CIAIQ2020: 9º CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIóN QUALITATIVA
PROGRAM FOR FRIDAY, JULY 17TH
Days:
previous day
all days

View: session overviewtalk overview

13:00-15:00 Session 12: Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados // Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos // Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Artigos Completos 7 / Artículos Completos 7 (12m + 3m)

Chair:
13:00
Compreendendo os sentimentos de idosos encarcerados

ABSTRACT. Introdução: Idosos que vivem sob condições adversas, como é o caso dos privados de liberdade, necessitam, após o encarceramento, readaptar seus hábitos de vida, tanto na gestão do tempo do quotidiano prisional, como na gestão das relações sociais, profissionais e familiares. Objetivo: compreender os sentimentos do idoso encarcerado em relação a si e sua família. Metodologia: Pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Participaram 42 idosos encarcerados de quatro penitenciárias da região oste do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, a partir do seguinte questionamento: Fale sobre o sentido do seu encarceramento. Como é isso para você? E para seus familiares? Resultados: A análise dos dados permitiu identificar cinco categorias analíticas referentes aos sentimentos dos idosos encarcerados: o sentimento de arrependimento, a perda da liberdade, a sensação de injustiça, a perda do convívio familiar e as repercussões para a família. Conclusões: Considerando que o objetivo dessa pesquisa foi compreender os sentimentos dos idosos em relação ao encarceramento, foi possível identificar o sofrimento vivenciado tanto pelo encarcerado quanto pela família.

13:15
Tomar café: Representaciones Sociales y Procesos de Socialización Secundaria en contextos laborales en habitantes de Bogotá

ABSTRACT. El objetivo del presente estudio es identificar las Representaciones Sociales y Procesos de Socialización Secundaria asociados a la toma de café en el contexto laboral en adultos entre los 35 a 50 años de la ciudad de Bogotá, teniendo en cuenta el significado simbólico de tomar café y las interacciones que esta actividad genera en el contexto colombiano. Se utilizó una metodología mixta secuencial que tuvo como primer momento una fase cualitativa en la cual se realizó una triangulación de fuentes y de técnicas para dar mayor credibilidad a la información y el método seleccionado fue el interaccionismo simbólico; el análisis se hizo mediante teoría fundamentada a través del software NVivo. En la fase cuantitativa, se recolectó la información de 201 consumidores de café a través de un formulario semiestructurado, para esta información, se realizó un análisis lexicométrico con SPSS y un análisis multidimensional con SPAD 9.0. Los resultados muestran los elementos del núcleo central resaltando los conceptos de activarse y energía como principales significados asociados al café; en el sistema periférico se identificaron características del café como el aroma y el sabor.

13:30
Relevância da Investigação Qualitativa para Elaboração de Materiais Educativos em Saúde

ABSTRACT. O estudo tem como objetivo demonstrar a relevância da investigação qualitativa na elaboração de materiais educativos em saúde. Pesquisa qualitativa, a partir de um recorte de um trabalho dissertativo intitulado de cartilha educativa para o manuseio e descarte de resíduos de saúde produzidos no domicilio realizada em município do centro sul do Ceará-Brasil. Participaram do estudo vinte e três usuários/cuidadores. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. A análise ocorreu mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O estudo evidencia que os usuários/cuidadores realizam de forma inadequada o manuseio e descarte de resíduos de saúde. Que o descarte acontece no muro dos domicílios e que os mesmos não realizam a etapa do processo de manejo dos Resíduos de Serviço de Saúde(RSS) que corresponde a segregação. A partir destes resultados elaborou-se uma cartilha considerando as necessidades e dúvidas dos usuários/cuidadores. O uso de materiais educativos favorece a mudança de comportamento e adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para um melhor cuidado em saúde.

13:45
Orientar Segundo a Metodologia Orientada para o Contexto e o Investigador: Parte I Questões Teóricas e Metodológicas

ABSTRACT. Orientar teses e dissertações é um dos desafios que se colocam por um lado aos orientadores por outro aos orientandos. Na metodologia orientada para o contexto e o investigador preocupamo-nos em tornar o conhecimento e a investigação num triplo desafio: estar acessível a todos, estar mais próxima da realidade e que seja exequível. As questões da orientação, são colocadas muitas vezes a nível prático e são parte das discussões a nível académico e nos livros de metodologia, sem muitas vezes que se consiga falar ou articular concretamente do que se está a falar. Este é o primeiro artigo dedicado a olhar para o tema de uma forma teórica fundamentando-o, sendo que o segundo, necessariamente, presente neste congresso, dedica-se à parte prática, sendo que ambos se complementam.

14:00
Método qualitativo potencializado pela inteligência artificial: relato de experiência

ABSTRACT. Resumo: Fenômenos complexos são comuns na área da saúde. Para melhor compreensão dos mesmos vale-se do detalhamento conceitual, visando a padronização do conceito. O objetivo deste artigo é discutir método misto desenvolvido e empregado para elaboração de modelo teórico em rede do conceito de violência de gênero. A partir de busca sistemática, foram coletados 195 conceitos de violência de gênero e termos substitutos, os quais foram analisados com base na teoria evolucionária de Rodgers. Foi utilizada a tarefa de descoberta de regras de associação do processo de Knowledge Discovery in Databases, método suportado pela inteligência artificial, para identificar relações consequenciais e causais entre antecedentes, atributos e consequentes identificados na análise conceitual. A interpretação da validade das regras descobertas para violência de gênero foi realizada por meio de análise de conteúdo. Este método misto possibilitou o uso de termos substitutos do termo “violência de gênero”, potencializando a análise conceitual. O uso de recurso da inteligência artificial permitiu a identificação de relações entre a construção dos conceitos incluídos na análise.

Qualitative method enhanced by artificial intelligence: an experience report

Abstract: Complex phenomena are common in healthcare. For the purpose of improve the understanding of these phenomena, the conceptual detail is used, aiming the standardization of the concept. The aim of this article is to discuss a mixed method developed and employed to develop a theoretical network model of the concept of gender violence. From a systematic search, 195 concepts of gender violence and substitute terms were collected, which were analyzed based on Rodgers' evolutionary theory. It was used the function of discovering association rules of the Knowledge Discovery in Databases process, a method supported by artificial intelligence, to identify consequential and causal relationships between antecedents, attributes and consequents identified in the previous conceptual analysis. The interpretation and validation of the discovered rules for gender violence was carried out through content analysis. This mixed method made it possible to use substitute terms for the term “gender violence”, enhancing conceptual analysis. The use of artificial intelligence resources allowed the identification of relationships between the construction of the concepts included in the analysis.

14:15
Avaliação das aprendizagens: um estudo bibliométrico
PRESENTER: Eduardo Moresi

ABSTRACT. Para além de garantir o acesso universal à educação é necessário saber se os estudantes aprendem. Assim a avaliação das aprendizagens pode contribuir para uma educação de qualidade. A questão de inicial de pesquisa, selecionada pela equipe de investigação, foi: o que é a Avaliação das Aprendizagens? Com vista a responder a esta questão fez-se um estudo exploratório sobre este complexo tema, com o objetivo de obter um mapeamento da sua estrutura. Através de uma análise bibliométrica de dados recolhidos a partir da Scopus foi possível fazer uma análise exploratória de 3983 documentos, no período de 1971 a 2020. A partir dos metadados destes documentos fez-se análise da coocorrência das palavras-chave e da cocitação desses documentos. Os dados foram tratados com o apoio de vários softwares que nos permitiram obter resultados significativos, de modo a selecionarmos uma amostra de artigos relevantes. Esta amostra será objeto de uma futura análise de conteúdo. Para além dos resultados obtidos o trabalho em equipe revelou-se uma mais-valia para o desenvolvimento da revisão da literatura onde cada um dos membros poderá contribuir com a sua experiência para a criação de conhecimento relevante sobre este tema. Esta síntese será fruto da sinergia do trabalho colaborativo de investigação/pesquisa interinstitucional e internacional.

14:30
Significado de las heridas y su cuidado en niños niñas y adolescentes en situación de calle

ABSTRACT. Introducción. Niños, niñas y adolescentes en situación de calle son aquellos menores de 18 años que han abandonado sus hogares y hacen de la calle su mundo, que los expone a riesgos, dejando como consecuencia las heridas. Objetivo. Comprender el significado que tienen para los niños, niñas y adolescentes en situación de calle las heridas, cómo las tratan y el significado que les dan. Metodología. Estudio cualitativo, etnográfico. Se aplicaron 30 entrevistas y se realizó cartografía social con participación de los niños, niñas y adolescentes. La información se codificó, se categorizó y se elaboraron mapas conceptuales. Resultados. Las heridas se dividen en graves y leves. La gravedad está relacionada con la posibilidad de morir y requieren atención hospitalaria. Las heridas leves son las que causan daños en los órganos internos, usan tratamientos culturalmente determinados que son efectivos. Evitan los hospitales porque los estigmatizan e infectan. Las heridas generan cicatrices que significan aprendizaje de prevención o venganza Conclusiones: eficacia del acercamiento para obtener información confiable; desconocimiento de la cultura por parte de los hospitales; importancia de la antisepsia en quien realiza la atención y no en quien tiene la herida.

14:45
As metodologias ativas como estratégias para o desenvolvimento de Competências de Inteligência Emocional nos Estudantes do Ensino Superior
PRESENTER: Susana Sá

ABSTRACT. As metodologias ativas são pontos de partida para avanços nos processos de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas, de modo a que o Professor consinta ao estudante do Ensino Superior desenvolver cognitivamente a Inteligência Emocional. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar um diagnóstico de indicadores de aprendizagem de Inteligência Emocional, no sentido de responder à seguinte questão de pesquisa: quais as estratégias de aprendizagem para desenvolvimento de competências de IE nos estudantes do Ensino Superior? Realizaram-se dois focus group junto de duas instituições de Ensino Superior Público e Privado, nos quais participaram 10 estudantes e 4 professores. O conteúdo das entrevistas foi analisado com o software de análise qualitativa webQDA®. Identificaram-se e analisaram-se as seguintes categorias: autoconhecimento, auto-regulação, motivação, empatia, skills sociais e aprendizagem. Podemos concluir que as metodologias ativas, Problem Based Learning e Inverted Classroom, poderão contribuir para desenvolver skills de IE em estudantes de ensino Superior.

15:10-17:25 Session 13: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Artigos Completos 8 / Artículos Completos 8 (12m + 3m)

15:10
Investigação Qualitativa e Gestão de Projeto: Tecnologias para Melhoria dos Processos e dos Resultados

ABSTRACT. A investigação qualitativa cada vez mais tem ocupado seu espaço de importância nas ciências humanas e sociais. Este avanço tem sido impulsionado também pelas tecnologias como ferramentas para enfrentar os seus desafios. Um destes desafios se relaciona com a gestão de projetos, desde a sua conceção, desenvolvimentos e resultados. Este trabalho aborda transversalmente a questão de fundo: Qual a ênfase ou sensibilização de investigadores e estudantes sobre os fatores determinantes na gestão de projetos na investigação? Os participantes deste estudo qualitativo foram inquiridos no contexto de vários workshops no Brasil e em Portugal sobre o software de gestão de investigação IARS® (www.ia-rs.com). Os resultados apontam para que, das quatro dimensões analisadas, a “organização estrutural do projeto” foi a mais mencionada e a “coerência interna e visão sistêmica” a menos lembrada e comentada. Apresentam-se algumas reflexões são realizadas sobre as implicações destes resultados na investigação qualitativa.

15:25
A centralidade da análise de conteúdo assistida por WebQDA num estudo de caso coletivo: como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares

ABSTRACT. O enfoque do presente estudo é predominantemente metodológico e resulta da reflexão sobre o papel das técnicas de recolha e análise de dados assim como do recurso a um software de análise de dados qualitativos, implicados num estudo de caso coletivo, envolvendo cinco projetos de mentoria entre pares, desenvolvidos em cinco instituições de ensino portuguesas. Este estudo de caso enquadra-se na fase preliminar da investigação de um projeto implementado no âmbito da Educational Design Research. De natureza mista, mas de pendor predominantemente qualitativo, este estudo de caso visa aferir, por intermédio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário, a perceção de professores e alunos mentores sobre a participação nos referidos projetos e identificar pontos de contacto e/ou divergência entre as posições de ambos. Nesse âmbito, o recurso à análise de conteúdo, enquanto técnica de análise de dados, e o suporte do software de análise de dados qualitativos WebQDA foram fundamentais para a plena prossecução dos propósitos do estudo, considerando-se, por isso, pertinente a reflexão sobre o papel de ambos nesse contexto. Através das conclusões deste estudo espera contribuir-se para a valorização da investigação qualitativa, enquanto paradigma com soluções metodológicas compatíveis com as exigências da sociedade da informação.

15:40
A Análise do Discurso em Empreendedorismo Social: o caso da Rede IVG - Brasil

ABSTRACT. O artigo tem como objetivo identificar os valores sob a ótica dos sujeitos na Rede IVG, tendo como base a Teoria de Valores de Schwartz (2012) e a Teoria de Valores Culturais de Inglehart (1977, 1990, 1997), a partir da análise dos seus discursos. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório, qualitativa, técnicas de análise orientadas para a construção conceitual a partir de dados não estruturados, análise documental e observação não participante, por meio de procedimentos de indução analítica, Grounded Theory . A análise das informações qualitativas teve como apoio a análise do discurso dos sujeitos e apoio do software Atlas TI para definição dos valores pessoais. Conclui-se que os sujeitos são afetados pelas condições socioeconômicas que influenciam seus valores, pois a sobrevivência é fator determinante afetados pelos fatores sociais, econômicos e políticos, sendo seus valores caracterizados como materialistas, pois necessitam de apoio para a transformação social da comunidade.

15:55
Turismo sustentável: Há caminho para estratégias eficazes de governação?
PRESENTER: Silvia Fernandes

ABSTRACT. O presente trabalho pretende refletir sobre a proporção de trabalhos académicos (existentes no repositório Português de acesso aberto RCAAP) que usa indicadores para delinear novas estratégias de turismo sustentável. E que ilações podem ser daí tiradas no âmbito da formação académica e da investigação na área. Uma seleção baseada em critérios de adequabilidade aos objetivos reuniu 70 trabalhos (entre dissertações de mestrado, teses de doutoramento, artigos científicos e relatórios). Foi usado o programa Nvivo, cuja codificação é uma das técnicas para tirar sentido dos dados recolhidos. Codificou-se o conteúdo da amostra em tópicos/temas (nós ou nodos). A interação dos nós (temas) com os casos (documentos) foi fundamental neste projeto qualitativo, pois a partir de questões (queries) aí aplicadas se discerniram ilações. A maioria dos trabalhos não aborda os ditos indicadores/índices, e os que abordam são sobretudo descritivos. A comunidade académica tem um papel importante em iniciar estudos sobre indicadores de sustentabilidade e metodologias do seu desenvolvimento. A criação e monitorização de tais indicadores, acessíveis e partilháveis, é o caminho para o envolvimento informado dos agentes e adequadas políticas de atuação.

16:10
Aspectos Críticos Do Uso De CAQDAS Na Pesquisa Qualitativa: Uma Comparação Empírica Das Ferramentas Digitais ALCESTE e IRAMUTEQ
PRESENTER: Angela Canuto

ABSTRACT. Introdução: Atualmente, na metodologia da pesquisa qualitativa, o uso de Softwares de Análise de Dados Qualitativos Assistidos por Computador (CAQDAS) é vital para analisar dados, seja através do ALCESTE, IRAMUTEQ ou outras ferramentas. Contudo, assim como toda ferramenta, as CAQDAS apresentam pontos positivos e negativos. Assim, torna-se importante analisar o uso destes softwares na pesquisa qualitativa. Objetivos: Analisar funções e aplicação de CAQDAS como componentes da metodologia em pesquisas qualitativas. Métodos: Comparação entre as funções do ALCESTE e IRAMUTEQ e análise crítica do uso desses CAQDAS em artigos qualitativo e quali-quantitativo produzidos pelos autores. Resultados: Ambos os artigos tiveram resultados convincentes decorrentes do uso de CAQDAS. Ademais, o IRAMUTEQ apresenta mais funções, quando comparado ao ALCESTE. Discussão: O uso de CAQDAS na pesquisa qualitativa pode ser de suma importância, principalmente em trabalhos que lidam com grandes quantidades de textos. Além disso, a escolha do software a ser utilizado depende do tipo de resultado desejado. Conclusão: Percebe-se a utilidade do uso de CAQDAS em pesquisas qualitativas, garantindo dinamismo no processamento de dados textuais. O uso correto destas ferramentas é fundamental para a análise dos dados coletados e posterior reprodução científica de pesquisas na mesma linha de interesse.

16:25
Discusiones sobre Cohesión Social en universidades mexicanas: análisis del constructo UNIVECS con WebQDA

ABSTRACT. El trabajo presenta un estudio realizado en universidades mexicanas a través de la discusión con docentes y estudiantes universitarios sobre el constructo de Cohesión Social como referente para la evaluación de titulaciones universitarias, en el marco del proyecto UNIVECS. La finalidad de la investigación es aportar evidencia de validación del Modelo de Evaluación, y de su adaptación en México, prestando una atención especial a la validez cultural. Para ello, el objetivo concreto del estudio es conocer la percepción del profesorado y estudiantes sobre su institución en torno a una serie de dimensiones objeto de estudio. La metodología se desarrolla a través de 9 grupos de discusión en tres universidades mexicanas. El análisis de contenido se realiza con el programa de análisis cualitativo WebQDA y se presentan los resultados de estudiantes y docentes para una institución. Las conclusiones encontradas son interesantes ya que se observa que respecto al constructo teórico la unidad de análisis satura diferentes obstáculos y facilitadores hacia la cohesión social en la institución investigada. Asimismo, se pretende ofrecer una herramienta de análisis y un sistema de evaluación útil para la autoevaluación y diagnóstico institucional, así como seguir fomentando espacios de reflexión y capacitación en relación al concepto de Cohesión Social, y a la aportación que a la misma pueden hacer las titulaciones universitarias. En definitiva, la motivación es continuar trabajando por la mejora de la formación universitaria desde un proceso de investigación transformador con y para los agentes implicados.

