Download PDFOpen PDF in browser
EN
The title and the abstract of this preprint are also available in English

Ações de estudo e valorização do património megalítico de Vouzela (Viseu). O projeto de reabilitação da Anta da Lapa da Meruje

EasyChair Preprint no. 5942

9 pagesDate: June 28, 2021

Abstract

Desde 2016 que têm vindo a ter lugar diversas ações de inventariação, estudo científico e valorização do importante património megalítico de Vouzela, as quais têm decorrido no quadro de projetos de investigação aprovados pela Direção-Geral do Património Cultural. Devido a esta multiplicidade de ações e aos seus princípios conservacionistas, as intervenções arqueológicas intrusivas têm sido minimalistas e levadas a cabo apenas em monumentos ameaçados ou para os quais tenha havido iniciativa política (autárquica) e meios para a sua valorização patrimonial. Entre aquelas ações destacam-se a criação em 2019 da rota municipal “Gigantes de Pedra. Rota Cultural do Megalitismo de Vouzela” e em 2021 o arranque do processo de classificação e reabilitação da Anta da Lapa da Meruje.

Este é um dos maiores dólmenes da região, tendo sido sondado em 1917, numa área muito limitada da câmara, por Amorim Girão. Localiza-se num belíssimo enquadramento paisagístico numa plataforma de meia-vertente no quadrante NW da Serra do Caramulo, junto à confluência de dois cursos de água hoje represados. Os trabalhos iniciados em 2016 incidiram na câmara, corredor e átrio, onde se pôde identificar uma “estrutura de condenação” que selou o monumento na passagem do IV para o III milénio a.C., após a sua construção em inícios do IV milénio a.C. Trata-se de um monumento arquitetonicamente complexo. Apresenta câmara de nove esteios, corredor de 9 m de comprimento, envolvidos por um contraforte. Há gravuras esquemáticas neolíticas na câmara e corredor. A mamoa tem 32 m de diâmetro e 2 m de altura, e era revestida por uma couraça pétrea.

O objetivo da intervenção, prevista para o verão de 2021, é duplo: obter mais dados científicos sobre o monumento e criar condições para permitir o seu usufruto público, reabilitando também as estruturas para visitantes já existentes no local desde 1999.

Keyphrases: Megalithism., Project., Rehabilitation., Vouzela.

BibTeX entry
BibTeX does not have the right entry for preprints. This is a hack for producing the correct reference:
@Booklet{EasyChair:5942,
  author = {António Carvalho and Aníbal Costa},
  title = {Ações de estudo e valorização do património megalítico de Vouzela (Viseu). O projeto de reabilitação da Anta da Lapa da Meruje},
  howpublished = {EasyChair Preprint no. 5942},

  year = {EasyChair, 2021}}
Download PDFOpen PDF in browser