily Schuler

ABSTRACT. O objetivo da presente pesquisa foi compreender como se caracteriza a relação entre bisavós e seus bisnetos. Para tanto, utilizou-se de uma triangulação de dados por meio de entrevistas semidirigidas com bisavós, seus bisnetos e uma análise de livros da literatura infantil enfocando a figura dos bisavós. Foram entrevistados cinco bisavós, de ambos os sexos, com idade entre 74 e 97 anos, cinco bisnetos, na faixa etária entre os 7 e 10 anos, e lidos quatro livros com esses personagens. As informações coletadas, bem como os livros, foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontam para um status especial dos bisavós na vida de seus bisnetos e vice- versa, caracterizando uma relação recheada de carinho, alegria, troca de cuidados e aprendizado mútuo, em que pese a existência de confitos e tensões na família como um todo, propiciados pelas divergências próprias de cada tempo geracional.

14:16
Análise Textual Discursiva e os processos artesanal e apoiado por software: convergências ou divergências analíticas?

ABSTRACT. O objetivo foi avaliar os processos do método da Análise Textual Discursiva (ATD), realizados de modo artesanal e apoiado pelo software IRAMUTEQ, com vistas à identificação de convergências e/ou divergências. Foram analisadas as expectativas dos estudantes (n=07) de ensino secundário de colégios de formação militar do estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Foram implementados duas modalidade de análise da ATD: i) artesanal; e ii) apoiada pelo software IRAMUTEQ.O principal resultado foi a convergência de 62% entre as modalidades na geração de categorias. As convergências e divergências entre os procedimentos do método da Análise Textual Discursiva apresentaram parâmetros satisfatórios para o contexto da pesquisa e para os pressupostos interpretativos da pesquisa qualitativa.

14:19
Individuação em periferias urbanas: aportes desde a produção de narrativas

ABSTRACT. Tomando informações produzidas em incursões a localidades socialmente vulnerabilizadas na cidade de Porto Alegre/Brasil, entre 2010 e 2017, o artigo propõe discussão acerca dos processos de individuação produzidos por moradores de tais contextos. As proposições de Danilo Martuccelli foram os principais referentes em nossas análises, sendo que as atividades em campo foram desenvolvidas com base sobretudo na produção de “entrevistas narrativas”. Procedemos a análise dos depoimentos desde apropriação de elementos da pesquisa biográfica, tomando complementarmente contribuições da análise estrutural de narrativas. A partir daí, aventamos a configuração de uma individuação agêntica que, em período recente, associa-se à vivência social do “risco”, tendo-se em conta a flexibilização das relações de trabalho e a fragilização de laços de reciprocidade nos territórios.

14:22
A influência da espiritualidade no cuidado oncológico

ABSTRACT. Objetivos: descrever o que a espiritualidade representa para o profissional de saúde que atua na oncologia e identificar como ela influencia nos cuidados prestados. Método: pesquisa de campo, do tipo Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, realizada com 31 profissionais por meio de entrevistas com duas perguntas abertas sobre espiritualidade. Os dados foram interpretados pela Técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Resultados: da análise emergiram quatro categorias temáticas: a espiritualidade é fundamental para o ser humano e para a assistência em saúde; representa os valores humanos e espirituais; as diversas maneiras da influência da espiritualidade dos profissionais e pacientes no cuidado oncológico e a não influência e a influência negativa da espiritualidade dos profissionais no cuidado aos pacientes. Considerações finais: é necessário que o assunto seja discutido desde a graduação e que a equipe de saúde em exercício seja atualizada por intermédio da educação permanente e continuada. education.

14:25
Experiências biográficas: uso de narrativas na pesquisa com estudantes de comunidades tradicionais no ensino superior

ABSTRACT. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca conhecer saberes e práticas de estudantes indígenas e quilombolas em uma universidade federal brasileira, estudo que fez uso da análise de narrativas na perspectiva fenomenológica-hermenêutica. O material textual foi organizado, sistematizado e, deste processo, originou-se categorias de análise, dentre elas, objeto deste texto, a história de formação da escola básica ao ensino superior de estudantes oriundos de comunidades tradicionais. Dois aspectos centrais nas histórias: as diferenças entre modelos de ensino pelos quais estiveram envolvidos na formação básica, que se perpetuam no ensino superior e que não dialogam entre si; e o preconceito sofrido pela condição de ser quilombola ou indígena. As histórias dos estudantes remetem para situações particulares, que cada um vivenciou durante seu processo de formação, e/ou remetem a um grupo/etnia mais especificamente, porém revelam contextos de descaso e desvalorização, nos variados níveis, dos quais são oriundos todos os estudantes.