16:40
Mídia e Meio Ambiente: a representação de atores sociais em notícias sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho

ABSTRACT. Em menos de quatro anos da tragédia de Mariana (2015), a Vale protagonizou mais um episódio, em Brumadinho (2019), consolidado como o maior desastre ambiental em termos de perda de vidas humanas. Para dar voz aos afetados pelas tragédias, a mídia assume papel central com seu poder de influenciar a opinião pública. Baseado no relatório Media Ownership Monitor Brasil (2017), o presente trabalho buscou analisar notícias publicadas em portais jornalísticos online brasileiros G1 e Folha de São Paulo, e nos portais internacionais BBC e The New York Times sobre as tragédias. Recorreu-se à análise de discurso crítica (ADC), utilizando-se o software webQDA no tratamento e codificação de dados, para analisar quais os atores mais acionados para falar sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho e como a voz autoral representa os principais atores sociais e institucionais nas notícias. Os veículos reconhecem a responsabilidade do poder público e das empresas. Mas a exclusão das vozes militantes e o não reconhecimento da comunidade local como vítima das tragédias, faz-se questionar se a mídia tem usado sua influência para a mudança de estruturas sociais. Leniência e irresponsabilidade dos atores, especialmente, pelo governos e grandes empresas, têm gerado graves custos ambientais, políticos e sociais para o Brasil.

16:55
Desafios de servidores públicos do Distrito Federal para transferência de treinamento no trabalho: análise qualitativa com uso do IRAMUTEQ
PRESENTER: Lana Montezano

ABSTRACT. A revisão de literatura utilizada aponta que o desenvolvimento de competências dos servidores provenientes de ações de treinamento possui relação direta com a melhoria do serviço público para a população. O artigo teve como objetivo descrever, sob a perspectiva da abordagem qualitativa, as variáveis inibidoras da transferência de treinamento no contexto específico do setor público do Distrito Federal do Brasil. A pesquisa obteve uma amostra de 1427 servidores públicos que passaram por treinamento num intervalo máximo de 12 meses até a coleta de dados. As respostas foram tratadas com o software Iramuteq. Os principais resultados apontam que foram encontradas três classes de conteúdo: (1) Dificuldade de Aplicação Prática (falta de aderência entre o treinamento praticado e a realidade do contexto do trabalho do servidor público); (2) Inconsciência da Dificuldade (falta de tempo para perceber as possíveis dificuldades de transferência de treinamento); e, (3) Resistência Cultural (falta de abertura à mudança), as quais rementem a dimensão de ambiente de trabalho como fator de restrição à transferência. Além disso, constatou-se que o uso de software qualitativo contribuiu para a geração dos resultados, facilitando o processo de análise devido ao tamanho da amostra obtida.

17:10
Análise de conteúdo utilizando o webQDA: opção metodológica para caracterizar uma criança com Paralisia Cerebral
PRESENTER: Davys Moreno

ABSTRACT. Com a finalidade de contribuir para a Educação Inclusiva das crianças com Necessidades Especiais no Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal, iniciou-se no ano de 2018 um projeto de Investigação-Ação. O nosso objetivo é mostrar os resultados do diagnóstico realizado sobre a caracterização da criança com Paralisia Cerebral que originou o estudo. Para isso, foram realizadas nove entrevistas, considerando a encarregada de educação e os diferentes profissionais de educação e de saúde que trabalham com ela. Toda a informação compilada foi organizada e estudada mediante análise de conteúdo suportada por software na plataforma webQDA, recorrendo às ferramentas Fontes, Codificação e Questionamento, o que se revelou ser eficaz para a sua caracterização. Os resultados obtidos permitem observar que os entrevistados consideram relevante as características pessoais da criança numa perspetiva temporal. Ou seja, referem aspetos que remetem para o seu passado, presente e suas perspetivas futuras. Em todos estes aspetos evidencia-se a importância dada à utilização de Produtos de Apoio, às adaptações curriculares e à rede de apoio (pessoas) para que a criança em estudo tenha sucesso, nomeadamente na Aprendizagem da Música. Evidencia-se a necessidade de potenciar os diferentes fatores existentes nos contextos (meio envolvente), promovendo as acessibilidades. 

17:30-18:30 Session 14: Sessão de Vídeos // Sesión de Videos

Projeção das apresentações em formato vídeo submetidas e publicadas no canal Youtube.

17:30
Caminhos metodológicos em debate – uma experiência investigativa em espaços transfronteiriços

ABSTRACT. Resumo. Este artigo coloca em debate as opções metodológicas adotadas para o projeto “Cooperação transfronteiriça e cidadania social: ampliação, impasses e limites”. O objetivo do artigo é refletir sobre os caminhos metodológicos a serem utilizados nesta pesquisa para aprimorar instrumentos e técnicas de coleta e análise de dados. A pesquisa será exploratória e se utilizará de pesquisa documental e entrevistas em profundidade. Os participantes da pesquisa serão os gestores e profissionais da política de saúde e da assistência social. As ferramentas do Software WebQDA serão adotadas para análise dos dados devido à viabilidade de interação entre os pesquisadores, garantindo a confiabilidade de estudos multicêntricos.

17:30
Universidades Inclusivas de Papel. Análisis Comparativo de la Normativa de Discapacidad de las Universidades Públicas Andaluzas

ABSTRACT. Resumen. El trabajo analiza la documentación institucional referida a la atención de personas con discapacidad en las universidades públicas andaluzas (España), como expresión de una educación de calidad equitativa e inclusiva. Para abordar esta finalidad, se emplea un enfoque cualitativo mediante Análisis Político del Discurso basado en el análisis de datos extraídos de las webs institucionales de las diez universidades públicas de Andalucía. Concretamente, se analiza la documentación institucional específica de discapacidad aprobada por sus Consejos de Gobierno con el fin de aportar elementos que evidencien cómo se materializa su responsabilidad social universitaria. Los resultados muestran heterogeneidad en la concreción de la política institucional de discapacidad, si bien es incipiente la elaboración de planes que presentan un desarrollo comprometido mediante ejes, acciones y evaluación. En este sentido, la comparación de políticas ofrece claves importantes de buenas prácticas que pueden servir de referente entre instituciones.

17:30
A Dança Como Recurso Terapêutico Para a Melhoria da Saúde de Idosas Institucionalizadas da Cidade de Fortaleza-Ce

ABSTRACT. O artigo tem o objetivo de descrever os benefícios que a prática da dança pode proporcionar, como recurso terapêutico, a idosas institucionalizadas da cidade de Fortaleza/CE. A pesquisa que deu origem a este estudo se utilizou de uma investigação de abordagem qualitativa, apoiada no método da pesquisa-ação, efetuada em um programa interventivo sob a forma de oficina de dança com sete idosas institucionalizadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas através dos operadores do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir dos resultados obtidos nos discursos, foram encontradas categorias que revelam que a dança proporciona benefícios tais como: o aumento da disposição física para a realização das atividades da vida diária, a melhoria dos quadros álgicos e o resgate da autoestima. Estes dados indicam que a dança pode ser um importante recurso terapêutico para a melhoria da aptidão física do idoso, contribuindo, assim, para um envelhecimento saudável, englobando aspectos físicos e emocionais.

17:30
Qualidade de Vida Relacionada à Saúde: Análise Dimensional do Conceito

ABSTRACT. Introdução: A qualidade de vida relacionada à saúde foi escolhida para este estudo por compreender a importância do aprofundamento do significado dos conceitos e entender como são socialmente construídos. Objetivo: Analisar o conceito de qualidade de vida relacionada à saúde mediante uso do Modelo de Análise de Conceito Dimensional. Método: Estudo analítico, fundamentado no Modelo de Análise de Conceito Dimensional. Na análise estão incorporadas as seguintes suposições: a realidade é socialmente construída; geralmente definida a partir de uma perspectiva e situada contextualmente. No processo de análise: descrever a construção social e a lógica do conceito; diferenciar as relações entre as perspectivas e Identificar e examinar as proposições (hipóteses). Resultado: Na atualidade, o termo qualidade de vida ganha fundamentação teórica e metodológica; as definições são classificadas com a definição global (Tipo I), Tipo II e Tipo III; a função do instrumento é discriminar, descrever e predizer o nível de qualidade de vida das pessoas. Conclusão: A medida da qualidade de vida depende do consenso entre os especialistas, sendo necessário o debate sobre o constructo do refeido conceito.

17:30
Papel da brinquedoteca na recuperação da criança hospitalizada sob a ótica de pais e responsáveis

ABSTRACT. Resumo. Introdução: a hospitalização na infância traz incontáveis consequências para a criança, sua família e toda a equipe de saúde, por meio de comportamentos depressivos e/ou agressivos e atitudes pouco colaborativas que interferem no cuidado em saúde. A brinquetoteca é um dos métodos para a humanização da assistência pediátrica. Objetivo: compreender como pais e responsáveis percebem a brinquedoteca na recuperação de suas crianças hospitalizadas. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram 15 pais ou responsáveis pelas crianças internadas na unidade pediátrica, por meio de entrevista, a partir de roteiro semiestruturado. Os conteúdos dos depoimentos foram organizados e analisados pelo referencial de Bardin. Resultados: a sala de brincar é terapêutica e pais e responsáveis percebem a redução das tensões em suas crianças hospitalizadas, o aumento de sua autoestima e sensação de segurança, o que contribui para sua recuperação. Emergiram tres categorias temáticas: O tempo de hospitalização sendo ocupado; O vínculo criado pelas brincadeiras entre os responsáveis e as criança; e O brincar como recurso terapêutico. Conclusões: atividades lúdicas revestem-se da dimensão terapêutica, reconhecida pelos pais ou responsáveis. As equipes de saúde devem refletir e implementar brincadeiras que promovam atendimento humanizado e viabilizem maior relacionamento entre os pequenos e os adultos.

17:30
Contenção de Riscos no Brasil: Uma Questão de Ensino?

ABSTRACT. O ensino em Biossegurança é incipiente no Brasil, pouco se conhece sobre essas práticas na área de saúde, nos diferentes níveis de ensino. Muito embora os profissionais de saúde e estudantes da área conviverem com os riscos constantes provenientes materiais biológicos no desenvolvimento de suas atividades. Neste estudo objetivamos compreender como o ensino de Biossegurança se desenvolve no território brasileiro. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão integrativa, no intuito de responder a questão: Como o ensino de contenção de riscos (biossegurança) é abordado nos diferentes níveis de ensino dessa área, no Brasil? Nossos resultados demonstraram que o ensino em Biossegurança, assim como as publicações estão centrados na região sudeste, por ser uma região de maior concentração de universidades e instituições de pesquisa. Há falhas no ensino de Biossegurança referentes à vacinação, EPI, riscos ocupacionais e precaução universal, com relatos de acidentes de trabalho. O ensino é fragmentado,compartimentalizado e as metodologias empregadas são tradicionais. A nosso ver um ensino baseado em metodologias ativas, cujos estudantes são protagonistas na construção do conhecimentos sobre Biossegurança na sua prática cotidiana pode ser um dos caminhos para um processo ensino e aprendizagem mais efetivo e significativo para estudantes e profissionais.

17:30
Propuesta universitaria de educación en Colombia: “Profesional de la Vida Comunitaria y la Paz”.

ABSTRACT. Introducción: La educación comunitaria tradicional ha desconocido a los sectores populares por considerarlos ignorantes y los responsabiliza y culpabiliza por su mala salud. Sus modos de organización que les permiten resolver los problemas diarios con saberes y prácticas propias, han sido poco exploradas. Objetivos: Proponer un proyecto educativo para la vida y la paz desde una praxis transformadora. Métodos: Investigación cualitativa crítico-hermenéutica, fundamentada en la Investigación Acción Participativa y en la Educación Popular. Se sistematiza un proyecto de extensión solidaria anual realizado por casi 20 años por profesores y estudiantes de una Universidad colombiana con comunidades urbanas, indígenas y rurales. Se realizaron 12 historias de vida y se acompañó a 25 estudiantes en sus trabajos de grado en temas relacionados con dicha propuesta. Resultados: Se presentan las reflexiones de las historias de vida y del acompañamiento de la Universidad a comunidades marginalizadas que cristalizan en el Programa del Profesional de la Vida Comunitaria y la Paz. Conclusiones: La salud pública debe acercarse a los sectores populares desde un horizonte de sentido político particular y reconocer el saber popular como una forma de construcción de mundo con la que podrá ampliar su perspectiva de aproximación y de trabajo.

17:30
Análise de discurso em estudo sobre adolescentes com necessidades especiais de saúde

ABSTRACT. Introdução: A análise de discurso é uma possibilidade metodólogica de aprodundamento das matrizes históricas, ideológicas e culturais de efeitos de sentido de textos produzidos. Objetivo: Relatar a experiência sobre a utilização da análise de discurso na corrente francesa (pecheutiana) em estudo de enfermagem com adolescentes. Método: Relato de experiência, sobre estudo qualitativo, realizado com adolescentes que vivem com necessidades especiais de saúde. A análise de discurso na corrente francesa é utilizada para a análise de entrevistas semiestruturadas, realizou-se a dupla transcrição, as ferramentas analíticas que dão movimento ao texto e aplicação das figuras de linguagem. Resultados: A análise de discurso é uma estratégia de análise que apresenta possibilidades analíticas nos momentos de silenciamento, na presença das emoções, do conhecimento novo que surge nos discursos dos participantes. A cultura, as matrizes sociais, o momento em que as enunciações são verbalizadas tem representação significativa nesta modalidade de análise, em que o discurso é visto com profundidade e não é avaliado pelo seu conteúdo. Conclusões: A análise de discurso pecheutiana é um método de análise favorável para olhar com profundidade para temas sensíveis, na saúde do adolescente, que valorizam a dimensão subjetiva, as experiências de cada participante e que não podem ser quantificadas.

17:30
La dimensión informacional de la Competencia Digital de los preadolescentes. Un estudio de casos

ABSTRACT. La búsqueda, valoración y selección de información es una competencia imprescindible para la ciudadanía de hoy, que se enfrenta diariamente a una multitud de datos y fuentes que debe seleccionar y gestionar en situaciones muy diversas. En este contexto presentamos parte de los resultados del proyecto "Competencia digital en estudiantes de educación obligatoria. Entornos sociofamiliares, procesos de apropiación y propuestas de e-inclusión", que pretende indagar en el proceso de construcción de la Competencia Digital de los preadolescentes. En concreto se presentan algunos resultados relativos al desarrollo de la dimensión informacional de esta competencia. En este estudio se emplea un diseño mixto explicativo en dos fases: la primera, cuantitativa, para la selección de los casos que participan posteriormente en la segunda fase, cualitativa -un estudio de casos múltiple-. Los resultados nos permiten conocer las limitaciones de los preadolescentes en el proceso de búsqueda, selección y valoración de la información; observamos que si bien emplean diversos buscadores y localizan información, no llegan a seleccionarla adecuadamente, analizándola e interpretándola, ni a cotejar las fuentes consultadas. Como conclusión destaca la necesidad de reforzar el desarrollo de esta dimensión en la enseñanza primaria, que forma parte de una competencia considerada clave en nuestro sistema educativo.

17:30
Impessoalidade e Passividade nos Manuais Acadêmicos: Implicações para a Clareza na Pesquisa Qualitativa

ABSTRACT. A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que, com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa.

17:30
Sentidos de la bioética que emergen en un contexto intercultural: una aproximación desde la teoría fundamentada

ABSTRACT. Este estudio se centra en la formación de futuros profesionales de enfermería con el fin de conocer cómo se vive la formación bioética en un contexto intercultural como lo es el departamento del Cauca en Colombia. Se contó con la participación de docentes y estudiantes de la Universidad del Cauca, además de profesionales que laboran en el Hospital Mama Dominga del municipio de Silvia. Para esto se realizó un diseño cualitativo, enfoque epistémico la hermenéutica y análisis por medio de la teoría fundamentada. La información fue obtenida por medio de la revisión documental, observación participante, entrevistas individuales y grupales (grupo focal). Se encontró que, aunque los documentos plantean una apertura epistémica y ontológica hacía una visión que considere al ser humano, su cultura y su contexto, partiendo desde perspectivas bioéticas e interculturales, los discursos en la práctica muestran que hay una colonización del ser y el conocer en la formación donde se sigue privilegiando solo el saber técnico y biológico. Los mismos actores han planteado desde sus discursos formas de superar esta problemática, centrándose principalmente en la reflexión pedagógica como punto de partida para resignificar el currículo.

17:30
Ensino de medicina legal e perícias médicas fundamentado em competências: uma nova proposta curricular
PRESENTER: Diogo Borba

ABSTRACT. Em 2011 foi reconhecida uma nova especialidade médica: Medicina Legal e Perícias Médicas (MLPM). Em 2014 foi publicada a resolução que regulamenta as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina baseadas em competências, e não há clareza na adequação da disciplina de medicina legal e perícias médicas para o novo modelo do currículo médico. O presente estudo pretendeu contribuir para a reflexão dos gestores, professores e alunos sobre os limites da MLPM no currículo médico atual. Para estudar e propor a atualização das competências em MLPM para um curso público de medicina foi utilizado o método Delphi, em duas rodadas, através da consulta de especialistas na área, em busca do consenso acerca da matriz de competências específica. Como resultado obteve-se uma sugestão de matriz curricular ainda conservadora, porém com alguns avanços na inclusão de temas relevantes no campo pericial, que se aproximam da atuação médica social, do protagonismo do aluno no aprendizado e de um currículo integrador. Uma matriz curricular inovadora no campo pericial contribui para a humanização da formação médica.

17:30
Brincando no Hospital: a Experiência dos Enfermeiros com o Uso do BT em Unidades Pediátricas
PRESENTER: Fabiane Almeida

ABSTRACT. Introdução: O estudo investiga sobre a experiência do enfermeiro com o uso do BT na prática, buscando delinear os fatores que influenciam no desenvolvimento desta atividade, como etapa inicial da implementação rotineira do BT em unidades de pediatria. Objetivo: Compreender a percepção do enfermeiro sobre o uso do BT, a partir das experiências vivenciadas por ele ao cuidar da criança no hospital. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvida nas unidades pediátrica e de terapia intensiva pediátrica de um hospital de São Paulo, Brasil. A amostra constituiu-se 21 enfermeiros que participaram de uma entrevista semi-estruturada e seus relatos foram analisados por meio da Análise Temática de Conteúdo. Resultados: Quatro categorias emergiram dos discursos: Resgatando o primeiro contato com o BT; Apesar de complexo e trabalhoso no início, o uso do BT é percebido como uma experiência positiva; Enfrentando dificuldades para realizar o BT na prática; Entendendo que o BT deve ser usado desde a admissão da criança no hospital. Considerações finais: O contato com o BT durante a trajetória profissional leva o enfermeiro a reconhecer essa experiência como positiva, apesar das dificuldades enfrentadas, entendendo que para cuidar da criança precisa brincar com ela desde que chega ao hospital.

17:30
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma universidade pública federal

ABSTRACT. Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada.

17:30
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
PRESENTER: David Loura

ABSTRACT. Resumo. Introdução O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, com benefícios não só para o próprio desenvolvimento da investigação, mas também para a sua satisfação com o processo de aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. Conclusões. Os resultados deste estudo apontam que a possibilidade de participar em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. A formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.

17:30
Valoración de los factores que condicionan la adquisición de hábitos alimentarios saludables en personas con trastorno mental grave (TMG): Aproximación cualitativa desde una perspectiva en primera persona y de los profesionales

ABSTRACT. Resumen. Introducción La adopción de dietas de baja calidad nutricional se relaciona con la aparición de alteraciones metabólicas, factor que contribuye a la elevada tasa de comorbilidades entre las personas con TMG. Conocer los factores condicionantes permite desarrollar programas de educación alimentaria adecuados a las necesidades de la persona ; Objetivos Explorar los factores que condicionan la adopción y mantenimiento de los hábitos alimentarios, e identificar las estrategias más eficientes para el cambio de hábitos ; Métodos Estudio descriptivo mediante la recogida de datos y análisis cualitativo. Los datos se obtuvieron de la realización de 6 grupos de discusión. Se procedió a un análisis temático del corpus textual ; Resultados Participaron 23 personas vinculadas a los servicios de salud mental y 30 profesionales de los distintos ámbitos de atención. Se desprenden 6 temas principales ; Conclusiones Profesionales y usuarios coinciden en la necesidad de promocionar la alimentación saludable. Conocer la predisposición y los condicionantes para adoptar un cambio de conducta es fundamental para el diseño de intervenciones eficientes.

17:30
Que Importância Atribuem os Estudantes de Enfermagem às Novas Tecnologias
PRESENTER: Ana Sofia Nabais

ABSTRACT. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia introduziu mudanças significativas na área de saúde, constituindo um desafio para a prestação dos cuidados de enfermagem. Na formação dos enfermeiros, vários tipos de equipamentos e tecnologias educacionais são utilizados salientando-se as tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujo objetivo é facilitar o processo de ensino-aprendizagem, complementando os métodos de ensino tradicionais. As escolas de enfermagem têm por objetivo preparar futuros enfermeiros habilitados a utilizar as novas tecnologias emergentes e trabalhar em contextos diversificados. Neste artigo, pretendeu-se compreender a importância que os estudantes de enfermagem atribuem às TIC no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi a realização de entrevistas individuais com estudantes de enfermagem, utilizando a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes reconhecem as vantagens das TIC na sua aprendizagem como futuros profissionais de saúde. Estes usam principalmente o computador e telemóvel com o objetivo de realizar pesquisa, comunicar e efetuar estudo autónomo, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem, a tomada de decisão e a promoção da continuidade nos cuidados de enfermagem. Em suma, os estudantes de enfermagem consideram as TIC como ferramentas facilitadoras não só no contexto académico, mas também na prática clínica.

17:30
LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA EN EL ACERCAMIENTO A LA IDENTIDAD DE LA EMPRESA FAMILIAR. Un estudio de caso en México

ABSTRACT. Resumen. El presente estudio busca acercarse al la comprensión de las organizaciones desde la metodología cualitativa; en este caso, se estudió una empresa familiar y los referentes identitarios familiares que se fusionan con la lógica empresarial. La empresa es una escuela privada mexicana situada en la Ciudad de México con más de 35 años y en proceso de sucesión. La indagación se sostuvo a partir de tres variables principales los referentes identitarios familiares, la empresa y la identidad organizacional. Los principales hallazgos exhiben la necesaria inclusión del contexto y la influencia en las organizaciones; así mismo, la importancia de indagar la interpretación del mundo de sus integrantes. El objetivo de la investigación fue comprender la construcción de la identidad organizacional en la empresa familiar a partir de las representaciones familiares con base en su influencia en el desempeño organizacional. La metodología fue cualitativa a partir de un estudio de caso con base en entrevistas semiestructuradas y observación no participante. Los principales resultados sugieren que el habitus familiar y la cultura determina las preconcepciones de la familia en el negocio. Palabras clave: empresa familiar, habitus, cultura, identidad organizacional, desempeño.

17:30
A Utilização do Photovoice como Estratégia Pedagógica

ABSTRACT. Resumo. O presente artigo visa dar a conhecer o projeto em curso sobre aquisição de competências dos estudantes da Pós-Licenciatura e do Mestrado em Saúde Materna e Obstétrica e assim contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas da unidade curricular Estágio com Relatório. Objetivo: Compreender o fenómeno do desenvolvimento de competências específicas do futuro Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica. Métodos: Estudo exploratório, qualitativo, utilizando o método Photovoice para a colheita e análise de dados (colheita de fotos e entrevistas) e posterior análise de conteúdo segundo Bardin com recurso ao WebQda. Resultados: Foram obtidas até ao momento, 29 fotos de 9 participantes, ainda em fase de análise. Conclusões: O método Photovoice permite aceder à perspetiva de desenvolvimento de competências dos estudantes, apreendendo a sua experiência do fenómeno através da captura de fotos significativas para o processo e da sua narrativa.

17:30
Experiencias, valores y preferencias de las personas con Trastorno de Ansiedad Generalizada sobre el cuidado de su salud: Investigación Cualitativa.

ABSTRACT. Resumen. El Trastorno de Ansiedad Generalizada (TAG) es uno de los trastornos de ansiedad más comunes y representa un porcentaje elevado en el ámbito de atención primaria (AP). Conocer los valores y preferencias de las personas con TAG en relación a los tratamientos disponibles facilita su elección y mejora las condiciones de salud. Objetivo. Realizar un estudio cualitativo para conocer la experiencia, valores y preferencias de las personas con TAG respecto a los tratamientos e incluir los resultados en las recomendaciones de una Guía de Práctica Clínica. Método. Diseño cualitativo con entrevistas semiestructuradas. Resultados. A partir del análisis narrativo se identificaron 5 temas: 1) Acceso al cuidado: diagnóstico, tratamiento farmacológico y atención especializada; 2) Aceptabilidad de los tratamientos; 3) Valores y preferencias; 4) La atención en atención primaria; 5) Conocimiento para la autogestión y necesidades de información. Conclusiones. La aceptabilidad de los tratamientos es variable y el diagnóstico es más frecuente fuera de entornos de AP. Existe una necesidad de información en relación al TAG y a sus tratamientos.

17:30
Perspectiva de Adolescentes que Vivem com Diabetes Mellitus acerca do Autocuidado

ABSTRACT. Introdução: a Diabetes Mellitus tipo 1, caracteriza-se como uma doença autoimune com expressivo quantitativo de crianças e adolescentes acometidos. A adolescência é permeada por inúmeras descobertas, junto a isso, os adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 precisam adaptar-se ao cotidiano de convívio com a rotina de cuidados imposta pela doença crônica. Com isso, torna-se pertinente o conhecimento sobre como o adolescente desenvolve o autocuidado. Objetivos: conhecer como os adolescentes que vivem com diabetes mellitus tipo 1 desenvolvem o autocuidado. Métodos: este estudo configura-se como pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu em um hospital de ensino da região sul do Brasil, no ambulatório de pediatria. Os participantes foram adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, de idade entre 12 anos e 18 anos incompletos. Realizou-se 14 entrevistas. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo, segundo Braun e Clarke (2006). Resultados: A partir da análise emergiram os seguintes temas: “Percepção de autocuidado”; “Alterações nos hábitos de vida” e “Prática de exercícios físicos”, sendo agrupados na categoria temática: “Autocuidado de adolescentes que vivem com Diabetes Mellitus”. Conclusões: os adolescentes percebem o autocuidado como as atividades diárias que eles realizam e possuem autonomia na sua realização.

17:30
Cómo evalúan los profesores: análisis del caso de una escuela normal con ayuda del software webQDA

ABSTRACT. El presente trabajo trata sobre el concepto de evaluación y cómo lo perciben los docentes de la escuela normal de Tabasco, México. La evaluación es el concepto principal en torno al cual se estructuran los cambios en el proceso de organización de la enseñanza-aprendizaje. Los objetivos de este estudio incluyen el conocer qué concepto tienen los docentes de las escuelas normales sobre evaluación y en qué se basa esa perspectiva. Asimismo, conocer qué prácticas utilizan en su trabajo con el alumnado, tanto de evaluación como de diseño y planificación docente. Se han realizado 9 entrevistas de una hora de duración a los profesores y profesoras de una escuela normal, después se han trascrito las respuestas y se han analizado mediante el software webQDA. Los resultados muestran que el profesorado en general percibe la complejidad de la tarea de evaluación y utiliza instrumentos diversos (rúbricas, portafolios, pruebas escritas) y utiliza la evaluación para la mejora de la tarea docente. Además, señalan como retos del futuro la actualización docente e innovación, así como la formación para el desarrollo profesional y personal. En conclusión, se debe recurrir a la formación y crear condiciones beneficiosas para que los profesores y profesoras de las escuelas normales estén al día tanto en las técnicas de evaluación, como en las tareas de formación y desarrollo profesional docente.

17:30
Narrativa do cuidar em parto humanizado

ABSTRACT. Resumo. Por meio de um relato de caso pretende-se utilizar a metodologia da Medicina narrativa para refletir acerca do papel da narrativa da experiência de parto humanizado em posição ortostática (em pé), vivenciada de forma inédita por médica residente do primeiro ano de Ginecologia e Obstetrícia em um hospital público do Distrito Federal (Brasil), avaliando o seu impacto no aprimoramento da relação médico-paciente, valorizando os que anseiam cuidados e permitindo maior organização das necessidades dos mesmos.

17:30
Aconselhamento Contracetivo na Interrupção Voluntária de Gravidez: Revisão Sistemática
PRESENTER: Sara Palma

ABSTRACT. Em 2018 realizaram-se 14 928 interrupções de gravidez em Portugal, 95,8% por opção da mulher. Dos motivos invocados pelas mulheres, a principal causa é a toma incorreta e a descontinuidade do método contracetivo. A evidencia cientifica diz que a altura ideal para aderir a um contracetivo é durante a experiencia vivida da Interrupção Voluntária da Gravidez. Objetivos: Conhecer o impacto do aconselhamento contracetivo na escolha dos contracetivos pelas mulheres em processo de interrupção voluntária de gravidez. Método: Revisão da literatura realizada de 1 a 31 de janeiro de 2020, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute e de acordo com a questão “Qual o aconselhamento contracetivo realizado às mulheres em processo de Interrupção Voluntária da Gravidez e qual o impacto na escolha do método?”. Recorreu-se à plataforma EBSCO e bases de dados CINAHL, MedicLatina e Cochrane Central Register of Controlled Trials, incluíram-se estudos em português, inglês ou espanhol em mulheres com idade superior a 16 anos. Resultados: Elegeram-se 11 estudos, desenvolvidos entre 2014 e 2020 dos 69 encontrados. Todos na língua inglesa e nenhum realizado em Portugal. Conclusão: O aconselhamento favorece a escolha e a adesão aos métodos contracetivos, sendo influenciada pela qualificação dos profissionais, acessibilidade e disponibilidade gratuita de contracetivos.

17:30
Diferencias entre alumnado y profesorado en la valoración del uso de una plataforma virtual para la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas

ABSTRACT. El número de instituciones educativas de Educación Superior que utilizan las plataformas virtuales como un recurso educativo se está incrementando a pasos agigantados. Nuestra investigación se contextualiza en el Instituto Politécnico de Portalegre donde se ha incluido la plataforma para la Arquitectura Empresarial-IPP (PAE-IPP) como herramienta multidisciplinar para la mejora del aprendizaje del alumnado. Con nuestra investigación, se pretende observar las valoraciones del alumnado y el profesorado sobre esta plataforma mediante un estudio cualitativo basado en el análisis de contenido y la Teoría de los Conceptos Nucleares, mediante la creación de una tabla de categorías y una entrevista semiestructurada. Entre las conclusiones obtenidas se destaca que el alumnado muestra una actitud positiva hacia las TIC y la plataforma PAE-IPP , pero tiene falta de base y un perfil malo en matemáticas. Los principales beneficios de la plataforma son el acceso a los contenidos, la realización de fichas de ejercicios y la mejora en el estudio de las matemáticas. Las principales deficiencias son la escasez de recursos y la necesidad de mejoras como la inclusión de aplicaciones interactivas. Los docentes creen que la interfaz es adecuada y que existe una falta de base en conocimientos de matemáticas del alumnado.

17:30
O trabalho prisional como ferramenta para reinserção social: Estudo qualitativo exploratório com mulheres no sistema de justiça português

ABSTRACT. A execução das penas privativas da liberdade agrega a convivência de programas que possibilitem a aprendizagem ou o reforço de competências pessoais e sociais, de modo a promover a convivência regrada dentro do estabelecimento prisional (EP) e, sobretudo, favorecendo a adoção de comportamentos responsáveis que permitam favorecer a reinserção social dos/das agentes de crime. Em Portugal, como em outros países, as mulheres sempre tiveram uma presença diminuta nas cadeias quando comparadas com as suas congéneres masculinas. Diante desse contexto e assente uma abordagem qualitativa, com forte viés etnográfico, o nosso objetivo é estudar o modelo ressocializador, vigente no sistema de justiça português, e, especificamente, identificar quais os efeitos ou consequências do processo e tratamento penitenciário português na aquisição e interiorização, para o desvalor da conduta, no caso de mulheres em reclusão, nomeadamente por referência ao trabalho prisional. Considerando que a inscrição para trabalho prisional é um requisito que condiciona a oportunidade para um eventual acesso a medidas de flexibilização do tratamento penitenciário, e que por si só suscita o questionamento quanto à voluntariedade desta disponibilidade para trabalho dentro da prisão, nenhuma mulher, por nós ouvida, acredita que, por via do trabalho intramuros, irá superar os dias quando sair da prisão.

17:30
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo

ABSTRACT. Resumo. Introdução: observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas de natureza qualitativa em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais; Objetivos- analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Métodos: estudo qualitativo por meio de grupo focal com pesquisadores inscritos em Workshop sobre o tema “ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa – Portugal no ano de 2019; Resultados: Participaram 11 pesquisadores de 4 diferentes países, sendo todos pós-graduados e de 8 áreas de formação distintas. Foram discutidos: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Conclusões: Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e a flexibilidade, o conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor.

17:30
Envelhecimento, Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo: percepções de idosos participantes de um grupo social.

ABSTRACT. O objetivo desse estudo é retratar a experiência do envelhecimento a partir da perspectiva do próprio idoso, abordando a temática do Bem-Estar Subjetivo (BES) e Qualidade de Vida (QV) a luz da teoria lifespan. Estudo transversal de natureza qualiquantitativa, com 80 idosos de ambos os sexos, participantes de um grupo social da terceira idade de importante instituição brasileira, no município de Bertioga. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário sociodemográfico e três instrumentos de natureza quantitativa, validados internacionalmente e uma entrevista semiestruturada, com análise pelo método hermenêutico-dialético. Apesar de se tratar de resultados preliminares, é possível afirmar que há uma preocupação dos idosos com a manutenção de vida ativa e independente, demonstrando que estar engajado em atividades sociais e de lazer, sentindo-se pertencente a um grupo e respeitado pela sociedade é de fundamental importância para sua avaliação de satisfação com a vida. Espera-se que o estudo possa contribuir com um novo olhar para o desenvolvimento humano, considerando a subjetividade presente no envelhecimento, uma vez que as questões relativas a esse processo são complexas e exigem uma maior atenção para criação e cumprimento de políticas com foco na promoção da saúde.

17:30
Desafios e possibilidades da pesquisa autoetnográfica

ABSTRACT. Este artigo visa descrever um encaminhamento metodológico adotado para a pesquisa qualitativa com estrutura interpretativa voltada ao construtivismo social, no qual o pesquisador busca entender o mundo em que trabalha e desenvolve significados subjetivos das experiências. Nessa concepção, estabelece-se articulação entre procedimentos de autoetnografia, etnografia e técnicas de Análise do Discurso, amparada na concepção de que os estudos etnográficos preveem procedimentos abertos referentes à pesquisa, à interação com os contextos investigados e à inspiração em diferentes áreas de conhecimento para produzir suas análises. Esse cruzamento metodológico permite focar um único evento – o processo de adoção da inovação em ensino e aprendizagem -, compilando uma descrição detalhada da dimensão individual de um profissional docente que compartilha a cultura de uma Instituição de Ensino Superior-IES, e a dimensão institucional na qual está inserido. O contexto pessoal, social e histórico, relatado a partir dos participantes que compartilham daquela cultura, fornece um quadro geral de como funciona aquele sistema numa perspectiva longitudinal. O artigo focaliza uma alternativa de coleta de dados em substituição à aplicação de entrevistas, preservando-se a identidade dos sujeitos de pesquisa, e evitando-se exposição presencial ao pesquisador ou constrangimento ao posicionarem sua opinião frente a pares e gestores. Trata-se da seleção de relatos autoetnográficos que evocam episódios etnográficos dos sujeitos participantes, numa coconstrução de um período de vinte anos na IES.

17:30
A pesquisa-ação na reconstrução do conhecimento dos enfermeiros sobre o processo de enfermagem na área hospitalar

ABSTRACT. Resumo. Introdução: O processo de enfermagem (PE) instrumentaliza a ação dos enfermeiros em direção ao cuidado individualizado e resolutivo ao cliente, e cientificamente fundamentado. Mesmo amparados por regulação própria, muitos profissionais ainda encontram dificuldades para executá-lo. Objetivo: Identificar o desenvolvimento do PE em uma instituição de ensino em saúde que é referência em Mato Grosso do Sul. Método: Estudo qualitativo desenvolvido pelo método pesquisa-ação, com dados coletados aplicando instrumento semiestruturado a 87 enfermeiros assistenciais que aceitaram participar. Aprovado com parecer 2.133.907/2017 do Comitê de Ética da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resultados: A análise temática permitiu identificar as seguintes categorias: Conhecimento do enfermeiro sobre os conceitos relacionados ao PE; Fases do PE; Identificação das fases do PE que são aplicadas diariamente; Percepções do enfermeiro sobre sua habilidade na aplicação do diagnóstico; Fragilidades na aplicação do PE. Conclusões: Os resultados indicam fragilidades na prática assistencial dos enfermeiros, quando estes apontam sobrecarga de trabalho, deficiência no dimensionamento de pessoal e falta de insumos e de sistema de informação como fatores que prejudicam seu desempenho. Pesquisas dessa natureza demonstram as aproximações possíveis à prática do enfermeiro para a promoção da qualidade do cuidado.