14:28
Evidências de precarização em contratos de professor substituto

ABSTRACT. A pesquisa objetiva identificar evidências de precarização em contratos de professor substituto no ensino superior público. Para isso, compreende-se que esse profissional é membro de uma nova classe proletária, fruto de um regime capitalista financeiro que perpetua a prática de extração de mais-valor em todas as atividades realizadas pelo ser-humano, incluindo o capital intelectual. O método utilizado refere-se a um estudo exploratório por meio do qual realizou-se uma análise dos Relatórios de Carga Horária do ano de 2016, apresentados por docentes efetivos e substitutos atuantes na Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Escolheu-se o ano de 2016 por conveniência. Dentre outras evidências, constatou-se que a carga horária total exercida pelos professores substitutos foi consideravelmente maior do que a dos professores efetivos, na proporção de 1 substituto para 5 efetivos. Indica-se também a realização de atividades que extrapolam as atribuições legais do professor substituto, quais sejam, ministrar aulas.

14:48
Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: análise de um discurso multiprofissional em um Pronto-Socorro

ABSTRACT. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, que retrata a primeira parte de uma pesquisa, com intervenção, com o objetivo de identificar a compreensão, a prática e as necessidades de trabalhadores acerca das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) em um Pronto-Socorro. A amostra de participantes foi intencional, constituída por trabalhadores da unidade, sendo selecionado um profissional de cada área envolvida no cuidado. A coleta de dados foi realizada através do grupo-focal, e para a análise, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demostraram as vivências, conhecimentos prévios dos colaboradores e as necessidade referentes às IRAS, evidenciando a importância do processo de Educação Permanente em Saúde, onde a construção com a equipe multidisciplinar promoveu reflexão das práticas e do processo de trabalho. Destaca-se que o uso do DSC permitiu ampliar a análise e as ações, ao visualizar claramente as potencialidades e os desafios apresentados no cenário de estudo.

15:08
Varredura Heurística sobre Mônadas no Brasil: análise das publicações no Portal de Periódicos Capes
PRESENTER: Daniela Costa

ABSTRACT. O objetivo foi realizar uma varredura heurística exploratória frente ao termo Mônada em publicações acadêmicas via Portal de Periódicos Capes, com vistas ao entendimento e avaliação da utilização do termo no Brasil. A varredura heurística exploratória foi realizada em dois momentos distinto: i) varredura do termo Mônada (com variações e aproximações); e ii) análise do uso do termo. A análise contou com 30 publicações. Emergiram cinco categorias. A principal conclusão é que o conceito não é utilizado de modo claro, o que contribui para a perpetuação da nebulosidade com relação ao termo Mônada.

15:11
Partos no Sistema Único de Saúde em dois Estados do Brasil: Uma análise qualitativa em três momentos dos últimos 20 anos

ABSTRACT. O Sistema Único de Saúde do Brasil contempla o atendimento universal a todas as pessoas, provendo serviços e ações para que esse objetivo seja atendido, acarretando a necessidade de equilibrar os gastos financeiros com o melhor resultado possível. Optamos nesta pesquisa por verificar como foi o atendimento dos partos em três momentos dos últimos vinte anos, visto que nesta expectativa o Governo Federal tem interesse em se adequar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), possibilitando assim gastos devidamente direcionados. Para este fim, esta pesquisa trabalha com dados levantados de forma quantitativa, resultando em uma análise qualitativa dos objetivos pretendidos.

15:14
Os Recursos Tecnológicos e de Acessibilidade para a Pessoa com Deficiência Visual

ABSTRACT. O objetivo deste trabalho é identificar os recursos tecnológicos digitais (RTD) e os recursos de acessibilidade digitais (RAD) utilizados no ingresso da pessoa com deficiência visual (PcDV) no mundo da tecnologia digital, analisando os motivos envolvidos nessa escolha. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, no qual utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas para levantar as percepções dos participantes da pesquisa sobre o tema em questão. O procedimento de coleta de dados e informações ocorreu por meio do envio do endereço on-line do questionário para grupos de discussão criados pela comunidade de PcDV, dos quais os pesquisadores também são integrantes. Levantamos que a disponibilidade dos RTD e dos RAD é um dos principais obstáculos e que o computador de mesa e o Sistema Dosvox são os recursos mais utilizados para iniciar o contato com o mundo digital.

15:17
Calendário etnobiológico do robalo, segundo os pescadores especialistas das áreas estuarinas da Baixada Santista (SP)

ABSTRACT. The Local Ecological Knowledge of Fishermen (LEK) is a source of ecological information that can aid a fishery and complement scientific technical knowledge. We evaluated the ethnobiological perception of the snook recreational and commercial fishers of the coastal and estuarine region of central coast of Sao Paulo State (Brazil) to verify the level of correspondence among them, and also to compare to the data available in the scientific literature, applying semi-structured interviews after analyzed according to the prevalence of perceptions at WebQDA software. Both groups of fishers have been able to describe the biological periods of the snook species, demonstrating how broad their repertoire of perceptions and knowledge is. There was agreement between the interviewees in the majority of the indications of periods of occurrence of the biological phenomena. In the majority, the data about the biological periods corroborate with the scientific literature indicating ecological knowledge.