17:30
Análise qualitativa dos textos de correções de erro de um ERP e distribuição automática das tarefas
PRESENTER: Wender Silva

ABSTRACT. Resumo. O Um sistema integrado de gestão ou ERP (Enterprise Resource Plain) é um pacote de software de negócio que compreende a gestão de várias áreas de uma empresa, centralizado em uma única base de dados. A construção de um software tão versátil requer equipes multidisciplinares respectivamente responsáveis por cada módulo do ERP. Este trabalho abordará o fluxo de tarefas no processo de manutenção de um sistema de gestão integrado de grande porte, tendo por objetivo, viabilizar e minimizar os erros no processo de classificação destas tarefas, propondo que a interpretação dos textos seja feita por um algoritmo em detrimento à interpretação dos funcionários inerentes ao processo de manutenção do ERP. Foram analisados os algoritmos "Support Vector Classifier; "Multinomial Naive Bayes" e a implementação de uma rede neural Perceptron para interpretar as tarefas e distribuí-las entre as equipes. Detalhamos o processo de preparação dos dados e a definição do algoritmo mais efetivo para a solução.

17:30
Literacia em saúde e cuidados pós-infarto agudo do miocárdio

ABSTRACT. Introdução: O infarto do miocárdio (IAM) é uma das principais complicações cardiovasculares e requer tratamento imediato para evitar pior prognóstico. A busca pelo cuidado à saúde realizada pelas pessoas infartadas relaciona-se com a forma com que elas vivenciam e compreendem o adoecimento e o quanto este adoecer impacta na sua rotina de vida. Objetivos: Relacionar o conhecimento e o cuidado das pessoas pós IAM, com a literacia em saúde. Método: pesquisa qualitativa descritiva, realizada no período de fevereiro a maio de 2018 com 12 adultos jovens. Na coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, roteiro de entrevista e diário de campo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se um software de pesquisa qualitativa, para posterior analise do conteúdo. Resultados: após a análise surgiram seis classes, sendo escolhido para apresentação a classe nominada como e “(Des) conhecimento e (Des)cuidado em relação a Literacia em saúde". Conclusões. A baixa literacia em saúde, está diretamente relacionada com o entendimento que as pessoas possuem sobre a sua doença e a relação com o cuidado, vindo a influenciar na percepção que elas tem sobre a gravidade da doença e consequentemente na busca pelos serviços de saúde.

17:30
Estratégias de Informação: a perspetiva da pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónica
PRESENTER: Cristina Saraiva

ABSTRACT. Resumo. A literacia em saúde é essencial para a promoção da qualidade dos cuidados em saúde porque facilita a comunicação entre os profissionais de saúde e os utentes. O baixo nível de literacia em saúde é prevalecente nas pessoas com DPOC. Este influencia a capacidade de compreensão da informação na não adesão ao regime terapêutico, a consciência tardia do prognóstico, o aumento de readmissões hospitalares e a dependência dos cuidados de saúde. Para uma segura, eficaz e apropriada transmissão da informação pretendemos analisar de que forma os níveis de literacia em saúde afectam as necessidades de informação e o acesso à mesma, face às necessidades e preferências da pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Para identificação destas realizamos entrevistas semi-estruturadas e análise interpretativa e semântica do conteúdo. Definiram-se 2 dimensões, o conhecimento e a informação. Na dimensão da informação, identificámos 3 categorias: transmissão, nível de compreensão e estratégia. Nesta última categoria, delineamos as subcategorias: auditiva, leitura, tecnologia digital, recurso de proximidade e demonstração. Nos resultados encontrados foi a estratégia da associação da transmissão oral com demonstração, repetição e retorno, complementada com informação escrita, de frases simples, claras e com imagens ou fotografias, que melhor contribui para o conhecimento e compreensão da informação.

17:30
As narrativas visuais na educação: uma revisão sistemática de literatura
PRESENTER: Marina Mota

ABSTRACT. Este estudo faz uma revisão sistemática de literatura sobre as narrativas visuais no contexto educacional. Foram pesquisados artigos publicados em jornais científicos, no idioma inglês, no período entre 1999 e 2020, disponíveis nas bases de dados Scopus e Web of Science. O objetivo do estudo foi perceber como a comunidade científica tem trabalhado sobre essa temática, nomeadamente quanto às potencialidades da utilização desses recursos na educação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos em ambas as bases de dados. Todos os artigos deveriam ter como foco o estudo das narrativas visuais para promover aprendizagem. Os resultados mostram que as narrativas visuais têm o potencial de explicar conceitos complexos e manter os estudantes interessados no processo de aprendizagem. Para além disso, ressalta-se a importância de perceber por completo o contexto de aplicação desses recursos para que se tenha sucesso quanto ao planejamento das ações relativas à didática e a verificação do seu impacto educacional.

17:30
Aprendizajes formales, no formales e informales en la era digital: contribuciones al desarrollo profesional docente
PRESENTER: Alba Souto-Seijo

ABSTRACT. Introducción Nos encontramos inmersos en la Era Digital, la cual se caracteriza por la rápida obsolescencia del conocimiento. Este hecho contribuye a que los docentes deban formarse permanentemente y deban comprender el aprendizaje como un proceso donde se combinan la formación formal, no formal e informal; Objetivo El presente trabajo tiene como objetivo determinar cómo los aprendizajes formales, no formales e informales contribuyen al desarrollo profesional del profesorado que imparte docencia en Educación Primaria Método Esta investigación, de corte cualitativo, se centra en el estudio de cinco casos de docentes de esta etapa educativa de la provincia de A Coruña (Galicia, España). La técnica de recogida de datos fue la entrevista en profundidad o cualitativa. En lo que respecta al procedimiento, las entrevistas fueron grabadas, transcritas y posteriormente se realizó un análisis de contenido; Resultados Los resultados evidencian que los docentes llevan a cabo actividades formativas en todos los contextos; sin embargo, valoran en mayor medida los aprendizajes no formales e informales. Conclusiones. El presente estudio pone de manifiesto la importancia de integrar todas las oportunidades formativas que se presentan en los contextos por los que transitamos, puesto que todas ellas contribuyen al desarrollo profesional de los docentes.

17:30
Aprendizaje profesional docente a través de la autoformación: un análisis cualitativo de las Ecologías de Aprendizaje
PRESENTER: Iris Estévez

ABSTRACT. Introducción: En la era de las tecnologías digitales, surgen nuevos, amplificados e híbridos contextos que proporcionan a los docentes múltiples formas de involucrarse y aprovechar las oportunidades de aprendizaje y desarrollo profesional. Una de las modalidades de formación más valoradas y utilizadas por los docentes es la autoformación, que se ha visto facilitada y enriquecida con la llegada de las herramientas digitales e Internet. Objetivos: El objetivo de este estudio es analizar y comprender cómo los docentes configuran y utilizan sus propias Ecologías de Aprendizaje para desarrollarse profesionalmente y, especificamente, mediante la modalidad de autoformación. Métodos: Con este fin, se llevó a cabo un estudio de carácter cualitativo dentro de la tradición de investigación de Estudio de Caso. Nuestro caso se compone de cuatro docentes de Educación Infantil en activo. Para la recogida de información se realizaron dos entrevistas semiestructuradas con cada docente. Resultados: los resultados se estructuran en función de las subcategorías emanadas en torno al elemento de autoformación: recursos y mecanismos. Conclusiones: en este apartado se describen los recursos y los mecanismos de autoformación más frecuentemente utilizados y más valorados en nuestro caso de estudio. Asimismo, se incide en la necesidad de una reformulación de los escenarios de formación.

17:30
Atenção em saúde no ciclo gravídico-puerperal: revisão integrativa de literatura

ABSTRACT. A atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e deve incluir ações de promoção e proteção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período. Este estudo teve como objetivo analisar a produção bibliográfica acerca da atenção em saúde no ciclo gravídico puerperal na perspectiva das mulheres e da avaliação das ações pelos serviços. Utilizou-se as bases de dados BDENF, LILACS e Index Psicologia, por meio dos descritores “cuidado pré-natal”, “período pós-parto”, “serviços de saúde materno-infantil”, “cuidados de enfermagem”, “assistência médica” e “assistência integral à saúde”. A amostra final constituiu-se por 24 artigos. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Apresenta-se as temáticas, quais sejam, artigos que descrevem o processo de trabalho no ciclo gravídico puerperal de forma qualitativa e aqueles que descrevem de forma quantitativa. Depreende-se que muitos avanços ainda são necessários para que a atenção no ciclo gravídico puerperal seja orientada de acordo com seus pressupostos.

17:30
Elaboração de jogo educacional na farmacologia: a validação por especialistas

ABSTRACT. Introdução A utilização de recurso tecnológico educacional por meio da elaboração de jogo proporciona uma estratégia lúdica na facilitação da aprendizagem dos estudantes. Objetivo construir um jogo lúdico para os estudantes do curso técnico de farmácia, de uma Instituição Pública de Ensino e validar por juizes da área da educação e farmacologia. Método Estudo qualitativo, de natureza descritiva e observacional, realizado a coleta de dados prospectiva, com oito juízes da área de educação e de farmacologia. Esses validaram o jogo preenchendo os instrumentos, que foram analisados, readequados e submetido novamente aos juizes para nova validação. Os dados qualitativos foram organizados a partir de núcleos de sentidos e a análise foi de conteúdo, na modalidade temática. Resultados Emergiram três categorias: papel do jogo e o papel do professor; jogabilidade e a importância da aprendizagem significativa no jogo. Conclusões A abordagem do jogo educativo pelos juízes foi relevante como estratégia lúdica e ferramenta de aprendizagem. Os juízes apontaram melhorias na construção do jogo para ensino em farmacologia, apresentando um conteúdo claro, com contexto e assuntos reais da área profissional, articulando o conhecimento, o raciocínio e despertando o interesse do estudante.

17:30
Análisis Documental Bibliográfico. Obteniendo el máximo rendimiento a la revisión de la literatura en investigaciones cualitativas

ABSTRACT. El proceso de revisión de la literatura es una parte compleja de las investigaciones cualitativas, cuantitativas y mixtas desarrollándose a lo largo de toda la investigación, desde la formulación del problema del estudio, pasando por la elaboración de un marco conceptual hasta el desarrollo de la discusión o diálogo teorético. El objetivo del presente trabajo se centra en ofrecer un procedimiento innovador que facilita una revisión sistemática de la literatura en investigaciones cualitativas basada en un proceso analítico metodológicamente estructurado, análisis documental, y apoyado por las posibilidades técnicas que ofrecen las herramientas informáticas como Mendeley o MAXQDA. El procedimiento metodológico de Análisis Documental Bibliográfico sirve como soporte al desarrollo del propósito de la investigación al establecer los límites investigadores del estudio, propicia la elaboración de un marco conceptual al permitir la articulación de indicadores a partir de conceptos y facilita el desarrollo de la discusión del estudio o diálogo teorético. El resultado es la fluida integración del material documental en una base de datos que sirve de apoyo a las paráfrasis resultantes siendo ésta una estrategia para resumir datos y elaborar categorías analíticas. El procedimiento se ha probado exitosamente en diferentes investigaciones aportando una mayor claridad al proceso de revisión de la literatura en investigaciones cualitativas.

17:30
Percepção de idosos com doenças crônicas sobre a perda da funcionalidade e da autonomia

ABSTRACT. Introdução.O envelhecer natural e saudável pode ser objeto de mudanças estruturais e funcionais, manifestando-se como natural do ser humano. Objetivo. Conhecer a percepção dos idosos sobre a perda da funcionalidade e da autonomia causada pelas doenças crônicas. Método. Pesquisa qualitativa desenvolvida com 14 idosos em área urbana, adstrita à Unidade Básica de Saúde, em município do Nordeste brasileiro. Os idosos responderam entrevista semiestruturada, utilizando perguntas abertas para permitir o fluxo livre de suas respostas. Estas foram transcritas na íntegra e, para tratamento dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo preconizada por Bardin. A recolha dos indicadores assentou-se nas indagações: Quais as interferências das doenças crônicas nas condições de vida dos idosos? Como os idosos se sentem com a perda da funcionalidade? De que maneira eles se sentem com a sua autonomia?. Resultado. Ao categorizar as falas, surgem sentimentos de tristeza, vontade de morrer, aflições quanto ao modo de viver na familia e na sociedade. A perda da funcionalidade dimensiona constrangimento consigo mesmo, enquanto a autonomia reflete a percepção sobre o prejuízo da habilidade de cuidar de si, a falta de interação com os outros e seu papel social.Conclusão.O idoso com vulnerabilidade funcional e de autonomia denota sentimentos que afetam a compreensãoda liberdade, a conduta do cuidar de si e os valores na tomada de decisão.

17:30
A Análise de Conteúdo assistida por NVivo: estudo da adequação das Instituições portuguesas de ensino superior à Reforma de Bolonha

ABSTRACT. O presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.

17:30
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Método: Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Resultados: Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. Conclusões: No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.

17:30
Definição de competências em cuidados paliativos na formação do médico generalista

ABSTRACT. Resumo. A matriz curricular de uma escola médica deve concordar com a prática profissional e ser pautada pelas necessidades da sociedade. No Brasil, a formação médica apresenta deficiência na abordagem dos cuidados paliativos. Objetivo: Definir as competências em cuidados paliativos necessárias para a formação do médico generalista. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória utilizando-se da técnica Delphi. A amostra foi constituída por 11 médicos onde suas especialidades permitem ter área de atuação em cuidados paliativos. Na primeira rodada de perguntas foram elencadas competências que os profissionais consideraram necessárias para o médico generalista; na segunda os participantes escolheram as competências após o compilado da primeira rodada, com o acréscimo de algumas competências citadas no Libro Blanco; e na terceira rodada foi validada a matriz de competências elaborada por consenso. Resultados: As recomendações mais votadas pelos painelistas foram: conhecimento sobre cuidados paliativos, cuidados paliativos na atenção básica, controle de sintomas, trabalho interprofissional, habilidades de comunicação e bioética. Uma matriz com 30 competências foi desenvolvida. Conclusões: A técnica Delphi é uma importante ferramenta de pesquisa qualitativa que proporcionou a elaboração de uma matriz de competências em cuidados paliativos, a qual poderá contribuir na qualificação da formação médica e na assistência à saúde da população.

17:30
O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Medicina: uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado
PRESENTER: Renata Veras

ABSTRACT. Esse artigo tem como objetivo analisar as concepções de atendimento médico humanizado dos estudantes de medicina, assim como identificar possíveis diferenças entre os discursos dos estudantes que cursaram o primeiro ciclo (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - BIS) e os que não cursaram o modelo de ciclos. Trata-se de um estudo qualitativo, empírico e exploratório que analisa as concepções por meio do Software Iramuteq. Os dados utilizados foram coletados mediante aplicação de questionário com questões abertas a 344 estudantes de medicina matriculados entre o primeiro e oitavo semestres. Foram analisados nos discursos 1) a frequência da associação textual dos termos-chave e 2) a correspondência correlacional entre eles com base no tratamento dos dados aplicado pelo software, o Iramuteq. A análise de correspondência indicou que os estudantes que cursaram o primeiro ciclo tendem a atrelar seus discursos acerca do atendimento médico humanizado ao conceito ampliado de saúde, enfatizando os determinantes sociais da saúde como fundamentais para o desenvolvimento da relação humanizada. Assim, conclui-se que a formação interdisciplinar possibilita uma formação mais humanizada e coerente com a realidade no campo da saúde pública.

17:30
Contribución de la Fotovoz a la Investigación de Estudio de Casos en Educación

ABSTRACT. El artículo se situa en el nivel meta-teorico de la Epistemología de la investigación pedagógica, en su apertura a una pluralidad metodica que posibilite la justificación del conocimieto que, realmente, eduque. Analiza, desde ese contexto, una vinculación de técnicas que, procedente de los campos de la Atropología y la Sociología, ha originado la fotovoz y realiza una indagación acerca de su incorporación a la investigación educativa de estudio de casos. El procedimieto seguido está constituido por la reflexión epistemológica, la metodología documental y el análisis de contenido. Los resutados aportan claridad a la confusión existente en torno a la fotovoz, así como sus potencialidades y límites, radicando en su epistemología el más esencial de los últimos. Además, ponen de manifiesto la escasa incorporacion de este procedimiento en los estudios de casos en el ámbito de la educación, dando a conocer las tematicas específicas, sus usos en esta forma de investigación y sus principales contribuciones. Se concluye con una propuesta de ampliar este enfoque de la foto-elicitación mediante el desarrollo de otro inscrito en el paradigma de la investigación participativa..

17:30
O usuário e sua busca pelo cuidado nas Redes Formais e Redes Vivas: uma produção cartográfica

ABSTRACT. O cuidado pode ser produzido nos serviços que compõem a rede de atenção à saúde no encontro entre trabalhadores e usuários, ou de forma autônoma pelo usuário que constrói redes vivas na busca de atender suas necessidades. Este artigo traz como objetivo cartografar a produção de cuidado nas redes percorridas e construídas pelo usuário guia de um serviço de atenção domiciliar, analisando o cuidado produzido e compartilhado no sentido de atender às necessidades de saúde do usuário. Para isso, tomou-se como ponto de partida um usuário do Serviço de Atenção Domiciliar, que guiou a pesquisadora por caminhos e processos percorridos por ele na construção de um mapa cartográfico de cuidado. Ao iniciar o trabalho de campo, iniciou-se o processo de produção da pesquisadora-cartógrafa, que precisou desconstruir o olhar armado do olho retina, e trazer para cena a vibratilidade do corpo e do olhar, passando a dar visibilidade e dizibilidade aos afetos dos encontros, e com isso colocar em análise suas próprias implicações. A Cartografia, por ser uma ferramenta que oportuniza ao pesquisador dar voz aos afetos, propicia maior proximidade com a vivência do usuário o que permite a valorização da vida do outro por meio da construção da pesquisa.

17:30
O Centro Antigo Sangra? Uma Análise da Qualidade da Segurança Pública no Centro da Cidade de Salvador.
PRESENTER: Tania Benevides

ABSTRACT. O artigo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais aspectos (fatores ou elementos urbanos), influenciam a questão de segurança no centro da cidade de Salvador, a partir da caracterização e análise dos 11 bairros que integram o centro histórico. Este, foi subdividido em tópicos com ênfase em cidade nos seus aspectos urbanos e o que tornaria uma cidade segura, perpassando por segurança, compreendendo seus múltiplos conceitos até chegar à segurança pública e a segurança na cidade. Por fim, falamos de Salvador e seu centro, das características dos bairros que o compõem e como se dá a percepção de segurança pelos moradores dos bairros analisados. A pesquisa no que tange a metodologia contou com suporte de dados primários obtidos na base de dados do grupo de pesquisa QualiSalvador-UFBA construído através de pesquisa de campo nos 163 bairros que compõem o município, com aplicação média de cem questionários/bairro visando identificar o Índice de Qualidade Urbano Ambiental da cidade.

17:30
A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante

ABSTRACT. Atualmente, mesmo o pesquisador iniciante em investigações qualitativas pode utilizar-se de softwares de análise de dados como auxílio durante todo o processo de investigação. O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades de aprendizados que CAQDAS como o ATLAS.ti, MAXQDA, NVivo e IRAMUTEQ fornecem a pesquisadores iniciantes. Para tanto, foi analisado o relatório final de iniciação científica de uma estudante do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no qual a estudante tinha por finalidade registrar seu processo de aprendizagem na utilização dos quatro softwares. Foi possível perceber que os QACDAS permitiram à estudante-pesquisadora-iniciante em pesquisa qualitativa debruçar-se na análise dos dados a partir de opções visuais que eles apresentavam. Contudo, ela precisou dedicar um tempo significativo na aprendizagem dos recursos de cada software. Em suas conclusões, é possível perceber que os softwares de análise de dados auxiliam o pesquisador iniciante a comprender o processo de análise qualitativa, contudo, é importante aprender a utilizar essas ferramentas de forma efetiva. Portanto, é de fundamental importância que os pesquisadores, iniciantes no uso de uma ferramenta, prevejam em seu cronograma tempo necessário para esta aprendizagem.

17:30
Avaliação em aprendizagem ativa: representações sociais dos estudantes de Enfermagem

ABSTRACT. Objetivo: compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que interferem em sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Método: pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. Resultados: as representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor, cujos discursos apontaram que o processo de avaliação sofre interferência pelos critérios dos professores, pela participação dos estudantes nas sessões tutoriais e pela necessidade em obter o conceito “satisfatório”. Conclusões: as representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos.

17:30
Sentidos atribuídos à sobrecarga de trabalho por residentes de Ginecologia e Obstetrícia e sua influência no profissionalismo médico

ABSTRACT. A residência médica (RM) é a melhor forma de capacitação do médico em serviço. Discute-se o profissionalismo médico em Ginecologia e Obstetrícia (GO) devido às constantes crises na relação médico-paciente. A sobrecarga de trabalho evidencia-se nesse contexto por suas influências negativas no desempenho profissional. Objetivou-se conhecer os sentidos atribuídos à sobrecarga de trabalho pelos residentes de GO e sua influência no profissionalismo médico. Estudo exploratório e qualitativo, com a realização de grupos focais com 21 residentes de GO de quatro programas de RM do estado do Ceará, Brasil. Analisaram-se os dados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática e a interpretação dos achados respaldou-se no Interacionismo Simbólico. Os resultados mostram que a sobrecarga de trabalho está impregnada de sentidos que geram prejuízos à saúde mental dos residentes de GO, prejudicando o profissionalismo médico. Observa-se, também, a tomada de consciência em grupo para o enfrentamento do adoecimento e da medicalização, além da busca pela promoção da saúde. Por fim, considera-se que o conhecimento dos sentidos atribuídos pelos residentes à sobrecarga de trabalho auxilia na ampliação do olhar dos coordenadores da RM, fazendo com que repensem as estratégias de formação e ofereçam medidas para a melhoria das condições de trabalho.

17:30
La comunidad de San Ramón de La Virgen de Sarapiquí: un estudio de caso sobre turismo rural y el empoderamiento de mujeres

ABSTRACT. El empoderamiento comunitario juega un papel preponderante en la sociedad. Las comunidades rurales empoderadas son fundamentales para el crecimiento socioeconómico de cualquier región. La literatura indica que el empoderamiento de las mujeres puede ayudar con el desarrollo comunitario (Buendía-Martínez y Carrasco, 2013; Erazo, Jiménez y López, 2014; Soto y Fawaz, 2016). Este estudio de caso, basado en la investigación cualitativa, tiene como propósito describir las percepciones de cinco mujeres de una comunidad rural después de haber sido capacitadas en turismo rural durante el 2015-2018, para explorar cómo estas percepciones contribuyen con el empoderamiento de su comunidad. Tomando en cuenta la Teoría Feminista (Grbich, 2009), este estudio exploratorio utilizará el análisis de contenido (Hatch, 2002), en su enfoque temático (Braun y Clarke, 2006; Clark y Braun, 2013), para categorizar los temas que representan las perspectivas de las mujeres. Los datos serán recolectados y triangulados a través de entrevistas semi-estructuras, observación de campo y recolección de documentación. Este estudio está en curso debido a la crisis de salud mundial del COVID-19. Una vez que se se vuelva a los procesos sociales de una forma cotidiana, los resultados buscarán una comprensión más consolidada de las experiencias y el rol que juegan las mujeres en la comunidad rural.

17:30
Formação médica: avaliação dos estudantes sobre o internato

ABSTRACT. Introdução A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Método: pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Resultados: da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. Conclusão: A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese.

17:30
Saúde, Integralidade e Cuidado: concepções de gestores de unidades básicas de saúde
PRESENTER: Janaina Zambelli

ABSTRACT. As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) constituem como significativo instrumento para ampliar o acesso como para a qualificação dos serviços, numa perspectiva da integralidade da atenção à saúde. Este estudo teve como objetivo analisar as concepções de saúde, integralidade e cuidado para o gestor de Unidade Básica de Saúde que não oferta ou deixou de ofertar as práticas integrativas e complementares em uma região metropolitana. Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2018, com 24 gestores de 16 municípios. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturada, que foram gravadas, transcritas e analisadas tematicamente, com o auxílio do software Nvivo 11. Da análise dos dados emergiram duas categorias: Concepções dos gestores acerca de saúde e Concepções dos gestores sobre integralidade nas PIC. Conclui-se que os gestores de serviços de APS na Região Metropolitana de Goiânia demonstram que ainda persiste a reprodução de ações e práticas centradas no modelo biomédico, embora os gestores reconheçam suas limitações. São fatores como esses que dificultam a implementação e expansão de novos modelos de cuidado, como as PIC.

17:30
Condições de Saúde do Cuidador Familiar do Idoso Dependente

ABSTRACT. Resumo. A vivência do cuidador familiar do idoso dependente leva a importantes reflexões sobre as estratégias para o cuidado da sua saúde. Objetivou-se identificar os aspectos relacionados a condição de saúde do cuidador familiar de idosos dependentes no domicílio e as implicações para o autocuidado. Realizou-se um estudo descritivo, qualitativo, nos domicílios de 10 cuidadores de idosos, em Fortaleza, Ceará, Brasil, de junho a agosto de 2019. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas, a partir da análise de conteúdo na modalidade temática. Os 10 cuidadores eram filhos e esposa dos idosos, sendo nove do sexo feminino, com idades de 35 a 72 anos. Dentre os participantes, quatro eram da cidade de Fortaleza e seis de outras cidades do estado do Ceará. As condições de saúde do cuidador apresentam limitações e a protelação do autocuidado é frequente em todos, visto que a dependência do idoso dificulta que o cuidador acompanhe regularmente a sua própria saúde. Ao final, verificou-se que a sobrecarga de trabalho, a idade avançada do cuidador e a falta de apoio físico e afetivo podem ser as principais causas de problemas nas condições de saúde do cuidador.

17:30
Mujer y discapacidad: percepción de su calidad de vida

ABSTRACT. Introducción La discapacidad es una condición que afecta a la calidad de vida de las personas, si quien la padece es una mujer, esta afectación puede llegar a ser más limitante. Ante la escasa literatura y la necesidad de conocer la situación actual con fines de intervención, se realiza el siguiente estudio; Objetivos; Conocer la percepción de la mujer con discapacidad teniendo en cuenta aquellos aspectos que contribuyen a su desarrollo integral e inclusivo Métodos Mediante un cuestionario de preguntas abiertas ad hoc se ha realizado un análisis cualitativo de los datos utilizando el programa NVivo 12; Resultados La mujer del ámbito rural y urbano siente más preocupación por su autodeterminación e inclusión, ambas dimensiones destacan independientemente del tipo de discapacidad; mientras que aquellas que viven en lugares intermedios además de la autodeterminación les preocupa su desarrollo personal, derechos y bienestar físico. Se han encontrado diferencias según la edad, siendo el bienestar emocional una dimensión a tener en cuenta a medida que la mujer avanza en su ciclo vital. Conclusiones. Es necesario una mayor sensibilización de la población, así como facilitar tanto recursos como espacios que permitan a la mujer con discapacidad un mayor empoderamiento y participación realmente inclusiva.

17:30
Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento: o exemplo da Transição Segura
PRESENTER: Mario Cardoso

ABSTRACT. Introdução A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.

17:30
Relações raciais no Facebook: análise de comentários acerca de conteúdos raciais digitais
PRESENTER: Sheyla Fernandes

ABSTRACT. Resumo. Introdução No Brasil, o racismo é visto como inexistente, tendo em vista que se nega qualquer manifestação desse comportamento ou é atrelado à conduta do outro. Contudo, essa negação não apaga sua incidência. Objetivos Partindo dessa evidência, que pode ser reportada no desenvolvimento das relações físicas e virtuais, esta pesquisa tem por objetivo conhecer as crenças raciais no Facebook. Métodos Os dados para realização deste estudo foram coletados a partir do descritor “Racismo”, buscado em páginas e grupos abertos no site Facebook (http://facebook.com.br/). Tais comentários foram transformados em um corpus textual analisado a partir do software Iramuteq. Resultados A Classificação Hierárquica Descendente - CHD estruturou os comentários em 4 classes: Classe 1 “ideologia de branqueamento”, (38,07% das UCEs); Classe 2 “representatividade negra”, (15,34% das UCEs); Classe 3 “o mito da democracia racial”, (28,41% das UCEs) e Classe 4 “inferiorização social”, (18,18 % das UCEs). Conclusões Os resultados da análise mostram como as crenças raciais são expostas no Facebook, reproduzindo manifestações ofensivas, que corroboram com o racismo que acontece no contexto físico.

17:30
Proceso para Estimar el Nivel Real de Conciencia de los Usuarios de Facebook respecto a Privacidad y Seguridad en la Red Social

ABSTRACT. Propósito: Aportar un proceso para estimar el nivel real de conciencia sobre privacidad y seguridad de los usuarios de Facebook, fundamentado en un modelo conceptual, con enfoque interdisciplinario, de las causas de los ciber-riesgos en el entorno de Facebook; y, una entrevista estructurada, aplicada a usuarios de Facebook, para recopilar datos que sistematizan dos factores determinantes: el nivel de riesgo generado por los comportamientos psicosociales en Facebook; y, el nivel de cultura de seguridad y privacidad del usuario; con los cuales se estima el grado real de conciencia. Resultados: Al aplicar el proceso propuesto a una muestra de usuarios de Facebook del entorno del investigador, y comparar el nivel de conciencia real sobre privacidad y seguridad de los usuarios de Facebook entrevistados, con el nivel de conciencia hipotético supuesto por ellos, se han obtenido tres opciones posibles: nivel hipotético = nivel real, en un 41.15 % de entrevistados; nivel hipotético < nivel real en un 20.35 % de entrevistados; y, nivel hipotético > nivel real, en el 38.50 % de entrevistados. Conclusiones: 1) La aplicación iterativa de los lineamientos dados por la Teoría Fundamentada junto con la Hermenéutica, permitieron estructurar una sólida fundamentación que ayudó en la comprensión de los factores a estimar, y la interpretación de los resultados alcanzados con la aplicación del proceso planteado. 2) Se puede afirmar que el proceso propuesto es válido porque refleja con fidelidad la realidad, así: el usuario de Facebook puede tener un nivel hipotético que coincide con el nivel real; o el usuario de Facebook puede asumir un nivel hipotético que represente que se subestima o que se sobrestima con respecto al real que posee. 3) El proceso desarrollado es muy rico en datos complementarios que, ayudarían a plantear alternativas tendientes a generar un desenvolvimiento más seguro en la red social.

17:30
Los beneficios del yoga y de la meditación para el aprendizaje de un instrumento musical
PRESENTER: Nerea Olabe

ABSTRACT. El artículo presenta un trabajo de investigación-acción desarrollado con la clase de violoncello de un conservatorio con la intención de estudiar los beneficios del yoga y la meditación en el aprendizaje de un instrumento musical y en el manejo de algunos problemas inherentes, como trastornos musculoesqueléticos y ansiedad escénica, a los estudiantes de música. Se pretende que los resultados ayuden a mejorar la práctica docente, alejando las enseñanzas musicales del sufrimiento psíquico, emocional y físico que en ocasiones padecen los músicos. Durante el desarrollo de la investigación-acción se recogieron datos de la implicación en el aprendizaje, la ansiedad de los participantes, y se implementó un programa de yoga y meditación que acompañó al alumnado durante el curso. Al finalizar se recogieron nuevamente los datos y se solicitó a los participantes un relato personal sobre su experiencia. El análisis de los datos mostró mejoras significativas en la implicación en el aprendizaje, al mismo tiempo que se redujeron los niveles de ansiedad estado y ansiedad escénica. Se puede concluir que yoga y meditación, como complementos de la formación de los estudiantes de música, pueden ayudar a mejorar su aprendizaje y desarrollar herramientas de afrontamiento para problemas que cohabitan con la profesión.

17:30
Análisis cualitativo de las respuestas de los alumnos sobre aspectos del curso del Proceso de Software Personal

ABSTRACT. En este artículo se realiza el análisis mixto de las respuestas dadas por los alumnos sobre la impartición de un curso realizado en la asignatura de Ingeniería de Software y titulado el Proceso de Software Personal (PSP). Estas respuestas, para su análisis posterior, se han dividido en cuatro grupos atendiendo a cada una de las preguntas realizadas, y para cada una de ellas se han obtenido las categorías de análisis. Estas categorías de análisis nos han permitido agrupar las diferentes respuestas que han dado los alumnos a un cuestionario que posteriormente mostraremos, para comprobar sus experiencias sobre el curso de PSP que han realizado. Las respuestas textuales han sido analizadas mediante el software de análisis cualitativo WebQDA para categorizarlas, poder organizar dichas respuestas y así, realizar las mejoras oportunas para futuros cursos que se realizarán sobre esta misma disciplina. El resultado final del estudio y análisis cualitativo ha permitido mejorar algunas cuestiones concretas que se realizaban de determinada manera en el curso y que en el futuro permitirá cambiar alguna estrategia docente sobre el mismo

17:30
La supervisión de Enfermería: conocimientos y habilidades en la formación de equipos de trabajo

ABSTRACT. La supervisión del talento humano de Enfermería es la herramienta para implementar las acciones de provisión de servicios, sin embargo, la complejidad de las características propias del personal genera retos para quienes desarrollan esta función. El objetivo fue identificar la forma en que las supervisoras de enfermería integran equipos de trabajo considerando los conocimientos y habilidades del personal. Material y métodos: se elaboró una guíe de entrevista semiestructurada y se realizó una entrevista personalmente en el área de trabajo de las supervisoras. Se llevó a cabo un análisis descriptivo de los datos y la discusión con la teoría de los roles de equipo de M. Belbin. Resultados: se identificaron las estrategias que las supervisoras utilizan para crear equipos de trabajos con personal que posee diferentes conocimientos y habilidades. Consideraciones finales: se encontró que las supervisoras dan mayor importancia al conocimiento y las habilidades de las enfermeras para integrarlas a un equipo y no su nivel académico.

17:30
A Análise de Discurso do Sujeito Coletivo de Cirurgiões-Dentistas no Cotidiano da Regulação Assistencial

ABSTRACT. O objetivo desta pesquisa foi compreender a prática dos cirurgiões-dentistas de família e do Centro de Especialidades Odontológicas ao estabelecerem o fluxo assistencial para casos de leões suspeitas de câncer bucal no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Tratou-se de um estudo qualiquantitativo, do ponto de vista da abordagem do problema de pesquisa. Esses dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram entrevistados quatro Cirurgiões-Dentistas (CD) da rede, dos quais três eram de equipes de saúde bucal e um era a estomatologista do CEO. Dentre os principais resultados, percebeu-se que os profissionais entendem o fluxo assistencial como parte de sua rotina, no entanto, em ambos os níveis de atenção, lhes faltam conhecimentos com relação as suas atribuições. Para estes, a referência se resume a uma “fichinha” de encaminhamento e em nenhum momento fazem alusão as demais etapas do fluxo que o paciente deveria percorrer. Segundo seus discursos, sempre existe vaga, mas não há demanda. Isso parece sugerir um problema nesta rede de atenção, com possíveis desdobramentos para âmbito regional. Em geral, os CD agem indiferentemente à gravidade do problema. A única garantia que o paciente tem é o papel na mão e a esperança de que um dia conseguirá uma marcação, isso quando ele não se perde em face dos problemas comunicacionais. Neste contexto hostil, torna-se mais fácil desistir dessa empreitada e torcer para que o tempo lhes seja gentil

17:30
Definição de habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras voltadas a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

ABSTRACT. Resumo. O ato de brincar é uma estratégia que estimula o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades sob os aspectos cognitivos, físicos e sociais. A classificação de brincadeiras a partir de habilidades-alvo, com suas respectivas caracterizações e níveis, permite a estimulação do desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este estudo objetivou definir as habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras a serem incorporadas no aplicativo Interautismo, fomentando um melhor direcionamento das atividades lúdicas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo respaldou-se em uma revisão de literatura, realizada de agosto a setembro de 2019, levando a alocação das brincadeiras em três eixos de habilidades-alvo: comunicativas, sociais e motoras. Verifica-se que a categorização das brincadeiras, de acordo com as habilidades-alvo definidas, oferece subsídios aos profissionais de saúde, cuidadores, pais e familiares, para que melhor direcionem o brincar das crianças com TEA, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento.

17:30
A Análise de Discurso Crítica no estudo de políticas públicas de saúde: exemplo a partir de mudanças na política sobre drogas no Brasil.

ABSTRACT. Introdução No Brasil, as políticas sobre drogas passaram por modificações ao longo do tempo, carregando marcas a cada período histórico e interesse sanitário-político vivenciado. Com a ascensão do conservadorismo no país, percebeu-se um caráter antirreformista em mudanças concentradas na lei no 13.840, de 5 de junho de 2019. Assim, elencou-se a análise desta lei a fim de identificar a intencionalidade do discurso desta sobre os novos cuidados em saúde mental dispensados aos usuários e dependentes de drogas; Objetivos Relatar a experiência do estudo de um documento normativo sobre drogas a partir da Análise de Discurso Crítica; Métodos Pesquisa documental de abordagem qualitativa da lei no 13.840 e da Mensagem no 239 utilizando o método de Fairclough para análise tridimensional dos componentes: texto, prática discursiva e prática social do discurso; Resultados Identificaram-se estratégias de biopoder e controle da vida de pessoas que utilizam substância psicoativa no discurso da normativa. O fomento da abstinência por meio da inserção de Comunidades Terapêuticas reflete a intencionalidade política atual. Identifica-se também o esvaziamento do controle social nas esferas decisórias em geral; Conclusões Identificam-se ameaças às conquistas do MRPB por meio das contradições do discurso na política, influenciando no desenvolvimento de práticas de cuidado opressoras.