15:37
O trabalho docente na Educação a Distância: O uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa

ABSTRACT. O trabalho docente na educação a distância representa um avanço no sistema educacional de ensino, compreendendo como objeto deste estudo, por se acreditar no seu potencial dentro do processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se descrever por meio da lexicografia básica como ocorre o trabalho docente, mediante a interpretação do vocabulário mais frequente no relato de professores atuantes na educação a distância. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada em 2017, mediante entrevista semiestruturada, no total de 12. As informações coletadas foram analisadas mediante o processamento dos dados no software IRAMUTEQ pelas técnicas de análise de similitude e nuvem de palavras. Destacou-se diante das falas a forte interação entre todos os atores sociais envolvidos com a educação a distância, evidenciada pelo vocábulo “gente”. Salienta-se a relevância dessa modalidade de ensino para a interiorização e acesso ao sistema de educação brasileiro e a pertinência do uso do IRAMUTEC para compreensão desse fenômeno.

15:57
Pesquisa intervenção e o desenvolvimento de tecnologias sociais: comunidade, escola e emancipação social

ABSTRACT. O artigo se propõe a discutir a experiência desenvolvida a partir da pesquisa intervenção e faz apontamentos acerca de sua aplicabilidade, no que concerne temporalidade e postura metodológica frente aos sujeitos pesquisados e pesquisadores. Realiza análise dos resultados alcançados a partir de uma pesquisa realizada desde 2016, objetivando o desenvolvimento de tecnologias sociais de emancipação. Tal objetivo tem sido materializado a partir de parceria com lideranças comunitárias, estudantes do ensino fundamental do bairro e seus professores, estudantes de ensino médio, graduação e mestrado do Ifes. Conclui apontando a pesquisa intervenção como uma ferramenta de análise, reflexão e de transformação da realidade, a partir da formação de pesquisadores e da promoção de processos de sensibilização e educação de caráter emancipador.

16:17
Utilização da Matriz SWOT pelos participantes do painel de discussão do CIAIQ-2018: Emprego de métodos participativos, qualitativos e mistos na pesquisa voltada para a gestão pesqueira no Brasil

ABSTRACT. O principal objetivo deste estudo foi de apresentar o olhar dos colaboradores inscritos e presentes no Painel de Discussão durante o CIAIQ-2018, promovendo uma análise crítica sobre a contribuição efetiva e os ganhos proporcionados pelo emprego de métodos e ferramentas participativas, qualitativas e mistas aos processos de gestão pesqueira brasileira. Esta dinâmica foi desenvolvida pelos três grupos de participantes, fazendo uso da Matriz SWOT para promover um diálogo de modo a identificar os Fatores Positivos (Internos-Forças e Externos-Oportunidades) e os Fatores Negativos (Internos-Fraquezas e Externos-Ameaças) que poderão promover e auxiliar na busca de soluções para a gestão pesqueira brasileira. A realização desta análise trazendo diversos olhares para esta questão de profissionais que não atuam e/ou não conhecem a atividade foi considerada muito positiva e interessante, uma vez que possibilitou uma visão mais macro da atividade, não apresentando determinados “vícios” de interpretação que pessoas envolvidas com a atividade pesqueira.

12:00-13:00 Session 15: Conferência de Encerramento / Conferencia de Cierre

La informatización de la investigación cualitativa: un recorrido histórico hacia los retos de futuro
Miguel Vicente Mariño, Universidade de Valladolid - España

La consolidación y el crecimiento experimentado por los métodos de investigación cualitativa tienen en el desarrollo y generalización de los programas informáticos una de sus claves principales. Las herramientas informáticas para el análisis cualitativo de datos forman parte del repertorio de recursos precisos para el diseño y la ejecución de investigaciones actuales. Hace 25 años, en 1994, echaba a andar el CAQDAS Networking Project en la University of Surrey, una referencia imprescindible para comprender la relación entre investigación cualitativa y recursos informáticos digitales. Esta conferencia propone completar una visión panorámica de esta relación, que evolucione desde los primeros pasos dados por diversas compañías de raíz académica hacia la identificación de las principales líneas de innovación actuales. Esa mirada deberá orientarse hacia el futuro, señalando algunas tendencias a tomar en consideración de cara a los próximos años. Entre los asuntos que articularán la presentación aparecerán a) el diálogo entre métodos cualitativos y cuantitativos; b) la integración de datos de diversos orígenes (multimedia) en procesos de investigación abiertos y flexibles; y c) la incorporación de la información geográfica, de los recursos audiovisuales y de los contenidos procedentes de los medios sociales a los proyectos de investigación cualitativa.

13:00-13:30 Encerramento CIAIQ2019/Cierre CIAIQ2019

Menções Honrosas / Menciones Honrosas
Cleoneide Oliveira, Centro Universitário Estácio do Ceará – Brasil
Maria Helena Presado, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Portugal

Sorteio de estadia em Vale de Rans / Sorteo de estancia en Valle de Rans
Diamantino Ribeiro, Vale de Rans - Portugal

Sorteio de licenças NVivo e Atlas.ti, Sorteio de livros. / Sorteo de licencias NVivo y Atlas.ti, Sorteo de libros.

Apresentação CIAIQ2020 / Presentación CIAIQ2020
Mercedes González Sanmamed, Universidad de A Coruña - España