17:30
Direitos sexuais e reprodutivos das/os adolescentes: Discursos de usuárias/os e profissionais de saúde

ABSTRACT. O objetivo foi analisar os discursos de usuárias/os e profissionais de saúde sobre os direitos sexuais e reprodutivos das/os adolescentes, os desafios e as possíveis estratégias para enfrentá-los. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas com 12 adolescentes e 12 profissionais do estado Nueva Esparta da Venezuela. A amostra foi definida pelo método de saturação e para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Discurso Crítica de Fairclough. Para a análise foram considerados três temas: O grande paradoxo entre tutela e autonomia; Contradições e desafios do sistema de saúde; Construindo pontes no desenho de estratégias. Discussão: as normas de gênero reforçam as desigualdades sistêmicas que vulneram os direitos sexuais e reprodutivos das meninas e das minorias de gênero que fogem do padrão da heteronormatividade. A ausência de estratégias para enfrentar as normas de gênero possivelmente denote que os discursos contra-hegemônicos ainda sejam incipientes. Conclusões. A Análise de Discurso Crítica como teoria permitiu dar voz a grupos minoritários (adolescentes), identificando estratégias para alcance dos direitos sexuais e reprodutivos. Através do discurso de profissionais e adolescentes foi possível captar a brecha social existente e analisá-los desde uma perspectiva complementar e não oposta.

17:30
O ensino superior na qualificação de competências em Proteção Civil – um modelo metodológico de pesquisa
PRESENTER: Manuel Ribeiro

ABSTRACT. O conhecimento dos processos e mecanismos educativos decorrentes da formação em Proteção Civil no ensino superior em Portugal constitui o quadro referencial deste artigo. Centrado na análise dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa, o estudo procura medir os impactos decorrentes nas atividades profissionais dos alunos graduados nesta formação académica. Metodologicamente, o trabalho de investigação assenta numa análise extensiva, privilegiando, de forma integrada, métodos qualitativos, avaliativos das perceções e representações sociais de alunos e instituições empregadoras, e informação estatística de caraterização sociográfica, socioeconómica e sócio funcional de uma amostra representativa do universo de estudo, os alunos diplomados na licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e no mestrado em Riscos e Proteção Civil. Como resultados expectáveis, pretende-se desenvolver um modelo teórico-analítico, enquadrador e comparativo de uma apreciação profissional das habilitações e competências dos diplomados, com a correspondente avaliação dos conteúdos programáticos e temáticos dos cursos ministrados. Conhecer os pontos fortes, e menos fortes, que os profissionais com qualificações adquiridas nestes cursos apresentam, de modo a melhor adaptar e adequar os conteúdos formativos às exigências do mercado de trabalho, nesta área vital da segurança das pessoas, bens, infraestruturas vitais e ambiente, é a finalidade desta investigação.

17:30
Construcción de la técnica en praxeologías matemáticas dadas en el aula de Telebachillerato

ABSTRACT. En México se tiene profesores en Educación Media Superior que, en ocasiones, están obligados a enseñar matemáticas aun cuando su perfil. El presente documento tiene el objetivo de identificar la técnica (procedimientos matemáticos) que enseñar un profesor del Subsistema Telebachillerato para que los estudiantes resuelvan el tipo de tareas relacionado con ecuaciones de primero grado. Esta propuesta es parte un proyecto de investigación, donde participaron trece profesores, de quienes se observó dos clases enseñando contenidos matemáticos de acuerdo con su plan de estudio, esta observaciones tenían la finalidad de hacerlas objeto de discusión con los participantes. En esta investigación mostramos un estudio de casos. Los resultados muestran que el profesor construye una técnica centrada en obtener determinantes para resolver tipo de tareas sobre sistema de ecuaciones, pero la teoría que justifica la funcionalidad se reduce a un discurso más tipo de didáctico, que matemático. En el aula se suelen enseñar técnicas para resolver problema, pero éstas quedan desprotegidas de teorías matemáticas (argumento matemático) que validen su funcionalidad, el alumnos es quien tiene que inferirla o construir su propia teoría a partir de la técnica del profesor.

17:30
Cultura de segurança num serviço de urgência: perceção dos profissionias de saúde- Revisão sistemática da literatura
PRESENTER: Ana Martins Diz

ABSTRACT. Introdução: A segurança do doente em cuidados de saúde é uma prioridade global, que preocupa todos os implicados que dele dependem, imperando a necessidade de se conhecer em profundidade a realidade dos contextos particulares, como o serviço de urgência, para se garantir uma cultura de segurança. Objetivo: Analisar a evidência científica acerca da perceção dos enfermeiros sobre a cultura de segurança no serviço de urgência. Métodos: Revisão sistemática da literatura. Os estudos selecionados foram do período entre 2014 e 2019. Foram cinco os artigos que formaram o corpus amostral. Resultados: As perceções dos enfermeiros revelam que o ambiente de trabalho, o trabalho em equipa e as questões relacionadas com a liderança dos superiores hierárquicos são fatores fundamentais para se poder ter uma cultura de segurança que garanta a qualidade dos cuidados prestados. O aspeto mais negativo é a falta de cooperação entre os elementos da equipa. O fator mais valorizado para a garantia de uma cultura de segurança do doente foi o trabalho em equipa, garantindo a melhoria da assistência ao cliente, redução de eventos adversos e a prestação de cuidados de qualidade. Conclusão: As evidências contribuem para melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

17:30
Transformar las ocupaciones en los patios del colegio: Fotovoz para estudio cualitativo crítico en la escuela

ABSTRACT. Introducción. Este artículo presenta el diseño metodológico de un proyecto comunitario de transformación de los patios de una escuela pública en Galicia/España. Esta investigación fue conceptualizada y ejecutada como un proceso de transformación social basada en la ocupación. Objetivo. Describir la metodología empleada (Fotovoz) para reflexionar sobre sus fortalezas y desafíos en el contexto de la investigación cualitativa crítica y su contribución a procesos emancipatorios basados en la ocupación. Metodología. Se empleó la metodología Fotovoz, como estrategia de investigación acción participación. El estudio se desarrolló en un colegio público, con dos patios independientes: uno para alumnado de 3-6 años y otro, de 7-12. La totalidad de estudiantes (450) ha participado en la generación y análisis de datos, 15 profesoras y 12 familias. Resultados. Se presentan resultados de ambos patios, participados por la comunidad educativa. La fotovoz ha propiciado el compromiso con (re)pensar la realidad diaria. La comprensión de que el otro (sea cual sea su edad) como un@ ciudadan@ de derecho. Conclusiones. La metodología participativa no garantiza una praxis democrática; es necesario además, el compromiso de las partes implicadas en un proyecto compartido; la adaptación metodológica para garantizar la participación y acciones fundamentadas en principios de justicia y equidad.

17:30
O ageismo nos cuidados de saúde: uma revisão sistemática

ABSTRACT. O ageismo é um problema frequente em diversos contextos, mas sua investigação e combate é de difícil realização. O objetivo desse estudo é investigar a presença do ageismo nos cuidados de saúde. Trata de uma revisão sistemática realizada nas bases: Scielo, Lilacs, PsicINFO, Scopus, Web of Science e Pubmed com a chave de busca: “ageismo AND idoso AND cuidados de saúde” e “ageism AND aged AND healthcare”. De 342 artigos, somente 64 foram selecionados, sendo extraídas as introduções e conclusões dos estudos e criados dois corpus textuais, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) pelo software Iramuteq. O primeiro corpus indicou 2 classes, a primeira ligada ao conceito de ageismo e ocorrência no ambiente de saúde. A segunda, relacionou-se com as formas de investigação desse preconceito. O segundo corpus também resultou em duas, a primeira relacionada às sugestões para novos estudos, a segunda apresentou os aspectos negativos. Diante do exposto, é evidente a presença do ageismo nos cuidados de saúde e suas consequências à saúde da população idosa. Por fim, os estudos apontam estratégias educacionais sobre o ageismo e envelhecimento como forma de combater esse preconceito.

17:30
Pesquisa qualitativa transversal sobre o bullying em um grupo. (2016-2019)

ABSTRACT. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas por um Grupo de Pesquisa, entre os anos de 2016 a 2019, e quais foram as contribuições sobre a violação dos Direitos Humanos e o combate ao bullying. Adotou-se a metodologia descritiva de documentação indireta documental. Foram analisados 41 textos científicos entre artigos e trabalhos apresentados em eventos publicados entre 2016-2019. Como resultado destacam-se as palavras-chave: Ensino (23 vezes); Bullying (24 vezes), metodologia qualitativa (25 vezes). Os referenciais teóricos de destaque: BAUMAN, ABRAMOVAY, OLIVEIRA, FOUCAULT, BAUER, GASKEL, CHAUÍ. Como resultado percebe-se que o grupo promoveu-se a reflexão sobre a importância de conhecer e confrontar as violações dos direitos humanos no contexto educacional e perceber como estas alcançam status de legitimação e legalização, observou-se que há necessidade de um currículo e políticas públicas que permitam estratégias de enfrentamento a violência.

17:30
Percepção da equipe de enfermagem sobre a importância da higiene oral no paciente hospitalizado

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: analisar a percepção, a importância e os fatores que interferem na higiene oral adequada ao paciente hospitalizado, na visão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Método: Pesquisa de campo e qualitativa, realizada em um hospital do centro-oeste paulista com 16 participantes. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada com duas perguntas direcionadoras sobre a percepção, importância e fatores que interferem na realização desse cuidado. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: da análise emergiram duas categorias temáticas: 1. Relevância da higiene oral - apontam a organização e rotina e os materiais utilizados nesse cuidado e 2. Fatores que interferem na realização da higiene oral – alegam prioritariamente, falta de material e de recursos humanos para realização da higiene oral. Conclusões: os profissionais reconhecem a importância da higiene oral para manutenção da saúde a apontam a precarização do trabalho da enfermagem.

17:30
Scoping Review sobre el Metaplan como metodología de Investigación Cualitativa en Ciencias de la Salud

ABSTRACT. Introducción: La Investigación Cualitativa Crítica en Ciencias de la Salud presenta un gran valor para generar conocimiento sobre la salud como fenómeno complejo. Desde este posicionamiento teórico, el Metaplan es un método de recolección de datos clave, cuyo uso se ha ampliado en los últimos años en las Ciencias Sociosanitarias. Objetivos: Explorar el alcance de la producción científica con respecto al Metaplan como herramienta empleada en estudios del ámbito de Ciencias de la Salud. Métodos: Se ha llevado a cabo una revisión de alcance de tipo scoping review siguiendo el marco metodológico de Arskey & O’Malley en 2017. Se consultaron bases de datos multidisciplinares y del ámbito de Ciencias de la Salud, estableciéndose criterios de selección específicos. Se empleó un análisis temático. Resultados: los resultados describen el Metaplan en Ciencias de la salud, sus usos, características, potencialidades y tendencias en la investigación. Conclusiones: El Metaplan es una potencial herramienta para ser empleada en estudios que aborden la salud y el bienestar de las poblaciones desde una mirada crítica. Además, facilita la acción dialógica y procesos colaborativos-participativos que persiguen la transformación social.

17:30
A estimulação mamária como um método natural de indução do trabalho de parto
PRESENTER: Filipa Ramos

ABSTRACT. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como Parto Normal aquele que apresenta início espontâneo, baixo risco desde o início até ao nascimento, excluindo mulheres submetidas a indução de trabalho de parto (TP). A estimulação mamária (EM) tem sido historicamente utilizada como método não farmacológico, natural de indução do TP; Objetivo: Compreender a eficácia e a segurança da estimulação mamária enquanto método de indução natural do TP normal Métodos Revisão Integrativa da Literatura; Resultados Outcomes eficácia: scores de índice de Bishop significativamente melhores, tendência para início do TP espontâneo em 72h, menores níveis de cesariana e níveis de satisfação excelentes; Outcomes segurança: não existiram diferenças significativas relativamente à presença de mecónio, APGAR < 7 aos 5 minutos e cesariana em comparação com grupos de controlo (sem intervenção) ausência de casos de hiperestimulação uterina; Conclusões A EM mostra-se segura e eficaz, sendo razoável considerá-la como opção viável para induzir o TP de baixo risco.

17:30
A mulher imigrante na centralidade da interação com o enfermeiro: Constrangimentos e estratégias de superação
PRESENTER: Emília Coutinho

ABSTRACT. Introdução Os enfermeiros desenvolvem estratégias para superar os constrangimentos na interação com as grávidas imigrantes; Objetivos compreender como os enfermeiros vivenciam os constrangimentos na interação com a grávida imigrante e conhecer as estratégias de superação que os enfermeiros mobilizam na interação com a grávida imigrante Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica semiestruturada a dez enfermeiros do bloco de partos de um hospital da Grande Lisboa, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se no projeto MEIOS - Mediação Intercultural e Outcomes em Saúde, desenvolvido pela Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural e Alto Comissariado para as Migrações, autorizado pela CNPD e Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Emerge a categoria “Constrangimentos dos enfermeiros na interação com a mulher imigrante”, com destaque para a “Barreira cultural”, com enfase na “Barreira linguística”; e a categoria “Estratégias utilizadas pelo EESMO na interação com a mulher imigrante” sobressaindo as estratégias “Recorrer a familiar como intérprete da mulher imigrante”, e “Utilizar linguagem gestual”, Conclusões. A barreira cultural apresenta-se como o grande constrangimento e o recurso a familiares e linguagem gestual coma as principais estratégias adotadas para facilitar os encontros culturais.

17:30
Significados del Ocio y la calidad de vida en profesores de universidades iberoamericanas

ABSTRACT. Este estudio, en fase inicial, considera que, debido a la histórica diferencia en los aspectos sociodemográficos, económicos y culturales, existen heterogeneidades significativas en el medio universitario iberoamericano entre docentes de universidades latinoamericanas y europeas. Partiendo de la concepción del ocio como parte del desarrollo humano, nuestro objetivo es identificar qué significado tiene el ocio en docentes activos de universidades iberoamericanas en relación con su contexto sociocultural, sistema de valores, incluyendo la actual preocupación por el medioambiente. Asimismo, en el marco del acceso a derechos básicos de salud y bienestar, contrastar la percepción de los docentes de universidades iberoamericanas respecto de su calidad de vida, de su posición ante la vida, sus expectativas, objetivos, preocupaciones. Nuestra investigación es de carácter mixto. A través del método cualitativo y el cuantitativo nos aproximamos a docentes de universidades de países iberoamericanos activos en el período de 2017 a 2019. Para el propósito de la investigación recurriremos a la entrevista cerrada. En cuanto a la percepción de la calidad de vida, recurriremos al cuestionario WHOQOL bref, de la OMS.

17:30
Proposta de uso de redes neurais para clusterização de dados no contexto de análise qualitativa de informações de reclamações em serviços de telecomunicações

ABSTRACT. Este artigo apresenta a proposta do trabalho em desenvolvimento no qual utiliza-se dos conhecimentos desenvolvidos até o momento nas áreas de redes neurais para uma aplicação prática. A relação entre a exponencial quantidade de dados gerados, sejam por equipamentos ou pelas interações humanas precisam de ferramentas que possam auxiliar na correta interpretação. A análise qualitativa possui um grande potêncial no auxilio e no entendimento de problemas, tendências, conclusões e pode direcionar de forma mais acertiva as ações necessárias para as resoluções de problemas, melhorias e evolução. Dentro deste contexto é abordado a proposta do uso de uma das técnicas de redes neurais como uma ferramenta no auxilio destas análises. Dentro do contexto da teoria de redes neurais é abordado a utilização de clusterização de informações tomando como exemplo e caso prático informações relacionadas a qualidade e serviços prestados em serviços de telecomunicações. Conclui-se com os estudos preliminares a possibilidade de clusterização e assim a possibilidade da evolução dos estudos no contexto proposto.

17:30
Percepção das mulheres migrantes haitianas sobre corpo, saúde e cuidado
PRESENTER: Aida Peres

ABSTRACT. A pesquisa buscou identificar a percepção das mulheres haitianas quanto ao corpo, cuidado e saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada no período de janeiro a julho de 2017, numa capital do Sul do Brasil. Utilizou-se Foucault como referencial para a análise dos discursos. Participaram dez mulheres haitianas, com idade entre 18 a 60 anos, que moravam no Brasil. Excluíram-se mulheres imigrantes oriundas de outros países e mulheres que não conseguiam se comunicar pela língua portuguesa, ou que apresentassem dificuldade de entendimento nas perguntas. Durante as entrevistas, as mulheres estavam sempre cuidando do corpo e de algum aspecto que enaltecia a sua cultura, seja fazendo tranças no cabelo ou no uso de vestimentas coloridas, características da cultura negra. Ao serem questionadas sobre o que significava ou o que sabiam sobre “corpo”, apontavam para si, com sorrisos e gestos de timidez, olhando para o lado ao mostrarem em seu corpo do que gostavam. Quando questionadas sobre a sua percepção do que é saúde, estas informaram que era hospital. Por último, as mulheres relataram que cuidado é estabelecido na relação do cuidar de si e do cuidar do outro; entre eles, fatos como cuidar da saúde, mas também do todo para que este todo esteja bem. A pesquisa possibilitou identificar a percepção das mulheres haitianas quanto ao corpo, cuidado e saúde e a ótica foucaultiana ajudou na construção da harmonização da teoria com a realidade.

17:30
A permanência de cotistas afrodescendente no curso de odontologia

ABSTRACT. Negros e negras acessam o ensino superior por meio da Lei de cotas, esta dispõe que estudantes afro descendentes advindos da escola pública, renda familiar de até um salário mínimo e meio sejam inseridos na universidade. A prática pedagógica do curso de odontologia requer, a partir do 4º período, a aquisição do kit acadêmico de alto custo, motivo que gera a problemática: que medidas a instituição adota para garantir uma prática pedagógica inclusiva para os discentes cotistas, do curso de odontologia. Objetivo analisar que medidas são adotadas em relação a proposta pedagógica para a permanência dos discentes cotistas no referido curso. Pesquisa de abordagem qualitativa. Entrevista semiestruturada com estudantes do 4º e 5º período de odontologia, gestores, professores dos laboratórios e clínica de dentística e representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena. Análise dos dados por meio de análise de conteúdo. Resultados mostram que, as medidas adotadas pela instituição para garantir a permanência dos estudantes negros cotistas e o desconhecimento dos professores e gestores sobre elas, dificultam a proposição de práticas pedagógicas inclusivas. Além disso, as medidas não são suficientes, sendo necessário investimentos nos mecanismos institucionais de assistência estudantil, apoio as estratégias pessoais e ao estabelecimento de metodologias inclusivas.

17:30
O Uso de Tecnologia Educacional e Social na Formação de Sanitarista
PRESENTER: Olga Albuquerque

ABSTRACT. Essa pesquisa se situa no contexto de mudanças no pensamento sobre o ensino superior, que apontam a necessidade de formação de profissionais críticos e com capacidade de análise da realidade social. Objetivos analisar a percepção de estudantes da graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia-Universidade de Brasília (SC/FCE-UnB), sobre a utilização de Tecnologia Educacional e Social (TES) relativas ao ensino-aprendizagem da disciplina Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos estudo de caso e análise de conteúdo das respostas ao questionário aberto aplicado aos estudantes de SC. Da leitura do corpus da pesquisa emergiram três grupos de sentidos: TES na formação da identidade profissional; importância da TES na percepção do nexo teoria/prática na APS e importância da TES na interação estudantes/gestores/usuários de Unidades Básicas de Saúde. Resultados o emprego de TES proporcionou um processo de ação-reflexão-ação, ampliando/acelerando processos complexos de aprendizagem. A experiência pedagógica estimulou a identificação crescente do estudante com sua futura profissão, maior compreensão da relação teoria/prática e percepção da complexidade humana envolvida nos serviços de APS. Conclusões o desafio da articulação da disciplina APS ao mundo real no campo de prática da APS implica a necessidade de boa comunicação entre diferentes instituições/atores sociais para alcançarem objetivos pedagógicos comuns. 

17:30
Satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem - Revisão integrativa da literatura

ABSTRACT. Introdução: A satisfação do usuário (SU) é um indicador significativo e uma das dimensões fundamentais para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem (CE). Os enfermeiros detêm um papel extremamente importante na SU com os cuidados de saúde, uma vez que estes constituem a maioria dos profissionais de saúde nas diferentes equipas e contactam diária e frequentemente com os usuários. Objetivo: Analisar o nível de satisfação dos usuários face aos cuidados de enfermagem em CSP. Métodos: Revisão integrativa da literatura com 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2) Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SU: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SU é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SU com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos serviços de saúde.

Palavras-chave: Satisfação do Paciente; Cuidados de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Gestão em Enfermagem.

17:30
Opiniones de los futuros maestros de Primaria sobre el uso de la robótica educativa para la enseñanza de las matemáticas

ABSTRACT. Resumen. La robótica educativa cada vez está más presente en la educación de los niños. La curiosidad por aprender a crear robots o por programarlos, genera nuevas inquietudes entre los alumnos que pueden resultar positivas para el aprendizaje de ciertos contenidos matemáticos, tal y como se puede observar al analizar la literatura sobre el tema. Este estudio pretende analizar cuáles son las opiniones de 25 estudiantes del tercer curso del Grado de Educación Primaria acerca del uso de la robótica para enseñar contenidos matemáticos. Para el análisis de los datos se ha optado por una metodología cualitativa de forma que las narraciones del alumnado se analizaron a través del software WebQDA. Los resultados nos muestran que todos los alumnos de la muestra, independientemente del género, se muestran a favor del uso de este tipo de recursos puesto que consideran mayores los beneficios que las desventajas.

17:30
Vivências de exclusão na academia: desafios à interculturalidade
PRESENTER: Emília Coutinho

ABSTRACT. Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica semiestruturada a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado e a solidão; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição e o sentir-se desvalorizado e a solidão constituem-se como os grandes desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.

17:30
Gestão do risco cardiovascular em pessoas com doença crónica na comunidade: uma revisão sistemática da literatura
PRESENTER: Helga Henriques

ABSTRACT. Resumo. As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte em todo o mundo. Os seus fatores de risco sobrepõem-se aos das principais doenças crónicas. Existe evidência insuficiente no que respeita à efetividade de intervenções de promoção da gestão do risco cardiovascular na doença crónica, pelo que a investigação sobre novas formas de cuidados de saúde é uma prioridade. Temos como objetivo identificar os componentes dos programas de gestão do risco cardiovascular, benefícios e condições de implementação. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus, MEDLINE, CHINAL, Cochrane Central Register of Controlled Trials, e Medlatina. Obteve-se uma amostra bibliográfica de 20 artigos, envolvendo 18084 pessoas com doença crónica. Os programas de intervenção integram, de forma isolada ou combinada, os elementos educação para a saúde, exercício físico, alimentação, vigilância de saúde e psicologia motivacional. Revelam-se heterogéneos nos seus componentes, duração e estratégias utilizadas. Recorrem à intervenção uni ou multidisciplinar. Concluímos que os resultados indicam algumas intervenções promissoras na gestão do risco de DCV em pessoas com doenças crônicas. No entanto, a heterogeneidade dos programas e a inconsistência de alguns resultados impedem conclusões pouco sólidas. É necessário continuar a investigar para tornar os resultados mais consistentes.

17:30
A Entrevista em Grounded Theory: Aprender com os participantes
PRESENTER: Célia Oliveira

ABSTRACT. Introdução Desenhar e realizar entrevista é um quase imperativo para quem se propõe investigar em paradigma interpretativo. Para que exista consistência e rigor metodológico num estudo, importa saber alinhar a técnica de recolha de dados com o método em uso, no caso a entrevista com a Grounded Theory (GT); Objetivos Justificar as características da entrevista em GT; realçar aspetos a preservar e erros a evitar nesta entrevista; dar contributos práticos para o desenho e realização de entrevista; Métodos Artigo metodológico que analisa e critica, fundamentadamente, um guião de entrevista e a forma como a mesma foi conduzida; Resultados Usar um guião de entrevista, mesmo que bem construído, pode ser difícil. O entrevistador, ao realizar a entrevistar, pode afastar-se dele e colocar outras questões que pela forma ou pelo conteúdo prejudicam a obtenção de dados relevantes em GT; Conclusões A técnica de recolha de dados precisa ajustar-se ao método de investigação adotado. Investigadores iniciados podem ter dificuldade em construir questões que: reflitam a influência do interacionismo simbólico; que suscitem as perspetivas e o sentido atribuído pelos participantes; que evidenciem as ações socialmente empreendidas e consequências percebida.

17:30
A Metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista: Considerações sobre seu uso na Área de Enfermagem em Cuidados com Feridas Crônicas

ABSTRACT. Resumo: "Constructivist Grounded Theory”, traduzida para o português como Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista (TFDC). Objetivo: descrever nossa experiência com o uso da metodologia da TFDC na área de enfermagem em cuidados com feridas Métodos: Amostragem teórica e entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 30 indivíduos com úlcera de pé diabético, sendo atendidos em uma clínica de feridas no sudeste de Ontário, Canadá, em entre abril e agosto de 2017. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFDC informada por Charmaz e utilizou-se o software NVivo 11.4.1 como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou na teoria: “A jornada do paciente rumo ao engajamento no autocuidado de úlceras de pé diabético”. Conclusões: Este estudo permitiu concluir que o método da TFDC é relevante para o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem especializada em cuidados com feridas. Devido ao seu rigor analítico e metodológico, podemos entender as várias fases do processo de autocuidado de úlceras de pé diabéticos e o papel central que os pacientes exercem no manejo diário de suas feridas crônicas.

17:30
Habilidades de Comunicação de Más Notícias: Estratégias de Aprendizagem por meio de um Mobile Learning Integrado ao Role-play

ABSTRACT. Resumo. A comunicação é uma poderosa ferramenta de interação entre os indivíduos, sendo imprescindível ao exercício do trabalho médico e à construção da relação médico-paciente, que exige uma boa capacidade, inclusive, para a comunicação de más notícias. Este trabalho propõe uma estratégia de ensino para aquisição da habilidade de comunicação de más notícias, por meio do uso de um aplicativo móvel integrado à técnica role-play. Trata-se de uma pesquisa-ação, na modalidade educacional, que foi realizada com estudantes de medicina em estágio no internato e utilizou vários workshops com a técnica do role-play, agregada a um aplicativo móvel específico para o treinamento dos estudantes. Avaliou-se a eficácia imediata por meio de um formulário de avaliação (checklist) das habilidades demonstradas, e a técnica de análise de conteúdo foi utilizada para os dados da observação (diário de campo) do pesquisador. Os resultados mostraram motivação no treinamento, além da presença acima de 64% para todas as cinco habilidades avaliadas (preparação, percepção, informação, emoções, acompanhamento).

17:30
O parto horizontal e o risco de lesões músculo-esqueléticas nos enfermeiros obstetras

ABSTRACT. A exigência física, o ambiente inadequado, o stress inerente e a carga emocional subjacente são alguns dos fatores que favorecem o aparecimento das lesões musculo esqueléticas ligadas ao trabalho (LMELT). Este fenómeno tem sido altamente analisado pela comunidade científica no núcleo da enfermagem, mas os enfermeiros obstetras não foram contemplados. Esta investigação do tipo descritiva e exploratória com metodologia mista, de interação independente e convergindo na interpretação dos resultados, tem como questão: quais as posturas adotadas pelo enfermeiro obstetra, na assistência à parturiente durante o segundo e terceiro estádios do trabalho de parto em posição horizontal, que favorecem o aparecimento das LMELT? Os objetivos são analisar os fatores que dificultam a adoção dos princípios da biomecânica pelo enfermeiro obstetra e identificar o nível de risco para LMELT das atividades desenvolvidas durante o segundo e terceiro estádio em partos horizontais. Foi identificado alto risco de LMELT em 11 atividades realizadas pelos enfermeiros obstetras e risco muito elevado para 2 atividades. Verificamos que a posição predominante foi cabeça em flexão, ombros elevados e o tronco em flexão e em desalinhamento. Este estudo permitiu a análise ergonómica dos enfermeiros obstetras na sua praxis para posterior intervenção-ação.

17:30
Narrativas de Psicólogas a partir da Lei Maria da Penha
PRESENTER: Marilda Castelar

ABSTRACT. Este trabalho objetiva discutir as narrativas de psicólogas na política pública para mulheres em situação de violência a partir da Lei Maria da Penha. Método: Pesquisa qualitativa exploratória. Foram realizadas sete entrevistas com psicólogas, gravadas em áudio, transcritas e posteriormente fez-se uma análise de conteúdo. Resultados: Foram encontradas profissionais de Psicologia inseridas em todos os equipamentos especializados com algum conhecimento da Lei 11.340/06 e das políticas públicas para as mulheres. Entretanto, apresentam dificuldades no manejo da rede e no conhecimento teórico e metodológico na operacionalização de suas práticas profissionais e apenas uma participa do movimento de mulheres. Conclusões: Apesar da importância das psicólogas no acolhimento e acompanhamento à mulher em situação de violência, é necessário aperfeiçoar o conhecimento dessas profissionais sobre a Lei 11.340/06 e sobre as políticas públicas voltadas para mulheres. Além de aprimorar a formação das psicólogas frente à violência contra mulheres.

17:30
Estudo Etnobotânico qualitativo com profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde de Juína – MT, Brasil

ABSTRACT. Resumo. Introdução: Desde os primórdios dos tempos, o ser humano tem estabelecido íntima relação com os reinos vegetal e animal, para o tratamento de suas enfermidades. Objetivo: O objetivo foi de analisar a percepção de enfermeiros e usuários das Equipes de Saúde da Família no Município de Juína, sobre a inserção da Fitoterapia como opção de tratamento e prevenção aos pacientes. Método Para a realização dessa pesquisa qualitativa, com amostragem aleatória simples. Utilizou-se um formulário semi-estruturado para coleta dos dados, envolvendo 150 informantes, sendo 12 enfermeiros e 138 usuários com idade ≥ 18 anos. A pesquisa ocorreu de setembro a outubro/2017, tendo aprovação do Comitê de Ética da AJES (COEP/AJES), sob nº CAAE 69017317.6.0000.8099. Resultados Foram entrevistados 100% dos informantes censo. As informações obtidas apontaram que 74% dos enfermeiros e 94% dos usuários entrevistados fazem uso de alguma planta medicinal e quando precisam utilizar alguma planta pegam no próprio quintal (68%). A maior finalidade da utilização da planta medicinal é para fins curativos (66%). Conclusão Os resultados indicam que a população tem um grande conhecimento sobre plantas medicinais. Tanto os enfermeiros quanto os usuários avaliaram positivamente a inserção da Fitoterapia nas Equipes de Saúde da Família.

17:30
Segurança do paciente: percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem

ABSTRACT. Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos mais relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as concepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas foram transcritos e analisados com suporte do software IRAMUTEQ®. Resultados Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde(13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento.

17:30
A comunicação em saúde aproximando trabalhadores da saúde e estudantes de medicina: uma estratégia para o controle da dengue no Brasil

ABSTRACT. Introdução: É pouco conhecido o processo de orientação e formação dos agentes comunitários de saúde (ACS) para tratar de epidemias. Neste contexto, salienta-se a importância da aproximação entre estudantes de Medicina e ACS para o fortalecimento da educação permanente dos ACS. Objetivo: Promover a educação permanente dos ACS sobre dengue por meio da participação efetiva dos estudantes de medicina para desenvolver habilidades de comunicação dos envolvidos. Método: O método adotado foi o grupo focal com seis ACS de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Jataí, Goiás, Brasil. O grupo focal foi conduzido por estudantes de medicina, seguido da Análise de Conteúdo. Resultados: Os estudantes observaram que os ACS acreditam que as estratégias comunicacionais adotadas são efetivas e acessíveis. Entretanto, constataram que há falhas comunicacionais a serem sanadas, pois a comunidade continua relutante em por em prática seus conhecimentos, encontrando assim um desafio a ser trabalhado com os ACS ao longo de sua formação acadêmica. Os alunos já começaram a elaborar suas estratégias de ação, com base em conhecimentos construídos sobre comunicação e saúde coletiva. Conclusões: Acredita-se que este trabalho é de grande importância para desenvolver habilidades comunicacionais nos estudantes e para fortalecer seu compromisso com a responsividade social.

17:30
Experiencias y vivencias de condiciones laborales en músicos de una Orquesta Sinfónica del Ecuador, un enfoque fenomenológico

ABSTRACT. Resumen. En nuestro estudio se conocerá las experiencias y vivencias de las condiciones laborales, en los músicos de la Orquesta Sinfónica del Ecuador, por su connotación cultural nacional e internacional, quienes se encuentran inmersos, en factores de riesgo. Se considera imperiosa la necesidad de impulsar el diseño e implementación de políticas públicas. Objetivos es comprender las condiciones laborales en los músicos de la orquesta sinfónica. Metodología de estudio es cualitativo con diseño fenomenológico. Se toma en una perspectiva que va desde lo etic a lo emic. Resultados, el análisis de datos cualitativos se obtuvo mediante tres fases; descripción, reducción o tematización e interpretación. Conclusiones Las relaciones vividas en la familia, se describe una profesión en herencia y cultura, conviven por años, en el tiempo existen alegrías, emociones, competencia, ego, fama, y sobre todo sacrificio, en espacio vivido en ensayos y conciertos, dedicado largas horas a su profesión, admás desde su infancia han sacrificado muchas situaciones a su edad, Dentro de los interpretado en los hallazgos de condiciones laborales, se encontró de forma predominante riesgo ergonómico por presencia de lesiones por trastornos neuromusculares a repetición, llevando a licencias o ausencias de trabajo, por periodos renuentes.

17:30
A Mediação como Categoria Metodológica na Pesquisa Educacional

ABSTRACT. Resumo. O artigo analisa a categoria da mediação no materialismo histórico dialético a partir dos estudos de Saviani (2015) e Ciavatta (2014), problematizado as diferentes abordagens desta categoria na pesquisa social, e, em particular, na pesquisa educacional. O percurso que se segue será o de apresentar as diferentes perspectivas das mediações no método dialético e como cada uma contribui metodologicamente para a apreensão de um objeto científico. Nesse sentido, tem-se como objetivo discutir a categoria da mediação como a busca pelos nexos e as relações que se entrelaçam e que explicam como determinada realidade se materializa, e por quais mediações uma dada realidade se configurou.  Apresenta um estudo das mediações para a implementação da reforma do ensino médio, materializada na Lei 13.415/2017, como a expressão dos passos de uma investigação sobre a uma política educacional. Finaliza com o argumento  de que a categoria da mediação, como parte de um método de investigação, embora seja aplicada em diferentes perspectivas pelos autores, há uma unidade entre essas diferentes abordagens, ao considerar que esta categoria é o processo pelo qual é possível explicitar as relações entre a particularidade e a totalidade dos fenômenos estudados na pesquisa social para a apreensão do real. 

17:30
Infortunio de la investigación social cualitativa en la era del capitalismo académico

ABSTRACT. Es notable el interés que la investigación cualitativa demuestra tanto por el estudio del uso y organización del tiempo como por la construcción social de categorías temporales. En cambio, no lo es tanto el interés acerca del papel que la dimensión temporal juega en la conformación de la propia investigación cualitativa. Al tomar en consideración tal dimensión percibimos que esta investigación requiere darle tiempo al tiempo, demorándose en su propio proceso de desarrollo; lo cual choca frontalmente con la crono-lógica imperante en el capitalismo académico actual dando pie al infortunio epistemológico de la investigación social cualitativa en tanto que investigación lenta. En este artículo se revisa brevemente el alcance de dicho infortunio: primero, prestando atención al contexto en el que se enmarca; describiendo después los momentos constitutivos de la investigación social cualitativa; concluyendo con una reflexión de futuro como propuesta hacia la afirmación de la lógica epistemológica de la investigación cualitativa.

17:30
Reflexões sobre o direito ao ensino domiciliar

ABSTRACT. O ensino oficial nos estabelecimentos educacionais tradicionais brasileiros tem sido alvo de críticas quanto à sua qualidade e abrangência. Diante disso, o ensino domiciliar se apresenta como alternativa viável e inserida no direito constitucional de liberdade. Contudo, pela ausência de legislação específica, as famílias que a adotam têm sido consideradas à margem da lei. Diante desse fato, a investigação objetiva estudar diferentes visões científicas de pesquisadores das áreas da Educação e do Direito sobre a educação e o ensino domiciliar. O processo metodológico que orienta essas reflexões baseia-se no estudo bibliográfico de artigos de pesquisa indexados no SciELO e de livros de autores consagrados como Philippe Ariès; Diniz & Guilhem; Serodio, Kopelman, & Bataglia, entre outros. Os resultados inicialmente obtidos pela referida pesquisa dão conta de que existe uma gama de posições divergentes, à medida que a falta de regulamentação do ensino domiciliar afronta os direitos de liberdade, do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas previstos na Constituição vigente, a qual não proíbe, expressamente, essa modalidade de ensino. Conclui-se ser preciso investigar o homeschooling à luz dessas reflexões, a fim de encontrar um resultado que aborde seus benefícios e malefícios, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional.

17:30
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto politico-pedagógico da residência

ABSTRACT. Introdução: a educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivo: verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência em obstetrícia de uma Escola Superior de Saúde do Distrito Federal, contemplam as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas as boas práticas obstétricas. Método: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas as boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusão: sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revisados e modificados sempre que necessário visando corroborar a formação adequada dos futuros profissionais.

17:30
A Literatura como alternativa para práticas decoloniais no ensino de inglês: um estudo autoetnográfico sobre experiências de uma professora de Estágio Supervisionado

ABSTRACT. Este artigo aborda minhas experiências e reflexões sobre o componente curricular Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I e II, especialmente o I, entre 2012 e 2019 através da análise de planos de ensino. A análise objetivou descortinar propósitos e princípios que regem esse componente curricular e articular o ensino de inglês à literatura sob os pressupostos da Linguística Aplicada Crítica. Para isso, este artigo vale-se da autoetnografia enquanto pesquisa qualitativa, que permitem a subjetividade e a imersão em experiências pessoais em uma mirada decolonial. O trançado teórico desenvolvido no artigo é uma demonstração e uma defesa da decolonialidade, que promove uma desierarquização na pesquisa científica, que privilegia o rigor do método em detrimento da pluralidade de saberes que emergem quando subjetividades são enunciadas. Os resultados demonstram que escolhas teóricas no planejamento do componente de Estágio Supervisionado I, inicialmente, eram guiadas por uma ênfase no método e em pressupostos teóricos de autores alinhados com a Colonialidade e mostram como pressupostos decoloniais gradualmente se inserem no escopo teórico do componente. Para isso, a literatura figura como um recurso

17:30
Saúde e Ambiente nos trilhos do cuidado: concepções e conexões

ABSTRACT. Resumo. Introdução Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas ti. Resultados Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional.

17:30
Percepciones sobre la maternidad y la lactancia: la importancia de conocer las expectativas y experiencias maternas a través del análisis temático. Protocolo de investigación cualitativa

ABSTRACT. Resumen: Introducción: Las mujeres afrontan la maternidad como un reto al que deben adaptarse para conseguir el mejor estado de salud posible para ellas y sus hijos en un ambiente sanitario altamente medicalizado y dentro de una sociedad que establece un ideal de maternidad que condiciona sus experiencias sin tener en cuenta sus expectativas. Objetivos: conocer las expectativas que tienen las mujeres a cerca de la maternidad y la lactancia y la importancia de una aproximación cualitativa que permita conocer su realidad y mejorar la atención sociosanitaria que reciben. Métodos: Se realizará una aproximación fenomenológica con entrevistas semiestructuradas para la recopilación de datos analizados por triangulación a través de un análisis temático con el software Atlas Ti 8.3. Discusión: Parece necesario considerar la investigación cualitativa como la forma adecuada de aproximación para conocer aquellos aspectos que las mujeres consideren más importantes respecto a su maternidad. Conclusiones: La investigación cualitativa nos aporta el conocimiento científico adecuado que pueda dar soporte a las necesidades sociosanitarias de las mujeres durante su maternidad, situando a las mismas en el centro del proceso, para devolverle el protagonismo de una experiencia tan personal.

17:30
Revisão Sistemática de Estudos Qualitativos em Resíduos Sólidos

ABSTRACT. O presente trabalho buscou analisar estudos relacionados à gestão de resíduos sólidos desenvolvidos com métodos qualitativos. Foi feita revisão sistemática da literatura publicada entre os anos de 2014 e 2019 nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), no Portal de Periódicos da CAPES e Web Of Science. Além da busca em periódicos de referência na área de resíduos (Waste Management e Waste Management and Research) por meio dos descritores “Pesquisa Qualitativa” e “Resíduos Sólidos” (Qualitative Research and Solid Waste); “Entrevista”, “Resíduos Sólidos” e “Percepção” (Interviews, Solid Waste and Perception). Foram encontrados 598 artigos, sendo que após a aplicação de critérios de seleção descritos no presente artigo, o universo foi reduzido para um total de 42 publicações. Os artigos selecionados foram analisados e categorizados quanto aos aspectos mais relevantes como objetivos do trabalho, amostra utilizada no estudo e principais resultados. Verificou-se que a pesquisa qualitativa é adequada para responder questionamentos no campo de estudos sobre resíduos tais como, a relação entre os resíduos e os problemas de saúde pública, as dificuldades na coleta seletiva e nas demais ações de gerenciamento/tratamento, os impactos ambientais do descarte irregular de resíduos e os problemas na gestão de resíduos especiais.

17:30
Autoetnografia: A construção da identidade de uma interventora social

ABSTRACT. A presente pesquisa é desdobramento de um trabalho que venho realizando, há dez anos, como interventora social. Através do qual desenvolvo Projetos Sociais voltados ao empoderamento de mulheres em vulnerabilidade. Em conjunto com minha orientadora, consideramos pertinente, para o meu trabalho de conclusão do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (MISIE), a elaboração de uma pesquisa autoetnográfica, como oportunidade de conceber um texto teórico voltado a transcrever as experiências que contribuíram para a construção da minha identidade como uma interventora social. A elaboração de uma autoetnografia somente se justifica quando o conteúdo que será o foco da investigação possui, de fato, alguma relevância e possa trazer contribuição significativa ao campo da pesquisa sociológica. Para a composição desta pesquisa as minhas experiências pessoais serão os principais instrumentos de análise. Dentro dos procedimentos de análise estará meus diários de campo, livros, vídeos, fotografias, roupas, entrevistas e demais registros. O contributo esperado é gerar uma produção intelectual que possa engajar, sensibilizar e inspirar mais mulheres interessadas em se tornarem interventoras sociais, com foco em desenvolver ações voltadas a mulheres marginalizadas.

17:30
Contribuição da Pesquisa-Ação Educacional (Pesquisa-Ensino) para a Inserção do Atendimento Domiciliar na Matriz Curricular em Odontologia

ABSTRACT. A educação em geral e a de nível superior devem estar em consonância com a realidade experimentada pela população. No entanto, uma análise dos cursos de Odontologia permite observar a existência de lacunas na elaboração curricular, principalmente em relação à formação profissional para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia. Trata-se de uma pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) com graduandos do décimo período do curso de Odontologia em estágio supervisionado, numa unidade de saúde de um município do nordeste brasileiro. Tais participantes foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação do nível de entendimento sobre odontologia domiciliar. Em seguida, participaram de rodas de conversa com a equipe do estágio para orientações em relação à prática da odontologia domiciliar em pacientes com deficiência. Ao final do estágio, os participantes foram submetidos a uma segunda entrevista semiestruturada para avaliação da intervenção executada. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram a possibilidade de inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia e a contribuição do estágio para a futura atuação profissional do cirurgião-dentista.

17:30
A Pesquisa-Ação Educacional no Desenvolvimento Docente em Métodos Avaliativos para o Médico Residente

ABSTRACT. Um sistema de avaliação/feedback bem elaborado é ferramenta efetiva para a qualificação do futuro especialista. A residência médica é a especialização na formação médica, cabendo ao programa assegurar que o egresso atinja o nível almejado de competência. O objetivo é promover a formação docente em métodos avaliativos. A metodologia envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário com perguntas abertas. Por meio da análise estatística simples (dados objetivos) e da análise de conteúdo (parte qualitativa), o estudo mostrou que nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback, em ambiente real ou simulado, possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores dos residentes, promovendo maior integração dos eixos ensino-serviço.

17:30
Análise de discurso aplicada a investigação qualitativa: perspectiva metodológica em debate

ABSTRACT. Resumo. Na análise de discurso de inspiração pecheutiana não existe um procedimento metodológico preestabelecido, o que pode gerar uma incerteza quanto à sua aplicação. Neste tipo de investigação, são os pressupostos teóricos que determinam os procedimentos metodológicos, ficando a cargo do analista traçar o seu próprio percurso. Porém, nem sempre esse processo é visualizado na investigação. Ao refletir sobre este aspecto, o presente trabalho tem o objetivo de problematizar a existência explícita ou não de uma metodologia de investigação na AD e de identificar os principais elementos metodológicos que são apontados por analistas do discurso. Trata-se de uma investigação bibliográfica de cunho qualitativo, cujo método investigativo é apoiado no materialismo histórico, e o corpus, por seu turno, constituído por seis artigos científicos. O procedimento de análise incluiu a realização de um mapeamento buscando as regularidades e singularidades no material analisado. Os resultados apontam para dois tipos de interpretação metodológica: um de forma genérica, que não explicita o procedimento empregado; e o outro que dá visibilidade ao método. O artigo conclui que é possível descrever um procedimento metodológico de análise, não como aplicação de uma técnica, mas como um processo de investigação em que o dispositivo teórico é indissociável do analítico.

17:30
Teoría sobre el Caos del Creativo Método inductivo para visualizar la información de una investigación aplicada

ABSTRACT. Esta investigación propone una teoría que surge de la esfera común del diseño y la comunicación. Proporciona un método inductivo para administrar un flujo de trabajo inicial para determinar y describir a fondo la información que rodea a un área específica de investigación. Entendemos que es de utilidad para hallar respuestas: ¿cómo empezar un trabajo de investigación? y ¿cómo definir un problema de estudio?; dado que son cuestiones que habitualmente aparecen en la etapa inicial de una investigación y ejercen presión en la mayoría de ocasiones provocando dudas ante la interpretación de un caos de información que aparentemente desorganizado que no comprendemos. La Teoría sobre el Caos del Creativo describe la utilización de un algoritmo cualitativo, compuesto por diez etapas secuenciales, para que la persona que investiga las desarrolle con el objetivo de representar un esquema gráfico abstracto donde situar la información de forma ordenada y jerarquizada. Esta teoría permite: explorar el área de investigación desde una perspectiva adecuada; describir, ordenar y jerarquizar la información en función de su relevancia; proponer la definición de determinado marco contextual; determinar un problema de estudio; y, posteriormente desarrollar su investigación hasta el redactado de la memoria de investigación.

17:30
Visibilidade curricular para a temática sobre o excesso de peso: Contribuição da análise temática

ABSTRACT. O excesso de peso é entendido como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Este estudo teve por objetivo identificar estratégias educativas para enfrentar a invisibilidade da temática excesso de peso no currículo de medicina, a partir da visão de estudantes inseridos no internato e uma universidade pública do nordeste brasileiro. Optou-se pela metodologia de cunho qualitativo, onde as respostas ao questionamento sobre o tema foram submetidas a uma análise temática para apreender as sugestões para o aprimoramento de seu ensino/aprendizagem. Os resultados apontaram duas categorias de sugestões. A primeira envolveu medidas com resultado a medio prazo, como o incentivo ao estilo de vida saudável no ambiente da escola médica. A outra tratou de medidas de resultados a curto prazo, como as intervenções educativas visando melhorar as competências dos estudantes na abordagem ao excesso de peso. Conclui-se que há necessidade de intervenções educativas eficazes durante a graduação visando melhorar as competências em medicina do estilo de vida e na abordagem ao excesso de peso. Assim, os futuros profissionais de saúde estarão melhor equipados para ajudar os pacientes na adoção e manutenção de comportamentos mais saudáveis.

17:30
El sentido de las prácticas educativas en educación ambiental

ABSTRACT. Este trabajo tiene el objetivo de describir los resultados de una investigación sobre el sentido de las prácticas educativas en educación ambiental de una muestra de educadores ambientales; la investigación se origino en el cuestionamiento sobre la formación de diversas prácticas educativas en educación ambiental. La investigación es cualitativa realizada por medio de una encuesta y entrevistas a una muesta de 13 educadores ambientales, se destaca la conformación de las prácticas educativas orientadas a la generación de procesos de concientización de las personas, a través de estrategias y acciones que parten del reconocimiento de los problemas ambientales. En las conclusiones se confirman las implicaciones de la teoría de las representaciones sociales para comprender los conocimientos de sentido común que poseen los educadores ambientales y que le confieren un sentido a las prácticas educativas.

17:30
Perceção dos Enfermeiros de Cuidados Paliativos sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
PRESENTER: Rosa Martins

ABSTRACT. Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) sendo cuidados de saúde exigentes e humanizados, intervêm sobretudo no sofrimento das Pessoas com doenças graves e/ou avançadas e irreversíveis, maximizando, quanto possível, a sua qualidade de vida e dignidade. Com o mesmo propósito, intervêm os Enfermeiros de reabilitação num cuidar especializado, no sentido de otimizar o conforto e bem estar da Pessoa, porém essa intervenção nem sempre é reconhecida pelos seus pares. Assim pretendeu-se com este estudo, conhecer a perceção dos enfermeiros sobre as intervenções dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação nos Doentes internados em Unidades de Cuidados Paliativos. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, com recurso à análise de conteúdo. Os dados foram colhidos junto de uma amostra de 13 Enfermeiros, sendo 12 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Eram todos licenciados em enfermagem e exerciam a sua atividade profissional em Unidades de Cuidados Paliativos. Para a recolha de dados recorreu-se a uma entrevista semiestruturada. Resultados Observámos que os participantes no estudo apresentam perceções bastante positivas sobre o cuidado especializado dos Enfermeiros de reabilitação nas Unidades de Cuidados Paliativos, considerando-os agentes facilitadores na satisfação das necessidades do doente. As intervenções mais destacadas na pressecussão do bem estar do Doente foram a cinesiterapia respiratória, tecnicas de mobilização, treino da deglutição/disfagia, massagem e a promoção/preservação da autonomia e independência. Conclusão: A perceção dos Enfermeiros sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação nas pessoas internadas em unidades de CP é positiva salientando a importância da sua intervenção na manutenção das capacidades funcionais dos doentes, na prevenção de complicações e na promoção de intervenções terapêuticas que objetivem a melhoria das funções residuais e reduzam o impacto das incapacidades resultantes da doença.

17:30
Análisis ocupacional y de género en la infancia: aplicación de los mapas corporales narrados desde un grupo de discusión

ABSTRACT. Resumen. El objetivo de esta investigación fue explorar las percepciones de alumnado de Educación Primaria de un colegio público de A Coruña (Galicia, España), sobre los imaginarios colectivos en relación con las ocupaciones, expresión de género y estereotipos hegemónicos. Se plantea una investigación secundaria, utilizando una experiencia socioeducativa previa basada en mapas corporales narrados, en la que un grupo de niñas y niños habían co-creado las historias de dos personajes, Verónica y Antón, al volver al colegio tras el verano. Se realizó un grupo de discusión, en el que se utilizaron los mapas corporales ya realizados, para la generación de datos secundarios. Participaron siete niñas y niños, autores de los mapas corporales. Se realizó un análisis temático de la transcripción del grupo de discusión. En este momento se está realizando el análisis de datos, se presentan resultados preliminares. Los mapas corporales como catalizadores de la generación de datos parecen facilitar la identificación de las tensiones entre los discursos de igualdad, expresados claramente por las y los niños, y las discrepancias en el hacer cotidiano u ocupaciones (juegos, vestimenta, roles, etc.) en la infancia, la expresión de género y los estereotipos hegemónicos.

17:30
A Análise Crítica do Discurso (ACD) como Abordagem Teórico-Metodológica para o Estudo de Identidades

ABSTRACT. Introdução: A constituição das identidades é permeada por limitações que implicam na empregabilidade, se o foco analítico deste percurso é direcionado à dimensão social do trabalho, e enfocar a identidade na análise do discurso a partir do contexto empresarial é romper com uma lógica capitalista de naturalização desta, assumindo-a política, deslocando-a de seu sentido funcional. Objetivo: O objetivo deste trabalho, em caráter de ensaio, é apresentar as suposições ontológicas e epistemológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD) como uma abordagem teórico-metodológica para o estudo das identidades no campo dos estudos organizacionais. Resultados: A discussão proposta segue com a apresentação da ontologia estratificada da ACD e, em nível epistemológico, as reflexões contemplam os fundamentos para a construção do conhecimento em Análises Discursivas Textualmente Orientadas (ADTO) e de caráter crítico, trazendo breves reflexões sobre as contribuições de outras abordagens da análise do discurso. Conclusões: Assim, apresenta-se a ACD como um enquadramento teórico e metodológico para investigações que considerem a constituição de identidades como um processo de identificação discursiva, que a torna constituída no discurso, bem como um elemento constituinte deste.

18:30-19:30 Session 15: Conferencia de Encerramento // Conferencia de Cierre

Métodos qualitativos e quantitativos: premissas teóricas e epistemológicas para promover estratégias de aproximação e complementaridade

Mauro Serapioni, Universidade de Coimbra (Portugal)

Nesta apresentação, são identificadas e discutidas as reflexões teóricas e epistemológicas de vários autores internacionais que têm contribuído para superar a tradicional aspereza e polarização entre as diversas perspetivas e métodos de aproximação da realidade (construtivismo versus realismo, estrutura versus sujeito e qualitativo versus quantitativo). Após anos de conflitos e acrimoniosos debates na nova fase, as divergências e desacordos tendem a assumir posições e tons menos radicais e, gradualmente, vai emergindo um consenso de que o grande desafio é combinar, de forma apropriada, os métodos, as perguntas e as questões empíricas e não defender uma única abordagem metodológica para todos os problemas. Entretanto, este debate quantitativo-qualitativo, agora com mais de trinta anos, tem contribuído para o reconhecimento de importantes abordagens e métodos de investigação, tais como estudos de caso, etnografias, observação participante, e diversas técnicas de recolha e análise de dados qualitativos, hoje parte integrante do repertório de investigadores e avaliadores. Hoje em dia aos métodos qualitativos é reconhecida a mesma respeitabilidade e o mesmo status dos métodos quantitativos. A continuação deste debate, porém, desvia muita da energia intelectual das questões mais prioritária, considerando-se, por isso, urgente sair dessa zona de conflito, e começar a olhar para a forma de aprofundar e melhorar a qualidade e a credibilidade da análise qualitativa.

19:30-19:40 Sessão de Encerramento // Sesión de Cierre

Mercedes González Sanmamed, Universidad de Coruña –  España

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro - Portugal